Portal Chamar Táxi

Teste de Aquaponia

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Gostos Recebidos
3
Vamos a mais uma breve atualização. Demorei algum tempo a idealizar uma cobertura para o lago e plantas, e o boom de algas foi aumentando...durante a última semana, os peixes andavam com muito pouco apetite...e eu estava a achar um pouco estranho...esta semana, na terça, se não me engano, morreu uma das koi's maiores. não me lembrei de medir o comprimento, mas já tinha 320 g de peso.

Mudança de água na hora, com a preocupação de a medida que ia tirando água, ia adicionando água da rede, para tentar dissolver o mais possível os químicos da água da rede.
No mesmo dia, improvisei logo um sistema para cobrir pelo menos o lago, com uns arames a servir de suporte e com uma rede daquela verde. Ainda não tapei as plantas porque preferia um plástico, para permitir a passagem de alguma luz. Mas enquanto não tenho plástico, o melhor é tapar uma parte para as alfaces, e onde tiver mais luz solar directa, coloco os morangos. E vou ver se transplanto um tomateiro ou pimento, para experimentar.

A boa notícia, apesar de tudo, é que com cerca de 2 ou 3 semanas com os nenúfares na água, tenho 5 novos peixes, que julgo terem nascido no maximo, no fim de semana passado. :)

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Gostos Recebidos
0
O problema com os peixes pode ser a falta de oxigenio na agua, se for o caso as plantas tambem se vao sentir.

Eu de inverno durante a noite ligo muito poucas vezes a bomba, mas agora de verao so a desligo 3 vezes durante 1/2 hora de cada vez.
Durante o dia so para 3 ou 4 vezes durante 15 minutos.

A bomba pode trabalhar 24/7, e ate é melhor para a bomba, mas como tenho injectores nos DutchBuckets, e agora nos vasos de pavio, desligo a bomba de x em x tempo por causa do backwash desentupir os bicos injectores dos vasos.

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Gostos Recebidos
3
Falta de oxogeni duvido muito que seja. A bomba sempre trabalhou 24/7. E para alem da agua que vai caindo da cama, a bomba tem um repuxo, que embora ja não esteja a funcionar normalmente, vai oxigenandp a agua. E para alem disso os peixes raramente andavam à superfície. O que é certo é que logo depois de ter mudado a água, os peixes dicaram outra vez com mais apetite. Julgo que o problema seria ou pH muito elevado, ou algo com os nitritos ou nitratos. Mas tendo sido só um a morrer, e logo o segundo maior, tambem acho estranho. Mas tambem não apresentava sinais de alguma infecçao bacteriana/ virica/fungica....foi muito estranho. Mas pronto, acontece. Agora também tenho mais 5 para cuidar :)

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Gostos Recebidos
0
Pois, era so uma ideia...

Mas pode efectivamente ser um porblema de excesso de nutrientes na agua.

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Gostos Recebidos
3
Por aí já não digo que não...
O calor pode estar a prejudicar o uptake de nutrientes por parte das plantas, para além do pH perto de 8, que também não é o mais eficiente...

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Gostos Recebidos
3
Após as más notícias de há 3 semanas atrás, as notícias hoje são boas.
Com a cobertura a tapar uma grande parte do lago durante praticamente todo o dia, a água rapidamente ficou livre de algas. Está novamente límpida. Pela foto não parece muito, mas vendo-se o fundo, é sinal de água limpa.
IMG_0007.jpg
O nenúfar continua a crescer bastante bem, mesmo que com as folhas mordiscadas pelos peixes
IMG_0006.jpg

Passando ao que interessa, aqui ficam as fotos da cobertura, e das alfaces, que demonstram um crescimento bastante acentuado, e até dá para ver a diferença entre as folhas velhas (quando o crescimento era algo deficiente) e as folhas novas, muito mais altas.
Dá para notar também alguma diferença no tamanho entre elas, e as que estão mais desenvolvidas são as que tÊm maior quantidade de sombra.

IMG_0003.jpg
IMG_0008.jpg
IMG_0009.jpg

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Gostos Recebidos
0
Esta no bom caminho :)

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Gostos Recebidos
0
Entao, um mes passsado... ja esta isso cheio de alhos para o inverno, ou que?

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Gostos Recebidos
3
Bem, muito tempo sem atualização.

Vamos la tentar fazer um breve resumo da situação.

