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Cantinho da Aeronautica

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A Boeing Prepara-se para Lançar o Maior Avião de Passageiros do Mundo?

Apesar da notícia e as fotos serem muito impressionantes, não há confirmação de que tal aeronave exista de facto. O próprio autor do artigo coloca no final que ele não tem certeza da veracidade das informações.
image-A150_50127E84.jpg

Este jacto comercial pode voar confortavelmente com uma autonomia de 16.000 km a uma
velocidade de 1046 km/h, com 1000 passageiros a bordo! Esta foto foi tirada por um fotógrafo
amador em Abril de 2012.

A Boeing está preparando este jacto comercial com capacidade de 1000 passageiros, o qual poderá redesenhar a indústria de viagem aérea. O seu desenho radical com a fuselagem e a asa numa só estrutura, foi desenvolvido pela Boeing, em cooperação com o Centro de Pesquisa Langley da NASA.

Esta aeronave gigantesca terá uma envergadura de asas de 81 metros, comparada com 64 metros do Boeing 747, e foi projectado para caber dentro dos novos terminais aéreos construídos para o Airbus A380, que leva 555 pessoas e tem 80 metros de envergadura.

Há inúmeras vantagens do desenho da fuselagem e a asa numa só estrutura, sendo a mais importante a relação de sustentação e arrasto a qual espera-se aumentar em 50%, resultando na redução de peso da aeronave em 25%, tornando-a 33% mais eficiente no consumo de combustível do que o A380. Fazendo com que o investimento de 13 biliões de dólares da Airbus pareça um desperdício.

A rigidez da estrutura é um outro factor favorável com a tecnologia da fuselagem e a asa numa só estrutura. A turbulência é reduzida e é criado menos estresse na estrutura, o que favorece a eficiência do uso do combustível, dando ao 797 uma tremenda autonomia de 16.000 km, com 1000 passageiros a bordo, voando confortavelmente a 1046 km/h, lhe dando assim outra vantagem sobre o desenho de tubo-e-asa do A380, que viaja a 917 km/h.

Fonte: O seguinte artigo foi publicado em Maio de 2012, no site da secção de Turismo do Diário
norte-americano USAToday.
 
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Rússia e China ganham terreno a Airbus e Boeing!

A Rússia e China, cada uma independentemente, estão criando aviões comerciais avançados, a fim de conquistar um lugar no mercado. Mas o mercado aeronáutico civil é dominado pela Boeing e Airbus. Vai ser difícil ganhar-lhes terreno.

O volume de investimentos na criação do avião russo MS-21 é de 5,2 biliões de dólares, disse o Presidente da United Aircraft Corporation, Mikhail Pogosian, numa entrevista ao canal de televisão Russia Today. Ele informou que fornecimentos de aviões MS-21 de série a clientes podem começar em 2017.

A empresa chinesa COMAC está realizando o projecto de criação do avião civil comercial C-919. O seu aparecimento está previsto para 2016. O orçamento do programa C-919 é de 9,7 biliões de dólares.

Entretanto, os dois aviões têm muito em comum. Em ambos os casos se trata de aviões de fuselagem estreita com dois motores. Eles têm uma capacidade quase idêntica:
image-E38A_508728F1.jpg

O avião C-919 chinês é projectado para 168 passageiros, com autonomia em versão básica:
4.075 km; e a versão de longo alcance: 5555 km.
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O avião MS-21 russo será equipado com motores Pratt&whitney PW1400G com capacidade para
180 passageiros, e uma autonomia de 5000 km.

Ambos os projectos estão sendo implementados com auxílio internacional:
- O MS-21 usará motores americanos Pratt&Whitney PW1400 G. Para a criação de seu interior, sistemas de controle e de alimentação eléctrica, serão chamadas empresas norte-americanas e francesas.
- O C-919 é um kit de montagem combinado no qual inicialmente, apenas o planador será chinês.
Tanto a Rússia como a China contam chegar no futuro a um maior nível de localização da produção dos aviões desenvolvendo tecnologias apropriadas. Os projectos MS-21 e C-919 são da mesma natureza. Primeiro de tudo, são projectos políticos e não comerciais.

