Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Nacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Derrocada na Fajã da Areia danifica moradias e causa um ferido ligeiro

Uma derrocada de pedras na Fajã da Areia, em São Vicente, desalojou hoje vários moradores e fez ferimentos ligeiros num adulto, revelou à Agência Lusa fonte dos bombeiros locais.

As pedras de grande dimensão caíram ao longo do dia causando estragos nos tectos das residências "mas apenas feriram ligeiramente uma pessoa", adiantou a fonte dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz.

"Os vários moradores foram alojados noutro aposentos até a verificação final das condições do local", acrescentou.
fonte:jn
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
“Existem pequenos dados de recuperação”

Discurso directo

Eduardo Catroga, Economista


Correio da Manhã – A recuperação económica pode começar a dar os primeiros passos em 2010, como prevê o governador do Banco Central Europeu, Jean--Claude Trichet ?

Eduardo Catroga – Todas as previsões são falíveis, mas, de qualquer modo, existem pequenos dados de recuperação. Apesar do quadro de incerteza, é de esperar uma retoma nos Estados Unidos da América entre seis a nove meses .

– Concorda com Jean-Claude Trichet quando fala em riscos e em incertezas?

– Penso que devemos ter muita prudência, pois existe a percepção que já se bateu no fundo, mas há, de facto, alguns riscos como o de, por exemplo na Banca Alemã e na Banca Austríaca, o crédito malparado ainda não estar consolidado.

– Acha que a previsão de retoma para 2010 também se aplica ao caso português?

– A economia portuguesa tem condições para recuperar no primeiro semestre de 2011, caso as economias mundiais também registarem um ambiente de retoma, pois só pudermos crescer se os países para onde exportamos também estiverem em crescimento. Em Portugal há problemas específicos, para além dos conjunturais, mas também há uma componente estrutural a considerar.

Fonte: Correio da Manhã
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
A1: Autocarro incendeia-se

Cerca de 50 pessoas ficaram apeadas ontem à noite após o autocarro em que seguiam se ter incendiado na A1, no sentido norte/sul, junto à saída de Aveiro Sul.
As chamas foram combatidas pelo motorista, que conseguiu impedir danos maiores. Os passageiros tiveram de esperas na berma por outro transporte.

Fonte: Correio da Manhã
 

cRaZyzMaN

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2007
Mensagens
5,760
Gostos Recebidos
0
Morte de participante marca Lisboa Bike Tour

A quarta edição do Lisboa Bike Tour, que teve lugar este domingo na Ponte Vasco da Gama, ficou marcada pela morte de um dos participantes. Uma formadora da Cruz Vermelha no local criticou o INEM pelo atraso no socorro.

Rui Almeida, da organização do evento, disse que o participante, de 63 anos, teve um «ataque cardíaco fulminante que provocou o seu falecimento», adiantando que, apesar da «pronta atenção e atitude muito imediata do INEM» não foi possível reverter a situação.

Já Débora Alves, uma socorrista e formadora da Cruz Vermelha que esteve no local como participante e prestou um primeiro auxilio à vitima com manobras de reanimação, assegurou que contactou o INEM, mas a assistência demorou cerca de «20 minutos» a chegar ao local, considerando esta situação «inadmissível».



Ora bem eu estive no local e o que vi foi um enfermeiro de serviço do staff da bike tour junto ao senhor que faleceu, ia eu a parar chega outra enfermeira e uma socorrista da crux vermelha que falam na notícia. O enfermeiro estava a tremer, notava-se ali um desconforto com a emergência médica, uma coisa é saber fazer outra é actuar e saber actuar com calma, este senhor disse à "socorrista eu é que mando aqui", mostra muito pouco saber no que toca à emergência médica, no que toca à calma é uma nulidade.

Dizia o enfermeiro não tá em paragem cardio respiratória, e não tava, pois ele arfava e tão a tremer, tudo indicava ataque, mas o homem nao estava confortável e muito menos estavam a falar com ele, para controlar a respiração.

O enfermeiro em questão pediu a um pessoa para contactar o inem, o codu mandou vmer uns minutos depois não sei precisar.

Existem erros de ambas as partes, com 2 enfermeiros e 1 socorrista ninguém fez o diagnóstico como deve ser, uma coisa é não estar quem ententa de emergência outra é estar presente e actuarem.

