Portal Chamar Táxi

Qual a causa do elevado número de acidentes em Portugal?

Qual é para si a razão do elevado número de sinistralidade no nosso País?

• Total de eleitores
    0
  • Poll closed .

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Podemos ainda ver as causas , do elevado índice da sinistralidade rodoviária, desta forma :

A - > Manobras perigosas associadas :
1. ao excesso de velocidade
2. ao incumprimento das regras de trânsito

B -> Falta de civismo e de maturidade ,associadas :
1. ao excesso de álcool
2. à condução ofensiva

NOTA : como aqui alguém disse , de certa forma, que o consumo de álcool será um factor contribuitivo baixo, para a sinistralidade rodoviária, então eu lembro que o consumo de álcool, mesmo que moderadamente ,reduz na prática o tempo de reacção do condutor em situações de imprevisto e, se essa reacção for atrasada 1 segundo que seja , já poderá ser considerado bastante grave .

Vejamos por exemplo um veículo que circula a 80 Km/hora e com bom tempo . Nestas condições normais, entre o avistar o obstáculo e a iniciar a travagem o veículo já percorreu 15 metros . Depois de accionada a travagem , e a partir deste ponto, o veículo vai precisar de mais 37 metros para parar . Se houverem condições físicas [ cansaço - álcool ] que atrasem o tempo de reacção do condutor [ avistar obstáculo + travar ] podem calcular já a extensão , de via, necessária para que o veículo se possa imobilizar ... recordo que além de ser necessário parar em determinado espaço e tempo pode acontecer que não sendo essa paragem conseguida e/ou segura há que contornar o obstáculo ,sendo que todos os sentidos , bem apurados, poderão ser insuficientes ... e, acreditem que aqui , o consumo de álcool , faz toda a diferença ...

De facto álcool, quando consumido em excesso por alguém e os valores não são iguais para todos, só o sendo na lei, interfere com os tempos de reacção do condutor... mas será quando existem aqueles acidentes logo de manhã já vai tudo com os "copos"? É muito fácil culpar, logo à cabeça, o álcool...

Conduz-se muito mal por cá... quem daqui, só a título de exemplo, quando vira à esquerda faz uma perpendicular o mais prefeita possível? Todos os dias levo com pessoal que quer virar à esquerda e eu também e pura e simplesmente ficam com a frente do carro encostada à minha frente...

Mas podemos descrever muitas mais situações, como os senhores que param o carrinho junto à porta do café, da padaria, da escola para levar o filhinho, em sítios potencialmente perigosos para quem tem que os contornar...

Os senhores e senhoras que circulam na faixa central... outra situação é não se circular o mais junto possível da berma direita... enfim existe de tudo e para todos os gostos!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
10
Bem amigos, ao longo de mais de 20 anos de condução na estrada, assisti as mais incríveis azelhices. Mas o que incomoda-me mais é assistir a certas manobras que são tradição no nosso país: ao chegar à rotunda ou cruzamento, só ligam o pisca-pisca quando estão em cima do acontecimento, reduzindo a velocidade de forma súbita, podendo causar acidentes a quem vêm de trás, que não se apercebendo, pode chocar. Raras vezes, vejo algum condutor a acender o pisca-pisca antes de chegar ao cruzamento ou rotunda, como é de lei. Pior, por vezes, assisto a condutores que ao virar para algum lado ou mesmo estacionar, não acende o pisca-pisca, limitando-se a reduzir a velocidade. Isso pode dar a entender ao condutor de trás que vai parar, mas e os condutores que vão depressa, e não se apercebem? Por isso é que se deve usar o pisca-pisca, alertando sempre aqueles que ao longe apercebe-se do sinal da manobra. Trata-se no fundo de uma manobra segura e prudente, que evita mais vítimas nas estrada.