Durante o Verão, comi algumas alfaces, bem saborosas :) Outras, foram ficando, e acabei por deixar que dessem sementes, que já recolhi, e ainda irei semear algumas, para tentar ainda comer algumas alfaces este ano. Os morangueiros que pus, multiplicam-se que é uma coisa parva, e estão a precisar de levar uma "poda". como já os coloquei após a época de frutificação, não colhi nenhum morango. No entanto, deu para ver que se dão bastante bem no sistema, embora as folhas apresentem sinais de deficiência de algum nutriente. E embora já tenha comprado ferro quelatado, ainda não o adicionei nenhuma vez ao sistema.

Tenho ainda intenção de colocar 2 ou 3 couves, para fazer a experiencia, e ver como se dão no meu sistema.

Tenho tido também alguns problemas com a evaporação da água (ou uma eventual fuga que não consegui ainda detetar onde). E isso tem me obrigado a repor água com bastante frequência.
Como tinha dito, uma das kois tinha morrido. Entretanto, umas semanas depois, um dos peixes (o preto), revelou o que me pareceu ser hidropsia, e acabou por morrer.
Depois disso, decidi retirar do lago o nenufar (julgo que a terra que usei possa conter algum tipo de quimico, tendo originado estes problemas), e a água voltou a ficar clara e os peixes parecem estar saudáveis, incluindo os 9 que nasceram junto do nenufar :) (e ainda tenho mais 3 dentro de casa, num aquário, com taxas de crescimento notoriamente mais baixas que os peixes que ficaram sempre no lago, sem eu lhes providenciar alimento especifico (eles deverão alimentar-se principalmente de algas e larvas de insectos, e também restos da comida que vou dando aos peixes maiores - os pequenos gostam de andar a "bicar" nas bolitas de comida).

A pior notícia mesmo, vem da semana passada. Tenho estado fora, durante a semana. E no último fim de semana, alguma coisa estava diferente. Quando vou a ver, faltava-me o "rei" do lago, a minha koi maior. Pelos indícios no quintal, algum animal (suspeito de um gato que tem andado por aqui) conseguiu ir à pesca, e lá fiquei eu sem o peixe mais valioso (já teria muito perto de 1 kg, se não mais...). Uma koi deste tamanho, em loja, seria coisa para valer alguns 50€, no mínimo.

Mas pronto, é seguir. Tenho peixes suficientes para alimentar as plantas.
Entretanto, comprei "pedras de rio", para voltar a colocar o nenúfar dentro do lago, sem introduzir terra no sistema.

Agora, é fazer a poda aos morangueiros, semear algumas alfaces, plantar 2 ou 3 couves (trazidas da horta do meu pai), e voltar a retirar proveito do sistema.

Para uma primeira experiencia, está a ser positivo, e no próximo ano, espero conseguir tirar maior rendimento do sistema, e experimentar novas espécies (principalmente tomate e pepino).

Última edição:

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Gostos Recebidos
0
Os morangeuiros nao dao morangos sem terem uma invernada.
eles teem de apanhar uns dias de frio mesmo frio para adormecerem, antes de começarem a dar.

Os produtores industriais costumam meter os gajos em cameras frogorificas, mas para nos basta esperar pelo inverno :)

Quanto as couves... eu ja tive e cresceram bem, mas o tempo que demoram a crescer mais a nao utilizaçao de pesticidas fez com que ficassem muito atacadas por bicharada, e acabei por desistir. Mas que ficaram grandes, la isso ficaram... tive algumas lombardas a passar os 5kg.

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Gostos Recebidos
3
Bem, 5 kg de couve já dá para a ceia de Natal! eheh Vamos lá ver se tenho sorte com os bichos.

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Gostos Recebidos
0
Bem... normalmente po natal é penca da povoa, nao é lombarda... mas couve é couve, tambem serve :)

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Gostos Recebidos
3
eu ainda não estou dentro das variedades de cada vegetal. aos poucos, chego lá :)

xacazulu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2009
Gostos Recebidos
0
Boas,
Também colocam alhos em aquaponia? qual o sistema? DWC, cama com substrato ou NFT

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Gostos Recebidos
0
Coloco em cama de mare, é uma das minhas culturas que mantenho desd eo iniio ha uns anos. Todos os anos meto 50 dentes de alho geometricamnete divididos na cama :)