No passado, a Rússia teve uma grande indústria de aviação civil, mas estava seriamente atrasada em relação ao Ocidente. Na década de 1990, grande parte da indústria da aviação civil na Rússia entrou em queda:
- Em 2011, o país produziu apenas 13 aviões civis de grande porte.
A China nunca construiu um grande avião civil, e a tentativa de organizar sua produção na década de 1980 (projeto Y-10) não teve sucesso.

Se a Rússia e a China, querem ocupar um lugar digno no mundo, não têm outro caminho senão realizar tais projectos complexos. O sucesso não virá rapidamente. Entrar no mercado de aviões civis controlado por dois monopólios ocidentais é impossível sem perdas e fracassos. No entanto, essa é a única maneira de ganhar a experiência necessária na implementação de projectos técnicos complexos e de preparar pessoal de engenharia e gestão.
 
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Novo Caça Chinês?

Em 2011, a China fez o J-20 levantar voo durante a visita do secretário de Defesa dos E.U.A. ao país. Em 2012, mais uma vez, os chineses surpreendem ao apresentar e colocar em voo o J-31, baseado no F-35. Embora ainda leve alguns anos até que essas aeronaves estejam em plena produção e que sua tecnologia não seja equivalente à americana, a produção em massa desses caças no futuro dará ao Poder Aéreo chinês uma capacidade de projecção a ser temida. Soma-se a isso a possibilidade de exportação desses aviões, que poderá popularizar ainda mais a tecnologia "stealth", a vários países interessados neste tipo de capacidade de dissuasão.
image-647A_50929577.jpg

Fotos feitas na fábrica de aeronaves AVIC Shenyang Aircraft Corporation na China revelam outro caça
"stealth". Esta aeronave, externamente semelhante ao Lockheed Martin F-22 A Raptor, traz a matrícula
"31001".
image-3FD2_5092963C.jpg

O caça J-31, segundo modelo de caça stealth chinês além do J-20, fez seu primeiro voo
descolando da base de testes da AVIC SAC (Shenyang Aircraft Corporation) e completou seu
primeiro teste acompanhado de um caça J-11BS. A duração do voo foi de 10 minutos.
image-DBA1_5092969E.jpg

Enquanto o J-20 tem semelhanças com o F-22 Raptor norte-americano, o J-31 é parecido com o F-35, embora seja
bimotor.

image-4987_509296CB.jpg


 
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Caças Japoneses e Chineses Entram em Combate Sobre o Pacífico!

image-3DA5_5092991F.jpg

Por enquanto os combates estão limitados à Internet. Recentemente uma revista japonesa
publicou a arte acima mostrando o futuro caça japonês F-3 abatendo o caça chinês de 5ª
geração J-20.

Irritados com a provocação, os chineses publicaram a arte mostrada abaixo na Internet, com o J-20 abatendo um Mitsubishi F-2.
image-E1BA_509299BF.jpg


 

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Aviões do Futuro – Dentro de 50 Anos?

Viajar num avião que bate as asas ou nadar numa espécie de disco voador poderá ser uma realidade nos próximos 50 anos. Investigadores em todo o mundo trabalham para revolucionar a aviação, reduzindo a poluição e melhorando a qualidade e a segurança das viagens.

Conheça alguns modelos futuristas:
image-6F04_5092A1EE.jpg

A Airbus avalia a possibilidade de trocar os actuais materiais com os quais se constroem as cabines
dos aviões para substituí-los por outros, biodegradáveis.

image-97A6_5092A27E.jpg

O protótipo de avião movido a energia solar, da NASA, é todo coberto com placas para capturar a
luz do Sol. O seu voo baseia-se no movimento das asas de um pássaro.
image-0D62_5092A2DC.jpg

A empresa americana Terrafugia pretende lançar comercialmente em cinco anos um carro-avião,
que deverá custar cerca de 250.000 dólares.
image-F3CA_5092A330.jpg

O carro-avião conta com duas asas que são dobradas durante o uso em terra, e os pneus foram
desenvolvidos para uso em estradas. O para brisa é feito de policarbonato no lugar dos vidros
tradicionais de carros para evitar quebra em possíveis colisões com aves.
image-D804_5092A3AC.jpg

Uma equipa de engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos E.U.A., propõe um
avião mais silencioso e eficiente. Um detalhe curioso é a parte superior achatada.

