Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Nacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.
R

RoterTeufel

Visitante
Abandonam carros após o assalto

Porto: Grupo de encapuzados roubou 200 euros, a máquina do tabaco e a TV da padaria
Abandonam carros após o assalto

O assalto ocorreu por volta das 04h45 de ontem no restaurante e padaria A’baco, na rua Mestre Guilherme Camarinha, no Porto. A vizinha do prédio acordou com um estrondo, foi à janela e ainda viu oito encapuzados a fugirem em dois carros, mas não percebeu o que tinha acontecido. Pouco depois, o padeiro deu o alerta.



'Vinha deixar o pão como o costume e foi ele que me telefonou a avisar de que a padaria tinha sido assaltada', contou ao CM Carlos Almeida, proprietário do estabelecimento. Carlos Almeida chamou a PSP e verificou depois que para entrarem no estabelecimento os ladrões tinham partido a montra de vidro com três paralelos. Levaram cerca de 200 euros da caixa, a máquina do tabaco e um aparelho de televisão LCD.

Os carros da fuga que a vizinha viu da janela foram identificados como sendo um Honda Civic vermelho e um Volkswagem Golf preto. Tinham sido dados como furtadas na zona de Águas Santas, Maia.

Estes dois automóveis foram vistos em fuga após várias tentativas de assaltos em Matosinhos e São Mamede de Infesta. A polícia chegou mesmo a perseguir estes carros, que acabaram por ser encontrados, abandonados, em duas ruas de Rio Tinto, em Gondomar.

No interior do Golf, a polícia encontrou o aparelho LCD e a máquina de tabaco completamente destruída. Na padaria assaltada, localizada numa zona de residências, a polícia realizou perícias mas, segundo apurou o CM, o grupo de ladrões está já referenciado pelas autoridades. À hora do fecho desta edição continuavam a monte.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Gang da Bela Vista fica mais violento

Crime: Grupo de Setúbal espanca seguranças para poder chegar ao dinheiro
Gang da Bela Vista fica mais violento


Arrancar caixas multibanco à força do chão ou da parede, transportando-as para as abrir mais tarde, desencadeia uma série de alarmes ligados à polícia. Por isso, o gang da Bela Vista, Setúbal, utiliza nova estratégia. Mais violenta. Depois de já ter arrecadado acima dos três milhões de euros, a maioria através de simples furtos sem agressões, na sequência das actuais medidas de segurança, o gang aposta agora no sequestro de vigilantes, alguns espancados, para abrirem as caixas ATM no local, com rebarbadoras, e chegarem assim às notas.



Foi assim em Telheiras, Lisboa, pouco depois das 00h00 do último domingo. Três elementos do grupo de Setúbal atacaram, com faca e arma de fogo, o ginásio MegaCraque Clube. Um segurança de 55 anos foi agredido, amarrado e fechado na casa de banho, não conseguindo impedir a abertura da caixa multibanco e a retirada do dinheiro.

Este grupo ataca há mais de dois anos e é experiente. Não deixa vestígios incriminatórios e só raramente usava força: no caso de ser apanhado a pena era reduzida. Agora, aposta na violência como forma de chegar ao dinheiro.

Nas últimas duas semanas, foi este o modus operandi usado em três situações. A 9 de Junho, no Montijo, seis elementos forçaram a entrada no edifício do Cais do Seixalinho, da Transtejo. Um segurança foi ameaçado com caçadeira e sequestrado duas horas – o tempo de que precisaram para abrir a caixa ATM e fugir com dinheiro.

Uma semana antes, também no Montijo, mas num restaurante da zona industrial, outro grupo de encapuzados atacou de madrugada. Segurança sequestrado e o mesmo método para abrir o ATM – com uma rebarbadora.

Com alguns dos cabecilhas presos, o grupo ataca em pequenos núcleos. Todos estarão a adoptar métodos violentos face às medidas de segurança com que a Sociedade Interbancária de Serviços equipa as caixas. A investigação a este grupo está entregue à GNR.

PRISÃO DE TRÊS CABECILHAS NÃO TRAVA ATAQUES

‘Quinito’, ‘Titi’, Manuel Tavares. São os três de Setúbal, aguardam julgamento presos e, directa ou indirectamente, têm ligações ao gang que, desde 2007, anda a ‘varrer’ a rede de multibancos (ATM) do País. As suas detenções e de outros considerados cabecilhas do grupo não serviu para extinguir a vaga de ataques às caixas ATM.