Não intrevi pois estavam 2 enfermeiros a tratar do caso e uma socorrista da cruz vermelha, e eu seria de certo o mais novo de todos, na volta ia dar mais confusão do que estava e afastei-me, pensei eles tratam do caso, afinal trataram mal.

Enfim esta bike tour peca e muito em organização, é de lamentar que apenas visem o lucro, pois havia 1 vmer na ponte toda, isto não é possivel para 7500 pessoas 1 vmer, é o lol total.

é tem mais coisas, mas isto vai longo e tenho fome, dinner time.

Best regards

cRaZy
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Tentou matar ex-mulher na presença das filhas

Uma das três filhas foi atingida acidentalmente numa perna por um dos seis tiros que um homem disparou sobre a ex-mulher.

A Unidade Local de Investigação Criminal da PJ de Vila Real anunciou a detenção de um homem de 39 anos suspeito da autoria de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, ocorrido sábado em Chaves.

O crime, de natureza passional, teve como vítima a ex-mulher, de 37 anos, que na ocasião se encontrava acompanhada de suas três filhas menores, com 4, 11 e 17 anos, tendo uma delas sido atingida acidentalmente numa perna por um dos seis disparos.

A mulher foi atingida com gravidade na cabeça com três dos tiros e com outros nas mãos, o que motivou o seu internamento hospitalar.

"Ao arguido foi feita a apreensão da viatura em que se fazia transportar e da arma do crime, uma pistola de alarme transformada em arma de fogo, ilegal", refere a PJ em comunicado.

O detido, serralheiro de profissão, vai ser submetido a primeiro interrogatório judicial para aplicação das adequadas medidas de coacção.

fonte.:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
TGV: Prazo para entrega de propostas adiado para Agosto

O prazo para a entrega das propostas para construção do troço de alta velocidade Lisboa-Poceirão foi adiado para 31 de Agosto, segundo uma informação publicada na página na Internet da empresa responsável pelo projecto.
«Informam-se todos os interessados que o prazo de entrega de propostas do concurso 'Concessão RAV Lisboa-Poceirão (…) foi prorrogado, passando a data limite para a apresentação das mesmas para as 16:00 do dia 31 de Agosto», cerca de um mês depois do prazo inicialmente previsto, lê-se na nota da RAVE - Rede Ferroviária de Alta Velocidade.

O anúncio para o concurso foi publicado em Diário da República a 01 de Abril, definindo como prazo de apresentação das propostas 121 dias a partir dessa data.

Este foi o segundo concurso do projecto português de alta velocidade ferroviária a ser lançado e representa um investimento global de 1.928 milhões de euros.

Os consórcios liderados pela Brisa/Soares da Costa e pela Mota-Engil já anunciaram que estão na corrida à construção e exploração deste segundo troço da linha Lisboa-Madrid, que integra a construção da terceira ponte sobre o Tejo, que ligará Chelas ao Barreiro.

O primeiro concurso, referente à construção e exploração do troço Poceirão-Caia, está actualmente na fase final de avaliação das propostas dos dois consórcios finalistas, liderados pela Brisa/Soares da Costa e pela Mota-Engil, e o ministro das Obras Públicas já afirmou que o contrato de concessão só será assinado na próxima legislatura.

«O andar normal das coisas leva a que só na próxima legislatura - lá para Outubro -, haja condições, nunca antes, para assinar o contrato de concessão» do troço Poceirão-Caia, afirmou o ministro Mário Lino na semana passada.

Mário Lino afirmou na altura que há procedimentos e prazos que o Governo quer respeitar, pelo que «não será plausível nem é possível» ter o processo concluído até às eleições, porque o Executivo «não pode nem quer ultrapassar etapas».

Diário Digital / Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Portugueses pagaram menos 14 M€ em multas de trânsito

Nos primeiros meses do ano, as receitas das multas de trânsito diminuíram 61,3%, ou seja, menos 14 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano passado, noticia hoje o jornal i.
Segundo a mesma fonte, a greve de zelo da GNR contribuiu para a queda das multas de trânsito.

De acordo com os dados do relatório da execução orçamental de Abril, em quatro meses foram pagos 8,9 milhões de euros devido a infracções de trânsito. No mesmo período do ano passado, tinham já entrado nos cofres do Estado 23 milhões.