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Este protótipo de avião é destinado para apenas uma pessoa e teria um alcance de 50 km. Apelidado
de Puffin, foi desenvolvido pelos engenheiros da NASA.
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O projecto do Aeroscraft ML866 foi concebido com o objectivo de criar uma opção para viagens de
luxo.
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Um dos protótipos da NASA que poderia ser fabricado em cerca de 15 anos, busca economia de
combustível e diminuição de ruídos.
image-B08A_5092A555.jpg

Desenvolvido pelo Northrop Grumman, em parceria com a NASA, o protótipo de avião possui
turbinas na parte superior. Segundo os investigadores, o protótipo poderia ser fabricado em 2025.

image-E900_5092A5DC.jpg

Com o objectivo de desenvolver uma linha de aviões maiores, mais rápidos e mais silenciosos, a
Boeing desenvolveu este protótipo em parceria com a NASA.
image-57DE_5092A654.jpg

Criar aeronaves que atinjam velocidades supersónicas e não produzam tanto barulho é um dos desafios
dos engenheiros da NASA. O design deste modelo foi criado com o objectivo de diminuir o atrito com o ar.
image-56AC_5092A6BC.jpg

Os testes com o protótipo de avião híbrido desenvolvido pela NASA devem começar a ocorrer em
2012. O pouco espaço necessário para descolagens e aterragens é uma das principais características
do modelo Amelia.

image-9106_5092A71A.jpg

Com capacidade para transportar mais de 150 passageiros, o protótipo da Boeing poderia utilizar
mais de um tipo de combustível.
image-87E7_5092A770.jpg

Apropriado para levar grande número de passageiros e mais carga, o protótipo foi desenvolvido por
engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos E.U.A.
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O avião eléctrico Elektra One, da PC-Aero, não utiliza combustível fóssil. A ideia da
empresa é criar um novo modelo de propulsão que também possa ser utilizado em
aviões maiores, como os de passageiros.
image-DDD0_5092A84E.jpg

Por ser uma aeronave que voa tão rapidamente quanto um avião, mas com a manobrabilidade de
um helicóptero, os fabricantes do Eurocopter X3 o estão chamando de "divisor de águas". Além das
hélices horizontais que possibilitam descolagem e pouso verticais, o híbrido tem também duas turbo-
-hélices montadas em pequenas asas que permitem velocidades acima de 400 km/h.
 
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CNS/ATM - Aviação do Futuro!

De um modo geral pode ser entendido como a modernização do Controle do Espaço Aéreo em âmbito mundial para atender o crescente fluxo de tráfego aéreo projectado para o futuro. Especificamente traduz-se na aplicação em grande escala de tecnologia satelital, comunicação digital e de uma gestão estratégica das operações, a partir da integração de tecnologias, processos e recursos humanos, destinados a suportar a evolução do transporte aéreo. O significado da sigla CNS/ATM é: Comunicação Aeronáutica(S); Navegação Aérea(N); Vigilância do inglês Surveillance(S); Gerenciamento de Tráfego Aéreo também do inglês Air Traffic Managment(ATM).
[video=youtube_share;vvJ_lsYPSM8]http://youtu.be/vvJ_lsYPSM8[/video]
[video=youtube_share;1OzsDc3hEwY]http://youtu.be/1OzsDc3hEwY[/video]
[video=youtube_share;NP6MTnHDY7g]http://youtu.be/NP6MTnHDY7g[/video]
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Imagens Fantásticas captadas a partir da cabine do Boeing 737

São muitos os vídeos que encontramos na internet sobre aviação, mas é sempre muito bom rever estas imagens, pois quem gosta de aviação sabe que isso é um grande estímulo para superar os desafios diários. Este vídeo faz parte do blog www.golfcharlie232.blogspot.com, este síte tem optimos vídeos, vale a pena fazer uma visita.
[video=youtube_share;kk-8uu8f7Pc]http://youtu.be/kk-8uu8f7Pc[/video]
 

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TAM – Campeã em Incidentes Aéreos no Brasil!