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Gostos Recebidos
1
mjtc concordo a 100% daquilo que acabaste de escrever, pois ando todas as semanas por essas estradas da Europa, e nunca vi tal como em Portugal.
Não se utiliza o pisca para nada, simplesmente param ou viram e se dizes alguma coisa ,ainda passamos por ser os burros.
Acho que se a policia começa-se a multar os condutores, ai já se começava a ver alguma melhoria.
Simplesmente uma vergonha esse comportamento.
Outra coisa e o pessoal com 3 faixas de rodagem, e vai na do meio a 70 km quando o limite máximo e 120 km e depois lembrasse que tem que sair quando esta a 20 metros da saída, e ai já leva com o pessoal que vai a sair atravessando a frente de quem vier
Mas e o pais que temos, deviam ir a Inglaterra e ver o civismo das pessoas. Embora se encontre algum chico esperto também, mas 90% tem educação na estrada.
De todos os países que passei a Inglaterra embora se conduza a esquerda, e o melhor pais a nível de civismo na estrada para mim

Angy

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
35
mjtc concordo a 100% daquilo que acabaste de escrever, pois ando todas as semanas por essas estradas da Europa, e nunca vi tal como em Portugal.
Não se utiliza o pisca para nada, simplesmente param ou viram e se dizes alguma coisa ,ainda passamos por ser os burros.
Acho que se a policia começa-se a multar os condutores, ai já se começava a ver alguma melhoria.
Simplesmente uma vergonha esse comportamento.
Outra coisa e o pessoal com 3 faixas de rodagem, e vai na do meio a 70 km quando o limite máximo e 120 km e depois lembrasse que tem que sair quando esta a 20 metros da saída, e ai já leva com o pessoal que vai a sair atravessando a frente de quem vier
Mas e o pais que temos, deviam ir a Inglaterra e ver o civismo das pessoas. Embora se encontre algum chico esperto também, mas 90% tem educação na estrada.
De todos os países que passei a Inglaterra embora se conduza a esquerda, e o melhor pais a nível de civismo na estrada para mim

Exatamente tudo como dizes...

Só mais estas, cenas tristes que deparo varias vezes...Faixa de 3 rodagens, mas quantos e quantos deixam-se ir na esquerda com a direita livre!!!

apareces por trás, nao se desviao para a direita, nem que chova...Com a direita livre!!!(nem todos)

Muitos ao entrar numa Autoestrada, em vez de primeiro acelarar e entrar em alta velocidade, e depois sim entrar entao na primeira faixa de rodagem...

Nao senhor, ainda só a alguns 10 ou 20 Km/h entrao e já está!!!

E já vi até passar logo para a 3°a faixa!!! Enfim...

E depois olham pelo espelho retrovisor, para ver a reaccao duma pessoa...

A minha reaccao, é bater palmas, e sorrir...

bottojose

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Pois. Tudo bem!
Todos esses motivos são causadores de sinistralidade, sim concordo!
No entanto foi dito que havia falta de civismo! Pois onde está a fiscalização?
Só aparece no enteio-to de faturar, é assim o nosso Pais!
Penso que em vez de se esconderem “autoridades” a multar para apanharem os condutores a transgredir, deviam estar presentes em todas as via a sensibilizar e mostrarem a sua autoridade perante os condutores.
Coisa que não acontece, só repito escondidos a controlar velocidade “chamada caça á multa”.

E parece que o Pais não é igual para todos! e as vias são das melhores da europa… em péssimo estado.
Para não estar a alongar a conversa!
Uma coisa que nunca entendi, porque não á controle sobre os construtores de veículos que constroem carros que podem atingir 300 K/h. Quando o limite de velocidade permitido na maioria dos Países é de 120 K/h.

Estes sim não poderão ser os principais. Mas levados em conta certamente resolvia uma percentagem de sinistralidade.

chap

GF Bronze
Entrou
Mai 5, 2007
Gostos Recebidos
0
Viva,

Por ordem de importância:
1º Falta de Civismo;
2º Excesso de velocidade;
3º Más condições de algumas estradas / erros de conceção de outras

satjoca

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
1
Sim excesso de velocidade esta na causa da maioria dos acidentes.
Mas os mau caráter das pessoas,civismo e responsabilidade contribuem para isso.

pedome

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 8, 2011
Gostos Recebidos
0
[h=2]O MAIOR número DE sinistralidade NO nosso País[/h]Acontece por excesso de alcol, coduçao ao telemovel e pricipalmente na velocidade
para todos os condutores todo o cuidado e pouco
images
images
2Q==
bmw-300kmh.jpg

boa viagen para todos

Ramada

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Gostos Recebidos
0
Falta de civismo dos condutores, juntamente com deficiente preparação nas escolas de condução.

passeuser

GF Bronze
Entrou
Dez 12, 2013
Gostos Recebidos
0
Eu penso que a velocidade e as manobras perigosas são a grande causa dos acidentes.

Mas isto tudo se resume à falta de civismo dos condutores.

aspegic400

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2013
Gostos Recebidos
0
A velocidade excessiva e todas as "restantes" malfeitorias, resultam de uma organização social baseada em direitos individuais sem limite. E claro, entre outras consequências a JUSTIÇA não funciona, e o estado de DIREITO é uma treta.:shy_4_02:

shield

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2014
Gostos Recebidos
0
Se houvesse civismo com certeza que não existiriam tantos acidentes e nem era preciso andar a alterar a legislação (o que para mim até é prejudicial nalguns casos, como por exemplo as novas regras das rotundas. Vamos a andar a atravessar vias atrás de vias dentro da rotunda mesmo que queiramos sair na segunda saída!!!):espi29::espi29:

flavio69

GF Bronze
Entrou
Fev 22, 2008
Gostos Recebidos
0
Falta de civismo e prevenção às escondidas.... é a minha opinião

Bitness

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 21, 2011
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião creio ser a falta de civismo em primeiro e a má construção de algumas estradas (troços), já tenho visto também nos tempos que correm alguma negligência na manutenção dos automóveis que pode levar também a acidentes

Armi49

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Azelhice,excesso de velocidade,ultrapassagens mal calculadas,alcool, telemovel,desconhecimento total do código da estrada e falta de civismo.

srcc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2007
Gostos Recebidos
0
Ultrapasagens mal calculadas ou sitios proibidos , "tesao" do mijo para recem encartados que hoje os papas compram logo um seat ibiza FR ou um sajo cup ou outro carro potente depois andam cambalhotas com eles , e falta de civismo

Enviado do meu GT-P5100 através de Tapatalk

jsantos

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2007
Gostos Recebidos
0
será mesmo por todas as causas que foram inumeradas aqui??
pode não ser
será que não andará muita gente a conduzir um carro desesperada com as condições de vida ou miséria em que vive
o povo português está constantemente a ser enganado
vejam quantas mortes ocorreram no ano antes da lei dos cintos de segurança nos carros e comparem com os anos seguintes
será mesmo seguro o cinto de segurança num carro?
eu como cidadão digo que sim mas pergunto! sabem quantas pessoas já perderam a vida por levarem o cinto de segurança?

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
10
J.santos, tocaste num ponto sensível, que ainda não foi mencionado aqui: a vida a correr de muitos condutores stressados.

É verdade, que hoje em dia, as pessoas passam a vida a correr desesperadas, para chegar a tempo ao emprego. Querem fazer tudo ao mesmo tempo e não olham a meios para conseguir os objectivos.
O resultado: acidentes, depressão, baixa prolongada, etc.

Este é um dos grandes males da sociedade moderna: o stress e a depressão são um dos principais responsáveis pelos acidentes de viação a nível mundial.

hosgas

GF Prata
Entrou
Out 25, 2008
Gostos Recebidos
1
boas a todos eu tambem estou convito que tudo esta relacionado com a falta de civismo do condutor respeito pelo proximo que nao e praticado pelo condutor portuga a ideia que eu sou melhor que outrem

chacazulo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 24, 2013
Gostos Recebidos
0
Com um pouco mais de respeito pelos outros e sobretudo pensar da vida humana poderemos ter um bom inicio para reduzir este flagelo.

jose77

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2007
Gostos Recebidos
0
isto é uma mistura entre estradas em mau estado telefone, velocidade, civismo etc......
eu que estou na suiça vejo bem a diferença entre os dois paises, e nao é so na conduçao , nas pensoes lololol etc.....

DJPRMF

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 19, 2014
Gostos Recebidos
0
Falta de consciência por muitos condutores... É, sem duvida, o principal, mas não o único...