Portal Chamar Táxi

Triatlo

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Pedro Laginha Palma conquista bronze no Mundial Universitário

Pedro Laginha Palma conquista bronze no Mundial Universitário

Pedro Laginha Palma conquistou hoje em Valência, Espanha, a medalha de bronze no Campeonato do Mundo Universitário de Triatlo. No sector feminino Bárbara Clemente, na 23ª posição, foi a melhor portuguesa.

As atletas da competição feminina foram as primeiras a entrar em competição. Portugal esteve representado por Bárbara Clemente, Filipa Ferreira e Liliana Silva. À saída da água as duas primeiras integravam o segundo pelotão, enquanto que Liliana Silva estava no terceiro. Esta atleta ainda veio a sofrer uma queda em consequência de um contacto com uma atleta chinesa.

Ao longo dos 40Km de ciclismo as duas portuguesas acabaram por não conseguir chegar ao grupo da liderença onde se registava um bom entendimento. Na corrida final Bárbara Clemente foi a melhor portuguesa concluindo a prova na 23ª posição. Ana Filipa Ferreira cruzava a linha de meta logo depois na 26ª posição. Liliana Silva foi 40ª.

Na competição masculina Pedro Laginha Palma e Miguel Arraiolos integraram o grupo da liderança À saída da água. Durante o segmento de ciclismo acabariam por se isolar um triatleta italiano e um equatoriano que assim chegaram à segunda transição isolados. Apesar da vantagem esta dupla acabaria absorvida pelo atletas mais rápidos na corrida final. Entre eles estava o português Pedro Laginha Palma que, mostrando-se muito forte ficou a apenas 20 segundos da medalha de prata. Na duas primeiras posições classificaram-se os francess Diemunsch e Daubord.

Miguel Arraiolos foi o segundo melhor português tendo terminado na 21ª posição, seguiu-se José Estrangeiro na 34ª e Ruben Costa na 47ª.

Jornal o Jogo
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
João Silva sétimo em Madrid

João Silva sétimo em Madrid

Portugal conseguiu o melhor resultado masculino de sempre numa prova do Campeonato do Mundo de Triatlo. Além do resultado de João Silva, Bruno Pais foi 16.º classificado e Duarte Marques 35.º.João Pereira não terminou. A vitória na terceira etapa pertenceu ao jovem Alistair Brownlee.

A capital espanhola recebeu a terceira etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo e à partida para a prova masculina alinharam 66 atletas, entre eles quatro portugueses: Bruno Pais, que se estreou na competição na presente temporada, Duarte Marques, João Pereira e João Silva, que já tinham estado presentes na etapa anterior, disputada em Seul.
Na Casa de Campo, o russo Dmitry Polyansky, vencedor da Taça da Europa de Quarteira em 2009, foi o primeiro a completar os 1500 metros de natação, e fazia parte do grupo de oito atletas - Alistair e Jonathan Brownlee, Javier Gomez Noya, Frederic Belaubre, Joshua Amberger, James Sear e Alexander rukhankov - que assumiu a liderança da prova logo no início do ciclismo.

Atrás, seguia o grupo perseguidor, onde estavam os portugueses João Silva (16.º a sair da água) e Duarte Marques (34.º). Mais afastado, seguia Bruno Pais (48.º a sair da água), mas o grupo do atleta fundanense começou a reduzir a diferença para o grupo perseguidor e anulou essa desvantagem logo na segunda volta.

Na volta seguinte (segmento de ciclismo com oito voltas, num total 40km) fugitivos foram absorvidos e a prova passou a ter na frente um grupo com 40 atletas. João Pereira seguia mais afastado, com uma diferença superior a dois minutos.
Bruno Pais, com um forte segmento de ciclismo, chegou a estar na frente do grupo e foi um dos oito atletas que responderam ao ataque de Peter Croes, Jamie Huggett e Matt Chrabot, impossibilitando que a fuga vingasse já perto do final do ciclismo. Assim, acabou por ser um grupo de dez atletas, que incluía Alistair Brownlee, um dos favoritos à vitória, e o espanhol Javier Gomez Noya, a chegar ao parque para a segunda transição.

Courtney Atkinson e Alistair Brownlee assumiram desde logo a liderança, formando-se um duo perseguidor: Javier Gomez Noya e Sven Riederer. Bruno Pais pagou caro o esforço no ciclismo e foi perdendo posições.
A recuperar lugares estavam João Silva e o campeão olímpico Jan Frodeno. O português foi mesmo o mais rápido no segmento de corrida (30m57s, único atleta a cumprir os dez quilómetros em menos de 31 minutos) e os dois cumpriram as duas últimas voltas praticamente juntos, deixando no ar a hipótese de que se a dupla tem acompanhado os líderes na parte final do ciclismo, podia ter lutado pelos lugares do pódio.

A decisão quanto ao vencedor chegou já perto do fim. Alistair Brownlee atacou e Courtney Atkinson revelou-se incapaz de acompanhar o ritmo do jovem britânico. Assistiu, por isso, à vitória do Campeão do Mundo de Triatlo em Madrid, com o tempo de 01h52m41s. O australiano cortou a meta dez segundos depois.
O suíço Sven Riederer impôs-se a Javier Gomez Noya na volta final e impediu que o espanhol subisse ao pódio. Quinto lugar para o alemão Steffen Justus. João Silva e Jan Frodeno discutiram ao sprint o sexto posto, vantagem para o campeão olímpico. Seguiram-se Dmitry Polyansky, Jared Shoemaker e Alexander Brukhankov. Bruno Pais foi 16.º classificado, Duarte Marques 35.º e João Pereira não concluiu a prova.

Quanto à classificação do Campeonato do Mundo de Triatlo, com três etapas efectuadas, o russo Alexander Brukhankov mantêm-se na frente, apesar do décimo lugar em Madrid, com 1723 pontos. Dmitry Polyansky é segundo com 1639 e Courtney Atkinson é terceiro com 1480. Quarta posição para o campeão olímpico Jan Frodeno (1413). Quanto aos portugueses, João Silva ocupa agora o 17.º lugar (657 pontos), Bruno Pais é 36.º classificado (248 pontos), João Pereira é 67.º (61 pontos) e Duarte Marques é 69.º (56 pontos).

A quarta etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo está marcada para 17 e 18 de Julho em Hamburgo.


Jornal o Jogo
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Vanessa Fernandes nos Europeus

PENTACAMPEÃ EUROPEIA INTEGRA LOTE DE 13 CONVOCADOS PARA A IRLANDA




A pentacampeã europeia Vanessa Fernandes integra o lote dos 13 atletas portugueses convocados para os Campeonatos da Europa, que se disputam a 3 e 4 de julho em Athlone, Irlanda, informou a Federação de Triatlo de Portugal.

A campeã do Mundo em 2007 e medalha de prata nos Jogos de Pequim'2008 voltou às grandes competições após quase oito meses afastada dos palcos internacionais, terminando na 10.ª posição a terceira etapa do campeonato do Mundo, que decorreu a 5 de junho em Madrid.

Além da atleta do Benfica, que no ano passado foi medalha de bronze nos Europeus, estão convocados mais seis atletas do escalão principal, enquanto, em juniores, Portugal estará representado por seis atletas.

Em elites femininas estará igualmente presente Maria Areosa, enquanto em masculinos vão defender as cores lusas os olímpicos Bruno Pais e Duarte Marques, além de João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos.

Mariana Costa é a única atleta feminina em juniores, enquanto em masculinos entram em ação João Serrano, João Amorim, Hugo Ventura, Miguel Fernandes e Fabrício Tomás.

Estão agendadas para 3 de julho as provas femininas, enquanto as provas masculinas estão agendadas para o dia seguinte.



Jornal Record
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Seleção Nacional na Irlanda sem Vanessa

A Seleção Nacional de triatlo chegou ontem já tarde (meia-noite) à Irlanda, onde decorrerá este fim-de-semana o Campeonato da Europa, nos escalões de elites e juniores. A comitiva viajou sem Vanessa Fernandes, ausente alegadamente devido a lesão. "Continuamos à espera do relatório médico que justifique a sua ausência", disse o presidente da FTP, José Luís Ferreira, que chefia a comitiva portuguesa no Europeu.

A Seleção é então composta por 12 triatletas, seis elites e seis juniores. Os primeiros são Maria Areosa, Bruno Pais, Duarte Marques, João Silva, João Pereira e Miguel Arraiolos. Os mais novos são os seguintes: Mariana Costa, João Serrano, João Amorim, Hugo Ventura, Miguel Fernandes e Fabrício Tomás.

As esperanças nacionais nas medalhas recaem acima de tudo nas elites. Aos experientes e olímpicos Bruno Pais e Duarte Marques, junta-se a juventude, mas já um valor certo no triatlo, de João Silva. De resto, é de referir que grande parte dos 12 que vão competir na Irlanda estiveram até agora em estágio em altitude, em Fonte Romeu, nos Pirenéus.



Jornal Record
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Campeonato da Europa: João Silva a segundos do bronze

João Silva terminou na 4ª posição e foi o melhor português no segundo dia dos Campeonatos da Europa de Triatlo, cortando a meta pouco depois do terceiro classificado.

Bruno Pais foi 6º, João Pereira 16º,Miguel Arraiolos foi 30º e Duarte Marques 47º, enquanto na prova dos Juniores Masculinos, Hugo Ventura terminou na 12ª posição.

o jogo
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
João Pereira garante bronze na Taça do Mundo

TRIATLETA PORTUGUÊS REPETE FEITO DE 2009



O português João Pereira ganhou a medalha de bronze na Taça do Mundo de Triatlo que se realizou na Holanda, ficando apenas a 3 segundos do vencedor, o russo Ivan Tutukin, que terminou com o tempo de 1: 54.21.

O triatleta português, que já tinha terminado em 3.º no Campeonato do Mundo de Sub-23, no ano passado, até podia ter vencido, pois liderava à entrada da última volta, mas acabou por não resistir nos metros finais. O russo, Yulian Malyshev ficou em 2.º e levou a prata.



Os outros dois portugueses em prova, Duarte Marques e Miguel Arraiolos, terminaram na 34.ª e 53.ª posições, respetivamente.



Nas mulheres Maria Areosa terminou também em 34º lugar, com um tempo de 2h08m31s, numa prova ganha pela australiana Erin Densham com o tempo de 02h01m27s.





Jornal Record
_____________
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Três portugueses convocados para Hamburgo

Bruno Pais, Duarte Marques e João Silva são os portugueses convocados para a quarta etapa do campeonato do Mundo de trialto que vai decorrer em Hamburgo, Alemanha, nos dias 17 e 18 de Julho.

Numa prova que se espera bastante competitiva, João Silva (4.º) e Bruno Pais (6.º) vão tentar repetir as boas prestações no Campeonato da Europa que lhes permitiram subir ao 17.º e 36.º lugar do “ranking”, respectivamente.
"bola"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
João Silva no 10.º posto lidera trio em Hamburgo

João Silva no 10.º posto lidera trio em Hamburgo
na quarta etapa do circuito mundial02:05domingo, 18 julho de 2010O jovem João Silva consolidou a presença entre a elite do triatlo mundial com mais um excelente desempenho. Depois do 4.º lugar no Europeu no início do mês, o português terminou ontem no 10.º posto a 4.ª etapa do circuito Mundial, em Hamburgo, liderando um trio que incluiu ainda Bruno Pais (17.º) e Duarte Marques (25.º), igualmente com comportamento meritório.

Naquele que é considerado o maior triatlo do Mundo, cerca 250 mil espectadores assistiram a uma prova que reuniu 6 dos vencedores das 9 medalhas olímpicas atribuídas em 2000, 2004 e 2008. No final, o espanhol Javier Gómez arrebatou o triunfo, batendo o alemão Jan Frodeno por 16 segundos. Já João Silva fechou o top 10, a 1.07 minutos do vencedor mas a apenas 17 segundos do britânico Tim Don, que garantiu a medalha de bronze.

Depois de ter concluído o primeiro sector (natação) na 9.ª posição, João Silva fez a segunda transição, para a corrida, integrado no pelotão que incluía também os restantes portugueses e todos os favoritos à vitória. No último segmento, Javier Gómez assumiu de imediato a dianteira e confirmou a vitória, apesar da forte oposição do campeão olímpico e líder do ranking mundial, Jan Frodeno, que corria em casa mas não conseguiu resistir ao espanhol.

Mais atrás, as diferenças foram sempre muito curtas, com mudanças constantes de posição. João Silva foi melhorando a pouco e pouco, confirmando ser um dos melhores corredores do pelotão.

Para hoje está agendada a prova feminina, na qual não está presente qualquer portuguesa. Já o circuito mundial prossegue no próximo fim de semana em Londres.


Jornal Record
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Sérgio Santos abandona Seleções

O diretor técnico nacional (DTN) de triatlo, Sérgio Santos, vai abandonar o cargo após os Mundiais de Budapeste, que terminam a 12 de setembro, anunciou hoje o técnico, em comunicado.

O vínculo de Sérgio Santos com a Federação de Triatlo de Portugal (FTP) termina no fim de agosto, mas o treinador "honrar os compromissos assumidos com toda a estrutura até final da presente temporada internacional".


"Penso voltar ao ensino já no próximo ano letivo. Pretendendo não só lecionar, como também continuar a enquadrar atletas de alto rendimento", justificou Sérgio Santos, que formalizou o pedido de desvinculação a 28 de julho.


O DTN faz um balanço "muito positivo" dos 10 anos em que esteve ligado à federação, manifestando "disponibilidade em continuar a colaborar com a FTP no âmbito da formação de treinadores, enquadramento de seleções ou outros sectores".


Sérgio Santos está em França com as Seleções júnior, sub-23 e elite, em estágio para Europeu de sub-23 e os Mundiais de juniores, sub-23 e elite que irão decorrer, respetivamente, em Vila Nova de Gaia, a 28 e 29 de agosto, e em Budapeste, a 11 e 12 de setembro.


Jornal Record
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Jogos Olímpicos da Juventude: Ouro para Miguel Fernandes no triatlo

TERCEIRA MEDALHA PARA PORTUGAL
O português Miguel Fernandes conquistou hoje a medalha de ouro na prova de triatlo por equipas mistas dos Jogos Olímpicos da Juventude, que decorrem até 26 de agosto, em Singapura.


A equipa de Miguel Fernandes, que integrava os triatletas Alois Knabl (Áustria), Eszter Dudas (Hungria) e Danny Beisaron (Israel), foi a primeira a cortar a meta, tendo o pódio final ficado separado por oito segundos.


"A prova foi muito dura, bastante disputada e houve incerteza até ao fim. A Eszter, que foi a primeira a competir, deixou-nos no grupo da frente, mas um pouco atrás dos australianos", disse Miguel Fernandes.


O português foi o segundo elemento da equipa Europa 1 a entrar em prova e, após recuperar o atraso na natação e de terminar lado a lado no ciclismo, na corrida deu o tudo por tudo: "Corri como nunca, acabei esgotado".


"Estou muito feliz e quero agradecer o apoio que recebi dos portugueses que assistiram à prova, pois eles foram um grande estímulo para mim", referiu Miguel Fernandes, que já tinha sido quarto na prova individual.


A portuguesa Raquel Rocha participou também na prova, integrando a equipa Europa 5, juntamente com Deldaele (Bélgica), Paz (Espanha) e Sirenko (Ucrânia), que terminou num honroso 10.º lugar final.


"Foi um grande dia para Portugal e para o Miguel Fernandes. Este grupo é muito bom e pode ter um grande futuro. Hoje estamos todos muito emocionados com a terceira medalha que já conquistamos", referiu o chefe da missão lusa, Mário Santos.


Depois da medalha de bronze da nadadora Ana Rodrigues nos 50 metros bruços e da prata de Mário Silva em taekwondo, Portugal chega por Miguel Fernandes ao ouro ao quinto dia de competição, em Singapura.


A vitória de Miguel Fernandes foi testemunhada ao vivo pelo presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, que a considerou uma "interessante inovação" (mistas e por países) e um "apelo ao espírito de grupo".

Jornal Record
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Quatro Portugueses no Mundial de Duatlo

Sérgio Silva, Lino Barruncho, Hugo Alves e José Veiga defendem as cores nacionais em Edimburgo (Escócia) a 5 de Setembro.

O Campeonato do Mndo de Duatlo conta a participação de dois portugueses nas Elites - Sérgio Silva e Lino Barruncho - e nos Juniores - Hugo Alves e José Veiga. Se há dupla a competir no escalão principal não falta experiência, para os dois juniores será a estreia nesta competição.

Nos últimos dois anos, Sérgio Silva foi quarto classificado no Campeonato do Mundo de Duatlo (2009 em Concord, Estados Unidos, e 2008 em Rimini, Itália). A estreia nas Elites aconteceu em 2007 (Gyor, Hungria) e foi coroada com a medalha de bronze. No ano anterior, o duatleta português tinha sido Campeão do Mundo e da Europa no escalão de Sub 23.

Lino Barruncho concluiu o Mundial de 2009 na oitava posição, sendo sétimo em Rimini, no ano anterior. Ainda em 2008, conquistou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Duatlo de Longa Distância. Em 2007, foi quinto classificado em Gyor, e no ano de 2004, sagrou-se Vice-Campeão Europeu Elites em Geel.

Hugo Alves e José Veiga são dois jovens que se irão estrear no Campeonato do Mundo de Duatlo, mas este ano já competiram no Europeu, em Nancy (França). Hugo foi 14.º classificado, enquanto José Veiga, campeão nacional de duatlo júnior, ficou no 17.º lugar.



ojogo
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Laurentino Dias elogia resultados no triatlo

O triatlo é uma das modalidades que mais tem crescido em Portugal e das que se tem mostrado mais competitivas em grandes provas internacionais, lembrou hoje o Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

“Estamos a sentir que algumas modalidades estão a dar passos consistentes para se afirmar no panorama nacional enquanto grandes modalidades e em termos internacionais capazes de ganhar títulos. O triatlo é uma delas”, disse à Lusa Laurentino Dias, após o título europeu sub-23 conquistado por João Silva em Vila Nova de Gaia.

O governante elogiou o trabalho da federação de triatlo e da respectiva equipa técnica e lembrou que o trabalho de João Silva “vem de trás, não começou ontem”.

“Disse ao João que, estando taco a taco com os outros, o bafo, o empurrão das pessoas iam ser importantes para ele ganhar. Esta prova em Portugal foi decisiva para que tivesse aquele suplemento de alma para vencer os dois adversários no ‘sprint’”, concluiu, referindo-se ao emotivo final da prova.

José Luís Ferreira, presidente da federação, destacou a “excelente organização da competição, materializada em apenas cinco semanas” e elogiou “todo o trabalho de sucesso do triatlo, à base de trabalho, paixão e sentido de grupo”.

“Esta medalha sabe muito bem e o João Silva ainda nos fez o favor de levar a decisão para o último metro da prova. O que criou uma atmosfera de muita emoção. Foi um momento alto para desporto nacional e triatlo, e muito grande para o João Silva que é uma certeza do desporto nacional e do triatlo”, sustentou.

Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal, destacou o “conjunto de resultados excelentes do triatlo, com um núcleo vasto de atletas com os quais o país pode contar nos Jogos Olímpicos Londres2012 e Londres2016”.



sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Sub-23: João Silva e Agnisezka Jerzyk são campeões europeus

Numa prova disputada em Vila Nova de Gaia, o português João Silva sagrou-se campeão europeu em sub-23 de triatlo. Em femininos, a vencedora foi a polaca Agnisezka Jerzyk.

João Silva venceu a prova no ‘sprint’. Outro português em prova, Miguel Arraiolos, foi sétimo.

Quanto à atleta polaca, Agnisezka realizou a prova em 2:12.32 horas, batendo Yuliya Sapunova, que ficou no segundo lugar, seguida por Annamaria Mazzetti, em terceiro.

A nova campeã europeia disse à Lusa estar “muito contente. É a minha primeira medalha em europeus. Estive muito bem na bicicleta, mas a corrida é a minha parte favorita. Este local é muito bonito e o público foi excelente no apoio”.

A portuguesa Barbara Clemente também esteve em prova, ficando na 10ª posição. Ao Clube Olímpico de Oeiras, a atleta referiu que esta prova “foi bastante complicada. A natação não saiui, mais uma vez. É um ponto fraco que estou a tentar melhorar. No ciclismo estive bem, tal como na corrida, fruto da boa preparação em altitude nos Pirinéus. O 10º deve-se muito ao público português sempre a apoiar”.


ojogo
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Seis atletas nacionais nos Mundias de Duatlo

À medida que a temporada 2010 se aproxima do final é chegada a altura de se disputarem os principais títulos mundiais. Assim, depois de fim-de-semana passado se ter disputado o Europeu Sub23 de Triatlo o próximo é dedicado aos Mundiais de Duatlo e no seguinte à Finalíssima dos Mundiais de Triatlo.

No próximo fim-de-semana seis atletas nacionais vão marcar presença nos mundiais de Duatlo, a decorrer em Edimburgo nas Escócia.

No primeiro dia de competição (amanhã, Sábado) competem os duatletas amadores (age-groups). Nesta competição participam Carlos Leite (no escalão 65-69 anos) e Marco Leite (no escalão 25-29 anos).

No domingo é a vez dos Juniores e Elite entrarem em competição. José Veiga e Hugo Alves, que em Março se classificaram na primeira e segunda posição do Campeonato Nacional de Duatlo Júnior, vão defender as cores nacionais numa prova com arranque marcado para as 10.00.

Na parte da tarde, às 15.00, entram em cena os mais experientes duatletas nacionais: Sérgio Silva e Lino Barruncho. Também eles foram primeiro e segundo nos Campeonatos Nacionais de Duatlo, disputados em Matosinhos no mês de Março. Em comum, Lino e Sérgio têm o facto de já ambos se terem sagrado Campeões do Mundo nos escalões de formação (Lino Barruncho nos Júniores e Sérgio Silva nos Sub23) e de já ambos terem obtido medalhas no escalão Elite (Lino de Prata em 2004 e Sérgio de Bronze em 2008).

Na principal competição da modalidade a dupla vai enfrentar forte concorrência. Entre os principais candidatos ao triunfo estão o russo (Campeão da Europa e vencedor do Duatlo de Matosinhos) Sergey Yakovlev, o versátil espanhol Victor del Corral, o experiente francês Damien Derobert e ainda os belgas Joerie Vansteelant e Bart Aernouts.




ojogo
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Pedro Basílio em 9º no Campeonato do Mundo de paratriatlo

Pedro Basílio ficou em 9º lugar na categoria cinco do Campeonato do Mundo de paratriatlo, competição de atletas com limitações físicas, integrada nos mundiais de triatlo, em Budapeste, na Hungria.

O português gastou mais 15.51 minutos do que o vencedor da categoria, o francês Yan Guanter, para cumprir os segmentos de natação, ciclismo e corrida. Em declarações à Agência Lusa, atleta disse: "A natação correu bem, dentro da normalidade. No ciclismo, o percurso era muito acidentado e tive sempre o receio de uma queda ou que pudesse ter um furo num pneu. Acabei por fazer uma prova de bicicleta muito fraca" e acrescenta: "Dei tudo o que tinha neste último segmento, mas já não conseguia recuperar".

Pedro Basílio está classificado em nono entre 12 atletas que competiram na categoria, mas está "satisfeito" com a participação no Campeonato do Mundo de paratriatlo: "Foi a primeira vez e era tudo uma surpresa para mim", confessou, no entanto, sublinhando que também não "está no auge da forma física".

Bárbara Clemente viu-se obrigada a desistiu hoje no Campeonato do Mundo de triatlo de sub-23. A única atleta de triatlo portuguesa no mundial de sub-23 teve de desistir na prova de ciclismo por ter sido dobrada (uma imposição regulamentar) pela australiana Emma Jackson, que terminou a prova com 1:58.07 horas e conquistou o título de campeã do Mundo.


ojogo
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Lino Barruncho vence mais um Duatlo do Jamor

Lino Barruncho conquistou pela terceira vez o Duatlo do Jamor, em quatro edições da prova, que decorre no Estádio do Jamor. O atleta do Olímpico de Oeiras competiu com uma bicicleta de ciclocross numa prova que ficou marcada pela chuva ao longo de todo o percurso.

Logo aos cinco minutos de prova, Barruncho tinha já uma vantagem de cerca de um minuto sob Luís Almeida, seu colega de equipa, ocupando a terceira posição Joaquim Carlos Lopes (Amiciclo). À chegada à segunda transição, o atleta contava com uma vantagem suficiente para poder gerir os 2,5 km que faltavam percorrer até ao final, conseguindo ser líder na chegada ao tartan do Estádio Nacional.

Na segunda posição ficou pela primeira vez Luís Almeida e o terceiro posto acabou por ser ocupado por João Pereira, à frente de José Mário Ribeiro.

De destacar também a exibição de Patrícia Serafim, que venceu a prova, no sector feminino, depois de um início forte de Ana Alarico (C.N.Tejo) e de Rita Maria Lopes (Amiciclo). O segundo lugar foi conquistado por Rita Maria Lopes e Isabel Caetano subiu também ao pódio, na terceira posição.



ojogo
_____
 
Última edição:

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Bruno Pais termina nono lugar

Bruno Pais foi hoje o melhor português na sétima ronda da Taça do Mundo de Triatlo, na etapa mexicana de Huatulco, ao terminar no nono lugar da prova de elite masculina.

Miguel Arraiolos, 19º classificado, João Pereira, 23.º, e Duarte Marques, 27.º, fecharam a participação portuguesa em masculinos, numa prova que ficou marcada por uma fuga no sector do ciclismo e que partiu o pelotão.

De entre os atletas do grupo principal apenas o campeão mundial, Javier Gomez, conseguiu fazer a ponte até aos atletas que integravam a fuga, numa prova em que a prata ficou para o suíço Ruedi Wild e o bronze para o norte-americano Matt Chrabot.

Em femininos, a portuguesa Maria Areosa foi 31.ª classificada, com a vitória a pertencer à japonesa Ai Ueda.


sapo desporto
____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,063
Gostos Recebidos
438
Mariana Costa e Duarte Marques sagram-se campeões nacionais

Montemor-o-Velho recebeu esta manhã a final do Campeonato Nacional de Triatlo. Mariana Costa e Duarte Marques venceram as suas provas, conquistando assim o mais desejado título nacional.

No que à final do Campeonato Nacional de Triatlo Absoluto diz respeito, a primeira prova da manhã foi a das atletas femininas. Com o epicentro da prova localizado no recentemente construído Centro Náutico de Montemor-o-Velho, o lote das 20 melhores atletas do ranking nacional iniciou os 1500 metros de natação pelas 11:00. No final deste segmento surgiam na frente Mariana Costa (CT Fundão) e Maria Areosa (CO Oeiras). Seguiam-se, na terceira posição Anaís Moniz (CF "Os Belenenses"), na quarta Raquel Rocha (Alhandra SC) e um pouco depois Bárbara Clemente (CO Oeiras).

O segmento de ciclismo serpentou pelas ruas de Montemor-o-Velho, num total de 40Km, dividos em 6 voltas. Ao longo deste segmento o entendimento entre o duo da frente não poderia ser melhor: Maria Areosa e Mariana Costa alternaram constantemente de posições na frente da prova e conseguiram chegar à segunda transição com cerca de 1m40s de vantagem sobre Anaís Moniz e Bárbara Clemente. Entre estas duas, registe-se o excelente segmento de ciclismo de Bárbara Clemente que conseguiu ultrapassar Raquel Rocha e aproximar-se da "ciclista" Anaís Moniz. Nestas condições a decisão da prova ficou adiada para os 10Km de corrida finais.

Os 10Km de corrida foram feitos ao longo do canal onde se disputou a natação, permitindo ao público acompanhar o momento em que Mariana Costa foi para a frente e se isolou, deixando Maria Areosa na segunda posição. Mais atrás Bárbara Clemente parecia correr bem, mas não o suficiente para lutar pela vitória da prova.

Até ao final a ordem do trio da frente não mais se alterou: Mariana Costa venceu a prova e sagrou-se pela primeira vez Campeã Nacional Absoluta. Maria Areosa foi segunda mas, com apenas esta classificação, não se intrometeu nos lugares da frente do Nacional. Bárbara Clemente ficou na terceira posição na prova mas na segunda na classificação final do nacional. Por seu turno, Ana Filipa Santos foi hoje sexta classificada mas ficou com o Bronze do Nacional Absoluto.

A competição masculina arrancou meia hora depois da feminina. Durante a primeira volta do segmento de natação surgia um grupo com mais de 10 elementos, ilustrando bem o equilibrio de forças em prova. Deste pelotão apenas Duarte Marques (Águias Alpiarça) parecia capaz de se destacar da concorrência. No final do segmento o atleta de Rio Maior tinha apenas alguns segundos de vantagem sobre um numero grupo liderado por João Serrano (SRCamarnal).

Com diferenças tão curtas entre os atletas de frente e pese embora as tentativas de fuga que se registaram, a frente da prova foi sempre ocupada pelo grupo dos principais candidatos ao triunfo. A excepção foi Vasco Pessoa (2º classificado até à prova de hoje) que, doente, não teve capacidade para se manter em prova. Também tal como na competição feminina, a decisão da prova aconteceu no segmento de corrido. Contudo, entre os homens, Duarte Marques isolou-se de toda a concorrência logo à saída da transição. O ritmo de Marques era de tal forma forte que ninguém esboçou sequer uma tentativa de o seguir. Em sua perseguição acabou por se formar um trio com Rubén Costa (Sporting CP), João Pereira (Alhandra SC) e Miguel Arraiolos (Águias de Alpiarça).

A vitória de Duarte Marques tanto na prova, como no Nacional de Triatlo 2010, foi bem clara e a vantagem construída permitiu-lhe celebrar efusivamente com o público que então se concentrava junto à meta. Com uma boa ponta final João Pereira bateu Ruben Costa, que assim ficou na terceira posição.

Duarte Marques sucede assim a Bruno Pais no Campeonato Nacional Masculino.

A prova foi uma organização conjunta da Federação de Triatlo de Portugal e da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, contando com o apoio do Quarteirão das Artes e dos Desportos.

O Jogo
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Triatlo – Sérgio Santos treina olímpicos do Brasil

Sérgio Santos, ex-director técnico nacional, vai coordenar, a partir de 2011, o treino dos atletas olímpicos brasileiros.

Sérgio Santos vai preparar uma equipa de seis atletas de triatlo e o projecto terá a duração de seis anos, culminando desta forma em 2016, durante a organização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Os atletas em causa deverão passar entre 200 e 250 dias por ano em Portugal, trabalhando no centro de estágios de Rio Maior, algo possível devido ao protocolo assinado entre o Centro de Alto Rendimento e a Confederação Brasileira de Teatro.
"bola"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
João Silva reforça Sporting a pensar nos Jogos Olímpicos

O Sporting apresentou, esta sexta-feira, triatleta João Silva, bicampeão europeu de sub-23, que tem agora como objectivo a presença nos Jogos Olímpicos de 2012, a realizar em Londres.

Na conferência de imprensa de apresentação de João Silva, o presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, salientou tratar-se de um grande reforço para o eclectismo do clube.

Por sua vez, João Silva, eleito atleta português do ano pela Confederação do Desporto, mostrou-se «super contente por fazer parte da família do Sporting».


abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
«Os últimos anos deitaram-me abaixo!» - Vanessa Fernandes

«Martirizada psicologicamente. Por culpa própria», admite. Foram assim os últimos anos de Vanessa Fernandes que, neste regresso (algo atribulado) aos estágios da Selecção Nacional de triatlo, depois de um ano ausente, promete lutar por voltar ao fulgor que fez dela o rosto da modalidade em Portugal.

«É o início de época, o recomeço de treinos com novos objectivos, com pessoal com o qual trabalhei durante algum tempo, com os meus companheiros de treino que sei que estão sempre prontos para me ajudar mas, claro, não deixando o meu treinador, Paulo Colaço, e as pessoas com quem tenho treinado ao pé de casa», começou por dizer Vanessa Fernandes a A BOLA, ontem, antes do almoço, à entrada do hotel onde a comitiva estagia, em Vilamoura, no Algarve. Por sinal, depois de nova falsa partida da campeã.

Se na noite anterior Vanessa apenas integrara a concentração à hora do jantar, tendo os demais elementos chegado antes do almoço, ontem faltou ao treino matinal - um controlo de treino de natação e corrida -, permanecendo no apartamento toda a manhã e só integrando os trabalhos da parte da tarde. «Ainda não tenho grande preparação na natação e na corrida, porque comecei há pouco tempo. Por isso, o controlo irei fazê-lo noutra altura, quando achar que esteja melhor. Até porque o controlo é algo que me motiva. Sabendo que ainda não estou bem e ver-me com tempos de que não estava à espera, não me dá motivação», justificou sobre a ausência. A qual, naturalmente, não deixou de causar algum incómodo num grupo unido e disponível na entreajuda entre todos os elementos. Um grupo no qual Vanessa diz, apesar de tudo, estar de corpo e alma: «Claro! Estou cá com eles, tranquila. Nada de stresses…»

abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Vanessa à beira da exclusão


Vanessa Fernandes esteve à beira de ser banida do estágio que a Selecção Nacional de triatlo hoje conclui em Vilamoura, no Algarve.

Tal como A BOLA dera conta ontem, a atleta do Benfica recusou efectuar, na terça-feira, o controlo de treino de corrida, alegando não estar na melhor forma.

Após ter chegado várias horas atrasada à concentração de sábado, Vanessa também não compareceu ao segundo treino, na manhã de domingo.

Face ao terceiro incidente, na terça-feira, direcção técnica e Federação de Triatlo de Portugal viram-se forçadas a reunir, depois do almoço, com a atleta do Benfica, chegando a estar em cima da mesa a eventual exclusão de Vanessa do estágio.

Que acabou por não se verificar, depois da vice-campeã olímpica em Pequim-2008 ter reconsiderado a recusa em fazer o controlo de treino de corrida, vindo a realizá-lo ontem, às 11 horas da manhã.

Depois de um ano praticamente parada, Vanessa Fernandes deseja recuperar o tempo perdido e perder os quilos a mais, tendo a Federação de Triatlo de Portugal, presidida por José Luís Ferreira, já reiterado o seu apoio à atleta, por continuar a considerá-la um exemplo para os mais jovens, crente na sua recuperação plena para voltar a colocar o nome do país no patamar mais alto do panorama internacional do triatlo.

Agora, cabe a Vanessa Fernandes mostrar interesse...

abola
_______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,063
Gostos Recebidos
438
Vanessa Fernandes: «Não se passa nada e só tenho de trabalhar»

Adota um discurso bem mais cauteloso


As lágrimas de Vanessa Fernandes convenceram os dirigentes federativos a dar-lhe mais uma oportunidade e a medalhada de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim surgiu, desta feita, com um discurso bem mais cauteloso, revelando alguma prudência e encarando as próximas etapas com um sentido mais profissional.

Agradecendo a atitude dos responsáveis da FTP, a filha de Venceslau Fernandes cumpriu na concentração realizada no Algarve aquilo que lhe foi pedido, depois da polémica dos primeiros dias.

Por fim, foi a própria atleta a esclarecer tudo: “Não se passa nada com a Vanessa. Estou a começar a época e por isso apenas tenho de trabalhar, fazer as minhas provas e mais nada”. E também acrescentou que apesar de não pode estar na melhor da sua condição física, as “coisas estão a melhorar há já algum tempo e não tem aparecido qualquer tipo de problemas de ordem física”.

Liberdade

Acerca da atitude tomada pelos dirigentes federativos, a atleta faz um mea culpa. “Dei uma falta num controlo, só que depois ficou decidido fazer esse controlo noutra altura. Foi bom a Federação ter compreendido a minha situação e ter-me dado a liberdade de fazer esses testes noutra altura”, precisou a vice-campeã olímpica.

Em jeito de brincadeira, Vanessa considera que não se tratou de nenhuma prenda de Natal. “Não... prefiro outro tipo de prendas a isso.”

Numa avaliação ao que aconteceu ao longo da temporada de 2010, a filha de Venceslau Fernandes reconhece que o panorama não foi muito satisfatório. “As coisas não me correram bem, tive um ano complicado, aliás as duas últimas épocas não foram nada fáceis”, reconheceu a atleta que representa o Benfica para a seguir acentuar, fazendo-se valer da sua vasta experiência: “Um atleta de alta competição é assim mesmo. O alto rendimento é sempre muito difícil. A partir de agora começam as provas e temos de corresponder consoante os objetivos. O que me faz viver é andar a competir e isso faz-me imensa falta”, salientou.

Sem falsas modéstias, Vanessa Fernandes não quis comprometer-se em relação a grandes resultados para 2011, o ano que antecede os Jogos Olímpicos em Londres. E com algum cuidado referiu: “A Vanessa vai aparecer em 2011 como tiver que ser. O objetivo é estar bem. Mais nada pode interessar”, acentuou.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,063
Gostos Recebidos
438
Anaïs Moniz assina pelo Benfica

Grande motivação e empenho


ng1077337.jpg


Anaïs Moniz vai integrar o Benfica para "relançar" o seu projeto de alto rendimento no triatlo.

"A carreira de um atleta de alto rendimento é curta. Ela é também onerosa, nomeadamente no que ao triatlo diz respeito. Tenho atualmente 21 anos e decidi que os meus pais já não devem suportar mais as minhas despesas desportivas", explica a desportista no seu site.

O Benfica "é um clube histórico, de grande dimensão e com um projeto olímpico interessante", refere a atleta, acrescentando: "É com grande motivação e empenho que vou relançar o meu projeto no alto rendimento no triatlo com o Sport Lisboa e Benfica".

A triatleta, nascida em Besançon, França, possui dupla nacionalidade, mas representa Portugal nas provas internacionais.

Do seu palmarés constam os títulos Europeu (2006) e Mundial (2005) de triatlo na categoria júnior.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,063
Gostos Recebidos
438
Vanessa Fernandes no fio da navalha...

Tem de estar na 1.ª prova do mundial para não perder vaga olímpica

Se os Jogos Olímpicos fossem amanhã, Portugal participaria com quatro triatletas – três em masculinos e um em femininos –, mais um do que em Pequim’2008. Mas em femininos, a situação do nosso país é preocupante, pois pode perder a vaga. É que Vanessa Fernandes ocupa precisamente a última posição no apuramento.

“Se ela não for a Sydney em abril [1.ª prova do Campeonato do Mundo], Portugal perde a vaga que tem neste momento em femininos”, explicou o presidente da Federação de Triatlo de Portugal (FTP), José Luís Ferreira.

Record
 
Topo