Nos últimos três anos, a TAM foi a companhia aérea com o maior número de incidentes: 366. Depois vêm a Azul, com 199 incidentes; a Gol, com 144.

A seguir, alguns incidentes considerados graves:

Avião em apuros:

Em 25 de Outubro de 2012, um Boeing 737-300 da Webjet, chegava a Brasília quando os dois motores sofreram avaria. Em seguida, a cabine se despressurizou, as máscaras de oxigénio caíram e houve perda brusca de altitude: manobra para que os passageiros respirassem sem máscara. O avião pousou normalmente.

Os motores foram consertados, mas quatro dias depois, a caminho de Recife, o problema com a pressão do óleo do motor repetiu-se e a queda foi abrupta: de 11.300 metros de altitude para uma descida até 3.000 metros de altitude. Resultado: um comissário foi atirado contra o tecto. Parte das máscaras de oxigénio não caiu. Havia cerca de 50 passageiros no avião, e não houve feridos.

Aterragem do avião sem motores:

Em 28 de Outubro de 2012, um ATR-42 da Trip voltou para o aeroporto de Ipatinga (Minas Gerais), após perder os dois motores. Para piorar a situação, um pneu furou na aterragem. Felizmente, havia só tripulantes a bordo e ninguém se feriu.

Balão perigoso:

Em 17 de Junho de 2011, um Airbus-319 da TAM colidiu com um balão após descolar do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O balão provocou o entupimento das sondas "pitots", que medem a velocidade do ar. Sem o registo, os computadores avariaram e perderam a leitura de velocidade e altitude, semelhantes às sofridas pelo A330 da Air France que caiu no oceano Atlântico em 2009. O piloto teve que fazer pouso visual no aeroporto da Pampulha (Minas Gerais).

Aeroporto errado:

Um jacto ERJ-190 da Azul voava em direcção a Teresina, e aterrou no aeroporto particular do Maranhão, a 6 km do destino correcto. O piloto fazia voo visual, sem auxílio de instrumentos. O episódio ocorreu no dia 30 de Outubro de 2011. As causas do incidente ainda não foram esclarecidas.

Fonte:
Jornal Folha de São Paulo.
 

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O Combustível de Aviação no Brasil é o 3º mais caro do Mundo!

Enquanto o governo estuda subsidiar a aviação regional, o levantamento das empresas aéreas aponta que o querosene de aviação nos principais aeroportos do Brasil é o terceiro mais caro do mundo. O preço pago pelo produto para voos domésticos só perde para os principais aeroportos do Sudão e do Chade, na África. O primeiro é um país em guerra civil. O Chade não tem acesso ao mar e não refina petróleo: precisa receber combustível de outros países em longos trajectos de camião. Mesmo assim, em Recife, o preço final para o mercado doméstico é quase igual ao praticado nesses países.

O levantamento foi realizado pela Iata (Internacional Air Transport Association), órgão mundial que representa as companhias aéreas.

O combustível de aviação é hoje o principal motivo de preocupação das empresas!

A alta do barril de petróleo de cerca de US$ 60 em 2009 para pouco mais de R$ 100 neste ano de 2013, fez com que o custo deste alcançasse em média 30% de todos os gastos das empresas aéreas. No Brasil, por causa do preço, a estimativa é que até metade dos gastos seja com combustível. As mais prejudicadas são as que fazem voos domésticos, porque pagam pelo produto acrescido do ICMS: os voos internacionais são isentos desse tributo.

