Duas semanas depois, nova atualização.
Os morangueiros continuam na mesma. As folhas que já tinha, estão secas e com sinais de falta de algum nutriente, que não sei identificar ao certo. Tem mancha avermelhada, das extremidades para o interior. Hoje notei que começaram a crescer folhas novas, e em algumas já se nota a extremidade escura. Possível falta de fósforo, manganês, ferro, zinco e/ou cobre, se não me engano.
Mas já volto aos morangueiros.
Quanto às alfaces, também estão com algum problema.
Ora, adicionei mais alguma quantidade de argila, para evitar a sua flutuação. Neste momento, a flutuação é mínima, e as alfaces e os morangueiros já se aguentam no seu sítio, quietinhos

Também tinha uns nenúfares para plantar em condições, e então lá arranjei um vaso, e coloquei-os na água, com um substrato de terra.
Na mesma altura, limpei um pouco a lã de vidro do filtro e retirei o carvão ativado, que já lá estava há meio ano talvez.
Ora bem, o resultado destas modificações, e possivelmente ajudados pelo intenso calor que se tem verificado, desde essa altura, foi o aumento considerável de algas em suspensão no lago, sendo que já tenho muito pouca visibilidade e não consigo ver o fundo (o lago tem cerca de 50 cm de profundidade).
Após estas mudanças, começaram os problemas com as alfaces. As folhas velhas rapidamente "amolecem", secam e apodrecem. As alfaces verdes, ficaram também com uma cor mais pálida, ou amarelada nas folhas mais velhas. Com alguma pesquisa, comecei a associar a uma eventual deficiência de nitrogénio, uma vez que limpei o filtro e posso ter afetado a comunidade de bactérias, mas julgo que não é por aí, por foi uma lavagem bastante superficial. Logo, julgo que falta de nitrogénio não deverá ser o problema principal.
Com a continuação da pesquisa, chego à conclusão que as algas em suspensão podem provocar o aumento do pH da água, resultante da sua atividade, pelo consumo/libertação de dióxido carbono da água. De modo muito simplificado, durante o dia as algas consomem dióxido carbono para produzir oxigénio, e durante a noite consomem oxigénio para libertar dióxido de carbono. Ora, o dióxido de carbono na água reduz o pH. Como as algas aumentaram, aumentou então o consumo de dióxido de carbono, fazendo o pH subir. Para os peixes, um pH até próximo de 8 não é muito prejudicial, mas para as plantas um pH próximo de 8 já poderá significar dificuldades em absorver nutrientes. Ora ontem lá fui comprar kit de teste de pH (não comprei o kit completo porque julgo que para já não se justificam os testes de NH's...).
Já efetuei 3 testes.
Ontem as 20:30 - valor máximo do teste (7.6, poderá ser um pouco superior)
Hoje as 10:30 - 7.2 a 7.4
Hoje as 19:30 - novamente valor máximo
Infelizmente, não tenho base de comparação com a situação anterior (mea culpa). Mas tenho quase a certeza que o valor subiu.
Ainda durante a pesquisa, cheguei à conclusão que as alfaces, em climas mais quentes, não são adeptas do sol direto, pelo que este fator também poderá estar a dificultar o seu crescimento.
Conclusões a tirar.
pH deverá estar alto por consequência do aumento de algas. Por que razão aumentou a quantidade de algas? Poderá ter sido por um conjunto de fatores, desde a diminuição da quantidade de bactérias, pela limpeza do filtro, pelo aumento da temperatura e exposição solar (o lago tem pouca sombra) e pela absorção deficiente de nutrientes por parte das alfaces, como consequência do calor, e depois potenciado pelo aumento do pH da água.
Soluções para o problema:
1 - Improvisar algo para fazer sombra, tanto ao lago como à cama (neste caso os morangueiros vão sair um pouco prejudicados, se não me engano, pois gostam de sol direto)
2 - solução química (não nefasta para peixes e plantas) e ou natural, para diminuição do pH (já vi falarem de adicionar um pouco de vinagre à água - isto carece de estudar muito bem as quantidades a adicionar)
3 - Começar finalmente a adicionar ferro quelatado ao sistema ou uma solução que forneça também alguns micro-nutrientes. No entanto, neste caso, com o pH ainda alto, o efeito não deverá atingir o desejado. Por isso, apenas ferro quelatado, poderá ser a melhor solução, do ponto de vista preço/eficácia.
4 - Ir adicionando, todos os dias, alguma água da rede (fiz o teste e o pH está entre os 6.2 e 6.4). No entanto, com o contacto desta água com o ar, o pH tende a subir rapidamente. se não me engano.
5 - Fazer uma troca parcial de água, que vá para além do simples adicionar água para colmatar a perda por evaporação.
6 - voltar a colocar carvão ativado
7 - colocar no sistema outra planta que ajude na "purificação" da água. Na loja onde costumo ir comprar materiais/peixes, etc., sugeriram-me colocar uma batata-doce, até pelo carácter ornamental, e por ser uma boa planta para este trabalho de "limpeza".
Amanhã vou ver se tiro fotos, para ilustrar o ponto de situação.