Os dados reflectem tanto os pagamentos feitos na hora, em acções de fiscalização, como os herdados de anos anteriores e processados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

fonte:diariodigital
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Água deitada de avião destruiu jipe

Um jipe de comando dos Bombeiros Voluntários de Penafiel ficou destruído quando foi atingido pela descarga de água de um dos três aviões Canaderes que ontem prestavam socorro num incêndio florestal ocorrido na zona de Perafita, Boelhe, a confinar com a freguesia de Rio de Moinhos, naquele concelho.

O segundo comandante da corporação, Fernado Campos, disse, ontem, ao JN, que o veículo dirigia-se para o incêndio, cerca das 17 horas, quando, talvez por erro de cálculo, o avião largou a água e atingiu o jipe, esmagando-o praticamente. O bombeiro que o conduzia nada sofreu.

No entanto, aquele responsável afirma que a reparação da viatura, que é importante nas acções de socorro, será extremamente onerosa e que a corporação não tem dinheiro disponível nem para o arronjo nem para comprar outra.

O azar dos bombeiros de Penafiel, porém, não se ficou por este acidente. Antes, um aluimento de terras provocou o despiste de uma viatura que ficou muito danificada.

Mas não foi só em Penafiel que o fogo não deu descanso aos bombeiros. Para além do de Baguim do Monte, Gondomar (ler peça na página), em Oliveira de Azeméis, num pinhal no lugar de Mergulhão, freguesia de Cesar, o fogo chegou perto de algumas empresas da zona industrial daquela freguesia.

No concelho da Trofa, registaram-se quatro incêndios: um numa zona de mato no lugar de Vilares,Muro, atingiu grandes proporções e chegou a outro fogo em S. Romão do Coronado, numa zona de monte onde as duas freguesias confluem; outro no lugar de Rindo, em Covelas e outro na Maganha, em Santiago de Bougado. Um quarto surgiria na freguesia de Guidões, este considerado o mais preocupante.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
3 t de droga apreendidas a bordo de veleiro alemão

Cerca de três toneladas do que se suspeita ser haxixe foram hoje apreendidas pela Polícia Marítima a bordo de um veleiro alemão que navegava 10 milhas a Sul de Armação de Pêra, concelho de Silves.

Segundo fonte do comando da Zona Marítima do Sul, o veleiro foi detectado cerca das 11:00 pela lancha de fiscalização rápida «Sagitário», no âmbito da acção de controlo à imigração ilegal «Frontex».

A Zona Marítima do Sul ordenou à equipa que estava no local que fizesse uma busca exaustiva ao interior do veleiro, tendo sido encontradas entre 2,5 a 3 toneladas de droga, presumivelmente haxixe.

Diário Digital / Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
PJ deteve suspeito da autoria de incêndio em Paredes

A Directoria do Norte da Polícia Judiciária deteve hoje um homem como presumível autor de um incêndio intencionalmente ateado na tarde de domingo, na zona de Paredes, que consumiu mais de 14 mil metros quadrados de eucaliptal e mato.
Em comunicado, a PJ refere que o arguido terá agido por razões fúteis e utilizado um isqueiro para provocar o incêndio que só não se propagou a uma área residencial das imediações devido à intervenção de dezenas de bombeiros.

O detido, de 41 anos, empregado da construção civil, vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das adequadas medidas de coacção.

Diário Digital / Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Condutor ébrio detido ao tentar subornar GNR

O homem, apanhado ao volante com 2,39 de taxa de alcoolemia, terá tentado evitar a multa oferecendo 25 euros aos agentes.

Um condutor a quem foi detectada uma taxa proibida de alcoolemia foi detido no domingo na Benedita, Caldas da Rainha, quando terá insistido em tentar subornar os agentes autuantes, informou a GNR.

Pelas 23.20 de domingo, um condutor a quem foi detectada uma taxa de alcoolemia de 2,39, terá tentado subornar os agentes da GNR que o autuaram, oferecendo-lhes 25 euros para fecharem os olhos ao ocorrido, disse hoje à Agência Lusa um porta-voz da corporação.

Advertido da gravidade do seu auto, o condutor terá insistido na tentativa de corrupção, pelo que foi detido.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Burla de 700 euros a três idosas de Coimbra

Falsos agentes da Segurança Social apropriaram-se de cerca de 700 euros de três idosas dos arredores de Coimbra, propondo-se trocar notas de euros, com o argumento de que iriam sair de circulação.

Fonte da GNR disse presumir tratar-se do mesmo grupo de dois indivíduos que uma das vítimas identificou como tendo cerca de 30 anos, por utilizarem o mesmo "modus operandi" e em localidades vizinhas.

A primeira vítima ficou sem 250 euros. Pouco passava das 09:00 quando a idosa de Corticeira de Cima, Cantanhede, passou para as mãos dos indivíduos as notas que tinha em casa, vendo-os de seguida porem-se em fuga numa viatura.

Cerca das 10:00, em Arneiro, Mira, uma outra idosa acreditou na mensagem dos burlões e ficou sem 200 euros.

O terceiro caso aconteceu por volta das 11:45 em Pereira do Campo, Cantanhede. Como a idosa disse não estar interessada na troca de notas, um dos burlões empurrou-a e entrou em casa apropriando-se de uma carteira que tinha 210 euros e cheques bancários.


fonte.jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Detido por violação de duas gémeas de 13 anos

A Polícia Judiciária anunciou esta segunda-feira a detenção, nos arredores de Lisboa, de um homem de 26 anos indiciado por abuso sexual de duas gémeas de 13 anos.

Fonte da PJ disse à Lusa que o suspeito, detido na sexta-feira à noite, "era já conhecido das duas raparigas, o que lhe facilitou a aproximação".

Sem acrescentar mais pormenores sobre este caso de violação, a fonte disse que o detido foi ouvido em primeiro interrogatório judicial, tendo ficado sujeito à medida de coacção de apresentações periódicas às autoridades e proibição de contactos com as vítimas.

fonte:jn
 

rubenkilian

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 8, 2007
Mensagens
19
Gostos Recebidos
0
Passe MSG, muito depressa menino raptado no alentejo

URGENTE - MENINO RAPTADO - Passe MSG, muito depressa Catarina Teixeira de
> Carvalho Sociedade de Advogados Rua de Grijó, nº 26, salas 1 a 3 4150 - 384
> Porto
> Tel.: 225322966/7 - Fax: 226174003
> Este menino foi raptado no Alentejo, por favor passem este e-mail a todos os
> que conhecem.
> Para informações contactar com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo.
> Pensem que se vos acontecesse algo de género, gostariam de ser ajudados.
>
>
> --
> 'Perderei a minha utilidade no dia em que abafar a voz da consciência em
> mim'. Mahatma Gandhi
>
>
>
> Escola de Futebol Oboladas
> Ed. Filipe Simões
> Contacto: 968532972
> escola de futebol Oboladas
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Venda de parte da TVI para breve

Um grupo de investidores, liderados pela PT, pode estar perto de comprar os 30 por cento da TVI. Outros interessados apontados é a Ongoing, Controlinveste e Telefónica.


3ddd18_1245748949.jpg




A PT pode vir a comprar, em breve, os 30 por cento que a Prisa quer vender da Media Capital, dona da TVI, segundo o jornal i. O título liderado por Martim Avilez Figueiredo avança ainda que outros interessados serão a Ongoing e a Controlinveste.

Este interesse deverá ser consequência da baixa do preço da transacção, que passou de 200 milhões para 150 milhões de euros, mas também com a manutenção das receitas, nos próximos anos. Segundo o Diário Económico, a telefónica também estará em negociações avançadas com a Prisa.

A espanhola, que é dona da Media Capital, tinha admitido em Outubro vender parte da detentora da TVI, e estaria interessada em encontrar um parceiro português para tal.
















logoTvNet.gif
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Calor ainda justifica alerta amarelo

Apesar das baixas das temperaturas, a DGS mantém alerta amarelo em três distritos.


A Direcção-geral da Saúde (DGS) colocou três distritos em alerta amarelo, devido ao calor, para esta terça-feira. A DGS chama a atenção da população para os efeitos na saúde, devido ao calor, principalmente em Portalegre, Évora e Beja. Estão previstos 32º em Beja, 30º em Évora, e 28º para Portalegre.

O Instituto de Meteorologia espera ainda que se registem 28º em Lisboa, 24º no Porto e 27º em Faro.

O alerta amarelo é o intermédio, numa escala de três.
















logoTvNet.gif
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
AR: Primeiro-ministro escolhe para tema do debate quinzenal "apoios aos estudantes"

AR: Primeiro-ministro escolhe para tema do debate quinzenal "apoios aos estudantes"

23 de Junho de 2009, 15:29

Lisboa, 23 Jun (Lusa) - O primeiro-ministro, José Sócrates, escolheu para tema do debate quinzenal de quarta-feira no Parlamento os apoios aos estudantes, disse hoje à Agência Lusa fonte do Ministério dos Assuntos Parlamentares.
Este é o segundo debate quinzenal consecutivo aberto pelo Governo em que o executivo escolhe temas relacionados com a educação. A 22 de Abril, o primeiro-ministro escolheu o tema "política educativa e de apoios sociais".
Nesse debate, o Governo anunciou o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos e um programa de bolsas de estudo no secundário a partir do próximo ano lectivo

lusa
 

NFS

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 7, 2009
Mensagens
1,101
Gostos Recebidos
0
Matam padrasto para defender mãe

O desfecho trágico há muito que era previsto pelos vizinhos. Fernando Sousa, 54 anos, nunca se deu com os dois filhos da mulher com quem vivia. Discutiam frequentemente e as ameaças de morte do padrasto aos enteados eram constantes.


Anteontem à noite, Fernando foi morto pelos enteados, de 19 e 22 anos, na sua casa de Moreira de Cónegos, Guimarães, depois de ter agredido a mãe deles. A autópsia confirma que o golpe fatal foi no pescoço, com um pedaço de uma jarra partida.

Os jovens foram ouvidos pela Policia Judiciária e libertados ainda durante a noite. A PJ entendeu que o crime configurava legítima defesa e decidiu não os apresentar a primeiro interrogatório judicial.

A família vive num ambiente de miséria. Fernando exagerava na bebida e agredia física e verbalmente Maria do Céu, sua companheira há mais de dez anos, quando estava embriagado.

Voltou a bater na mulher no domingo, e esfaqueou-a nas mãos. Ao chegar a casa, os filhos depararam-se com a agressão e socorreram a mãe. Fernando ameaçou-os com a mesma faca e um dos filhos defendeu-se com uma jarra partida durante as agressões mútuas. Acabou por atingir Fernando no pescoço.

"Acordei com os gritos, vim cá fora e vi-o a correr. Tinha muitos cortes e as roupas estavam cheias de sangue. Andou uns metros e caiu morto. Fugi com medo, ele não parava de sangrar. Chamámos logo a ambulância, mas já não havia nada a fazer", contou ao CM Laurentina, vizinha da vítima.

A GNR foi chamada ao local. Uma hora depois, perante o olhar incrédulo dos vizinhos, Bernardo e Mário foram levados pela PJ. "Quando estava a ser levado pela polícia, Mário abraçou-se a mim e ao meu filho. Estava em choque, dizia que não sabia o que lhe tinha passado pela cabeça para fazer aquilo e que a vida dele estava estragada", conta a mesma vizinha.

FAMÍLIA VIVIA COM MUITAS DIFICULDADES

Fernando residia numa pequena casa térrea com a companheira e os enteados. O homem de 54 anos sustentava a casa com o dinheiro que ganhava na construção civil.

Mário estava no desemprego. Já Bernardo, que tinha regressado há uma semana de Espanha, nunca trabalhou. Os problemas de droga do jovem sempre foram do conhecimento dos vizinhos.

"É uma família muito problemática e leva uma vida cheia de dificuldades . A mulher sempre foi maltratada e ele, quando bebia, transformava-se. Até me admira isto não ter acontecido antes", disse ao CM António Machado, proprietário de um café que Fernando costumava frequentar.

Apesar dos problemas em casa, Fernando nunca causou problemas no café e era tido como um homem calmo e respeitador.

"SEMPRE DISSE QUE IA ACABAR EM MORTE"

Joaquim há muito que tinha avisado o irmão Fernando. Várias vezes lhe pediu para que mudasse o seu comportamento ou então para se separar da mulher. Fernando nunca quis ouvir. Anteontem à noite, quando lhe bateram à porta, Joaquim pressentiu que o pior tinha acontecido.