Subsídios para voos regionais:

Por causa do alto preço do combustível, as companhias aéreas não avaliam com entusiasmo o possível subsídio para os voos regionais, em estudo pelo governo. Elas indicam preferir a redução de custos e a melhoria da estrutura dos aeroportos para viabilizar comercialmente rotas hoje inviáveis. A ideia do governo é pagar por uma parte dos assentos para voos em regiões remotas ou de cidades pequenas para capitais. A previsão é que o pacote de aviação seja lançado hoje. As empresas atribuem o custo elevado do combustível no Brasil aos impostos e à forma de cobrança da Petrobras. A estatal considera toda a gasolina de aviação vendida no país como importada. Mas 75% do produto é produzido localmente, segundo as empresas.

Fonte: Jornal Folha Express.
 

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Airbus imagina como será o Futuro da Aviação!

Aeronaves mais rápidas, menos poluentes e que precisam de menos espaço para descolar figuram nos projectos até 2050.

A Airbus divulgou um vídeo mostrando quais são as apostas do sector para as próximas décadas, mais especificamente até 2050. Aviões menos poluentes e que consumam menos combustível estão entre os objectivos de investigação das companhias aéreas.

Além disso, a ideia é que os aviões possam descolar usando menos espaço. Outra expectativa é a possibilidade de que as aeronaves comerciais possam voar em formação, a exemplo do que acontece com caças militares. Sistemas inteligentes devem auxiliar ainda que os aviões encontrem de forma inteligente a melhor rota possível entre um destino e outro.
[video=youtube_share;AO_NvrVhcCM]http://youtu.be/AO_NvrVhcCM[/video]


 

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Outra ideia da Airbus acerca do Futuro da Aviação, revelado neste vídeo!

A Airbus estima que em 2050 terá um modelo de aeronave transparente: a ideia é deslumbrar os passageiros com os visuais de um voo em grande altitude e projectar informações nas paredes transparentes. Assim será promovido um novo tipo de interacção entre aeronave, passageiro e a viagem.
[video=youtube_share;a-ds2UjeKuA]http://youtu.be/a-ds2UjeKuA[/video]
 
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O Mais Estranho Avião do Mundo!

O AD-1 foi criado pelo Centro de Pesquisa em Voo Dryden, da NASA, nos anos 1970. O objectivo dos engenheiros ao criar um avião com um design tão diferente era economizar no combustível. As asas oblíquas fariam com que a necessidade de combustível do AD-1 fosse apenas a metade do que a de um avião convencional, em velocidade supersónica, graças a sua aerodinâmica.
[video=youtube_share;KqZDHBe2KlE]http://youtu.be/KqZDHBe2KlE[/video]
O avião pilotado por um oficial (já havia sido feito um protótipo controlado remotamente) descolou
em 1979 e funcionou perfeitamente.

O avião não fica com as asas oblíquas o tempo todo. Ele descola com uma configuração normal e quando atinge a velocidade certa, suas asas passam por uma leve rotação até atingir o ângulo de 60 graus. Apesar de voar correctamente, pilotar o avião quando suas asas estão em ângulo maior do que 45 graus não é fácil, por esse motivo, o projecto foi abandonado e o AD-1 fez seu último voo em Agosto de 1982.
 
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Caças de Sexta Geração equipados com Armas Laser?

A Força Aérea Norte-Americana anunciou a aceitação do pedido para o fornecimento de lasers para equipar os caças da sexta geração.

O interesse foca no desenvolvimento do seguinte tipo de laser:

- Lasers de baixa potência para confundir os radares inimigos.

- Lasers de média potência para destruir mísseis antiaéreos.

- Lasers de alta potência para atacar alvos aéreos e terrestres.

Os caças da sexta geração estão sendo desenvolvidos pelas empresas Boeing e Lockheed Martin. Espera-se que seja uma realidade até 2022.

LM-F-X-clear_zps56a52ef5-600x411-1.jpg
 
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O Maior Motor a Jacto do Mundo!

A série GE90 de motores aéreos da GE Aviation está sendo criada exclusivamente para as aeronaves 777 da Boeing. A tecnologia GE90 originalmente se desenvolveu a partir do motor eficiente em energia da NASA criado nos anos 1970, e estreou em 1995, a bordo do British Airway 777. Os primeiros três modelos vangloriavam-se de impulsos de 330kN a 510kN.
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De 1995 para cá, a série GE90 melhorou o desempenho com modelos maiores – o -110B1 e o -115B – que podem descolar com impulso superior a 550kN.
Esses modelos maiores actualmente são exclusivos para os novos e maiores modelos Boeing 777 – o 777-200LR, 777-300ER e 777-200F.
ku_xlarge_13.jpg

O modelo maior é o GE90-115B. Com 5,4 metros de
largura e 3,5 metros de extensão, além de uma turbina
de 3,2 metros de diâmetro, este motor pesa incríveis
8,2 toneladas.

Apesar do seu tamanho, é um dos motores mais eficientes em serviço hoje em dia. Ele usa um compressor de ar em 10 fases, guiado pela turbina de 2 estágios do motor para gerar uma taxa de pressão 23:1 no turbocompressor. A construção do motor é tão surpreendente quanto o seu desempenho. O GE90 usa um novo material composto com matriz de cerâmica que pode aguentar temperaturas maiores (até 1315ºC) do que motores de tamanho parecido, o que economiza até 10% mais combustível por voo do que os outros modelos GE90.
[video=youtube_share;5xlObdXF8VE]http://youtu.be/5xlObdXF8VE[/video]
Além de ser o maior motor do mundo e o mais eficiente na sua categoria, o GE90-11B também é o motor
a jacto mais potente em todo o planeta. Em testes feitos em instalações da GE nos Estados Unidos em 2002,
o -115B demoliu recordes anteriores com incríveis 546.98 kN de potência. E não estava no seu limite. Os
engenheiros simplesmente rodaram um teste simples para ver o que ele conseguiria fazer.

Curiosidade: O GE90-115B também é responsável pelo voo comercial mais longo da história: 22 horas e 42 minutos em 1995 voando de Hong Kong para Londres. Sobrevoou o Pacífico, os Estados Unidos e o Atlântico até chegar à capital britânica.

Fonte: GE Reports - Wikipedia - GE Aviation.
 

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O Avião não tripulado: Futuro Caça?

A Força Aérea dos Estados Unidos revelou planos para construir o avião espião mais rápido mundo. O avião não tripulado SR-72 projectado pela Lockheed Martin poderia voar até seis vezes a velocidade do som, mais de 6,7 mil km/h, e deve estar no ar até 2030. As informações são do site Mashable. Equipado com mísseis hipersónicos, o avião futurista poderia atacar alvos em qualquer continente em menos de uma hora. Para alcançar a velocidade pretendida, as empresas que projectam a aeronave teriam de criar um novo tipo de motor.

Motores que equipam grandes aviões comerciais podem chegar a duas vezes e meia a velocidade do som. Outros motores superam quatro vezes a velocidade do som, mas para alcançar a velocidade de seis vezes o avião precisaria de um motor híbrido, que utilizasse turbina e um motor a jacto de combustão supersónica.
12619_17794.jpg

A Lockheed Martin quer demonstrar os mísseis supersónicos do avião até 2018.
Cinco anos depois, deve testar uma versão de motor único e menos poderosa do
avião. Se todos os testes derem certo, o SR-72 deve estar no ar até 2030.
 
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Super Furtividade, Inteligência Artificial, Voo Não-Tripulado – O que esperar do B-21 Raider?


 

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SAAB J-29 TUNNAN: o poderoso barril voador sueco

 

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JIRO HORIKOSHI: o pai do lendário Mitsubishi Zero


 

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As batalhas épicas do MITSUBISHI ZERO na Segunda Guerra Mundial


 

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Paramount Pictures - SR-72 Darkstar Hypersonic Mach 10 Aircraft Top Gun Maverick Showcased [1080p]



 

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O Bombardeiro Alemão, dos Soviéticos


 
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