Portal Chamar Táxi

Tudo sobre o "fenómeno" propagação

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Não percebi uma coisa, essas zonas que referes têm mesmo falta de sinal ou são afectadas pelo fenómeno e deixam de ter sinal com qualidade?

É assim, isto por vezes gera confusão mas a realidade é esta. O sinal existe do emissor que pretendemos existe só que por vezes existe 1 ou 2 ou3 ou 20 ou não sei quantos emissores que a antena tambem recebe e com nivel por vezes superior ao do emissor pretendido e não estão sincronizados e portanto fora do intervalo de guarda. Isto se medires comum equipamento profissional está lá tudo. Nos medidores dos equipamentos domesticos a qualidade vai a zero com determinado nivel de interferencias , mas se essas interferencias forem mais elevadas o equipamento não consegue ler o nivel e apresenta zero de sinal

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
No medidor de campo não tens hipotese de saber donde vem o sinal

Não tenho é verdade.... porque a identificação dos emissores é toda a mesma.... no entanto ele dá-me a distancia á qual os emissores se encontram da antena e os ecos dos mesmos e com isso consigo deduzir que emissor está a interferir e de onde.....

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Sabem duma coisa? Lembram-se daquela festa toda que eu fiz ontem e afinal não deu em nada?

Afinal deu para descobrir uma coisa curiosa. Ontem a antena na posição 3 estava a zero e na 4 estava a dar impecável até um certo ponto.
Hoje já está a 100% na posição 3 e não está a dar nada.

Conclusão que tirei:

Na posição 3 recebo em boas condições o emissor de Águeda, na posição 4 devo receber o emissor interferente melhor que o pretendido.

E agora?

Se juntar ambas no mesmo cabo com um Tê provavelmente uma anulará a outra.

Tenho que por uma espécie de comutador para escolher uma ou outra? Isso existe?

Tenho que mandar f*der isto tudo?

Dêem-me uma opinião sobre o caso.

E já agora como está a vossa TDT neste momento?

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
O emissor de Montejunto não faz mal a uma mosca. Outra das coisas que soube foi que este emissor não foi colocado no mesmo sítio onde estava o emissor analógico mas sim do outro lado da serra, para cobrir a zona litoral, e está a emitir com muito baixa potência.
DX2

Ontem à noite estive a ver as potências de alguns emissores e verifiquei que realmente o emissor de Montejunto tem pouca potência.

No caso do t0nito pode realmente ser outro o emissor interferente.

Mas não se pense que um emissor de potência relativamente baixa não pode causar estragos. Não é por acaso que os emissores situados em pontos bastante altas têm menor potência.

A rede TDT tem de estar em equilíbrio, ou pelo menos devia estar o que como se pode verificar não está a acontecer.

Os emissores da Nazaré, Viana do Castelo e Figueira da Foz são grandes perturbadores de todo o sistema isto por se encontrarem perto da costa.

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Sabem duma coisa? Lembram-se daquela festa toda que eu fiz ontem e afinal não deu em nada?

Afinal deu para descobrir uma coisa curiosa. Ontem a antena na posição 3 estava a zero e na 4 estava a dar impecável até um certo ponto.
Hoje já está a 100% na posição 3 e não está a dar nada.

Conclusão que tirei:

Na posição 3 recebo em boas condições o emissor de Águeda, na posição 4 devo receber o emissor interferente melhor que o pretendido.

E agora?

Se juntar ambas no mesmo cabo com um Tê provavelmente uma anulará a outra.

Tenho que por uma espécie de comutador para escolher uma ou outra? Isso existe?

Tenho que mandar f*der isto tudo?

Dêem-me uma opinião sobre o caso.

E já agora como está a vossa TDT neste momento?

Acho que a opção: "Tenho que mandar f*der isto tudo?" é neste momento a mais sensata.... Tens alguma maneira de medir o sinal??? tens outra solução... instalas mais uma antena e vais alternando o cabo no amplificador consoante a falta ou a existência de sinal... Pode ser normal no teu caso durante a noite dar melhor um emissor e durante o dia dar melhor outro.... Juntar os dois sinais é = a M*rda!!! o ideal é apontares a antena para o emissor mais perto ou para o mais perto a seguir desde que consigas isolar a antena da linha de vista do outro emissor..... assim por escrito é dificil ajudar tenta o mais escondida possivel !!! qual é a antena que estás a usar??

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Na que está ao emissor pretendido (Águeda) é uma PRO 75 modificada com dipolo duma dat hd 45, e a outra é uma dat hd 45

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
É assim, isto por vezes gera confusão mas a realidade é esta. O sinal existe do emissor que pretendemos existe só que por vezes existe 1 ou 2 ou3 ou 20 ou não sei quantos emissores que a antena tambem recebe e com nivel por vezes superior ao do emissor pretendido e não estão sincronizados e portanto fora do intervalo de guarda. Isto se medires comum equipamento profissional está lá tudo. Nos medidores dos equipamentos domesticos a qualidade vai a zero com determinado nivel de interferencias , mas se essas interferencias forem mais elevadas o equipamento não consegue ler o nivel e apresenta zero de sinal

Em relação à minha pergunta fiquei a saber o mesmo.

O resto é o que tenho tentado explicar e ao que parece muitos ainda não perceberam efectivamente o fenómeno.

Normalmente a interferência vem apenas de um ou dois emissores próximos um do outro e não de dezenas deles.

Para haver interferência basta um sinal desfasado a partir de 30% do sinal do emissor que pretendemos receber.

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Na que está ao emissor pretendido (Águeda) é uma PRO 75 modificada com dipolo duma dat hd 45, e a outra é uma dat hd 45

Qual é a tua localidade (e rua) so para ter uma ideia??? como tens a antena ligada a dat hd 45??? (a dat pro 75 não era feita para para a TDT acho eu!!!)

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Amigo t0nito tens uma opção é colocares um misturador com varias entradas de uhf com comutação dos varios pontos que experimentaste as antenas, e colocares uma em cada sitio e quando uma dá mal fazes comutação para outra, sei que isto fica caro mas se for a unica maneira de ter emissão, e depois chamar os ditos tecnicos da pt , digo ditos porque de certeza que não devem pescar nada de tdt e ainda pior é que tem a mania de que eu é que sei os outros nao percebem nada. Isto é uma ideia mas fica caro .

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Amigo t0nito tens uma opção é colocares um misturador com comutação dos varios pontos que experimentaste as antenas, e colocares uma em cada sitio e quando uma dá mal fazes comutação para outra, sei que isto fica caro mas se for a unica maneira de ter emissão, e depois chamar os ditos tecnicos da pt , digo ditos porque de certeza que não devem pescar nada de tdt e ainda pior é que tem a mania de que eu é que sei os outros nao percebem nada. Isto é uma ideia mas fica caro .

Se lá for um "tecnico" da PT manda-o logo tirar aquilo tudo e por um prato satelite com TDT DTH!!! nem se estão para ralar!!! medem o sinal e não for bom não inventam é logo satelite para não se chatearem

AJFERREI

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 16, 2012
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, este é o meu primeiro post.

Estou na zona de Torres Vedras e o sinal está uma m***a desde o dia 8 (já antes estava mas agora piorou) da linha TDT dizem para verificarmos a instalação mas se nos identificarmos como instaladores ai já nos dizem que estão com problemas nos emissores desta zona (em todos os emissores - montejunto, peniche, torres vedras e alenquer) e não tem previsões de resolução do problema.
Inicialmente só tinhamos sinal de dia e agora nem de dia nem de noite, presumo que o problema pode ser sinal sobreposto de varios destes emissores mas o meu medidor de campo é muito simples (iberosat MT 600) e não consigo visualizar muita informação (se alguem souber ver este tipo de informações neste equipamento ajude-me)
no meu caso estou orientado a peniche e já cheguei a apanhar a TELEVIGO espanhola no canal 34, e ainda no sabado se apanhava o TDT no canal 34 orientado a montejunto (na semana passada era no canal 36)

isto está uma treta, é só prejuiso, já não sei o que fazer aos meus clientes por norma só instalo antenas boss HD 45 da televes ou flash HD da Ikusy mas já nada resulta nem virado a montejunto nem peniche e muito menos alenquer ou torres

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Amigo não é só por ai nessa zona é um pouco por todo o país , e é o país que temos e esta-se tudo marimbando

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
(...) por norma só instalo antenas boss HD 45 da televes ou flash HD da Ikusy (...)
Por norma essas antenas, as de 3 eixos, são as piores para sinais débeis e para situação de propagação aberta com que estamos nesta altura.

DX2

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Ok aqui vai um update, eu liguei as duas antenas em simultâneo, mas com possibilidade de desligar ou uma ou outra facilmente. Então é assim, a propagação agora não deve estar muito alta, se eu desligo a antena de trás (posição 3) está a funcionar e se desligar a da frente (posição 4) também está a dar, as duas juntas também estão a dar com boa qualidade por isso não devem estar em conflito (por enquanto) uma com a outra.

Vou esperar, se hoje o sinal falhar, vou desligar a de trás (a que costuma ir a zero) e deixar só a da frente para ver se me vou safando assim...

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Ok aqui vai um update, eu liguei as duas antenas em simultâneo, mas com possibilidade de desligar ou uma ou outra facilmente. Então é assim, a propagação agora não deve estar muito alta, se eu desligo a antena de trás (posição 3) está a funcionar e se desligar a da frente (posição 4) também está a dar, as duas juntas também estão a dar com boa qualidade por isso não devem estar em conflito (por enquanto) uma com a outra.

Vou esperar, se hoje o sinal falhar, vou desligar a de trás (a que costuma ir a zero) e deixar só a da frente para ver se me vou safando assim...

Vê lá a experiência e depois dá o teu feedback!!!

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
hoje enviei uma mensagem por facebook a um conterrâneo meu.... Anselmo Crespo jornalista da sic a relatar todas estas questões e problemas de sinal que tem sido quanto a mim pouco divulgados na TV! Alias ele respondeu a pedir o meu contacto com urgência!!! vamos ver o que isto vai dar.... temos tema para uma Grande Reportagem (e novela tmb)

Última edição:

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Por norma essas antenas, as de 3 eixos, são as piores para sinais débeis e para situação de propagação aberta com que estamos nesta altura.

DX2

DX2 embora te possa dar razão não posso concordar totalmente contigo nesse aspecto, eu tenho utilizado muito ambas (tambem uso a Fagor diana Plus) mas sempre com o Pré-Amp ligado em zonas de pouca potencia de sinal.... E não tenho queixas pelo contrario será que todos os instaladores sabem usar o dipolo activo e em que sitações??? Eu tenho uma dat HD ligada a um amplificador com passagem a pre-amp e desde aí tenho muito menos falhas, mas mesmo muito menos.... Isso depende cada caso é um caso!!! Agora comecei a usar umas antenas da Engel-Axil AN0542E e foram uma surpresa bastante agradável pelo preço que custam!!!!! depois de varios testes tenho niveis de sinal muito bons comparativamente com antenas de renome como televes ikusi.... mas as antenas com pre amp resultam muito bem no caso de sinais debeis não em casos de excesso de propagações e de sinal.... este é o meu ponto de vista e so uso este tipo de antenas em zonas mais dificeis de resto tenho usado as Axil e estou muito satisfeito com o rendimento delas... agora no que toca a durabilidade vamos ver!!!!

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, este é o meu primeiro post.

Estou na zona de Torres Vedras e o sinal está uma m***a desde o dia 8 (já antes estava mas agora piorou) da linha TDT dizem para verificarmos a instalação mas se nos identificarmos como instaladores ai já nos dizem que estão com problemas nos emissores desta zona (em todos os emissores - montejunto, peniche, torres vedras e alenquer) e não tem previsões de resolução do problema.
Inicialmente só tinhamos sinal de dia e agora nem de dia nem de noite, presumo que o problema pode ser sinal sobreposto de varios destes emissores mas o meu medidor de campo é muito simples (iberosat MT 600) e não consigo visualizar muita informação (se alguem souber ver este tipo de informações neste equipamento ajude-me)
no meu caso estou orientado a peniche e já cheguei a apanhar a TELEVIGO espanhola no canal 34, e ainda no sabado se apanhava o TDT no canal 34 orientado a montejunto (na semana passada era no canal 36)

isto está uma treta, é só prejuiso, já não sei o que fazer aos meus clientes por norma só instalo antenas boss HD 45 da televes ou flash HD da Ikusy mas já nada resulta nem virado a montejunto nem peniche e muito menos alenquer ou torres

Bem vindo ao melhor forum da internet
Tu como antenista, acho que vens tarde, mas tens quase (eu digo quase porque há uns meses perdeu-se muita informação) toda a informação do que está a contecer em tdt aqui no forum, é só leres

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
DX2 embora te possa dar razão não posso concordar totalmente contigo nesse aspecto, eu tenho utilizado muito ambas (tambem uso a Fagor diana Plus) mas sempre com o Pré-Amp ligado em zonas de pouca potencia de sinal.... E não tenho queixas pelo contrario será que todos os instaladores sabem usar o dipolo activo e em que sitações??? Eu tenho uma dat HD ligada a um amplificador com passagem a pre-amp e desde aí tenho muito menos falhas, mas mesmo muito menos.... Isso depende cada caso é um caso!!! Agora comecei a usar umas antenas da Engel-Axil AN0542E e foram uma surpresa bastante agradável pelo preço que custam!!!!! depois de varios testes tenho niveis de sinal muito bons comparativamente com antenas de renome como televes ikusi.... mas as antenas com pre amp resultam muito bem no caso de sinais debeis não em casos de excesso de propagações e de sinal.... este é o meu ponto de vista e so uso este tipo de antenas em zonas mais dificeis de resto tenho usado as Axil e estou muito satisfeito com o rendimento delas... agora no que toca a durabilidade vamos ver!!!!

Isto de antenas cada caso é um caso
Só pelo facto de uma antena de 3 eixos ter um ângulo de recepção de 30 a 40 graus (enquanto as de 1 eixo o angulo é mais estreito) é péssima para o dito "fenomeno"agora existe outros pontos negativos para as de 3 eixos como existe também positivos.
Quanto ás axil também acho que o alumínio não é do melhor, mas nesta altura do campeonato e dado os problemas conhecidos e ainda os que virão (vai ser bonito setembro e outubro vai) devido ao ganho e á relação frente/tras é uma antena a usar

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Em relação à minha pergunta fiquei a saber o mesmo.

O resto é o que tenho tentado explicar e ao que parece muitos ainda não perceberam efectivamente o fenómeno.

Normalmente a interferência vem apenas de um ou dois emissores próximos um do outro e não de dezenas deles.

Para haver interferência basta um sinal desfasado a partir de 30% do sinal do emissor que pretendemos receber.

- Então não percebi a pergunta
- qual a teoria para dizeres que a interferência é só de 1 ou 2 emissores?
- o sinal desfasado 30%, atendendo que um sinal desfasado 100% está em contra fase, penso que não é preciso tanto
-

Última edição:

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Essa antena já a uso há muito tempo, é uma antena boa ,tem bom ganho e o fenomeno não a afecta muito, tem de ser bem oriêntada mas tambem para, em alguns sitios não tanto como as outras

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Gostos Recebidos
116
pelo que acabo de verificar sou um tipo cheio de sorte ja montei mais de 100 antenas tdt de varias marcas e ainda nao me apareceu nenhum caso desses que voces falam desde da zona de barcelos viana porto ate a torres vedras arouca etc nunca tive qualquer problema é sempre a andar nao percebo qual é o vosso problema,olhem que tenho so um medidor de campo roover st-4 e tenho montado ate longaritimas ate as mais sofisticadas nunca tive qualquer problema graças a deus abraço e boa sorte

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
pelo que acabo de verificar sou um tipo cheio de sorte ja montei mais de 100 antenas tdt de varias marcas e ainda nao me apareceu nenhum caso desses que voces falam desde da zona de barcelos viana porto ate a torres vedras arouca etc nunca tive qualquer problema é sempre a andar nao percebo qual é o vosso problema,olhem que tenho so um medidor de campo roover st-4 e tenho montado ate longaritimas ate as mais sofisticadas nunca tive qualquer problema graças a deus abraço e boa sorte

Não sei se estás mesmo a pensar que tens sorte ou sabes mais, ou tens melhor equipamento que os outros. Não é o equipamento que te monta a antena embora também não seija despensavel para isso. Mas se estás a montar nessas zonas todas daqui a 6 meses não vais falar assim