Ao invés, assistiu-se ao surgimento de pequenos núcleos de assaltantes, provenientes do bairro da Bela Vista, em Setúbal, ou com ligações ao mesmo, que andam pelo País a tentar recomeçar a vaga deste tipo de crimes. Mas, agora, em vez de se concentrarem só nos furtos de ATM, os gangs andarão até a fazer assaltos à mão armada a estabelecimentos comerciais e portagens da Brisa. Cadastrados e com fácil acesso a armas, tornam difícil o trabalho das polícias.

NOTAS TINTADAS NÃO INTIMIDAM ASSALTANTES

A SIBS garante que está a trabalhar para dotar toda a rede de caixas multibanco (ATM) do País de sistemas de tintagem de notas. No entanto, o plano parece não estar a intimidar os assaltantes.

Só nos primeiros quatro meses de 2009, foram já roubados mais de 18 ATM, o que contabiliza um prejuízo de 800 mil euros. Mesmo quando roubam notas tintadas, os ladrões deslocam-se a máquinas automáticas de vendas de bilhetes, instaladas em terminais de transportes como os da CP. Ao introduzirem uma nota destas numa máquina para comprar um bilhete, recebem em troca dinheiro ‘lavado’.

PORMENORES

SEGURANÇA DA SECURITAS

A Transtejo confirmou ao ‘CM’ o assalto de 9 de Junho, no Cais do Seixalinho. A vítima foi um funcionário da Securitas.

USARAM AUDI FURTADO

A 9 de Junho, os ladrões fugiram em duas viaturas. Uma delas, apurou o CM, é uma carrinha Audi roubada dias antes em Lisboa.

INVESTIGAÇÃO DA GNR

A investigação ao gang do multibanco é coordenada pela Unidade Especial de Combate ao Crime Violento do DIAP de Lisboa e está entregue à GNR.
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Buscas judiciais na casa de Valentim Loureiro

O Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto efectuou buscas numa das residências do Major Valentim Loureiro, no Porto.

As buscas foram ordenadas pela 6ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), do Porto, que habitualmente trabalha casos de corrupção.

Segundo a RTP, as buscas ter-se-ão estendido à Câmara de Gondomar, facto que a fonte contactada pela Lusa disse não poder confirmar. Elementos da unidade nacional de combate à corrupção da PJ estiveram na autarquia, por suspeitas de crime fiscal e abuso de confiança, e na residência de Valentim Loureiro, noticiou a RTP.

As buscas terão incidido nos gabinetes da vereadora Germana Rocha, responsável pela Divisão de Recursos Humanos e Gabinete de Estudos Estratégicos, e do vice-presidente José Luís Oliveira.

O gabinete de comunicação da autarquia, liderada pelo major Valentim Loureiro, disse à RTP "nada saber" sobre as alegadas buscas, tendo sido "uma manhã normal".

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Sobrinho de Isaltino deu "falsas declarações

Ministério Público vai iniciar um processo-crime por "falsas declarações" contra o sobrinho de Isaltino Morais depois de, na sessão desta quarta-feira, Leandro Alves não ter conseguido explicar onde terá gasto dinheiro levantado da conta suíça do autarca.

"Vai ser instaurado um processo-crime contra si por causa das falsas declarações prestadas hoje", disse a presidente do colectivo de juízes ao sobrinho do autarca de Oeiras, que foi ouvido por videoconferência no Tribunal de Sintra, desde a Suíça.

Ao longo do seu depoimento, Leandro Alves foi avisado por inúmeras vezes pelo procurador do Ministério Público de que estava sob juramento e que teria de falar a verdade.

O sobrinho de Isaltino Morais confirmou que exerce a profissão de taxista e que a sua mulher é proprietária de um salão de beleza, justificando que é com estas duas profissões que o seu agregado familiar juntou os cerca de 300 mil euros depositados numa conta do autarca na Suíça, e que Isaltino Morais afirma pertencerem ao sobrinho.

Quando questionado pelo MP sobre se na altura em que depositou esse dinheiro (2001 a 2003) seria toxicodependente, Leandro Alves negou, levando o procurador Luís Eloy a ler a transcrição de uma conversa telefónica entre o autarca de Oeiras e o sobrinho na qual Isaltino Morais diz que o sobrinho "gastava o dinheiro todo na droga".

"Andei dez anos a trabalhar e gastaste tudo em seis meses. Não te posso dar dinheiro para a droga", leu o procurador, adiantando que "é evidente que um toxicodependente não amealha este dinheiro [300 mil euros]".

