Portal Chamar Táxi

Qual a causa do elevado número de acidentes em Portugal?

Qual é para si a razão do elevado número de sinistralidade no nosso País?

• Total de eleitores
    0
  • Poll closed .

Ripperpt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 19, 2014
Gostos Recebidos
0
Falta de civismo sem duvida, e o elevado stress que o povo português tem hoje em dia.

stefanpaulos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 18, 2008
Gostos Recebidos
0
Excesso de velocidade (e talvez examinadores que aceitam "presuntos"?)

mestresd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 22, 2008
Gostos Recebidos
0
Algumas opções da votação são válidas mas, na minha opinião a falta de civismo é a que mais se mostra nas estradas portuguesas, tanto por parte dos condutores, como de ciclistas e peões. Tenho feito algumas viagens pela Europa e não se vê nem metade das situações que se vêem nas nossas estradas.

Sharkman

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 20, 2014
Gostos Recebidos
0
Boas, na minha opinião o excesso de velocidade, e a distração ao conduzir e como aqui já foi dito muita falta de civismo. Continuo a dizer que todos nós condutores andamos armados, pois um veiculo hoje em dia é uma arma mortal. Temos de ter cuidado é como a utilizamos... [emoji35]

aisenik

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 18, 2011
Gostos Recebidos
0
A má preparação das pessoas, cartas quase que oferecidas, desleixo das pessoas, telemovel, o cigarrinho, a mania que os outros é que estao mal.

davidpeixoto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Gostos Recebidos
0
Para mim é sem dúvida nenhuma a Distracção, uma vez que se uma pessoa for concentrada, não vai cometer erros, nem exceder limites , não os legais mas os adequados há estrada.

ferr0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 5, 2008
Gostos Recebidos
0
penso que muitas pessoas não sabem conduzir apesar de terem carta de condução a muitos anos, eu estou lá incluido muitas vezes; levar um carro de lisboa ao porto não é a mesma que conduzir um carro de lisboa ao porto

Sonik2003

GF Bronze
Entrou
Nov 27, 2014
Gostos Recebidos
0
Apesar de não dar para votar eu escolho a falta de civismo!!! Falo cm motorista

nrst584

GF Bronze
Entrou
Jul 20, 2008
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião há inúmeras razões para o elevado número de acidentes em Portugal, mas destaco as seguintes:

- Velocidade excessiva

- Ultrapassagens perigosas

- Desrespeito pela sinalização

- Desrespeito pelas regras de prioridade

- Condução sob o efeito de álcool

xaviernicolau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Gostos Recebidos
0
a Falta de civismo, a falta de respeito e de consciência do que se esta a fazer depois entra o álcool as drogas a velocidade mas o principal é o civismo que infelizmente não existe em muitas pessoas.

ttuga

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 6, 2008
Gostos Recebidos
0
Acima de tudo condução perigosa(velocidade, ultrapassagens mal feitas, o não cumprir linhas continuas), e depois talvez o álcool.

jsantos

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2007
Gostos Recebidos
0
também muitas pessoas de cabeça perdida que perderam os empregos dividas etc etc

Xiuuuuuu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2015
Gostos Recebidos
0
a falta de consciência das pessoas perante os outros...toda a gente fazer das suas regras, as regras dos outros todos.

Tiagodani123

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 16, 2012
Gostos Recebidos
0
para mim é a falta de civismo dos condutores e o mau estado das estradas

bookmark

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 15, 2014
Gostos Recebidos
0
Bom, este tópico já tem uns anos mas como "regressei de novo" achei que podia deixar aqui a minha opinião. Julgo que falta um ponto que na minha opinião é o principal problema, e de certa forma é uma conjugação de alguns dos anteriores. E o ponto que julgo que falta é a "confiança desproporcionada nas capacidades de condução", que é responsável pela falta de prudência dos condutores.

O que eu quero dizer é que todos nós (eu incluído), achamos que somos melhores condutores do que somos, que o carro trava melhor do que pensamos, e que a curva não é tão apertada como parece, etc. Isso faz com que, por exemplo, quando vamos a determinada velocidade, não nos parece tão veloz (e às vezes ooops, bateu/despistou). Idem para o "civismo", o que as pessoas acham é que "dá perfeitamente tempo para passar e aquele nem vai notar"... e às vezes corre mal. As manobras perigosas também são "excesso de confiança", assim como a "culpa" das estradas é apenas resultado de uma "confiança a mais" num piso que não está capaz. Falta ainda na lista a chuva e condições climatéricas em geral, mas tal como o resto é preciso "moderar a confiança".

Dos outros pontos que acho que não caiem na categoria que descrevi, acho que só as drogas e a distracção é que podem ficar de fora (e eventualmente a sinalização), mas que eu saiba serão residuais em comparação com "confiança desproporcionada" da capacidade de condução.

bookmark

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 15, 2014
Gostos Recebidos
0
Bom, este tópico já tem uns anos mas como "regressei de novo" achei que podia deixar aqui a minha opinião. Julgo que falta um ponto que na minha opinião é o principal problema, e de certa forma é uma conjugação de alguns dos anteriores. E o ponto que julgo que falta é a "confiança desproporcionada nas capacidades de condução", que é responsável pela falta de prudência dos condutores.

O que eu quero dizer é que todos nós (eu incluído), achamos que somos melhores condutores do que somos, que o carro trava melhor do que pensamos, e que a curva não é tão apertada como parece, etc. Isso faz com que, por exemplo, quando vamos a determinada velocidade, não nos parece tão veloz (e às vezes ooops, bateu/despistou). Idem para o "civismo", o que as pessoas acham é que "dá perfeitamente tempo para passar e aquele nem vai notar"... e às vezes corre mal. As manobras perigosas também são "excesso de confiança", assim como a "culpa" das estradas é apenas resultado de uma "confiança a mais" num piso que não está capaz. Falta ainda na lista a chuva e condições climatéricas em geral, mas tal como o resto é preciso "moderar a confiança".

Dos outros pontos que acho que não caiem na categoria que descrevi, acho que só as drogas e a distracção é que podem ficar de fora (e eventualmente a sinalização), mas que eu saiba serão residuais em comparação com "confiança desproporcionada" da capacidade de condução.

jorgeavlobo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 27, 2013
Gostos Recebidos
0
A "elevada" taxa de sinistralidade é relativa, mas admito que qualquer número acima de 1 já é muito alto.
Poderemos pensar que somos muito pouco cívicos na estrada mas quando conduzo no centro da Europa a falta de educação dos outro condutores é soberba, desde ocuparem a minha faixa e dizerem-me para ir por cima do passeio porque não querem fazer 2 metros de inversão de marcha.
Enfim...

mjcs

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Esse Jesus é o treinador do Sporting?
Não me parece muito esperto!

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Gostos Recebidos
76
Para mim é tudo, vai das drogas alcool falta de civismo etc etc.

Ken-X

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 13, 2016
Gostos Recebidos
0
Concordo com o sr silva51 mas o que eu acho que é o problema maior é a falta de civismo!

golinho

GF Bronze
Entrou
Jun 7, 2012
Gostos Recebidos
1
A falta de civismo é a falta de respeito quer por placas de sinalização quer por a regras do código da estrada.
Por isso penso que será a falta de civismo.

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
10
Na Europa, assim como em Portugal, ainda não somos os piores nos acidentes rodoviários. Nos países do Terceiro Mundo, a situação é mais complicada.

A OMS calcula que os desastres viação causarão dois milhões de mortes em 2030 nos países em desenvolvimento e alcançarão a sida como causa de óbitos.

Carrinhas abarrotadas de gente correndo a toda velocidade, motoristas trabalham por comissão, e os reparos se fazem com durex e não é difícil ver os veículos capotados depois de um acidente.

A mistura de infraestruturas inadequadas, carros velhos, falta de educação para o trânsito e falta de leis adequadas está na origem dessas cifras. Os países em desenvolvimento possuem metade dos veículos existentes no mundo, mas concentram 80% dos 1,3 milhão de mortes por acidentes viários.

Pedestres, ciclistas e motoqueiros representam a metade dos mortos.

Em muitos países em desenvolvimento as cidades se expandem desordenadamente, de forma que a construção apressada de vias de circulação com muita frequência não inclui calçadas para os pedestres ou pistas para os veículos de duas rodas.

Resultado: metade das vítimas fatais em acidentes são pedestres, ciclistas e motoqueiros.

As pessoas caminham pelas estradas. Não é difícil ver ciclistas que circulam em sentido contrário ao trânsito e motas pequenas que transportam famílias inteiras e até dezenas de galinhas. Os veículos não têm faróis e as estradas não são iluminadas: deslocar-se de noite significa arriscar a vida.

Nos países da América Latina, a carteira de motorista simplesmente se compra. Não há controle algum e a corrupção policial é muito frequente.

Os fabricantes de carros economizam aproveitando as normas de segurança menos exigentes de muitos Estados. Nos países onde não há leis que obrigam a usar o cinto de segurança, como o México, os carros são entregues sem os tais cintos de segurança.

https://brasil.elpais.com/brasil/2014/02/01/internacional/1391285798_271547.html