Portal Chamar Táxi

Problemas na instalação de motor diseqc 1.2

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Boas também sou de acordo que o material tem sempre razão :Espi06: acho que esse motor é para pratos até 1,20 e não esqueças que os suportes mudam conforme os tamanhos,pelo que li no teu primeiro post o teu prato é de 1,25 e sendo assim o que está errado nessa coisa toda é que esse prato como é grande tem um suporte para antena fixa :espi28: eheheheheh
Bom mas gostei da alteração.
Abraço

Acho que não é bem assim... sim no primeiro post disse que o prato era de 1,25, porque o comprei marcado como sendo 1,25 mas tem a mesma medida vertical/horizontal de vários pratos marcados como 1,20 que já vi a venda noutros locais, acho que o motor é que não é indicado para este suporte como podemos ver no post do C.C.M.

Vou agora ter 5 horas para estar no telhado a afinar e acho que já entendi o que tenho de fazer, o problema tinha sido eu andar a ler vários tutoriais diferentes e estar a misturar instalação USALS com instalação diseqc 1.2, por agora tenho o motor nos 0º a apanhar o nilesat por isso vai ser fácil alinhar o conjunto com o sul verdadeiro e depois paciência lol

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Esta quase... configurei por USALS e já estou a apanhar 25 sats mas estão alguns TP's em falta, no lado Este só não estou a apanhar os 31.5ºE, os 33ºE e os 42ºE, este ultimo sei que estava a apanhar antes do aperto final nas porcas do suporte do motor e da elevação do prato, no lado Oeste é que estou com mais problemas, antes do aperto final estava apanhar os 4ºW e tinha todos os TP's do Nilesat 7ºW, depois do aperto final fiquei sem os 4ºW e sem os ultimos 4 TP's do Nilesat 7ºW, não tenho sinal nenhum nos 12.5ºW, no lado Oeste apanho 10 sats e o ultimo com sinal é o 34.4ºW, nos "extremos" tenho sinal máximo nos 28.2ºE e no Hispasat.

Cheguei a pensar que fosse ter problemas nos satélites mais a Este por causa da parte mais alta do telhado, ao rodar para Este quando chega perto dos 55ºE o LNB fica encostado as telhas, depois lá apanhei o Astra 2 com sinal máximo e o Turksat com um bom sinal e acho que daqui para a frente já não se apanha mais nada em PT, se for preciso posso subir o prato uns 8cm mas depois tenho de mais mais cortes no suporte do prato... tinha tirado uma fotos mas o cartão SD morreu lol

Alguma sugestão para o fine tunnig?

Última edição:

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Gostos Recebidos
77
boas amigo mmoloch já que apanhas o turksat a 42 est tens o intelsat a 45 est a seguir tem o Azerspace 46 est aqui tem canais que dá futebol Espsnhol Ingles e não só vais ao menu do teu deco e acrescentas sat Azerspace 46 est. est frek tem canais livre e alguns que codifica em biss 11169 h 20400 e assim tiras mais proveito da tua montagem dos 42 est pouco mais desce o prato para os 46 est. Se pode subir mais o prato 8cm ainda melhor para o sat azerspace.

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
boas amigo mmoloch já que apanhas o turksat a 42 est tens o intelsat a 45 est a seguir tem o Azerspace 46 est aqui tem canais que dá futebol Espsnhol Ingles e não só vais ao menu do teu deco e acrescentas sat Azerspace 46 est. est frek tem canais livre e alguns que codifica em biss 11169 h 20400 e assim tiras mais proveito da tua montagem dos 42 est pouco mais desce o prato para os 46 est. Se pode subir mais o prato 8cm ainda melhor para o sat azerspace.

Devo de conseguir apanhar os 45ºE e os 46ºE sem subir o prato, para subir mais o prato tenho de dar mais uns cortes no suporte e não quero voltar a desmontar tudo agora que já esta quase afinado, tenho de ver se me emprestam uma dremel com disco para fazer esses cortes sem desmontar tudo.

Estive a fazer um blind scan nos 8ºW e apanhei vários TP's do Nilesat 7ºW onde estão incluídos os TP's que não apanho com o prato apontado ao 7ºW, devo de ter o prato 0.5º/1º desviado do sul verdadeiro.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Esta quase... configurei por USALS e já estou a apanhar 25 sats mas estão alguns TP's em falta, no lado Este só não estou a apanhar os 31.5ºE, os 33ºE e os 42ºE, este ultimo sei que estava a apanhar antes do aperto final nas porcas do suporte do motor e da elevação do prato, no lado Oeste é que estou com mais problemas, antes do aperto final estava apanhar os 4ºW e tinha todos os TP's do Nilesat 7ºW, depois do aperto final fiquei sem os 4ºW e sem os ultimos 4 TP's do Nilesat 7ºW, não tenho sinal nenhum nos 12.5ºW, no lado Oeste apanho 10 sats e o ultimo com sinal é o 34.4ºW, nos "extremos" tenho sinal máximo nos 28.2ºE e no Hispasat.
- 31.5º E: Esquece porque não cobre a nossa zona.
- 33ºE: Só o spot A é que cobre Portugal e nele só há um feed activo, cujo último registo de actividade remonta a 2008.
- 4ºW: Este não estavas a captar de certeza porque nenhum feixe chega cá.

DX2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Estive a fazer um blind scan nos 8ºW e apanhei vários TP's do Nilesat 7ºW onde estão incluídos os TP's que não apanho com o prato apontado ao 7ºW, devo de ter o prato 0.5º/1º desviado do sul verdadeiro.
Se estás a usar o USALS tens que verificar se os graus correspondentes as satélites estão certos porque os Nilesat 102-201 estão nos 7º mas o Eutelsat 7W A está nos 7.3º, por isso é normal que tenhas captado esses últimos TP's na busca aos 8ºW, já que eles pertencem ao 7W A. Sabendo que tens o arco minimamente afinado, a melhor coisa a fazer é o posicionamento manual. Assim ficas com a certeza absoluta que estás a captar o satélite certo.

DX2

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
- 31.5º E: Esquece porque não cobre a nossa zona.
- 33ºE: Só o spot A é que cobre Portugal e nele só há um feed activo, cujo último registo de actividade remonta a 2008.
- 4ºW: Este não estavas a captar de certeza porque nenhum feixe chega cá.

DX2

Pensei que pudesse captar os 4ºW, já tinha visto pelos footprints que o sinal só chegava até a fronteira PT/ES mas como apanho o Nilesat 102 com footprint a acabar a uns 350km da minha casa pensei que conseguisse captar os 4ºW...

Se estás a usar o USALS tens que verificar se os graus correspondentes as satélites estão certos porque os Nilesat 102-201 estão nos 7º mas o Eutelsat 7W A está nos 7.3º, por isso é normal que tenhas captado esses últimos TP's na busca aos 8ºW, já que eles pertencem ao 7W A. Sabendo que tens o arco minimamente afinado, a melhor coisa a fazer é o posicionamento manual. Assim ficas com a certeza absoluta que estás a captar o satélite certo.

DX2

Quando tive sinal nos 4ºW deve de ter sido algo parecido com o Nilesat, estava com sinal dos 5ºW nos 4ºW. Deve de ser isso, estou a apanhar os TP's dos 7.3ºW nos 8ºW, na box os 3 sats desta posição estão como 7ºW, será que tenho de adicionar um satélite no receptor com os 7.3ºW e fazer o posicionamento manual?... não queria fazer isso porque assim teria de rodar o prato para ver todos os JSC Sports que são vistos em dois receptores durante o fim de semana.

A ideia agora é configurar tudo como diseqc 1.2 porque parece-me que o prato roda mais rápido do que em USALS, em diseqc 1.2 o move step roda o que por cada click?... 0.5º ou 1º??... não tenho essa informação no manual da box/motor, já li online que é 1º e que é um 0.5...

Estive a dar uns clicks E/W no move step a ver se conseguia sinal nos 42ºE mas desde que apertei as porcas que não voltou a dar sinais de vida, daqui a nada já vou fazer uns testes nos 45 e 46ºE. Quantos satélites/posições é possivel captar em PT e quais os últimos satélites nos dois extremos que é suposto captar?

Desde já quero agradecer "pessoalmente" por toda a ajuda e paciência para responderem as minhas perguntas de noob, sem a vossa ajuda e paciência esta instalação teria sido bem mais difícil... muito obrigado :)

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Gostos Recebidos
77
Amigo quando tiveres td ok. Procuras os sats com motore Usualls.

azinhaga

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2011
Gostos Recebidos
0
Amigo é possivel meter uma foto com a instalação final?
Tenho um motor igual a esse e estou a ter dificuldades na montagem

Pensei que pudesse captar os 4ºW, já tinha visto pelos footprints que o sinal só chegava até a fronteira PT/ES mas como apanho o Nilesat 102 com footprint a acabar a uns 350km da minha casa pensei que conseguisse captar os 4ºW...