A posição de Leandro Alves irritou a juíza e o procurador, já que por sucessivas vezes justificou a "falta de memória" com o tempo que já decorreu desde 2003, altura em que o caso se tornou mediático e que, segundo o sobrinho de Isaltino, forçou o autarca de Oeiras a deslocar-se à Suíça para levantar e dividir o dinheiro depositado numa conta em seu nome, mas que conteria montantes do autarca, da sua irmã e do sobrinho.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Falsificavam documentos para obter créditos

A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois homens que alegadamente pertencem a um grupo de oito que se dedicava à falsificação de documentos e burla na obtenção de financiamentos entre 2006 e 2008, que provocaram prejuízos de mais de 200 mil euros a instituições de créditos e sociedades financeiras.


Da investigação encerrada esta quarta-feira, resultou a constituição de oito arguidos, dos quais dois foram detidos e um deles ficou a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Além da apreensão de diversos documentos e contas bancárias, a PJ aprendeu ainda quatro automóveis de gama alta, que tinham sido adquiridos de forma fraudulenta.

De acordo com a PJ, o grupo angariava pessoas com dificuldades económicas a quem cobrava comissões e prometendo facilidades na obtenção de financiamento. Os arguidos ficaram encarregues de tratar do processo, usando para o efeito documentos falsos. Além das comissões, o grupo apoderava-se da totalidade dos créditos obtidos à revelia dos clientes, alguns deles já falecidos.
fonte:cm
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Cidadãos votaram duas vezes

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) confirmou esta quarta-feira que tem conhecimento informal de que cidadãos votaram duas vezes nas eleições europeias de 7 de Junho.


O porta-voz da CNE, Nuno Godinho Matos, assegurou, em declarações à TSF, que o resultado do acto eleitoral não está em causa e que o caso deve ser investigado pela Direcção-Geral da Administração Interna. 'Este problema deve tem que ser resolvido de modo a que, em futuras eleições, não se possa voltar a verificar a circunstância de um eleitor se manter recenseado em dois sítios diferentes do país', disse.

O responsável sublinhou que o número de casos é 'residual' e que não colocam em causa o resultado das eleições para o Parlamento Europeu.

Um dos casos conhecido é o de um eleitor de Leiria, que votou duas vezes. O acto é considerado um crime e o cidadão pode ser condenado a uma pena de prisão efectiva entre os seis meses e os dois anos e uma multa que varia entre os 100 e os 500 euros.
fonte:cm
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Detido suspeito de 11 assaltos

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um indivíduo suspeito da prática de 11 crimes de assaltos a bancos à mão armada e apreendeu 13 armas de fogo, oito armas brancas e milhares de munições proibidas.


O suspeito foi detido na segunda-feira e, de seguida, a PJ desencadeou uma operação com o objectivo de recolha de provas do envolvimento do indivíduo na prática de assaltos a bancos à mão armada.

Em comunicado, a PJ esclarece que o indivíduo é suspeito de ter cometido 11 assaltos a dependências bancárias da região de Lisboa, usando óculos escuros e armas de fogo.

Segundo a PJ, o detido 'não apresentava quaisquer antecedentes criminais, actuava com um grande à vontade e mantinha uma vida regular e discreta, vivendo uma verdadeira vida dupla na pele de assaltante bancário'.

Após ter sido presente a tribunal, o suspeito ficou a aguardar julgamento em prisão preventiva.
fonte:cm
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Prostituta leva engenheiro a assaltar 11 bancos

Funcionário do Ministério do Ambiente viu-se obrigado a assaltar os bancos para «satisfazer» os hábitos da namorada



235.jpeg




O suspeito de assaltar 11 bancos ,detido este domingo pela PSP de Lisboa, é um funcionário do ministério do Ambiente, segundo avança o Correio da Manhã. O suspeito é um engenheiro divorciado que terá «perdido a cabeça» com uma prostituta que o terá levado a uma vida de crime.

A mulher estava habituada a uma vida de luxo, visto ganhar 20 mil euros por mês. O funcionário viu-se então «obrigado» a assaltar 11 bancos no último ano e meio para compensar o dinheiro que «Denise» deixou de ganhar com o sexo.

O engenheiro escolhia os bancos com cuidado, estudando quais seriam os mais «fáceis» de assaltar. Numa lista cuidada escrevia quais as fragilidades de cada banco: agências em zonas residenciais, com pouca polícia e sem porta dupla.