"Quando me bateram a porta, algo no meu coração me disse que ele estava morto. Sempre lhe disse que isto ia acabar em morte", afirmou o irmão da vítima.

Joaquim acusa, no entanto, os enteados de Fernando de o maltratarem e de viverem às custas do dinheiro do salário dele.


CM
 

NFS

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 7, 2009
Mensagens
1,101
Gostos Recebidos
0
Assalto a loja de roupa deixou prateleiras vazias

A loja de vestuário Lacoste, na rua Formosa, em Viseu, ficou com as prateleiras completamente vazias após um furto que terá ocorrido na madrugada de hoje, informou a proprietária

De acordo com Filomena Oliveira, «foram furtadas todas as peças de roupa que estavam nas prateleiras. Só deixaram a roupa dos manequins expostos na montra».

«Levaram peças caríssimas, seguramente perto dos 300 mil euros», acrescentou.

Filomena Oliveira contou que chegou à loja, situada em pleno centro da cidade de Viseu, pouco passava das 9h.

«Deparei-me com a porta entreaberta e nem queria acreditar quando vi a loja completamente vazia», referiu.

A proprietária da loja explicou que foi furtado «todo o stock e até as peças mais pequenas, nomeadamente cintos e porta-chaves, para além do sistema informático».

«É incrível como 'limpam' assim uma loja. Tiveram uma grande disponibilidade de tempo e tudo leva a crer que tenham parado uma carrinha à porta para conseguirem levar tudo, inclusive as peças que estavam penduradas em cabides, que são mais pesadas», relatou.

A lojista lamentou o facto de «a rua não ter segurança necessária. A partir de certa hora da noite isto fica deserto».

«Os comerciantes têm de se unir para exigir pelo menos um polícia em cada rua», considerou.

A PSP de Viseu confirmou que os assaltantes terão entrado pela porta principal da loja, depois de terem arrombado a fechadura.

Lusa / SOL
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Freeport: MP confirma que Carlos Guerra é arguido

Freeport: MP confirma que Carlos Guerra é arguido

por Lusa

Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) confirmou hoje que Carlos Guerra, ex-presidente do Instituto de Conservação da Natureza, foi constituído arguido no âmbito do inquérito ao chamado "caso Freeport".

"Confirma-se que Carlos Guerra foi constituído arguido", informou o DCIAP, que está a investigar aquele caso relacionado com o licenciamento do outlet de Alcochete, em 2002.
Numa nota enviada à Lusa, o DCIAP esclarece também que "ao referir-se que estão a ser realizadas diligências com carácter de urgência, isso significa somente que sendo o processo classificado de urgente todas as diligências o são, informação que se dá a fim de evitar especulações".
A notícia de que Carlos Guerra se tornou no quarto arguido do processo foi avançada sexta-feira pela TVI, que revelou que este foi interrogado na passada quarta-feira no DCIAP pelos procuradores Vítor Magalhães e Paes Faria e ainda por inspectores da PJ de Setúbal.
Além de Carlos Guerra são também arguidos no inquérito ao caso Freeport Charles Smith e a Manuel Pedro (que prestaram consultoria ao negócio) e o arquitecto Eduardo Capinha Lopes que, em Dezembro de 2001, ficou encarregado do projecto do outlet de Alcochete.
Carlos Guerra é actualmente director do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura, sendo, por inerência, gestor da Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), explicou à Lusa fonte daquele ministério.
O processo relativo ao Freeport de Alcochete envolve alegadas suspeitas de corrupção e tráfico de influências no licenciamento daquele centro comercial, em 2002, quando o actual primeiro-ministro, José Sócrates, era ministro do Ambiente.




tsf
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
“Matei-o por não o querer”

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_4C3ED434-F67C-48D3-B368-0F097F61F4DE_img_detalhe_noticia_pt_1.jpg

Foi com calma e tranquilidade que Adelaide, mulher acusada de ter matado o próprio filho à nascença e congelado o cadáver do bebé, em Vila Nova de Gaia, confessou perante o colectivo de juízes o que tinha feito. A homicida, que está em liberdade, admitiu ontem que nunca quis ter aquela criança – e que, inclusive, chegou a pensar dá-la para adopção.

'Nunca quis ter o bebé. Eu sabia que estava grávida, mas na minha cabeça tentei fingir que não era verdade. Pensei em abortar mas o tempo já tinha passado. Então decidi que quando ele nascesse o ia dar para adopção. Mas não sei o que aconteceu, matei-o', no dia 15 de Fevereiro do ano passado.

Adelaide, que tem mais três filhos, é casada e está novamente grávida, recordou o dia em que matou o bebé recém-nascido. A mulher estava no trabalho quando sentiu as dores. Foi para casa e dirigiu-se à casa de banho. Ai, sentou-se na sanita e puxou o bebé pelo pescoço.

'Fiquei com o bebé no meu colo e tinha uma das mãos no pescoço dele. Não sei quanto tempo fiquei assim, a apertá-lo. Não me lembro de o ouvir chorar, a única coisa de que me recordo foi de pensar que não devia fazer aquilo porque estava a magoá-lo', confessou a mulher.

O que se passou a seguir parece ter-se apagado da memória de Adelaide. A arguida respondeu afirmativamente quando o juiz lhe perguntou se tinha tapado a boca e o nariz do bebé e depois o tinha colocado na arca, mas não soube explicar porque é que o fez. 'Não sei por que o fiz. Lembro-me de o ter colocado no chão da casa de banho, de ter encostado a cabeça junto a ele e de ter tentado sentir a respiração dele, mas já não estava vivo. Massajei o peito do bebé para o tentar reanimar, mas não consegui.'

Na sessão de ontem foram feitas as últimas alegações das partes. O procurador do Ministério Público considerou que Adelaide planeou 'livrar-se do bebé desde o dia em que soube que estava grávida', pelo que pediu que a mãe da vítima fosse condenada pelo crime de homicídio qualificado. A Defesa argumentou que a arguida deveria ser condenada a uma pena suspensa por infanticídio. A sentença é lida a 8 de Julho.

PORMENORES

EXAMES PSIQUIÁTRICOS

Os exames de psiquiatria efectuados por Adelaide após o crime revelam que a mulher sofria de uma depressão por causa da morte do pai, mas que tinha total consciência daquilo que estava a fazer.

CONTRADIÇÕES

Na sessão de ontem, a arguida entrou em contradição quando lhe perguntaram por que foi para casa quando sentiu as dores, em vez de ir para o hospital. Inicialmente a mulher disse ao colectivo de juízes que não sabia que o filho ia nascer logo. Momentos depois mudou a versão e disse que foi a casa buscar o saco.

FILHOS

Adelaide, que está outra vez grávida, tem mais três filhos : um de sete anos, outro de dez e um de quinze. Os meninos continuam a viver com a mãe, apesar de esta estar acusada pela morte de um filho bebé.

PAI DESCOBRIU CORPO

O corpo do bebé foi encontrado pelo pai uma semana depois de Adelaide o ter congelado em casa. O homem, que nunca desconfiara da gravidez, ficou em choque com a descoberta.
Ana Isabel Fonseca
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Roubam 300 mil euros em roupa

A loja de vestuário Lacoste, na Rua Formosa, em Viseu, ficou com as prateleiras completamente vazias após um furto que terá ocorrido na madrugada desta terça-feira, informou a proprietária à agência Lusa.

De acordo com Filomena Oliveira, «foram furtadas todas as peças de roupa que estavam nas prateleiras. Só deixaram a roupa dos manequins expostos na montra».

«Levaram peças caríssimas, seguramente perto dos 300 mil euros», acrescentou.

Filomena Oliveira contou que chegou à loja, situada em pleno centro da cidade de Viseu, pouco passava das 09:00.
«Deparei-me com a porta entreaberta e nem queria acreditar quando vi a loja completamente vazia», referiu.

Estacionam à porta e carregam a mercadoria

A proprietária da loja explicou que foi furtado «todo o stock e até as peças mais pequenas, entre eles cintos e porta-chaves, para além do sistema informático».

«É incrível como 'limpam' assim uma loja. Tiveram uma grande disponibilidade de tempo e tudo leva a crer que tenham parado uma carrinha à porta para conseguirem levar tudo, inclusive as peças que estavam penduradas em cabides, que são mais pesadas», relatou.

A lojista lamentou o facto «da rua não ter segurança necessária». «Os comerciantes têm de se unir para exigir pelo menos um polícia em cada rua», considerou.

A PSP de Viseu confirmou que os assaltantes terão entrado pela porta principal da loja, depois de terem arrombado a fechadura.

Fonte: TVI24/IOL
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Inspectora da PJ diz que tiro a líder de Os Mosqueteiros terá sido a curta distância

«Foi um disparo de contacto ou, pelo menos, a muito curta distância», afirmou Isabel Alexandre ao colectivo de juízes do Tribunal Judicial de Leiria que está a julgar o cidadão francês Marc Lastavel, acusado pelo Ministério Público do crime de homicídio qualificado.

A inspectora adiantou que o tiro foi feito «a menos de meio metro», descrevendo a ferida provocada pelo projéctil.

Isabel Alexandre explicou, de seguida, como foi encontrado o empresário, proprietário dos supermercados Intermarché em Ourém, Leiria (Pousos e Marrazes) e Marinha Grande, no apartamento que possuía em Leiria e onde residira o arguido.

«O corpo da vítima estava debaixo da cama, com os pés voltados para a cabeceira, com a cabeça e o tronco envolvido numa toalha», explicou a inspectora do Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ, acrescentando que nas mãos do empresário, atadas com fita gomada, foram ainda encontrados cabelos do presumível homicida, que fora, até Abril de 2008 administrador da loja Baobab, no Intermarché de Pousos

Durante a tarde prestou ainda depoimento Stephane Laluque, funcionário do Intermarché dos Pousos, Leiria, que declarou ter acompanhado na noite do crime António Figueira no encontro com Marc Lastavel no apartamento.

Stephane Laluque afirmou que o acusado se mostrou incomodado com a sua presença.

«Ele [Marc Lastavel] queria conversar a sós com o senhor Figueira», relatou, garantindo ao Tribunal ter visto, em data anterior ao homicídio, uma espingarda no apartamento.

Nesta primeira audiência testemunharam ainda uma das filhas do empresário, duas funcionárias do Intermarché e a pessoa responsável por ter alterado a fechadura do apartamento onde viveu o arguido.

A meio da tarde, o acusado, que esteve ao longo da sessão a tomar notas escritas, pediu a palavra ao presidente do Tribunal colectivo, dizendo-se «surpreendido com o desenvolvimento do julgamento, porque ainda não disse nada», queixando-se mesmo de não ter tido «oportunidade para falar».

O presidente do colectivo de juízes, João Guilherme Silva, lembrou a Marc Lastavel que o pôde fazer durante a manhã sobre o despacho de acusação, mas que o arguido «sobre isso não quis falar».

A sessão acabou por ser interrompida alguns minutos, para que o arguido e o seu advogado conferenciassem.

O julgamento continua quarta-feira às 9h20, com a audição de mais testemunhas, no âmbito do processo criminal e dos pedidos cíveis.

A família do empresário António Figueira pede uma indemnização de 1,2 milhões de euros, adiantou à Agência Lusa o advogado que a representa.

A este valor acresce o pedido, de 25 mil euros, da empresa detentora do grupo Os Mosqueteiros e na ordem dos 51 mil euros do Instituto da Segurança Social.

Fonte: Lusa / SOL
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Pai detido por abusos sobre filhas

Suspeitas de abusos sexuais sobre duas irmãs gémeas, de 14 anos, levaram a PJ do Porto a deter, esta terça-feira, o respectivo pai, em Valongo. A denúncia partiu da Comissão de Protecção de Menores, após alerta da escola.

A par do progenitor, um trolha de 40 anos, as autoridades constituíram arguido um vizinho daquela família, de 51 anos, por indícios de crime de actos sexuais com adolescentes.

Sobre o pai recaem suspeitas de abusos reiterados desde há cerca de dois anos. As menores foram, entretanto, retiradas à família.

O pai e o vizinho foram interrogados pelo juiz do Tribunal de Valongo. Ficaram em liberdade, proibidos de contactar com as vítimas e ainda sujeitos a apresentações periódicas às autoridades.

Já a PJ de Braga deteve, anteontem, em Caminha um indivíduo de 31 anos por suspeitas de abuso sexual sobre uma prima, de 13 anos. O agressor, que reside próximo da vítima, terá praticado os factos e Janeiro e Fevereiro passado. Por ordem de juiz, ficou proibido de contactar a menor.

fonte:jn
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo