Portal Chamar Táxi

Tudo sobre o "fenómeno" propagação

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
t0nito de que marca é o receptor da 3ª foto???

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Gostos Recebidos
0
Pelo que vejo na imagem daquele receptor que relata a imagem dos 77%, ele raramente chega a qualidade a tanto (noventa e tais). Quando instalo recetores com aquele software, verifico que quando vou sintonizar os canais, a qualidade está normalmente a 84% (strong's, iberosat's, etc etc) para um sinal que no digiair pro tenho o pre ber pelo menos 7 E03 e Mer a partir de 27db. agora sim, há recetores que ou mostram 99, ou mostram 97, ou mostram 94 na qualidade, e a seguir nada. O nivel pouco importa, nesses casos a alinhar com um recetor (à patrão, hehe) o que importa é a estabilidade.

mexer no potenciómetro do amplificador, depende do amplificador, grande maioria, cortar é estragar, só se for mesmo cortar um bocadinho, a partir de metade, lá se vai o SNR. Aquilo com 84 de nivel, deve tar com entrada ai os seus 63 a 67dbuv (quase que aposto, lol:p)

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0

Já somos dois! Se calhar conheço-te pessoalmente :msnm_com_br007-03:

Já tentei também reduzir o potenciómetro, não aumenta nada.

O último receptor é um Fonestar o máximo que vi aquele receptor dar foi 84% mas normalmente está nos 77%

A intensidade está assim elevada porque tenho um dipolo activo duma dat hd 45 adaptada na pro 75.

Última edição:

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0

O último receptor é um Fonestar o máximo que vi aquele receptor dar foi 84% mas normalmente está nos 77%

A intensidade está assim elevada porque tenho um dipolo activo duma dat hd 45 adaptada na pro 75.

Estás tramado com isso... Como diz o outro tens de chamar aí o "técnico"!!!!!

Em principio tenho de ir à Varziela de Cantanhede este domingo a tarde ....
Não sei quanto tempo me demoro mas se conseguisse de bom grado passava aì se quisesses com o medidor e uma antena quanto mais não fosse só para sondar! Tem de existir sinal.... ele tem de vir de algum lado! (nem que seja com 10m de mastro!!!!)

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0

Não sei quanto tempo me demoro mas se conseguisse de bom grado passava aì se quisesses com o medidor e uma antena quanto mais não fosse só para sondar! Tem de existir sinal.... ele tem de vir de algum lado! (nem que seja com 10m de mastro!!!!)

Varziela? tens lá familia?

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Gostos Recebidos
0

Provavelmente, hehe:)

aqui os colegas DX2, pincas, ivo92,e alfoje têm que vir cá acima, eu já tenho as minis no fresco:p

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0

Amigo és de Leiria e vais até Cantanhede dá mais um pulo e vai a Vilamar.

Mas este domingo tambem não dá mas se combinar-mos porque não.

Tambem estou aqui nos arredores de leiria mas tenho familiares por essas bandas cantanhede.

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Gostos Recebidos
116
amigos para quem tem duvidas das minhas capacidades ou daquilo que digo chameme dou orçamento gratis na zona do grande porto fora do porto é 50 centimos o kilometro mais palavras para k??????????

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0

Obrigado pela oferta mas Domingo não dá, de qualquer maneira segundo a previsão dos mapas o "fenómeno" não deve chatear nos próximos dias.

O meu problema não é falta de sinal, como podes ver nas fotos agora está a dar impecável. O problema é que durante o fenómeno o sinal que vem de fora consegue "abafar" o sinal pretendido.

Quando haviam estes dias de propagação na analógica o emissor de montejunto que fica a uns 200 e tal km se não me engano chegava aqui 100% nítido! Ao mesmo tempo a TVI da Lousã canal 32 era completamente suprimida por outro emissor da TVI de outro local na mesma frequência.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Este tópico está mesmo agitado!

Já li para aqui muito disparate, e certamente também já escrevi alguns, mas no meio disto tudo aprende-se alguma coisa.

Compreendo que todos estes tópicos sobre TDT já vão longos e torna-se dificil ler tudo mas por vezes antes de se dar palpites convém ler um pouco aqui no forum sobre esta matéria: O "fenómeno"

Parece-me que ainda andam por aí muitos instaladores (e não só) que ainda não perceberam o que é o fenómeno nem porque ocorre e muito menos como ultrapassa-lo.

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Amigos já li de tudo , temos que por o fenomeno a andar de bicicleta a ver se o apanhamos, amigos sou de perto de albergaria, se for preciso ajuda nem que seja para beber uma bejeca, e se for preciso tambem levar algumas, nem que seja para aprender mais alguma coisa

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Caros t0nito e pincas eu "mete-me especie" vocês terem tanta dificuldade em captar o sinal e que em dias de maior propagação cheguem ao ponto de ficarem mesmo sem sinal!! das duas uma, Há de certeza outro emissor que não o para onde têm as antenas viradas e que está a "chegar primeiro" que esse para onde está virada a antena. Ate pode não ser o mais próximo, mas talvez outro que tenha melhor linha de vista ou menos obstáculos pela frente até aí chegar... ou então há alguma ligação / cabo ligado a atenta de maneira menos própria e que não se tenham apercebido...

Caro ivo 92, ou eu me engano, ou apesar de seres um instalador que me parece ter alguma experiência e conhecimento, ainda não percebeste o “fenómeno” que aqui tanto se fala.

Mais uma vez vou explicar o dito para todos aqueles que andam distraídos.

Receber dois, três, quatro ou mais emissores ao mesmo tempo pode em certos casos não ser muito bom, mas não deve ser impedimento para se obter sinal com qualidade, desde que todos esses emissores estejam dentro do intervalo de guarda.

O problema do t0nito e de milhares de outros portugueses é que em dias de propagação troposférica que ocorre sob determinadas condições meteorológicas, está a receber um ou mais emissores que podem estar a muitas dezenas ou até centenas de Km.

Esses sinais chegam mais tarde do que o sinal do emissor que se pretende receber e entram em conflito estragando o sinal.

Este é um problema já há muito identificado pela ANACOM e PT, e que apesar de todos os esforços pouco ou nada tem melhorado e duvido que alguma vez venha a ser eliminado por completo.

Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
amigos para quem tem duvidas das minhas capacidades ou daquilo que digo chameme dou orçamento gratis na zona do grande porto fora do porto é 50 centimos o kilometro mais palavras para k??????????

Palavras para quê...

Anda a montar antenas banda V quando se sabe que brevemente ao canal TDT vai mudar para o inicio da banda IV. Grande profissional, sério acima de tudo!

Não faz a minima ideia do que é: intervalo de guarda, propagação troposférica, etc.

Ainda gostava de o ver a instalar antenas no centro do país num dia de forte propagação. Devia ser bonito.

Ramada

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas amigos. Tem técnicos e técnicos. Conhecimento é fundamental. O nosso amigo "someu" é um dos bons instaladores. è da velha guarda tal como eu, que já enfrentamos dificuldades de todas as naturezas. Agora as dificuldades nem são muito grandes. Mas caso não resolvam...telefonem, nós resolvemos. E só pagam depois de ver. Abraço.

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Gostos Recebidos
0
Boas amigos. Tem técnicos e técnicos. Conhecimento é fundamental. O nosso amigo "someu" é um dos bons instaladores. è da velha guarda tal como eu, que já enfrentamos dificuldades de todas as naturezas. Agora as dificuldades nem são muito grandes. Mas caso não resolvam...telefonem, nós resolvemos. E só pagam depois de ver. Abraço.