Apesar de todas as precauções foi detido no passado domingo quando conduzia um veículo furtado. O suspeito escondia um arsenal de armas e encontra-se em prisão preventiva.















iol
 
R

RoterTeufel

Visitante
Prostituta de luxo leva engenheiro a assaltar bancos

Preso por 11 roubos
Prostituta de luxo leva engenheiro a assaltar bancos

Viciado em ambientes de alterne, o engenheiro perdeu de vez a cabeça com ‘Denise’, prostituta brasileira que o seduziu no Elefante Branco e Black Tie, em Lisboa. Já divorciado, o funcionário do Ministério do Ambiente passou a morar com a rapariga em sua casa. Só que esta estava habituada a uma vida de luxo, à custa de 20 mil euros que ganhava por mês a fazer sexo com estranhos – e o engenheiro de 39 anos quis acabar com isso. Para a compensar, assaltou 11 bancos no último ano e meio.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Jovem esfaqueado durante discussão

Chaves: Estavam chateados há mais de um ano
Jovem esfaqueado durante discussão

Combinaram encontrar-se para mais uma vez discutir. Há mais de um ano que andavam zangados e se envolviam frequentemente em agressões físicas. Mas anteontem à noite a discussão, entre os jovens de 21 e 22 anos, numa estrada da aldeia de Outeiro Jusão, em Chaves, acabou de forma trágica, durante uma cena de pancadaria entre ambos.



André Frade foi esfaqueado oito vezes. Cerca das 22h30 o jovem de 22 anos, residente em Assureira de Baixo, foi golpeado com uma navalha por Sérgio Silva. O agressor atingiu-o três vezes nas costas, duas vezes no abdómen e deu-lhe três golpes nos braços.

A vítima ficou no chão, numa poça de sangue. Um dos golpes tinha 15 centímetros de largura. O agressor fugiu, mas acabou por ser interceptado às 02h00 nas proximidades da aldeia onde ocorreu a agressão, pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Chaves. A navalha que Sérgio usou também foi apreendida. A vítima foi transportada para o Hospital de Chaves, onde foi operada de urgência. Ao que o CM apurou, André Frade está ainda internado mas não corre perigo de vida.

O agressor, Sérgio Silva, residente em Vila Nova da Veiga, ficou detido toda a noite no posto da GNR de Chaves. Ontem de manhã foi interrogado e acabou por ser libertado, após ter prestado Termo de Identidade e Residência.

O caso foi encaminhado para o Tribunal de Chaves, que deverá notificar o agressor para prestar declarações. Na aldeia de Outeiro Jusão nenhum popular sabe qual o motivo da discussão de anteontem, mas ao CM adiantaram a hipótese de ajuste de contas por questões ligadas a droga.
 
R

RoterTeufel

Visitante
"Acho que o povo tem sempre razão”

Entrevista: D. Jorge Ortiga
"Acho que o povo tem sempre razão”

O presidente da Conferência Episcopal, D. Jorge Ortiga, diz que o Governo deve reflectir sobre os resultados das Eleições Europeias e tirar as devidas ilações.

Correio da Manhã – Os bispos estão a debater a acção social da Igreja. Quais são as conclusões?

D. Jorge Ortiga – No essencial, que as coisas estão cada vez piores. Os problemas de pobreza e desemprego estão a agravar-se, e isto é comum a todas as dioceses. Nunca houve tanta gente a pedir ajuda à Igreja.

– E a Igreja tem condições para continuar a ajudar?

– Dentro das nossas possibilidades vamos acorrendo aos casos que chegam ao nosso conhecimento. Fazemos questão de estar cada vez mais presentes. Para além da celebração e da evangelização, temos obrigação de ajudar o próximo. A verdade é que são cada vez mais as pessoas que nos pedem o essencial, como um prato de comida.

– Acha que os resultados das Eleições Europeias devem ser entendidos como um aviso ao Governo?

– Não fazemos análise política. O que posso dizer é que, neste como em outros casos, o povo tem sempre razão e os responsáveis políticos devem tirar as devidas ilações.

– Este resultado deve fazer o PS repensar as políticas de apoio à família e as chamadas propostas fracturantes, como a legalização dos casamentos gay?

– Penso que sim. O partido que sustenta o Governo deve fazer uma reflexão sobre tudo isso. Mas o que considero fundamental é que todos os partidos sejam claros nas propostas e que os eleitores as analisem e votem nos programas que estejam em harmonia com os seus princípios.

– Ou seja, de acordo com os princípios da Igreja Católica...

– Não sou tão exigente. Acho que as pessoas devem escolher os programas eleitorais que defendam, não os valores religiosos que professam, mas os valores humanos em que acreditam. E que pensem bem que modelo de sociedade pretendem. Como se vê, o modelo civilizacional que conhecemos fracassou e depois desta crise nada será como antes.

– No Dia de Portugal, o Presidente da República falou na família como célula fundamental da sociedade. Que interpretação faz?

– Não me compete fazer qualquer interpretação das palavras do senhor Presidente da República. No entanto, registei com agrado a coincidência dessa declaração com o que tínhamos afirmado na abertura da Assembleia Plenária de Abril. A Igreja defende, de forma intransigente, a família como elemento-chave da sociedade e acho que ninguém devia ter dúvidas acerca dessa matéria.

