Portal Chamar Táxi

Tudo sobre o "fenómeno" propagação

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Hoje estou com o sinal da Lousã muito fraquinho:

74% em vez dos 94%
e 0% a 5% de qualidade em vez dos 90% a 100%

Edit; qualidade e sinal da Loisã a aumentar aos poucos, sinal de águeda 100% qualidade 5 a 10%

Já experimentaste sintonizar Lousã e colocar rede nos refletores da antena?
Repara que no teu caso, se a interferencia for de Pontevedra, Galiza a rede deve fazer efeito

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Já experimentaste sintonizar Lousã e colocar rede nos refletores da antena?
Repara que no teu caso, se a interferencia for de Pontevedra, Galiza a rede deve fazer efeito

Já está para Lousã e já tem a rede que nunca cheguei a remover... A Lousã tens provado inconstante, não tanto como o 56, mas o suficiente ara interromper a emissão por vários minutos...

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Hoje pela primeira vez, canal 46 (Lousã) totalmente aniquilada devido ao fenómeno. Estou a receber Montejunto neste momento.

E está visto que a PT não anda a corrigir coisa nenhuma, o 56 continua sempre a desaparecer à noite, está visto que estão apenas à espera que acabe o verão para fechar os emissores temporários para voltar tudo ao mesmo. Portugal no seu melhor...

Edit, neste momento, Lousã a dar muito "a tabela". Montejunto com qualidade e intensidade muito superior à Lousã, e o canal 56 nem cheiro dele...

Última edição:

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Mas se 46 é canal unico de onde surge o fenomeno , hoje agueda zona industrial, que num cliênte tem estado a funcionar bem, á uns dias ão final da tarde tem estado por algum tempo a imagem a parar e a mascarar, tive que ir diminuir força de sinal dbv para 75 vamos a ver se fica estabilizado pois estava com 85 vamos a ver se resolve

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Já aqui afirmei.
Interferencias no ch, 46
Penso ser da Galiza, emissores da zona de Pontevedra, existem varios emissores nessa frequencias no entanto não confirmado

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0
boas

mais um dia propicio à propagação.

neste mumento estou a receber varios canais vindo de espanha mais propriamente de vigo posso confirmar que canal 46 esta a emitir apartir de vigo .
esta propagação começou por volta das 19h , neste mumento já passaram 12 horas continua-se a receber varios canais espanhois .
isto sim tdt espanhola na maxima força , já para não falar na qualidade de imagem do canal (telecinco hd ) com 1080i - 16.9 - muito bom

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
:6_15_221:

Tamdem confirmo o que foi dito por aqui região de Leiria ontem 56 nem vê-lo 46 muitas vezes sem sinal

e engraçado numa busca que fiz verifiquei existir sinal no 40 mas não para fixar nada.

Alguns metros da casa dos meus pais existe uma casa de eletrodomésticos e que senhor coitado do

homem a receber telefonemas dos velhotes a reclamarem julgando que os homens não sabem montar

as coisas e não entendem esta da propagação.

É a cagada que a PT não sabe resolver.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Já aqui afirmei.
Interferencias no ch, 46
Penso ser da Galiza, emissores da zona de Pontevedra, existem varios emissores nessa frequencias no entanto não confirmado

Confirmo, em Espanha tanto na Galiza como em outras zonas existem diversos emissores a funcionarem no canal 46.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Mas se 46 é canal unico de onde surge o fenomeno , hoje agueda zona industrial, que num cliênte tem estado a funcionar bem, á uns dias ão final da tarde tem estado por algum tempo a imagem a parar e a mascarar, tive que ir diminuir força de sinal dbv para 75 vamos a ver se fica estabilizado pois estava com 85 vamos a ver se resolve

Isso é amplificação a mais!!! Dessa forma a instalação fica mais vulnerável ao fenómeno. (o Espanhol pois agora também há o do 46, o "fenómeno espanhol")

Na minha opinião deves baixar a altura da antena para reduzir o sinal e não reduzir o sinal com o ajuste do amplificador.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
:6_15_221:

Tamdem confirmo o que foi dito por aqui região de Leiria ontem 56 nem vê-lo 46 muitas vezes sem sinal

e engraçado numa busca que fiz verifiquei existir sinal no 40 mas não para fixar nada.

Alguns metros da casa dos meus pais existe uma casa de eletrodomésticos e que senhor coitado do

homem a receber telefonemas dos velhotes a reclamarem julgando que os homens não sabem montar

as coisas e não entendem esta da propagação.

É a cagada que a PT não sabe resolver.

Estou de férias na zona da Marinha Grande. Por aqui ainda não me apercebi de qualquer perturbação, talvez porque estou rodeado de pinheiros, nem sempre os pinheiros e outras árvores são inimigos da TDT.

Ainda não tive tempo para fazer grandes experiências, mas pelo que já pude ver, apesar dos pinheiros consigo sinal no 56 mas também no 46 e 49.

Logo que tenha um tempinho vou fazer algumas experiências pois até trouxe um rotor para o efeito. Depois dou novidades.

Última edição:

SaintDenis

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 25, 2012
Gostos Recebidos
0
Quem disse que a PT não anda a corrigir as coisas? anda pois, vejam na região da fig. da foz que passou de zona coberta desde o inicio da tdt para zona "branca" nestes últimos dias. Quer dizer, deixaram o pessoal gastar €€€ em antenas, aparelhos etc, etc... para agora dizer que quem quiser continuar a ver os 4 maravilhosos canais sem problemas, tem que ser por DTH! et voila... está corrigido.

TDT.JPGcolère.jpg

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Quem disse que a PT não anda a corrigir as coisas? anda pois, vejam na região da fig. da foz que passou de zona coberta desde o inicio da tdt para zona "branca" nestes últimos dias. Quer dizer, deixaram o pessoal gastar €€€ em antenas, aparelhos etc, etc... para agora dizer que quem quiser continuar a ver os 4 maravilhosos canais sem problemas, tem que ser por DTH! et voila... está corrigido.

Ver anexo 105177Ver anexo 105180

Não existir sinal nessa zona é normal, porque é a zona de sombra da serra da Boa Viagem, e é assim desde a implantação desse emissor. O que deve ter existido é uma actualização no mapa por parte da PT. Já no tempo do analógico era muito difícil chegar o sinal nessa zona. Conheço bem essa zona e alguns dos moradores, influenciados pela publicidade na tv, compraram equipamentos sem se aconselhar com algum técnico e nunca os conseguiram colocar a funcionar.

Última edição:

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
baixei o ganho em dbv que estava com 85 mas o sinal manteve-se e a qualidade tambem ficou igual ão que estava por isso vamos a ver se fica resolvido ou vou ter que baixar mesmo a antena

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Gostos Recebidos
0
Nos últimos dias, tenho visto que grande parte dos sítios aqui da zona (com esta onda de calor) o canal 49 chega cá que até estorva (potência considerável, acima de 45dbuv em muitos sítios, até maior que a potência recebida pelo canal 46), e já tenho tido algumas queixas do canal 46.

Se ninguém relata problemas de propagação nos canais 42 e 49, e se principalmente o canal 46 serve para resolver temporariamente o problema da zona centro, tínhamos que ficar logo com o canal mais vulnerável na zona centro!

E esta hein? :D

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Nos últimos dias, tenho visto que grande parte dos sítios aqui da zona (com esta onda de calor) o canal 49 chega cá que até estorva (potência considerável, acima de 45dbuv em muitos sítios, até maior que a potência recebida pelo canal 46), e já tenho tido algumas queixas do canal 46.

Se ninguém relata problemas de propagação nos canais 42 e 49, e se principalmente o canal 46 serve para resolver temporariamente o problema da zona centro, tínhamos que ficar logo com o canal mais vulnerável na zona centro!

E esta hein? :D

Não sei qual foi o critério de escolher o canal 46 para a Lousã, sei que o canal que foi pedido pedido á anacom foi o 26 que era a frequencia da rtp2 e por conseguinte a alteração era feita com menos custos

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Estou de férias na zona da Marinha Grande. Por aqui ainda não me apercebi de qualquer perturbação, talvez porque estou rodeado de pinheiros, nem sempre os pinheiros e outras árvores são inimigos da TDT.

Ainda não tive tempo para fazer grandes experiências, mas pelo que já pude ver, apesar dos pinheiros consigo sinal no 56 mas também no 46 e 49.

Logo que tenha um tempinho vou fazer algumas experiências pois até trouxe um rotor para o efeito. Depois dou novidades.

Amigo em que zona da Marinha Grande estás? Pois os meus pais vivem lá.

Pois há 2 dias atrás não captavas nada se TDT.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Amigo em que zona da Marinha Grande estás? Pois os meus pais vivem lá.

Pois há 2 dias atrás não captavas nada se TDT.

Estou na Garcia.

Como disse não me apercebi de qualquer perturbação mas claro não estou sempre a ver TV e muito menos TDT.

No entanto a minha casa (de férias) fica entalada no meio de pinheiros com apenas uma abertura precisamente na direcção de Leiria. Assim tenho bom sinal do emissor de leiria, e os pinheiros tanto a norte como a sul tratam de "filtrar" o fenómeno.

Não sei se será 100% eficaz, mas não é dos piores locais.

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0
tdt e os pinheiros

Estou na Garcia.

Como disse não me apercebi de qualquer perturbação mas claro não estou sempre a ver TV e muito menos TDT.

No entanto a minha casa (de férias) fica entalada no meio de pinheiros com apenas uma abertura precisamente na direcção de Leiria. Assim tenho bom sinal do emissor de leiria, e os pinheiros tanto a norte como a sul tratam de "filtrar" o fenómeno.

-------------------------------
boas
----------------------------------------
boas

tdt esta ai para favorecer os grandes grupos económicos .

bem se pinheiros tratam de "filtrar" o fenómeno da tdt , melhor fazer colocar arvores volta da barraca --:Hee:

continuação !!!!!!!!!!!!

SaintDenis

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 25, 2012
Gostos Recebidos
0
Não existir sinal nessa zona é normal, porque é a zona de sombra da serra da Boa Viagem, e é assim desde a implantação desse emissor. O que deve ter existido é uma actualização no mapa por parte da PT. Já no tempo do analógico era muito difícil chegar o sinal nessa zona. Conheço bem essa zona e alguns dos moradores, influenciados pela publicidade na tv, compraram equipamentos sem se aconselhar com algum técnico e nunca os conseguiram colocar a funcionar.

Existir sinal, existe e bom até, o pior é a propagação ser muito forte nessa zona, já fiz a experiência na varanda, com um simples cabo virado para sul ver tdt com 95% de qualidade!
Quanto aos "técnicos", também conheço pessoas que tem antenas montadas por profissionais e ficam sem tdt vários dias, e algumas delas (das mais caras, já agora) estão viradas para a serra...

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Existir sinal, existe e bom até, o pior é a propagação ser muito forte nessa zona, já fiz a experiência na varanda, com um simples cabo virado para sul ver tdt com 95% de qualidade!
Quanto aos "técnicos", também conheço pessoas que tem antenas montadas por profissionais e ficam sem tdt vários dias, e algumas delas (das mais caras, já agora) estão viradas para a serra...

Mas aí a culpa é de quem vende e instala. Antenas das mais caras nem sempre são as melhores. Há tempo passei por essa zona e o que vi mais foram as de 3 eixos que não deviam estar nessa zona devido ao seu ângulo de recepção muito elevado, e o sinal pretendido ser baixo devido á zona de sombra.

Última edição:

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Estou na Garcia.

Então estás na garçia bem nem é dos sitios piores pra tdt estás em boa linha com emissor de alcogulhe,

mais há frente no pilado existem moradores com algumas queixas.

A dos meus pais é mesmo no centro da Marinha Grande rodeada por alguns prédios.

Continuação de boas férias tens essa casa há muito tempo ou vem de familiares?

Um abraço

rato

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Não sei qual foi o critério de escolher o canal 46 para a Lousã, sei que o canal que foi pedido pedido á anacom foi o 26 que era a frequencia da rtp2 e por conseguinte a alteração era feita com menos custos

Para mim foram escolhidas essas frequências porque os emissores são para ficar. Se fossem provisórios poderiam emitir em qualquer canal livre.

Para a alteração no emissor da Lousã até veio uma empresa espanhola.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
É impressionante o desempenho do emissor da Lousã.

Estou na Marinha Grande, a 74Km do emissor e tenho um denso pinhal na frente a apenas cerca de 30 metros da antena.

A antena é uma DAT 45 e está a cerca de 6 metros do chão.

Sem qualquer amplificação obtenho os seguintes resultados:

Sinal dBuv: 50
SNR: >31
Pré-BER: 6.7-04
Post-BER: 1.0E-08
MER: >31

Medido com: Digiair pro

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
É mesmo impressionante. Ainda ontem fui alterar a antena a um cliente meu que é emigrante e está cá agora de férias numa aldeia do Norte daqui do concelho, mesmo na fronteira com o concelho de Tomar. A antena é uma Engel MAX 50F, que já tinha sido instalada ainda no tempo do analógico.

O 56 do Trancão, que está a cerca de 15 kms mas com alguns obstáculos naturais pelo meio, tinha:

Sinal: 62 dBuV
Pre BER: 7.0E-04
Post BER: 1.0E-08
MER: >31, com algum espalhamento

O 49 de Montejunto, que está sensivelmente a 70 kms do local, tinha:

Sinal: 53 dBuV
Pre BER: 3.2E-04

O 46 da Lousã, que está a mais de 80 kms, tinha:

Sinal: 62 dBuV
Pre BER: 2.5E-04 (depois de amplificado e distribuído ficou com 1.8E-04)

Os números dizem tudo!

DX2

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Ainda de férias pela Marinha Grande, hoje fui passear até Peniche. E não é que quando dou conta estou a olhar para as antenas em vez de apreciar a paisagem. Estou a ficar apanhado... Não sei se é pela próximidade do mar, mas em algumas zonas só se vêm "rabos de bacalhau".

Chegado a casa mais umas experiências, hoje dava para apanhar tudo!

Montejunto (49) OK

Lousã (46) OK

Monte da Virgem (42) OK

Leiria/Alcougulhde (56) OK

Apesar da propagação estar intensa, canal 56 sem qualquer perturbação.