Portal Chamar Táxi

Cantinho da Aeronautica

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Novo avião da Boeing estreia novas tecnologias

aero159_boeing787_04.jpg


A empresa estadunidense de aviação Boeing anunciou nesta semana um avião que diminui o uso de combustível drasticamente. Após longos anos de promessas, atrasos e bilhões de dólares gastos, a nova aeronave foi batizada de 787 Dreamline e tem a missão de consumir até 20% menos combustível do que um avião similar em tamanho, carregando até 264 passageiros.

A economia deve-se ao material usado na sua fabricação, de até 50% de materiais compostos, contra 25% de um concorrente similar. O 787 possui novidades tecnológicas bem peculiares, como janelas com escurecimento eletrónico. Por meio delas, os passageiros podem alterar a luminosidade até cinco níveis diferentes

Além disso, ele conta com banheiros bem mais espaçosos e cavidades na lateral da aeronave que direcionam o ar fresco para as cabines, controlando a temperatura do interior.

Embora tenha sido grande a divulgação, o avião ainda está em fase de testes e os japoneses devem ser os primeiros a usa-lo, a partir de Setembro, em voos de Tóquio para Hong Kong por meio da All Nippon Airways.

Tecmundo
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
TAP agrava prejuízos para 137 milhões de euros

1241043237.jpg


A TAP agravou os prejuízos em 58 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, face ao período homólogo, para um total de 137 milhões de euros, devido ao aumento do preço dos combustíveis.

“O desvio no custo dos combustíveis foi determinante para que se verificasse um resultado líquido negativo de 137 milhões de euros no final dos primeiros seis meses do ano, contra os 79 milhões de perdas registadas em igual período do ano passado”, refere a TAP em comunicado.

A companhia aérea liderada por Fernando Pinto afirma que, devido à subida do preço do petróleo, o custo com o combustível atingiu os 325 milhões de euros, uma subida de 43 por cento em relação aos primeiros seis meses de 2010.

Destak
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Belos Momentos da Aviação: Qantas A380

Um Airbus A380-800 da empresa australiana Qantas faz a sua aproximação e depois aterra na pista 27L no Aeroporto de Londres (Heathrow) com um belo nascer do sol a acompanhar.

 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Avião mais rápido do mundo desaparece sem deixar rasto

ng1606922.jpg


O Pentágono, Departamento de Defesa dos Estados Unidos, informou, quinta-feira, que o avião mais rápido do mundo desapareceu durante uma missão de teste sobre o Oceano Pacífico.

Segundo o comunicado da Agência de Defesa e Pesquisa de Projectos Avançados dos EUA, o "HTV-2 Falcon" foi lançado "a bordo" de um foguetão, a partir da Base da força aérea Vandenberg, na Califórnia, no que deveria ser uma "missão sem falhas", mas desapareceu sem deixar rasto.

Após a separação com o foguete, o avião ficou em silêncio, durante a fase de voo livre, e efectuou uma série de manobras de teste. Passados 36 minutos de voo foi perdida a comunicação com o avião de alta-velocidade.

Sem tripulantes a bordo, o Voo "hipersónico" estaria preparado para atingir velocidades na ordem dos 21 mil quilómetros por hora (o que, por exemplo, permitiria fazer a viagem entre Londres e Sidney em menos de uma hora) e para resistir a temperaturas de 2000 graus, aproximadamente.



Jornal de Noticias
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Dois aviões colidiram no ar, nos Estados Unidos

Uma pessoa morreu neste sábado durante a colisão de dois pequenos aviões no condado de Montgomery (Texas), informou a Administração Federal de Aviação (FAA).

Testemunhas disseram que um grupo de sete aviões estava a realizar um curso de formação de pilotos, quando uma aeronave atingiu a outra, informou a emissora de televisão ABC.

Um dos aviões pegou fogo no ar. O piloto do avião que se incendiou morreu no acidente, enquanto o outro conseguiu aterrar. A identidade do piloto que morreu não foi revelada

Noticias Terra
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Belos Momentos da Aviação: Aterragem super suave

Este é com certeza um belíssimo momento e poucos são os pilotos que conseguem tal perfeição. Só Visto!