PERFIL

D. Jorge Ortiga nasceu a 5 de Março de 1944 e ordenou-se padre em 1967. Vinte anos depois, o Papa João Paulo II decretou a sua ordenação episcopal e nomeou-o bispo auxiliar de Braga. Em 1999 foi nomeado arcebispo primaz da mesma arquidiocese. Preside à Conferência Episcopal Portuguesa desde 2005.
 
R

RoterTeufel

Visitante
“Não sei como pôde acontecer”

Vila Verde: Mulher desaparecida há oito dias, em Goães, encontrada quase nua
“Não sei como pôde acontecer”

A população da pequena freguesia de Goães, Vila Verde, está ainda em choque com a morte de Maria das Dores Silva, de 62 anos, que foi encontrada anteontem à tarde praticamente despida, num monte perto da casa onde vivia.



O corpo, em avançado estado de decomposição, apenas estava vestido com as cuecas e foi encontrado oito dias após o desaparecimento da vítima. Perto do cadáver estavam os chinelos que a idosa usava no dia em que saiu de casa, ao que tudo indica após uma discussão com os netos.

A causa da morte de Maria das Dores ainda não foi apurada. O CM sabe que a autópsia ao cadáver foi realizada ontem à noite, mas à hora de fecho desta edição os resultados ainda não eram conhecidos. No entanto, a hipótese de ter havido crime não é posta de parte já que o corpo da mulher tinha muitas nódoas negras.

Na casa onde a vítima vivia com a filha e os netos, ontem, o ambiente era de revolta. "Eu não sei como isto pôde acontecer, não sei como isto pôde acontecer", apenas repetia a filha de Maria das Dores, de lágrimas nos olhos.

Na freguesia, a população comentava ontem que a sexagenária tinha há algum tempo desentendimentos com os familiares que viviam com ela, mas ninguém arrisca avançar qualquer cenário.

"Era minha cliente, muito boa senhora. Até me senti mal quando soube como estava quando foi encontrada", disse ao CM a proprietária do cabeleireiro que Maria das Dores frequentava.

Em Goães, esta morte ainda misteriosa veio despertar algum medo na população. "Isto só mostra que mesmo nas aldeias temos que ter cuidado ao sair sozinhos. Não sabemos o que lhe pode ter acontecido", lamentou a dona do salão. A investigação está a cargo da PJ.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Água do Alqueva é tóxica

Estudo detectou contaminação que põe em risco a saúde
Água do Alqueva é tóxica

A água do Alqueva está contaminada por insecticidas e pesticidas, revelou um estudo científico realizado pela Universidade de Aveiro.



De acordo com o estudo, foi detectada 'a presença de níveis perigosos de insecticidas no rio Guadiana, que podem representar perigo para a saúde humana'. Trata-se de insecticidas que podem levar à contaminação de solos e de águas subterrâneas.

A empresa responsável pela barragem do Alqueva reagiu e disse que a qualidade da água satisfaz os fins a que se destina, reconhecendo contudo que para alguns usos necessita de tratamento.

'ÁGUA DE ALQUEVA PODE AINDA ESTAR TÓXICA' (Susana Loureiro, Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro)

Correio da Manhã – Um estudo da Universidade de Aveiro revela que a água de Alqueva apresentou valores tóxicos em 2006. O que significam estes dados?

Susana Loureiro – O que se verifica, pelas análises realizadas ao longo de mais de um ano, é que os pesticidas e herbicidas estavam acima dos valores permitidos por lei. Em alguns casos os valores duplicavam o permitido, sobretudo nos meses de Verão.

– Actualmente os valores de toxicidade mantêm-se?

– Nada nos garante que esteja melhor ou pior. A água do Alqueva pode ainda estar tóxica. Este estudo serve precisamente para alertar para a necessidade de monitorizações deste género todos os anos. Só com estudos ecotoxicológicos se pode controlar com eficiência, tal como é recomendado pela directiva quadro da Lei da Água.

– Pode existir risco para as espécies animais e vegetais?

– Pode. Os pesticidas podem entrar na base da cadeia pelas algas, passar para outras plantas, ou peixes prejudicando as espécies

– E para a actividade humana?

– Também. Pode por exemplo significar um aumento dos químicos nos solos. O mais urgente é testar esta e outras albufeiras ou reservatórios de água para consumo ou para utilização agrícola.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Burla no crédito rende 200 mil euros

Lisboa: Investigação da PJ implica 8 arguidos em rede fraudulenta
Burla no crédito rende 200 mil euros

Sem profissão conhecida há vários anos, fazia-se transportar num Mercedes SLK, um luxo de 50 mil euros, descapotável, que levantou suspeitas. A compra do carro foi só um dos muitos golpes em que a rede de burlões obteve crédito com documentos falsos. Estima-se que terão causado prejuízos de 200 mil euros.



O dono do Mercedes – tido como o elemento mais activo da rede – está em preventiva e a mulher, que entrava no esquema, também consta da lista de oito arguidos constituídos pela PJ.

Fonte da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ explicou ao CM que, por um lado, o grupo "ajudava pessoas com fracos recursos a obterem crédito, usando documentos falsos como declarações de IRS ou papéis de entidades patronais. Cobravam uma comissão pelo serviço que podia chegar a 4%".

O grupo tinha um segundo expediente ainda mais lucrativo: "Usavam nomes de outras pessoas, sem autorização ou conhecimento delas, para forjar documentos e pedir crédito a bancos e instituições financeiras. Chegaram mesmo a usar o nome de pessoas já falecidas para a compra de bens ou concessão de créditos. Ficavam com todo o dinheiro e usaram o esquema para comprar carros de luxo", revelou a mesma fonte. Durante a investigação, a Polícia Judiciária apreendeu quatro automóveis de gama alta.

Sob a direcção do DIAP de Lisboa, a PJ investigou crimes cometidos entre 2006 e 2008. Em Fevereiro foi feita a primeira detenção, tendo sido detido outro suspeito há poucos dias – o único que está em prisão preventiva. O processo conta com sete volumes e nove apensos, com muita informação sobre movimentos bancários suspeitos. Cabe agora ao Ministério Público avançar com a acusação.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Apanhado suspeito de motim

Setúbal: PSP prende homem que terá atacado a tiro a esquadra da Bela Vista
Apanhado suspeito de motim

O Corpo de Intervenção (CI) da PSP prendeu um homem, com cerca de 30 anos, que está a ser investigado pela autoria dos disparos de arma de fogo, feitos a 8 de Maio, a partir de uma viatura em andamento contra a esquadra da Polícia da Bela Vista, em Setúbal.



‘Catueta’, alcunha do detido, foi preso a 4 de Junho, no decorrer de uma patrulha feita por agentes do 5º Grupo do CI, na zona da Alameda das Palmeiras, onde residia. Recorde-se que foi este o centro da revolta contra a PSP que, nos primeiros dias de Maio, deixou o bairro problemático de Setúbal a ferro e fogo.

O Grupo de Operações Especiais (GOE) já tinha, de resto, uns dias antes, tentado proceder à sua detenção. Conhecido pelo recurso fácil a armas de fogo, o suspeito conseguiu iludir a vigilância dos operacionais do GOE – e, com isso, abandonar o bairro da Bela Vista. É considerado perigoso.

A 4 de Junho, no entanto, a persistência dos agentes do CI não lhe deixaram escapatória. ‘Catueta’ ainda tentou resistir, mas foi rapidamente apanhado, apurou ontem o CM.

A sua detenção foi consumada com base num mandado de detenção para cumprimento de prisão efectiva. A ordem judicial, emitida pelo Tribunal de Mafra, previa o cumprimento de três anos de prisão por outros crimes, que o detido começou de imediato a cumprir na cadeia de Setúbal.

No entanto, continuam as investigações sobre os alegados delitos praticados por ‘Catueta’. O Ministério Público de Setúbal mantém aberta a investigação aos distúrbios de Maio, no bairro da Bela Vista. ‘Catueta’ é um dos suspeitos de, ao fim da tarde de 8 de Maio, ter atacado a tiro a esquadra da PSP da Bela Vista. Três disparos de caçadeira foram efectuados a partir de um Honda Concerto contra a porta do departamento policial. Apesar de não ter feito feridos, o ataque serviu para reformular a segurança da esquadra.
 
R

RoterTeufel

Visitante
PSP dá golpe no tráfico

Tavira: Detidas cinco pessoas em duas operações policiais na cidade
PSP dá golpe no tráfico

A PSP de Tavira desenvolveu, anteontem, duas operações policiais, que permitiram a detenção de cinco indivíduos e a apreensão de uma considerável quantidade de produto estupefaciente.



"Pensamos ter dado forte golpe no tráfico de estupefacientes numa cidade que nem é das mais problemáticas da região nesse tipo de crime", explicou o intendente Victor Rodrigues, comandante distrital da PSP, que salientou "a investigação policial que decorreu durante algum tempo e que permitiu referenciar estes indivíduos agora detidos", garantiu o oficial da PSP.

Na primeira acção, a força policial interceptou um veículo suspeito, que viria a ser apreendido, no qual seguiam três portugueses, com idades compreendidas entre os 33 e os 37 anos. Na busca efectuada ao veículo, foi encontrado um saco de plástico, com oito pacotes, contendo 396 doses de heroína. No seguimento desta operação, foram efectuadas duas buscas às residências dos detidos, em que foram apreendidas 35 doses de haxixe, dois cartões multibanco e material próprio para embalagem de droga.

Na outra operação, realizada no bairro da Bela Vista, foi interceptado um veículo com uma mulher, de 46 anos, e um homem, de 45. O duo, ao sentir-se perseguido, ainda conseguiu jogar, pela janela do veículo, um volume contendo dois pacotes, com 102 doses de heroína e três panfletos com 15 doses de cocaína.

Foram ambos detidos e presentes, tal como os restantes três, ontem à tarde, ao Tribunal Judicial de Faro, para primeiro interrogatório, desconhecendo-se, à hora de fecho desta edição, as medidas de coacção aplicadas.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Investigado homicídio

Setúbal: Disputas de liderança
Investigado homicídio

A Polícia Judiciária de Setúbal abriu um inquérito para apurar se David Ascenso Lopes foi assassinado. O jovem de 24 anos já era investigado há muito tempo por ligações ao gang do multibanco, que ataca a partir do bairro da Bela Vista, Setúbal, e anteontem à noite morreu num estranho acidente de moto – numa altura em que havia grandes divergências no seio do grupo pela possível ascensão de David à chefia do gang.



Recorde-se que, no topo do grupo que já arrecadou mais de três milhões de euros das caixas ATM, estava ‘Quinito’, entretanto preso. David disputava com outros elementos a liderança do gang, mas morreu pelas 22h50 de terça-feira, em Lau, Palmela, num violento choque. Um imigrante ucraniano, condutor do camião contra o qual David Lopes embateu com a sua moto Suzuki, foi já interrogado.

Familiares do jovem disseram ao CM que a colisão se terá ficado a dever ao "descuido do condutor ucraniano". "Ele virou à esquerda, para uma via sem saída. Depois fez marcha-atrás sem ver e foi quando apareceu o David, que chocou contra ele", disse Zenóbia Lopes, mãe de David. Teve morte imediata. Testemunhas dizem ao CM que, instantes depois do choque, um Opel Corsa surgiu a alta velocidade no local. Ao ver David Lopes já morto, o condutor fugiu.
 
T

TIN

Visitante
Preso por 11 roubos
Prostituta de luxo leva engenheiro a assaltar bancos

Viciado em ambientes de alterne, o engenheiro perdeu de vez a cabeça com ‘Denise’, prostituta brasileira que o seduziu no Elefante Branco e Black Tie, em Lisboa. Já divorciado, o funcionário do Ministério do Ambiente passou a morar com a rapariga em sua casa. Só que esta estava habituada a uma vida de luxo, à custa de 20 mil euros que ganhava por mês a fazer sexo com estranhos – e o engenheiro de 39 anos quis acabar com isso. Para a compensar, assaltou 11 bancos no último ano e meio.

:Espi06::Espi06::Espi06::Espi37::Espi37::Espi37:
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,829
Gostos Recebidos
67
ARS alerta para consequências da propagação do vírus no Algarve

O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve alertou, esta quinta-feira, que os empresários na região devem preparar-se para um absentismo dos trabalhadores que pode ser elevado por causa da pandemia da gripe A durante o Verão.

Apesar de as autoridades considerarem que o maior surto da gripe A em Portugal deve acontecer em Outubro e Novembro, vai ser implementado um plano de contingência para a doença no Algarve, que inclui a criação de áreas de atendimento específicas para os doentes em nove centros de saúde caso haja um agravamento da situação.

«O objectivo é que as pessoas se preparem», sobretudo os serviços que têm de ser mantidos em funcionamento, «para a possibilidade de terem entre cinco a 20 por cento de pessoas ausentes» dos postos de trabalho, afirmou o presidente da ARS do Algarve.

Rui Lourenço lembrou que a ARS do Algarve fez também um folheto para as crianças do primeiro ciclo alertando para a necessidade de cuidados de higiene, como lavar as mãos, para evitar a propagação do vírus.
Esses folhetos serão também distribuídos em hotéis e operadores turísticos, com vista a evitar que a gripe A tenha «implicações na área da economia da região».

O Algarve recebe muitos turistas de Inglaterra, um dos países onde o vírus mais se tem manifestado.