Eu pagar pagar, só se fosse um cheque pré datado a uns 60 dias (minimo). Se ela falhasse (fenómeno), corta logo, assim dava pa experimentar durante algum tempo:p

Venham para Sever do Vouga, para sitios que não têm Vouzela ou Aveiro em linha de vista, ou zonas com maior altitude (>400m) com vista que até ofusca para Sul! Farto-me de rir com os comentários das pessoas que quiseram apostar nos instaladores de fora do conselho, "aqueles de Aveiro eles é que percebem", chegam cá com aqueles phones e uma coisa laranja da iberosat, alcad NEO-HD tipo top (ou outra qualquer, sempre de 3 eixos), ligam a pilha de 9V ao aparelho laranja, e ele apita "iiiiihhhhh" (Águeda) "é mesmo aqui patão, está impecável!". Começam a achar logo que aqueles "aparelhos de parabólica" da samsung é que são bons! (pelo menos uma coisa é certa, só chateiam quando a luz falha:p)

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0

Ó amigo someu, eu sei que estás na chakota cá com o pessoal, mas já ninguém tem duvidas das tuas capacidades de enganar os clientes da tua zona, não queiras enganar os clientes de outras zonas

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Eu pagar pagar, só se fosse um cheque pré datado a uns 60 dias (minimo). Se ela falhasse (fenómeno), corta logo, assim dava pa experimentar durante algum tempo:p

Venham para Sever do Vouga, para sitios que não têm Vouzela ou Aveiro em linha de vista, ou zonas com maior altitude (>400m) com vista que até ofusca para Sul! Farto-me de rir com os comentários das pessoas que quiseram apostar nos instaladores de fora do conselho, "aqueles de Aveiro eles é que percebem", chegam cá com aqueles phones e uma coisa laranja da iberosat, alcad NEO-HD tipo top (ou outra qualquer, sempre de 3 eixos), ligam a pilha de 9V ao aparelho laranja, e ele apita "iiiiihhhhh" (Águeda) "é mesmo aqui patão, está impecável!". Começam a achar logo que aqueles "aparelhos de parabólica" da samsung é que são bons! (pelo menos uma coisa é certa, só chateiam quando a luz falha:p)

100% Apoiado! Pois aqui em Silva Escura só dá mesmo Águeda e nos dias de propagação é impossível!

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Gostos Recebidos
116
eu nao monto antenas com isso, chegam cá com aqueles phones e uma coisa laranja da iberosat, alcad NEO-HD tipo top (ou outra qualquer, voces só me fasem rir xxiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii nao vou dar mais explicaçoes porque de tecnicos ja vi que voces sabem muito por isso nao digo mais nada desculpem qualquer coisda amigos abraço para todos os que sabem,

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
eu nao monto antenas com isso, chegam cá com aqueles phones e uma coisa laranja da iberosat, alcad NEO-HD tipo top (ou outra qualquer, voces só me fasem rir xxiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii nao vou dar mais explicaçoes porque de tecnicos ja vi que voces sabem muito por isso nao digo mais nada desculpem qualquer coisda amigos abraço para todos os que sabem,

Abraços, fica bem...

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Caro ivo 92, ou eu me engano, ou apesar de seres um instalador que me parece ter alguma experiência e conhecimento, ainda não percebeste o “fenómeno” que aqui tanto se fala.

Mais uma vez vou explicar o dito para todos aqueles que andam distraídos.

Receber dois, três, quatro ou mais emissores ao mesmo tempo pode em certos casos não ser muito bom, mas não deve ser impedimento para se obter sinal com qualidade, desde que todos esses emissores estejam dentro do intervalo de guarda.

O problema do t0nito e de milhares de outros portugueses é que em dias de propagação troposférica que ocorre sob determinadas condições meteorológicas, está a receber um ou mais emissores que podem estar a muitas dezenas ou até centenas de Km.

Esses sinais chegam mais tarde do que o sinal do emissor que se pretende receber e entram em conflito estragando o sinal.

Este é um problema já há muito identificado pela ANACOM e PT, e que apesar de todos os esforços pouco ou nada tem melhorado e duvido que alguma vez venha a ser eliminado por completo.

Olhem aqui por leiria ainda não me aconteceu isso.... apesar de as vezes me chegarem 5 ecos a antena consigo deixar aquilo da melhor maneira possível "esconder" ou até virar a o emissor de mais longe para que me chege 1 em condiçoes e com o minimo de interferências dos outros.... aconteceu me uma vez estar numa casa em que o ber não me saia do e-3 e vim a perceber que naquela direcçao da antena coincidia exactamente 2 emissores um atras do outro Alcogulhe e na mesma direcção Leiria tinha 2 ecos altissimos um ao lado do outro, escondi a antena e até hoje ficou 5* com pre ber e-5 mer a 31 eu mesmo assim custa me a crer que não se consiga de maneira nenhuma minimizar o efeito... não é que não acredite no que dizem mas custa-me a crer porque nunca me aconteceu nada semelhante ate hoje.... mas ja não digo nada!!!

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Gostos Recebidos
116
parece que ja estas a dar alguma razao ao someu???????????????

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Gostos Recebidos
0

Apenas comentei o que acontece por cá, não disse que foste tu que cá vieste. Eu instalo, tenho medidor de campo (digiair pro), sei usá-lo minimamente, e um dia eu tenho os valores mais que suficientes para ter sinal estável, com antena em sítios estratégicos, outro dia já não tenho, muda antena de sitio, troca antena, já tenho, noutro dia, já não tenho. Acredita que não conheces a zona, ai para o norte, tens sinais próximos, sinais algo fortes, e o relevo que tens a tapar a zona sul, acredita que te ajuda bastante! quantas antenas já alinhaste para Águeda a coincidir para o sul? pelo que li até ao máximo que vieste para baixo montar antenas foi Arouca, e a seguir Torres Vedras, que já é muito mais lá pra baixo. Vens para baixo a seguir a Arouca, tens Vale de Cambra (centro) que poucos problemas tem. chegas a Sever do Vouga, e tu vês que começa a festa. Ah, e tens que vir num dia de bom tempo, alinhar umas antena às 8 da noite em Dornelas, Silva Escura, Sever do Vouga (centro) que nem com aquele Gap Filter instalado em Cedrim dá nada de jeito, só me apetecia arranjar uma basuca e rebentar aquilo:p, Rocas (centro apenas) Senhorinha (com vista magnifica para Sul, e umas montanhas bonitas a tapar Aveiro). bastam 5 antenas nestes sitios, e deixavas o contacto em todas. passa chuva, passa sol, e ias ver quantas vezes o telemóvel tocava!

Tens muita sorte em não trabalhar nesta zona neste ramo amigo!

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Só tenho pena de uma coisa, de ser um pouco longe até aí, "e de o gasóleo estar caro"!!! Pois gostava de os conhecer pessoalmente e serem debatidos estes assuntos cara a cara e se poder fazer testes no terreno cada qual com os seus equipamentos e técnicas e discutir em conjunto e construtivamente os resultados e possíveis soluções; que estejam a nosso alcance claro!! Para mim tem de haver uma maneira de minimizar o "fenómeno" seja ele qual for "e porque me parece que pelos vistos se comporta e manifesta e afecta o sinal de maneira diferente em diferentes zonas do pais" .... Têm de inventar um amplificador/alimentador/módulo em que nós instaladores escolhamos o/os id do emissor que queiramos receber e que automaticamente exclua os outros.... qq coisa do género....

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
parece que ja estas a dar alguma razao ao someu???????????????

Se estavas a referir-te a mim não estou a dar razão a ninguem.... Rendo-me a evidências e embora ache estranho tudo aquilo por o qual eles passam para verem a televisão dita "gratuita" não nego nem faço juizos ao que escrevem porque não os conheço nem conheço a localização deles nem a instalação nem os emissores nem potencias e muito menos as linhas de vista !
Apenas leio receptivamente o que escrevem porque por aqui pouco mais posso fazer que partilhar as minhas experiências.... porque a TDT é tudo menos LINEAR!