 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Belos Momentos da Aviação: Acrobacias de F-16

Uma espectacular demonstração de acrobacias com um F-16 Fighting Falcon.

 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Avião hipersônico cai no Pacifico depois de atingir Mach 20

010175110816-hipersonico-htv2.jpg


No passado dia 11 de Agosto foi dado como desaparecido o avião hipersónico HTV2, durante um voo de teste.

Agora a DARPA afirma que o voo durou 9 minutos. O HTV2 enviou dados úteis durante 139 segundos, o que permitiu aferir velocidades entre Mach 17 e Mach 20 (aproximadamente 20 mil km/h).

Os dados de radar indicam que o avião hipersónico manteve a trajetória prevista, caindo no Pacífico. Mas não se sabe os motivos da perda de contacto, embora a elevada temperatura e o plasma ionizado incandescente ao seu redor durante a reentrada sejam as causas mais prováveis.

"Aqui está o que nós sabemos," disse Chris Schulz, da DARPA. "Nós sabemos como levar a aeronave ao espaço. Nós sabemos como pôr a aeronave num voo hipersónico atmosférico. Nós não sabemos ainda como obter o controlo desejado durante a fase aerodinâmica do voo. É irritante, mas estou certo de que há uma solução. Nós temos que descobri-la."
 
Última edição:

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Belos Momentos da Aviação em Fotos

Aqui fica um álbum com algumas das mais belas fotografias que a aviação civil, militar e espacial, podem proporcionar.:espi28:

Fotos Aqui:right:
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Qantas vai suprimir 1000 postos de trabalho e focar-se na Ásia nos proximos 5 anos

qantas-airbus-a380.jpg


A companhia aérea australiana Qantas anunciou hoje um plano de reestruturação a cinco anos, que passa pela supressão de 1.000 postos de trabalho e desenvolvimento da operação na Ásia.

Na Ásia, a Qantas vai lançar, com a Japan Airlines e a Mitsubishi Corp., uma companhia de baixo custo até ao fim do ano, a Jetstar Japan, cujo início da operação está previsto para o final de 2012 com voos entre Narita (Tóquio) e Osaka, e outra regular, mas sobre esta útima não foram avançados detalhes.

A companhia australiana vai ainda desenvolver a sua parceria com a British Airways para transportar mais passageiros entre a Europa e a Ásia.

iOnline
 
Última edição:

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Qantas anuncia compra de 110 Airbus A320

Airbus-A320.jpg


A empresa de aviação australiana, Qantas, anunciou nesta terça-feira que irá comprar 110 aeronaves Airbus A320 com o intuito de renovar a frota de acordo com as projeções de crescimento para os próximos 10-15 anos. A companhia disse que irá, ao mesmo tempo, adiar a entrega de 6 Airbus A380 em até seis anos.

Segundo a Qantas, a compra é a primeira etapa de uma nova estratégia: "construir uma empresa de negócios verdadeiramente moderna em aviação com foco no cliente e na competitividade global".

"O investimento inteligente é parte do plano de cinco anos do Qantas Group, que tem por objetivo tornar a empresa ainda mais competitiva".

AFP
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Heinkel He 178: O Primeiro Avião a Jato do Mundo!

He178-Flying.jpg


Em 1936, o jovem engenheiro Hans von Ohain tinha obtido uma patente para usar a exaustão de uma turbina a gás como meio de propulsão. Ele mostrou a sua ideia a Ernst Heinkel, que concordou em desenvolver o conceito. Von Ohain demonstrou o seu primeiro motor em 1937, mas só após a construção do terceiro motor (movido a diesel), o avião Heinkel He 178 foi construído. O resultado foi uma aeronave de pequena construção e configuração convencional, com uma fuselagem metálica e asas altas de madeira. A Entrada de ar do motor era no nariz do avião e o trem de aterragem era convencional. O trem de aterragem, era retráctil, mas por razões de segurança, foi mantido travado para o primeiro voo.

Os testes iniciaram-se no dia 24 de Agosto de 1939, e o então grande dia chegou para Heinkel, Von Ohain e Warsitz: 27 de Agosto de 1939, ainda antes do amanhecer, o He 178 preparava-se para descolar. O voo teve duração de seis minutos e realizou-se a uma altitude de aproximadamente dois mil metros.

O avião foi um grande sucesso, apesar de ser somente um protótipo, era mais rápido que a aeronave mais rápida com motor a pistão existente naquela altura, atingindo uma velocidade máxima de 650 km/h e velocidade de cruzeiro de 585 km/h. A velocidade projetada para as aeronaves de produção era de 700 km/h, mas nunca foi atingida até 1944.

A 1 de Novembro de 1939, Heinkel organizou uma demonstração do jato para o Ministério da Aeronáutica Alemão, onde tanto Ernst Udet e Erhard Milch testemunharam a performance da aeronave.
Entretanto devido à posição conservadora de ambos em relação ao projeto de aeronaves, não houve nenhum interesse oficial no projeto.

Apesar disso Heinkel não se deteve e decidiu desenvolver um jato bimotor, o Heinkel He 280.
O He 178 foi enviado para o Museu Alemão de Tecnologia em Berlin, onde foi destruído, devido a um ataque aéreo em 1943.

Wikipédia (adaptado)

 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Assistente de bordo e piloto despedidos após sexo oral

2011-08-17132828_CA967162-B341-4FEB-88DD-FECB0766BF67$$738d42d9-134c-4fbe-a85a-da00e83fdc20$$9dc56ede-7874-4729-a14f-5904b3f6971a$$img_carrouselTopHomepage$$pt$$1.jpg


Uma assistente de bordo e um piloto foram despedidos da companhia aérea Cathay Pacific depois de imagens de uma cena de sexo oral dentro de um avião terem ido parar às redes sociais da internet.

O acto sexual motivou um escândalo na companhia de Hong Kong que, segundo a agência France Presse, abriu uma investigação na semana passada para apurar a veracidade das imagens e concluiu que a cena ocorreu a bordo, durante horas de serviço.

O presidente executivo da Cathay Pacific Airways, John Slosar, esclareceu em comunicado que “dois membros da equipa aparecem em cenas comprometedoras, em fotografias publicadas recentemente em jornais chineses”, o que levou ao seu afastamento.

Correio da Manha
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
13 mortos na queda de dois aviões na África do Sul

Treze pessoas morreram na queda de dois aviões "Albatross" nas montanhas de Mamotswiri, na província do Limpopo, confirmaram hoje as autoridades, poucas horas depois de os destroços terem sido localizados.

Os aparelhos, um com seis e outro com sete pessoas a bordo, foram dados como desaparecidos domingo, quando voavam em direcção ao aeroporto do Rand, em Joanesburgo, depois de terem participado num festival aéreo em Limpopo.

Só esta manhã é que os destroços das duas aeronaves foram localizados pelos serviços de busca e salvamento numa zona de montanha de difícil acesso.

A avaliar pelos testemunhos das equipas de resgate, os dois aparelhos teriam embatido na montanha de Mamotswiri, tendo-se incendiado após o impacto. Os 13 pilotos e passageiros dos dois aparelhos foram encontrados sem vida no local.

A autoridade da aviação civil (CAA) abriu de imediato uma investigação às causas do duplo acidente aéreo, cujas vítimas incluíam várias figuras ligadas à organização de festivais aéreos, um fotógrafo profissional e duas crianças.

Diario de Noticias
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Avião-brinquedo chega a 586 km/h



O avião usa uma turbina Jetcat P160 SE, utilizada em aeromodelos muito maiores. Para o lançamento, ela é aquecida por alguns segundos e faz um barulho bastante alto, até que o veículo começa a voar. A velocidade impressiona: parece fácil perdê-lo de vista, mas o “piloto” consegue pousá-lo em segurança no mesmo local.

Tecmundo
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Gerard Depardieu urina no corredor de um avião da Air France

Gerard-Depardieu1.jpg


O actor Gerard Depardieu é protagonista do mais recente insólito a bordo de um avião.

O actor francês urinou no tapete a bordo de um avião da Air France, em frente a alguns passageiros, depois de a tripulação lhe ter recusado usar a casa-de-banho.

Tudo aconteceu exactamente segundos antes do avião, que fazia a ligação entre Paris e Dublin, descolar. A casa de banho não estava, por isso, disponível, e a tripulação ter-lhe-á negado o acesso à mesma. A notícia é avançada pela rádio francesa ‘Europe 1’, depois de um passageiro do mesmo voo ter prestado declarações.

"Quero urinar, quero urinar", implorou Depardieu, actualmente com 62 anos de idade. "A hospedeira disse: 'Desculpe mas tem de esperar 15 minutos, quando estivermos em voo. As casas-de-banho estão fechadas'", contou a testemunha.

O actor terá dito que não podia esperar, desapertou as calças e começou a urinar na carpete. "Podíamos ver que ele tinha estado a beber", acrescenta o passageiro.

O avião teve que voltar à zona de embarque e o voo sofreu um atraso de cerca de duas horas, o tempo que a tripulação demorou limpar o tapetee a estabelecer a ordem. A Air France já confirmou o incidente numa declaração à cadeia de televisão francesa 'TF1'.

A CityJet, uma subsidiária da companhia francesa e que operava aquele voo, reagiu através da rede social Twitter. "Como podem ter visto nas notícias, estamos ocupados a limpar o chão de um dos nossos aviões. Gostávamos também de lembrar que os nossos aviões estão totalmente equipados com instalações sanitárias", escreveu.

Destak
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Avião de caça russo da nova geração é demonstrado ao público

50916.jpg




A Força Aérea Russa demonstrou nesta última terça-feira (16/08) o seu mais recente avião de caça da quinta geração, o “Sukhoi T-50”. Também conhecido como “PAK FA”, o caça teve os seus dois protótipos apresentados ao público durante um show aéreo perto de Moscovo, onde os espectadores puderam assistir a várias manobras e acrobacias da aeronave.

O “PAK FA” está em desenvolvimento desde 2009 e foi concebido para ser o avião mais avançado já construído pela Sukhoi. A aeronave possui alto grau de manobrabilidade, conta com a capacidade stealth, e começará a ser produzida em massa a partir de 2014. A empresa planeja construir 1000 unidades do PAK FA durante um período de 40 anos, a maioria deles para exportação.

O novo caça russo possui especificações muito semelhantes ao do Lockheed F-22 “Raptor”, principal avião-caça dos Estados Unidos atualmente, mas com um preço unitário de 50 milhões de dólares: um terço do seu concorrente americano. Além disso, o valor total do projeto de desenvolvimento do “PAK FA” custou seis vezes menos do que o projeto do F-22.

Tecmundo
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Provavelmente a descolagem mais louca de sempre!

O Princess Juliana International Airport em St.Maarten, nas Caraíbas é dos mais perigosos do mundo devido ao pequeno comprimento da pista, para receber grandes aviões como o Boieng 747 ou o Airbus A340, mas ao mesmo tempo torna-se espetacular para fazer vídeos como este:
[video=youtube_share;eu91oZ2_Vag]http://youtu.be/eu91oZ2_Vag[/video]

Cuidado com a cabeça!!:Espi06:

Peço desculpa por não incorporar o vídeo mas não dá, sendo assim sou obrigado a por o link apenas.
 
Última edição por um moderador:

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
O que é a Aeronáutica?

aviacao_boeing7478.jpg
f-16.jpg


A aeronáutica é a atividade e o estudo da locomoção aérea no interior da atmosfera terrestre, bem como dos meios utilizados para esse fim (aeronaves).

Em termos de tipos de aeronaves, a Aeronáutica abrange dois ramos:


Aviação - trata da locomoção em aparelhos mais pesados que o ar;
Aerostação - trata da locomoção em aparelhos mais leves que o ar.

Em termos da utilização das aeronaves, existem igualmente dois ramos:

Aeronáutica Civil - uso privado, comercial e geral de aeronaves;
Aeronáutica Militar - uso de aeronaves para fins militares.

Wikipedia (adaptado)
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Queda de avião mata 12 pessoas

1994864-1746-rec.JPG


Pelo menos 12 dos 15 ocupantes morreram na queda de um avião Boeing 737 neste sábado em Resolute Bay, no território Nunavut do ártico canadense, informaram as autoridades.

Em nota oficial, a Real Polícia Montada do Canadá indicou que o avião (voo 6560), contratado pela empresa First Air, saiu de Yellowknife rumo a Resolute, a cerca de 3,8 mil km ao norte de Ottawa.

O Centro de Coordenação de Salvamento em Trenton informou que helicópteros e equipe médica já chegaram ao local. Centenas de soldados e oficiais do Canadá se encontram na área para um exercício, precisamente, de socorro em emergências denominado Operação Nanook, mas, segundo o centro de coordenação, o acidente não tem relação com isso.

O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, tem programado uma viagem à Resolute Bay na segunda-feira para sua visita anual ao ártico, enquanto que o governador-geral, David Johnston, já chegou ao lugar durante uma viagem pelo norte do território.

Noticias Terra
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Inventor amador desenvolve avião para fins agrícolas

O primeiro projeto de Moçambique na área de aeromodelismo visa a pulverização com inseticida de pequenas áreas agrícolas e está a ser desenvolvido por um jovem moçambicano que, apesar de não ter formação científica, já construiu sete aviões.

Com os seus protótipos construídos de raiz, Júlio Vuca, 31 anos, cativou atenções numa feira de inovação promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique que lhe valeram uma bolsa de investigação no valor de 7500 euros.

O projeto que tem agora em mãos é um avião "com três metros de asa e dois metros de corpo, com vista à pulverização com inseticida de machambas (hortas) de um a três hectares".

RTP Online
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Boeing 747-8 recebe sinal verde dos EUA e da UE

aviao-boeing-747-8-20110619-size-598.jpg


O fabricante de aviões americano Boeing anunciou nesta sexta-feira que seu novo avião de carga, o 747-8 Freighter, recebeu o sinal verde dos reguladores dos Estados Unidos e da União Europeia (UE), e que espera poder entregar seu primeiro modelo "no início de setembro".

O Boeing 747-8 Frigther recebeu nesta sexta-feira a certidão da Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA e da Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) e já está na "fase final" para entrar em serviço e entregar seu primeiro modelo em setembro à companhia Cargolux, informou a companhia em comunicado à imprensa.

Os certificados emitidos pelos reguladores dos EUA e da UE confirmam que o novo avião de carga da Boeing cumpre com todos os requerimentos técnicos necessários para poder voar e que irão fabricar aparelhos "seguros e de confiança".

"Hoje é um grande dia para todos os que fazem parte da equipe 747", afirmou o executivo-chefe da divisão de aviões comerciais da companhia, Jim Albaugh, acrescentando que graças a sua dedicação durante os últimos sete anos, o 747, que chamou de "a rainha dos céus", irá voar durante décadas.

A vice-presidente do programa Boeing 747, Elizabeth Lund, destacou o papel que tiveram os fornecedores do fabricante no projeto e construção do novo avião, que já passou mais de 3.400 horas de testes de voo.

O novo 747-8 Freighter, de 76,3 metros de comprimento e equipado com quatro motores GEnx-2b da General Electric, que emitem menos poluição, oferecerá às companhias aéreas 16% a mais de volume de carga que seu antecessor, o 747-400.

Concebido como avião de carga, a ideia inicial da empresa era que o 747-8 entrasse no mercado no final de 2010, mas ela teve que atrasar seus planos, em um momento em que as companhias aéreas brigam para se recuperar do maior déficit desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

A Boeing, que aposta nas inovações tecnológicas do 747-8 para atrair clientes, afirma que o custo de voo deste avião é 10% mais baixo, e que o 747-8 é mais eficiente que o 747-400, aeronave que substituirá.

Exame
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
10
Aeroporto Internacional Princesa Juliana - St Maarten

Na pequena ilha de Saint Martin, nas Caraíbas, fica situado um dos mais estranhos aeroportos do mundo. Saint Martin é uma ilha de cerca de 87 Km2 situada no arquipélago das Caraíbas. Apesar de ser pequena, encontra-se ainda dividida em duas partes pertencentes à França, a Norte, e à Holanda, a Sul. Por este motivo também é denominada Sint Maarten, em língua holandesa. Mas não são estas particularidades geográficas que tornam a ilha especial. O que a torna especial e famosa é o seu Aeroporto Internacional Princesa Juliana, conhecido como SXM, situado no lado holandês. Este aeroporto, que recebe aviões de grande porte, possui na cabeceira da pista, uma praia. O aeroporto de St Maarten é um dos mais difíceis para aterrar o avião. O aeroporto situa-se na beira da praia, exigindo muita técnica e experiência dos pilotos. Mas por outro lado é uma atracção, pois durante a aterragem os aviões passam muito perto da praia, em cima da cabeça dos turistas. Uma aterragem neste aeroporto é um espectáculo inesquecível e aterrador, sobretudo se estiver na praia. De um momento para o outro os banhistas são surpreendidos por um ruído ensurdecedor e por rajadas de vento que agitam as águas, ao mesmo tempo que uma silhueta colossal tapa completamente o sol e passa a rasar as suas cabeças a poucos metros do solo. Logo a seguir um enorme avião, como por exemplo um Boeing 747 Jumbo ou um Airbus A340-300, toca a pista. Quem estava prevenido pôde fazer um filme ou uma fotografia espectacular. Em poucos segundos tudo estará terminado.
34596664180327633683.jpg

19985801710526221465.jpg

26966045893635837095.jpg

68987146904653740834.jpg
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Aeroportos do Mundo: Kai Tak

kaitak2.jpg


O Aeroporto Internacional Kai Tak em Hong Kong, esteve ativo de 1925 a 1998 com uma única pista de 3.390 m de extensão (pistas:13/31), um fator limitante para o principal aeroporto de um dos mais importantes polos comerciais do Extremo Oriente. O Aeroporto Internacional Kai Tak foi um dos aeroportos mais famosos do mundo, e muito da sua fama deveu-se ao facto de ter uma das pistas mais perigosas da aviação comercial.

A aproximação para a pista 13 era totalmente fora do convencional: os aviões faziam a aproximação em linha reta por IGS (Intrument Guidanace System, uma forma modificada de ILS) para um ponto chamado "Checkerboard Hill", uma colina com um quadrado pintado de vermelho e branco. A partir desse ponto, o avião fazia uma curva de 47 graus, sem o uso do piloto automático e em condições estritamente visuais, para alinhar com a pista 13.

Korean+Aircargo+Kai+Tak+01.jpg

(Ao fundo a branco e vermelho pode ver-se a famosa "Checkerboard Hill")

Quando alinhados para descolar na pista 31, os aviões tinham de fazer uma curva de 65 graus à esquerda logo após a descolagem, para não embaterem na "Checkerboard Hill".

Kai Tak foi definitivamente fechado no dia 6 de julho de 1998.A última aterragem foi do voo Dragonair KA841 com origem em Chongqing e o avião era um Airbus A320-200, pousou na pista 13 às 23:38 do dia 5 de julho de 1998.A última descolagem foi do voo Cathay Pacific CX251 para Londres (Heathrow) com um Airbus A340-313, que descolou da pista 13 às 00:02 do dia 6 de julho de 1998.

Uma pequena cerimónia de celebração do fim do aeroporto foi realizada dentro da torre de controlo após a ultima descolagem. Um pequeno discurso foi dado, as luzes da pista foram apagadas à 01:28, e o controlador da torre simplesmente disse uma mensagem final: "Goodbye Kai Tak, and thank you" (Adeus Kai Tak, e muito obrigado!). Durante toda a noite, uma interminável fila de camiões, autocarros e outros veículos de apoio deslocaram-se para o novo aeroporto.

O novo aeroporto, chamado de Aeroporto Internacional de Chep Lak Kok, em homenagem à ilha que lhe deu origem, oferece muita mais segurança e espaço, digno de uma cidade do Século XXI.

Atualmente, quase nada resta de Kai Tak: o Terminal foi totalmente demolido entre dezembro de 2003 e janeiro de 2004 e apenas alguns vestígios da sua antiga pista ainda estão à vista.

Kai-Tak-2.jpg

(Foto do atual estado do aeroporto)

Wikipedia (adaptado)

Infelizmente este aeroporto trouxe também muitas tristezas. Durante os 73 anos de existência do aeroporto aconteceram inúmeros acidentes dos quais 12 foram considerados muito graves devido aos trágicos desfechos.

As melhores fotos de Kai Tak:espi28:





 
Topo