Portal Chamar Táxi

Triatlo

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ouro para Portugal na estafeta masculina

EQUIPA NACIONAL EM DESTAQUE NOS EUROPEUS SUB-23



Os portugueses Miguel Arraiolos, João Pereira e João Silva conquistaram hoje a medalha de ouro na estafeta masculina nos Europeus de Sub-23, que decorrem em Pulpi (Espanha). A equipa de juvenis obteve a medalha de prata.

O terceiro elemento da equipa lusa a competir, João Silva, que sábado se sagrou campeão europeu no escalão, bateu ao sprint o russo Dimitry Polyanski, terceiro classificado na vertente individual, concluindo a prova em 1:07.12 horas, o mesmo tempo da selecção da Rússia.

Antes da conquista da terceira medalha de ouro nos Europeus de sub-23, depois das vitórias individuais de Vanessa Fernandes e João Silva, a equipa juvenil masculina de Portugal repetiu o resultado pessoal de Miguel Arraiolos e conquistou a medalha de prata, aumentando para cinco as medalhas conquistadas pela selecção portuguesa na competição.

Os juvenis Fabrício Tomás, João Serrano e Hugo Ventura, que formaram a equipa A portuguesa, terminaram a prova na segunda posição com 1:11.24 horas, mais oito segundos que a selecção do Reino Unido, enquanto o conjunto B formado por João Amorim, Miguel Fernandes e Gil Maia, terminou no terceiro lugar, a dois segundos da segunda posição, sem que tenha alcançado a medalha de bronze, porque, para esse efeito, apenas é contabilizada a melhor equipa de cada país.

Na estafeta feminina de sub-23, Portugal, que não contou com Anais Moniz devido a lesão, apresentou Ana Filipa Ferreira, Joana Marques e Vanessa Fernandes, mas não foi além do 7.º lugar, com o tempo de 1:19:07 horas, a 2:56 minutos da primeira classificada, a Ucrânia.

Igual resultado conseguiu a equipa juvenil feminina composta pelas triatletas Nadine Almeida, Mariana Costa e Sofia Almeida, cabendo a vitória à selecção da Hungria.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Triatlo - Vanessa Fernandes é a melhor da Europa pela 4.ª vez

PORTUGUESA BRILHOU FORTE EM ESPANHA



A portuguesa Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica em Pequim, arrasou a concorrência e sagrou-se hoje campeã da Europa de triatlo na categoria sub-23, em Pulpi, Espanha, conquistando o título pela quarta vez.

Dominando a prova do princípio ao fim, a atleta de Perosinho, pentacampeã europeia de elites de 2004 a 2008, reconquistou a medalha de ouro no escalão de sub-23, que já havia conquistado em 2004, 2005 e 2006.

Vanessa Fernandes terminou os 1.500 metros de natação, os 40 quilómetros em bicicleta e os dez de corrida em 2:09.35 horas, menos 2.14 minutos que a ucraniana Yuliya Sapunova, medalha de prata, e 3.20 que a francesa Jeanne Collonge, terceira classificada.

Aos 22 anos, Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica em Pequim, arrasou a concorrência e sagrou-se campeã da Europa de sub-23, "pela quarta e última vez", enquanto João Silva, 18 anos, venceu pela primeira vez neste escalão, batendo o compatriota Miguel Arraiolos, segunda na prova disputada em Pulpi, Espanha.

Classificação:

1. Vanessa Fernandes (Portugal), 2:09.35 horas
2. Yuliya Sapunova (Ucrânia), 2:11.49
3. Jeanne Collonge (França), 2:12.55
4. Zsofia Toth (Hungria), 2:13.21
5. Charlotte Morel (França), 2:14.05
6. Agnieszka Jerzyk (Polónia), 2:14.40
7. Olesya Prystayko (Ucrânia), 2:14.58
8. Zsofia Kovacs (Hungria), 2:15.15
9. Ewa Komander (Polónia), 2:15.39
10. Lydia Waldmueller (Austrália), 2:15.49
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Triatlo - Vanessa em Machico

BENFIQUISTA À PROCURA DE MAIS UMA VITÓRIA



A triatleta portuguesa Vanessa Fernandes, campeã do Mundo e medalha de prata nos Jogos Olímpicos Pequim'2008, vai participar domingo na VI Triatlo Cidade de Machico, na Madeira.

A prova é pontuável para a Taça de Portugal e integrará ainda os campeonatos nacional de juniores e regional absoluto.

O Ludens Club de Machico, com o apoio da Câmara Municipal, organiza a competição, que será orientada pela Delegação Regional de Triatlo e pela Federação de Triatlo de Portugal.

A competição principal será disputada nas distâncias "sprint" (750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e 5 de corrida).

A organização espera mais de uma centena de atletas de fora da Região, disputando-se as várias provas entre sábado e domingo, na baixa da cidade de Machico.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Duatlo: Vanessa defende título mundial

COMPETIÇÃO DISPUTA-SE A 27 E 28 DE SETEMBRO



Vanessa Fernandes vai defender no Mundial de duatlo, que se disputa nos dias 27 e 28 deste mês, em Rimini, Itália, o título de elites conquistado no ano passado. A atleta do Benfica tem também no currículo o triunfo da prova júnior, em 2003.

Além de Vanessa Fernandes, Portugal estará representado por mais dois atletas em elites: Lino Barruncho (Oeiras), que se sagrou vice-campeão mundial em 2004, e Sérgio Silva (Camarnal), que volta a participar em elites, depois de ter vencido o Campeonato do Mundo de duatlo de Sub-23, em 2006 e de no ano passado, na estreia em elites, ter alcançado a medalha de bronze no Mundial de Gyor, na Hungria.

Em Sub-23, Tiago Silva (Machico) estreia-se na prova, enquanto João Silva e Hugo Ventura (Oeiras) e Fabrício Tomás (CN Cartaxo) participam em juniores.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Benfica - Vanessa homenageada em Paredes

EM FESTA NA CASA DO BENFICA



Festa singela e singular em mais um aniversário da Casa do Benfica de Paredes. Manuel Vilarinho, presidente da Assembleia Geral dos encarnados, pediu desculpa pela ausência de última hora, mas Vanessa Fernandes fez as delícias dos benfiquistas de Paredes, incluindo o líder da autarquia, Celso Ferreira. O presidente da Casa, Fernando Arriscado, assim mesmo, estava radiante por conseguir ter em Paredes a “campeã do triatlo” e foi quando Vanessa sorriu para a plateia e agradeceu tudo: “Quando soube que houve tanta gente a levantar-se de madrugada para ver a minha prova em Pequim, nem queria acreditar. Vocês são mesmo espectaculares.”

Mas Vanessa Fernandes, como atleta de alta competição, não tem muito tempo para discursos. Correra 20 km de manhã e hoje vai correr mais 21 na meia-maratona do Porto. Cansada e a precisar de descansar, pediu desculpa e foi para casa.
Autor: A.M.
 

Brewech

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 4, 2008
Mensagens
170
Gostos Recebidos
0
Campeã russa suspensa por dois anos

Dmitrusenko, vice-presidente da Federação Russa de Triatlo, anunciou, quarta-feira, que a campeã de triatlo da Rússia, Olga Selekhova, foi alvo de uma suspensão de dois anos, após ter acusado positivo para doping.

“É completamente idiota, não tentei fazer batota de forma propositada. É um problema de falta de informação”, declara a triatleta russa, que acrescentou que desconhecia que o produto estaria na lista de produtos dopantes, da Agência Mundial Anti-Doping.

De acordo com o dirigente, a atleta tomou furosemida (um diurético usado para mascarar o uso de outras substâncias dopantes) antes de entrar numa competição.

“Isso não é desculpa”, afirmou Dmitrusenko, acrescentando que “não há outra alternativa à suspensão de dois anos", a valer desde 23 de Junho”.



JR
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Triatlo - Maria Areosa em 4.º na Taça da Europa

PORTUGUESA OBTEVE MELHOR MARCA NA NATAÇÃO



Tendo regressado recentemente à modalidade, a portuguesa Maria Areosa foi 4.ª na Taça da Europa de triatlo que se realizou em Alanya (Turquia), com 2:05.44 horas.

Areosa conseguiu a melhor marca no segmento de natação (1.500 m) com 20,26 m, mas nos 40 km de ciclismo cedeu o comando e a gaulesa Emmie Charayron, mais veloz no atletismo (10 km), triunfou em 2:04.51."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Triatlo - Estágio em Rio Maior

DE 20 A 23 DE DEZEMBRO



Cerca de três dezenas de atletas de duatlo e triatlo participam de 20 a 23 de Dezembro em Rio Maior no primeiro estágio tendo em vista a época de 2009.

Entretanto, o director técnico nacional, Sérgio Santos, estará presente entre hoje e domingo em Madrid no Congresso da ITU para se inteirar do calendário internacional, nomeadamente do novo modelo do Mundial."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Triatlo - Anaís Moniz sem mudanças

CONTINUA AFASTADA DOS TÉCNICOS DA FEDERAÇÃO



Anaís Moniz, triatleta que falhou o apuramento para os Jogos de Pequim, vai continuar com a mesma estrutura de trabalho dos últimos anos, negando intenção de voltar a ser orientada pela equipa técnica da Federação de Triatlo, chefiada por Sérgio Santos.

“João Cavaleiro continuará a ser o meu coordenador e treinador”, frisa a triatleta do Belenenses, que mantém a colaboração com Fonseca e Costa no atletismo e com o treinador russo de natação do Belenenses, Slavia Polliakov. “Tenho feito trabalho específico para 2009”, diz. Anaís está convocada para o 1.º estágio nacional, em Dezembro.
Autor: ANA PAULA MARQUES
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Triatlo - Federação promove captação de novos talentos

PRIMEIRA INICIATIVA PARA JOVENS DOS 13 AOS 17 ANOS



A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) promove, no próximo sábado, a primeira acção de "detecção de talentos", para jovens entre os 13 e os 17 anos.

"Até agora temos cerca de 40 atletas. As inscrições terminam hoje, mas normalmente, até sábado e no próprio dia, aparecem mais alguns e nós aceitamos, porque só temos a ganhar com isso", disse António Jourdan, seleccionador nacional de triatlo, à Agência Lusa.

Jourdan assegurou que esta iniciativa de captação em Rio Maior deverá contar com "cerca de 50 jovens", que, caso tenham talento, devem demorar "no mínimo 8 anos" para se afirmarem na modalidade.

"Numa detecção de talentos, se tivermos 40 miúdos é bom, mas se pudéssemos ter 200 seria muito melhor, até porque a probabilidade de encontrarmos melhores atletas era maior", explicou o seleccionador luso.

Tanto João Silva, campeão da Europa de sub-23, como o vice-campeão, Miguel Arraiolos, foram descobertos numa detecção de talentos.

Segundo Jourdan, esta acção tem o objectivo de "manter viva a chama da selecção juvenil", para uma possível integração no projecto olímpico de 2016.

Os jovens, que se podem inscrever na página oficial da FTP, têm de apresentar níveis de elevada qualidade nos testes de 400 metros de natação e nos 3000 metros de corrida.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Triatlo - Vanessa: «Não foi um ano perfeito»

VICE-CAMPEÃ OLÍMPICA FAZ VISITA DE NATAL



Vanessa Fernandes revelou esta segunda-feira que esperava mais de 2008, ano em que se sagrou vice-campeã olímpica, pentacampeã de Elites e tetracampeã sub-23.

"Não, não foi um ano perfeito. O ano perfeito espero que ainda esteja para chegar e vou fazer por isso. Se calhar não consegui aquilo que queria nas condições que queria. Mas isso fica para mim, é melhor...", confessou.

A triatleta, em visita às crianças do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, apenas esclareceu o seu estado de espírito: "Sou um bocadinho exigente demais comigo e bastante ambiciosa. Se calhar é bom ou mau. Mas ainda tenho dentro de mim muita coisa para fazer."

Vanessa, que também foi campeã mundial e europeia de duatlo este ano, escusou-se a falar do processo eleitoral para o Comité Olímpico de Portugal, para o qual existe, até ao momento, um único candidato, Vicente Moura, que mereceu severas críticas por parte de vários atletas que competiram nos Jogos Olímpicos de Pequim.

"Não estou escondida em relação a nada. Não estou para falar nesses aspectos, pois estou numa acção de solidariedade. Isso fica para outra altura. Apenas não quero confusões e [quero] continuar a ser quem sou e fazer as minhas coisas normais", vincou.

Cerca de uma dúzia de crianças internadas receberam uma modesta prenda (uma t-shirt) oferecida pelo Banco Espírito Santo, numa iniciativa que valeu essencialmente pela presença de Vanessa Fernandes, que escreveu uma dedicatória a cada um dos pacientes.

"Na parte desportiva temos de mostrar a nossa força e garra nas provas, mas também devemos mostrar o nosso lado humano. Um atleta não é campeão só a ganhar provas, mas em tudo enquanto pessoa. Aqui mostramos o nosso lado mais sensível, o nosso eu", lembrou a vice-campeã olímpica.

João Ferreira, director do hospital, disse à agência Lusa que a presença de Vanessa Fernandes entre os mais novos "foi uma óptima prenda de Natal" que deu aos pacientes e pais "mais força para ultrapassar estes momentos mais complicados".

"Muitas vezes o melhor remédio está na nossa cabeça. Não são as drogas que aqui damos, ou medicamentos, é a nossa força de vontade. Algo recíproco para os próprios atletas que participam na iniciativa. Todos nos sentimos um pouco melhores", concluiu.
"Rc"
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Vanessa Fernandes fracturou clavícula esquerda

A triatleta Vanessa Fernandes só deverá voltar à competição no final de Março, depois de ter fracturado a clavícula esquerda durante um treino de bicicleta, no passado dia 18, em Alpiarça. Sérgio Santos, director técnico nacional, explicou ao PÚBLICO que esta lesão não deverá afectar a participação da triatleta em provas internacionais.

“A primeira prova internacional é em Maio, a primeira etapa do Campeonato do Mundo [9 e 10 de Maio], e esperamos que ela esteja em boas condições. Se tudo correr bem, com seis a oito semanas de treino e com a base e as qualidades que tem, a Vanessa poderá abordar a primeira etapa do Campeonato do Mundo já com bom nível de forma”, disse o director técnico nacional.

Actualmente a fazer apenas bicicleta estática e exercícios no ginásio, Vanessa Fernandes retomará a corrida em breve, assim que os médicos o permitam, mas só no início de Março poderá treinar-se a cem por cento, incluindo natação, avançou Sérgio Santos.

A prioridade para esta época é o Campeonato do Mundo, que este ano inclui sete etapas (das quais se pontua em cinco) e uma final em Setembro (que vale a dobrar). Vanessa Fernandes tentará recuperar o título que foi seu em 2007. Antes, em Julho, a triatleta tentará ser campeã europeia pela sexta vez consecutiva.
fonte:publico.pt
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Triatlo - Pais e Areosa ganham nas Lezírias

TRIUNFOS NO DUATLO EM VILA FRANCA DE XIRA

Clique Aqui


Bruno Pais (Benfica) e Maria Areosa (Olímpico de Oeiras) venceram o Duatlo das Lezírias, em Vila Franca de Xira.

Pais superou João Silva e Miguel Arraiolos, ambos do Ol. Oeiras, enquanto em femininos Mariana Costa (Ol. Oeiras) e Ana Filipe Ferreira (Alhandra) ficaram em 2.º e 3.º, respetivamente."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Triatlo - Pais e Areosa vencem Nacionais

ATLETAS DOMINAM CAMPEONATOS NA VERSÃO LONGA



Os atletas Bruno Pais e Maria Areosa sagraram-se campeões nacionais de triatlo longo, ao vencerem a prova disputada na ilha de Porto Santo, prova integrada também na Taça Ibérica, anunciou a federação da modalidade.

Bruno Pais, atleta do Benfica, foi o mais rápido entre os cerca de 60 atletas inscritos na competição, repartida pelos segmentos de natação (1.900 metros), ciclismo (90 quilómetros) e corrida (21 quilómetros).

O novo campeão nacional integrou um restrito lote de quatro atletas que se adiantou logo no prova de natação, acabando por se isolar e terminar o sector de ciclismo já com um confortável avanço sobre o segundo classificado Vasco Pessoa, representante do Olímpico de Oeiras.

O benfiquista manteve a liderança durante o segmento de corrida, acabando por roubar o titulo de campeão nacional de triatlo longo a Pedro Gomes que não foi além do quarto lugar. Em segundo, terminou Vasco Pessoa, seguido do seu companheiro de equipa Lino Barruncho.

Na competição feminina, o Olímpico de Oeiras monopolizou o pódio, com Maria Areosa a sagrar-se campeã nacional de triatlo longo, seguida de Bárbara Clemente e de Joana Marques.

A segunda etapa da Taça Ibérica de triatlo longo realiza-se em Lisboa, a 25 de Abril, e as duas restantes etapas vão disputar-se em território espanhol em Setembro: dia 13 em Zamora e dia 27 em Ibiza. "Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Triatlo - Vanessa Fernandes começa a época no sábado

VAI ALINHAR EM RITMO DE TREINO NO RIBATEJO



Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica de em Pequim'2008, vai começar sábado a época no II Triatlo do Ribatejo em ritmo de treino, após ter fracturado a clavícula esquerda em Janeiro.

"Não gosto de participar em provas quando estou mais ou menos. Gosto de ir sabendo que estou bem, que posso andar sempre lá na frente. Mas, pode ser que seja bom para mim, encarar este triatlo mais como um treino, sem pensar no resultado", disse à Agência Lusa Vanessa Fernandes, à margem da apresentação da competição ribatejana, em Alpiarça.

A atleta do Benfica, pentacampeã europeia de Elites e tetracampeã em sub-23, lamentou ter "perdido bastante ritmo" e cumprir actualmente "o começo de uma base de treino".

"Já não sinto dores, mas, com uma semana de preparação, com dois e às vezes um treino e pouco ritmo, vou participar pela primeira vez numa prova desta forma. Não é muito normal para mim, mas até me tenho sentido bem", explicou a triatleta.

Também o ex-seleccionador e actual responsável pelas equipas nacionais sub-23 da Federação de Triatlo de Portugal, António Jourdan, frisou que Vanessa Fernandes "não está em condições de se apresentar, sábado, a 100 por cento".

"Vai participar de uma forma que não é a de um momento competitivo, mas como um momento de treino", referiu Jourdan, elogiando a data da prova ribatejana, que marca o início do calendário nacional de triatlo e que está definida como momento de "controlo competitivo".

A segunda edição do triatlo ribatejano vai ter início em Alpiarça, com a prova de natação (750 metros) na barragem dos Patudos, seguindo-se a prova de ciclismo (19.930 metros), que levará os triatletas até Santarém através da Ponte D. Luís, terminado com a corrida, no centro histórico de Santarém (4.980 metros).

Entre os 304 inscritos, e além de Vanessa Fernandes, vão estar os igualmente "olímpicos" Bruno Pais e Duarte Marques e 18 atletas da selecção russa, que preparam em Rio Maior a presença no 8.º Triatlo internacional Cidade de Quarteira, a 4 de Abril.

Em 2008, João José Pereira (Alhandra) e Barbara Clemente (Olímpico de Oeiras) venceram a primeira edição do Triatlo do Ribatejo.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Triatlo - Os campeões de amanhã

VANESSA E BRUNO PAIS APADRINHAM ESTÁGIO




Ainda é muito cedo certamente para Vanessa Fernandes e Bruno Pais pensarem na retirada. Mas quem sabe se já não terão encontrado sucessores à altura. Em Rio Maior, estão concentrados em estágio de observação 21 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos - sete raparigas e 14 rapazes -, que foram selecionados em dezembro no âmbito do programa Deteção de Talentos, criado pela Federação de Triatlo de Portugal (FTP) em 2005.

Para a grande maioria dos jovens talentos, este estágio é o primeiro contacto com a modalidade - muitos deles já praticam natação -, mas também com os campeões que agora levam o nome de Portugal ao mais alto patamar do triatlo mundial e que veem neles exemplos a seguir. Para além dos triatletas do Benfica, estavam também em Rio Maior a apadrinhar a ação outros atletas da Seleção Nacional, como Anaïs Moniz e Vasco Pessoa.

"É reconfortante ver estes jovens todos a ingressar no triatlo, cada ano que passa há mais interessados", frisa Vanessa Fernandes, reconhecendo a sua influência. "É claro que o que tenho feito, principalmente a conquista da medalha olímpica, ajuda a motivar os jovens".

dar conselhos. Também Bruno Pais é da opinião que a sua presença no estágio de Rio Maior é importante para incentivar os novos talentos. "É bom estarmos aqui ao pé deles, vê-los a trabalhar e a incentivá-los. Afinal, acabamos por ser uma referência para quem agora se inicia a sério na modalidade. Quem sabe se daqui não saem futuros campeões?", questiona o recém-medalha de bronze na Taça da Europa da Quarteira e igualmente triatleta olímpico.

Vanessa e Bruno são, pois, alvos da curiosidade dos jovens talentos, que aproveitam a proximidade com os atuais campeões para saber tudo sobre eles e a modalidade. "É engraçado ver a força de vontade deles, a entrega e o respeito que têm por nós. Querem saber o que fazemos, gostam de falar connosco e pessoalmente sinto-me lisonjeada por dar os meus conselhos".

A vice-campeã olímpica, aliás, não tem dúvidas que o futuro do triatlo português passa por estas jovens. "Com este programa de Deteção de Talentos, a modalidade está assegurada".


Autor: ANA PAULA MARQUES
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Triatlo - Espanhóis invadem Parque das Nações

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_D6A30445-4DA2-4FC5-88EF-A4549225DC2A_img_destaque_pt_1.jpg

TRIATLO INTERNACIONAL DE LISBOA COM 20 MIL EUROS DE PRÉMIOS




Cerca de 650 atletas, oriundos de 24 países, cumprirão este sábado a 4.ª edição do Triatlo Internacional de Lisboa de longa distância. A competição, organizada pela "S4a", decorre na zona do Parque das Nações e tem início marcado para as 8 horas, com os 1900 metros da natação a serem cumpridos na Doca dos Olivais, em frente ao Oceanário.

Seguem-se 90 quilómetros em bicicleta, num percurso de quatro voltas entre o Parque das Nações e a entrada de Póvoa de Santa Iria pelo IC22, concluindo-se os 113 quilómetros totais do trajecto com 21.100 metros em corrida.

Com um "prize money" orçado em 20 mil euros, e integrada no Circuito Ibérico de triatlo de longa distância, esta 4.ª edição do Triatlo Internacional de Lisboa voltará a contar com uma fortíssima adesão de atletas estrangeiros (85 por cento dos inscritos), sendo que, do total, 50 por cento são oriundos da vizinha Espanha.

Refira-se ainda, a título de exemplo, que esta competição é usada pela federação dinamarquesa de triatlo como prova de seleção para os Campeonatos da Europa de longa distância.

Pedro Gomes entre os favoritos



Os vencedores dos dois escalões, masculinos e femininos, da edição de 2008, o britânico bi-campeão mundial Paul Amey e a dinamarquesa Joan Bláfoss, estarão no Parque das Nações a lutar pela revalidação dos respectivos títulos. No ano passado, Amey completou os 113 quilómetros em 3h37m13s, e Bláfoss em 4h08m24s.



Na competição masculina, a luta promete ser acesa, já que também o segundo classificado do ano passado voltará a Lisboa. Trata-se do brasileiro Frederico Monteiro, cujo historial em competições desta natureza o coloca obrigatoriamente entre os principais favoritos.



Uma lista onde, sublinhe-se, surgem dois portugueses. Falamos de Pedro Gomes, o actual campeão nacional de longa distância, que alcançou o terceiro lugar na edição anterior, e de Sérgio Marques, habituado a estas provas e que alcançou a 19.ª posição no "Ironman Hawaii 2007".



Dinamarquesas e belgas na luta

No setor feminino, Joan Bláfoss, terceira do ranking mundial de longa distância, terá na sua compatriota Ann Banke (6.ª em 2008) uma das principais rivais. Favorita é também a alemã Imke Schiersch, 4.ª classificada do Campeonato da Europa de Ironman" de 2007.

Mas a lista de candidatas à vitória final cresce este ano, com as participações das belgas Sofie Goos (vencedora do triatlo longo de Ibiza de 2008) e Inge Vancauwenberghe (vencedora do "Ironman Hawaii 2008" na categoria de 25-29 anos) e que escolheu Lisboa para preparar a edição deste ano daquela competição.

12 equipas de estafetas



Uma das particularidades desta prova de triatlo é a realização, em paralelo, de uma prova de estafetas. Inscritas estão precisamente uma dúzia de equipas, a maioria composta por três elementos, sendo apenas uma só integrada por dois atletas, no caso espanhóis. Das restantes equipas de triplas, sete também vêm do país vizinho, três são da Irlanda e uma é portuguesa. Recordemos que o prémio monetário para a melhor equipa é de 150 euros.



Mário Pardo presente

Depois de ter marcado presença na recente edição da Meia Maratona de Lisboa, mas fazendo aquilo em que marca mesmo a diferença - saltando do tabuleiro da Ponte 25 de Abril de pára-quedas -, Mário Pardo será um dos 650 participantes desta 4.ª edição do Triatlo Internacional de Lisboa.

O primeiro "base jumper" português, conhecido pelas suas aventuras radicais, cumprirá a prova integrando uma das equipas de estafetas inscritas no evento.
"Rc"
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Triatlo
26.ª Edição Cidade de Peniche decorre em Junho

A primeira prova de Triatlo em Portugal realizou-se em Peniche a 15 de Agosto de 1984, com a presença de 28 atletas. Volvidos 26 ano, o Triatlo volta a Peniche no dia 6 de Junho, sábado, com uma prova que conta para o Circuito Regional Centro e para o Campeonato Nacional de Grupos de Idade de 2009.
A 26ª edição do Triatlo Cidade de Peniche é uma organização do Município de Peniche e da Federação de Triatlo de Portugal. Peniche será, mais uma vez, pioneira na modalidade, e por isso organizou o I Encontro Nacional Escolar Tri-Escola, na modalidade de Aquatlo.
A edição deste ano será de observação por parte do Seleccionador Nacional para os atletas que irão participar nos Campeonatos da Europa de Triatlo dos escalões de Juvenis e Juniores. A organização defende que a prova deste ano vai ter um recorde de participações.
Em 2008, registou-se um recorde de participantes, com perto de 400 atletas no total das duas provas: Prova Aberta e Prova do Campeonato Nacional de Clubes. Em masculinos, a classificação da edição do ano passado premiou Bruno Pais (1º) e Duarte Marques (3º), que estiveram a representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim e João Silva (2º). Na prova feminina, Bárbara Clemente ficou em primeiro lugar, seguida de Joana Marques e Filipa Ferreira.


ojogo
 

Nuno Rato

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 10, 2008
Mensagens
181
Gostos Recebidos
0
Ribatejanos Miguel Arraiolos e João Pereira em estágio em França

Cartaz_MA_JP_2008_DEF1.jpg


Os triatletas olímpicos Bruno Pais e Duarte Marques vão preparar os europeus de Elites com um estágio em altitude, em Font Romeu, França, juntando-se aos atletas Bárbara Clemente, João Silva, José Estrangeiro, Miguel Arraiolos, Vasco Pessoa e João José Pereira.

Depois de Bruno Pais ter sido 21.º e Duarte Marques 36.º este fim-de-semana na etapa de Madrid do campeonato do Mundo, os atletas viajaram segunda-feira directamente para o centro de estágios gaulês, onde vão permanecer até 22 de Junho.

Holten, na Holanda, vai ser palco dos europeus deste ano, entre 02 e 05 de Julho, sucedendo a Lisboa, que organizou a competição em 2008.

Este sexteto prepara os campeonatos da Europa de Triatlo de sub-23, a 20 e 21 de Junho, em Tarzo Revine, Itália.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
17:32 - Triatlo
XXII Triatlo do Ambiente: Miguel Fernandes e Anaís Moniz vencem em Oeiras

O XXII Triatlo do Ambiente realizou-se esta quarta-feira, contando com cerca de 500 atletas que afluíram à praia da Torre e à Avenida Marginal, nas provas da Taça de Portugal e do Circuito Regional Centro.
Na Taça de Portugal, o destaque vai para os vencedores absolutos Anaís Moniz, do Clube Futebol “Os Belenenses) e Miguel Fernandes, do Olímpico de Oeiras.
Na sua prova, Miguel Fernandes só se começou a destacar na última volta do segmento final dos 20 quilómetros de ciclismo, apesar de ter integrado sempre o grupo que liderava a prova.
Nos cinco quilómetros da corrida, o atleta conseguiu ganhar vantagem sobre os adversários, destacando-se juntamente com o seu colega de equipa Pedro Gomes.
Nos últimos metros, Miguel Fernandes conseguiu ser mais forte, conquistando a vitória sem mácula, seguindo-se-lhe em segundo lugar Pedro Gomes e em terceiro Tiago Lobo (Compeed/Tri-Oeste), o qual está já a preparar-se para o Campeonato da Europa de Triatlo de Age-groups, que se irá realizar a 4 de Julho em Holten, Holanda.
Por seu lado, Anaís Moniz foi o destaque na prova feminina, dominando a prova desde o início, sagrando-se vencedora, depois do 15º lugar na Taça da Europa da Quarteira. Em segundo e terceiro lugares, ficaram duas atletas do Alhandra Sporting Clube, Raquel Rocha e Sofia Almeida respectivamente.
Refira-se que Anaís Rodrigues já prepara o Campeonato da Europa de Triatlo de Sub-23, que terá lugar em Tarzo Revine, a 21 de Junho.


ojogo
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundial de Triatlo: Bruno Pais foi 11.º em Kitzbuhel

O português Bruno Pais terminou este sábado em 11º lugar na prova masculina de Elites de Kitzbuhel, na Áustria, antepenúltima etapa do Campeonato do Mundo de triatlo, que marca a estreia de Vanessa Fernandes, após longa ausência devido a lesão.
Bruno Pais, sétimo nos Campeonatos Europeus da Holanda, gastou 1:44.18 horas para completar os três segmentos da prova austríaca, ganha pelo britânico Alistair Brownlee, com o registo de 1:43.13 horas.

Duarte Marques, outro atleta português em prova, cortou a meta no 19º posto, com o tempo de 1:45.22 horas.

Diário Digital / Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundial de Triatlo: Vanessa Fernandes desiste em Kitzbuhel

A portuguesa Vanessa Fernandes não terminou este domingo a etapa de Kitzbuhel (Áustria), que contou para o Campeonato do Mundo de Triatlo.
Depois de ter regresso à competição na semana passada, onde conquistou a medalha de bronze nos Europeus da Holanda, a atleta do Benfica foi obrigada a abandonar devido a problemas físicos. Vanessa Fernandes desistiu no terceiro e último segmento do triatlo.

O triunfo foi alcançado pela australiana Emma Moffatt. A suíça Nicola Spirig e a neozelandesa Andrea Hewitt terminaram no segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A próxima etapa do Mundial terá lugar em Hamburgo, na Alemanha.

diariodigital
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
S. Santos: «Vanessa paga fatura de ter treinado menos»

Sérgio Santos, diretor técnico nacional da Federação de Triatlo de Portugal, afirma que Vanessa Fernandes está a "pagar a fatura de ter treinado menos no inverno", justificando assim as prestações menos conseguidas da atleta.

"A Vanessa descansou bastante durante o Inverno, primeiro de uma forma planeada, depois devido à lesão que sofreu, mas agora não tem a base de treino que normalmente tem", explicou Sérgio Santos em declarações à Lusa, acrescentando que a olímpica cumpre um programa de recuperação, mas está em dúvida para a próxima etapa do campeonato do Mundo de triatlo (World Championship Series), em Hamburgo, Alemanha.

Depois de ter fracturado a clavícula em Janeiro, a triatleta, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim'2008, esteve "seis semanas parada" e, apesar de ter conquistado o bronze nos Europeus, "agora não tem uma estrutura, ao nível muscular e ligamentar, idêntica às épocas anteriores para responder às competições e recuperar para as seguintes".

"No caso do último fim-de-semana, não conseguiu recuperar no tempo habitual para esta prova, em tão pouco tempo", referiu o dirigente, acrescentando que "neste momento, é muito difícil, até pelos resultados que a australiana Emma Moffatt já obteve, a luta pela classificação global é muito difícil".

Para Sérgio Santos, o objetivo passa "fundamentalmente por sentir que o nível de forma está a subir, para estar no seu melhor na Goald Coast (Austrália) e conseguir discutir as medalhas, nesta finalíssima do Mundial".

Questionado sobre o período de recuperação de Vanessa Fernandes, tendo em conta que o norte-americano Lance Armstrong também fracturou a clavícula durante o "defeso" e ocupa actualmente a 3.ª posição do Tour de França, Sérgio Santos considerou-o como normal tendo em conta a modalidade.

"Se o Lance fosse triatleta a sua recuperação também não seria tão rápida. São coisas distintas, ele, mesmo depois de ter sido operado à clavícula, sempre pedalou, em rolos, mas pedalou, tal como a Vanessa. No entanto, nesse tempo ela não pôde nadar, nem correr", frisou.

Na quarta etapa do Mundial, disputada em Kitzbuhel, Áustria, a atleta do Benfica acabou por desistir no segmento de corrida devido a "dores muito fortes nos adutores".

"Acabou por ser contra a corrente e foi azar mesmo, porque a Vanessa estava numa subida de forma e até à segunda volta percebia-se que ia discutir um lugar no pódio. Era uma dor que já a acompanhava desde a terça-feira seguinte aos Europeus (07 Julho)", rematou.
RECORD
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Sérgio Marques foi 10.º no Europeu longo

Sérgio Marques, de 28 anos, (Compeed Tri-Oeste) classificou-se em 10.º no Europeu de triatlo longo, enquanto Pedro Gomes (Olímpico de Oeiras) foi 14.º.

A prova foi ganha pelo dinamarquês Rasmus Henning.
rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Bruno Pais induzido em erro pelos organizadores

Na etapa londrina do Mundial de triatlo, onde se realizará o trajeto dos Jogos Olímpicos de 2012, o desfecho foi estranho para Bruno Pais que, induzido em erro pela organização, numa fase em que liderava com 30 segundos de vantagem sobre os adversários, foi forçado a dar mais uma volta ao percurso à entrada para a segunda transição, tal como o suíço Ruedi Wild, após informação visual e sonora dos organizadores.

A contagem de voltas pertence ao atleta, mas foi um lapso da organização a iludir o triatleta português. Pais deu a volta extra, mas não concluiu a prova, tal como Duarte Marques, que desistiu no segmento de ciclismo. O britânico Alistair Brownlee venceu, seguido pelo alemão Steffen Justus e pelo neozelandês Kris Gemmel.
rc
 
Topo