In:tsf
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Sócrates repetiu a palavra "desculpe" uma vez em cada 3 minutos na entrevista à SIC

Sócrates repetiu a palavra "desculpe" uma vez em cada 3 minutos na entrevista à SIC

José Sócrates estreou-se nos palcos da "humildade" na primeira entrevista após a derrota nas europeias.

O primeiro-ministro pronunciou a palavra "desculpe" por 18 vezes - uma média aproximada de três em três minutos -, o que aliado a uma postura mais serena e a um discurso menos agressivo do que nos últimos quatro anos, confirma o socialista em modo reparador de danos eleitorais e distante do "ser sanguíneo" que disse ser quando conquistou a maioria absoluta em 2005.

Quarta-feira à noite na SIC, Sócrates falou 50 minutos quase sem se exaltar, ouviu sereno as questões colocadas, deixou que lhe interrompessem as respostas. Não contestou as perguntas da jornalista - há poucos meses com Judite de Sousa (RTP) o ambiente tinha sido mais crispado, por exemplo, ao falar sobre o Freeport - e raramente sobrepôs a sua voz à da entrevistadora.

À mudança na forma, que já tinha ficado patente durante a moção de censura no Parlamento, apesar do calor do debate, aliou-se igual alteração no conteúdo. Sócrates assumiu erros na governação, como o conflito aberto com classes profissionais, disse ser preferível deixar a decisão sobre o TGV para um governo com a "legitimidade refrescada" nas eleições e até se mostrou de "coração partido" pela situação dos clientes do BPP.

Jornal de Negócios
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Sexto caso de Gripe A confirmado em Portugal

Um novo caso de infecção por vírus da Gripe A (H1N1) foi confirmado pelo Ministério da Saúde. São seis o número de casos registados em Portugal. Há mais três casos suspeitos em análise.

Trata-se de um jovem de 26 anos que regressou dia 14 de Junho dos Estados Unidos e cuja infecção foi confirmada laboratorialmente na última noite.

"O doente está internado no Hospital Curry Cabral (Lisboa) e a situação clínica é estável. Os contactos próximos deste indivíduo estão a ser identificados", refere o Ministério da Saúde em comunicado.

Ao todo, durante a noite estiveram em investigação quatro casos suspeitos de infecção por aquele vírus, tendo sido confirmado um deles e afastados outros dois.

"Mantém-se em investigação um destes casos e iniciaram investigação laboratorial mais dois casos, num total de três. Os resultados são esperados para o final do dia de hoje", acrescenta o Ministério da Saúde.

A notificação à Organização Mundial da Saúde desta alteração está a ser realizada nos termos previstos pelo Regulamento Sanitário Internacional.

Além do caso confirmado, esta sexta-feira, mantém-se internado um homem de 39 anos infectado com o vírus (H1N1), que está desde o dia 17 no Hospital Curry Cabral, mas cuja situação clínica se mantém estável.

O Ministério da Saúde considera que a existência de seis casos "não representa uma preocupação acrescida".

Quanto à situação dos cidadãos nacionais embarcados no navio Ocean Dream, o Ministério da Saúde afirma continuar a acompanhar a sua situação, estando em contacto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.


fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
PJ desmantela rede especializada no furto de obras de arte

A Polícia Judiciária (PJ) deteve cinco pessoas suspeitas de integrarem uma rede que se dedicava a furtar obras de arte e recuperou parte das peças, revelou hoje a Directoria do Norte daquela corporação.

A rede actuava há pelo menos três anos, designadamente nas zonas de Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto, Guimarães, Celorico de Basto, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Braga, Santo Tirso, Vizela e Porto.

Os detidos são três homens e duas mulheres, com idades entre os 17 e os 56 anos, a quem a PJ imputa a autoria de dezenas de furtos de peças antigas do recheio interior, como arte sacra, pinturas, estatuetas, pratas, louças, linhos, roupas, instrumentos musicais e armas de colecção.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Detido 5º suspeito de rapto de menor

Polícia Judiciária anunciou a quinta detenção no âmbito de uma investigação relacionada com o rapto de uma criança de 11 anos para a obrigar a casar com um homem de 18 anos.

Segundo um comunicado policial, a pessoa agora detida é uma mulher de 43 anos, suposta cúmplice de rapto da menor e indiciada por co-autora de crime de violação da menor, cometido durante a realização de rituais próprios de cerimónia de casamento da étnica cigana.

A menor residia com a família em Santa Maria da Feira e foi levada em Março para Montemor-o-Velho para ser obrigada a casar.

Esteve retida pelos seus raptores um período aproximado de três dias, até que foi resgatada pela Polícia Judiciária.


fonte:jn
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo