A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera onde ocorrem todos os fenómenos climáticos. Praticamente não existe ionização na troposfera. Á medida que a altitude aumenta, a temperatura, a pressão e a densidade diminuem.
Principalmente no verão, devido ao aquecimento desigual da superfície, o ar está em constante movimento, provocando pequenas turbulências.
Estas turbulências têm pouco efeito nas frequências inferiores a 30 MHz porque o comprimento de onda é grande em relação ao tamanho da turbulência.
Já em frequências mais elevadas como o caso das usadas na TDT, como o comprimento de onda é bem menor e as ondas são bastante afectadas por estas turbulências.
As características da propagação na troposfera variam conforme as condições do tempo.
Em altitudes elevadas, ocorrem constantemente inversões de temperatura, por causas variadas como por exemplo, uma massa de ar quente a passar sobre uma massa fria, o rápido arrefecimento ao entardecer, o aquecimento do ar acima das nuvens por reflexão dos raios solares na superfície superior destas, etc.
Estas inversões de temperatura provocam reflexões extremas fazendo com que a onda seja “transportada” ao longo de muitos Km, sendo continuamente reflectida nos limites inferior e superior da inversão.
Assim, é criado um canal conhecido por "duto troposférico" onde as ondas ficam retidas por distâncias consideráveis, até que a inversão de temperatura seja normalizada interrompendo esse canal e fazendo com que a onda regresse à Terra que no caso da TDT o mais provável é que caia fora do intervalo de guarda.
Este é o tipo de propagação que afecta as frequências acima dos 30 MHz por isso é também com base neste tipo de propagação que se fazem as comunicações de longa distância em VHF.
As ondas acima dos 30 MHz que atravessem a troposfera, a estratosfera e cheguem à Ionosfera atravessam a ionosfera e perdem-se no espaço, pois a Ionosfera não tem a capacidade de reflectir ondas tão curtas.
Espero ter sido agora mais claro, e considero que além de saber que o “fenómeno” é causado por propagação é também necessário saber como ela se faz para assim melhor combater este flagelo.