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Podemos ainda ver as causas , do elevado índice da sinistralidade rodoviária, desta forma :
A - > Manobras perigosas associadas :
1. ao excesso de velocidade
2. ao incumprimento das regras de trânsito
B -> Falta de civismo e de maturidade ,associadas :
1. ao excesso de álcool
2. à condução ofensiva
NOTA : como aqui alguém disse , de certa forma, que o consumo de álcool será um factor contribuitivo baixo, para a sinistralidade rodoviária, então eu lembro que o consumo de álcool, mesmo que moderadamente ,reduz na prática o tempo de reacção do condutor em situações de imprevisto e, se essa reacção for atrasada 1 segundo que seja , já poderá ser considerado bastante grave .
Vejamos por exemplo um veículo que circula a 80 Km/hora e com bom tempo . Nestas condições normais, entre o avistar o obstáculo e a iniciar a travagem o veículo já percorreu 15 metros . Depois de accionada a travagem , e a partir deste ponto, o veículo vai precisar de mais 37 metros para parar . Se houverem condições físicas [ cansaço - álcool ] que atrasem o tempo de reacção do condutor [ avistar obstáculo + travar ] podem calcular já a extensão , de via, necessária para que o veículo se possa imobilizar ... recordo que além de ser necessário parar em determinado espaço e tempo pode acontecer que não sendo essa paragem conseguida e/ou segura há que contornar o obstáculo ,sendo que todos os sentidos , bem apurados, poderão ser insuficientes ... e, acreditem que aqui , o consumo de álcool , faz toda a diferença ...
De facto álcool, quando consumido em excesso por alguém e os valores não são iguais para todos, só o sendo na lei, interfere com os tempos de reacção do condutor... mas será quando existem aqueles acidentes logo de manhã já vai tudo com os "copos"? É muito fácil culpar, logo à cabeça, o álcool...
Conduz-se muito mal por cá... quem daqui, só a título de exemplo, quando vira à esquerda faz uma perpendicular o mais prefeita possível? Todos os dias levo com pessoal que quer virar à esquerda e eu também e pura e simplesmente ficam com a frente do carro encostada à minha frente...
Mas podemos descrever muitas mais situações, como os senhores que param o carrinho junto à porta do café, da padaria, da escola para levar o filhinho, em sítios potencialmente perigosos para quem tem que os contornar...
Os senhores e senhoras que circulam na faixa central... outra situação é não se circular o mais junto possível da berma direita... enfim existe de tudo e para todos os gostos!