Quando tive sinal nos 4ºW deve de ter sido algo parecido com o Nilesat, estava com sinal dos 5ºW nos 4ºW. Deve de ser isso, estou a apanhar os TP's dos 7.3ºW nos 8ºW, na box os 3 sats desta posição estão como 7ºW, será que tenho de adicionar um satélite no receptor com os 7.3ºW e fazer o posicionamento manual?... não queria fazer isso porque assim teria de rodar o prato para ver todos os JSC Sports que são vistos em dois receptores durante o fim de semana.

A ideia agora é configurar tudo como diseqc 1.2 porque parece-me que o prato roda mais rápido do que em USALS, em diseqc 1.2 o move step roda o que por cada click?... 0.5º ou 1º??... não tenho essa informação no manual da box/motor, já li online que é 1º e que é um 0.5...

Estive a dar uns clicks E/W no move step a ver se conseguia sinal nos 42ºE mas desde que apertei as porcas que não voltou a dar sinais de vida, daqui a nada já vou fazer uns testes nos 45 e 46ºE. Quantos satélites/posições é possivel captar em PT e quais os últimos satélites nos dois extremos que é suposto captar?

Desde já quero agradecer "pessoalmente" por toda a ajuda e paciência para responderem as minhas perguntas de noob, sem a vossa ajuda e paciência esta instalação teria sido bem mais difícil... muito obrigado :)

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Depois de dois dias a fazer "fine-tunning" não sei se já tenho tudo bem afinado, estou a apanhar todos os sats entre os 39ºE e os 34.5ºW e em todos os sats tenho TP's com sinal máximo mas tenho sats em que faltam alguns TP's, como é que consigo saber que tenho tudo bem alinhado e afinado??

É normal não apanhar quase nenhum TP do Astra 2ANorth na minha localização (Almada) ?... nos outros beams dos 28.2ºE tenho sinal máximo.

Antena nos 28.2ºE, o LNB fica a uns 15cm das telhas, consigo rodar até aos 50ºE antes do LNB ficar encostado ás telhas mas acho que a parte mais alta do telhado bloqueia o sinal, depois dos 39ºE não consigo nenhum sinal.

w6v8td.jpg

2ez1yqv.jpg

2q0vr0g.jpg

O cartão SD da minha máquina fotográfica morreu no outro dia então tirei estas com uma máquina antiga por isso a qualidade é baixa, para a semana já tiro umas fotos boas.

Amigo é possivel meter uma foto com a instalação final?
Tenho um motor igual a esse e estou a ter dificuldades na montagem

Qual é a tua latitude/longitude, a tua box suporta USALS?

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Gostos Recebidos
77
boa noite amigo mmoloch,pela foto já vi o tal reforço no suporte da antena,fizeste bem amigo em fazer com esse reforço a antena fica mais fixa e reforçada,pelos visto o tubo que tá ao alto devia ser mais comprido uns 20cm para captares Turksat 42. + azerspace 46 est . para captares estes dois sat-s. Parabens pela montagem amigo foi difcil mas agora é fácil para ti. :espi28:

SATIG

GF Prata
Entrou
Mar 29, 2008
Gostos Recebidos
31
O trabalho mais complicado está feito, agora é acalmar e ver o que se pode fazer para melhorar, tens aqui alguns canais e % que tenho no prato fixo igual ao teu.

NHK World HD - 11223 - 53%
ITV2 HD - 11758 - 31%
Sky Arts 1 HD - 12460 - 39%

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
É normal não apanhar quase nenhum TP do Astra 2ANorth na minha localização (Almada) ?... nos outros beams dos 28.2ºE tenho sinal máximo.
É. Eu estou mais a norte do que tu, tenho 1,80m, e também não consigo captá-los todos.

DX2

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Andei a actualizar os TP's de todos os sats e agora com tudo "arrumado" em condições parece-me que tenho o sistema bem afinado, nos 28.2ºE só não apanho dois TP's, 11739V do 2A South e o 11856H do 2A North, ainda não experimentei fazer fine-tunnig pela box neste sat mas até pode ser que consiga apanhar os 2 TP's que faltam.

NHK World HD - 11223 tenho 72/62
ITV2 HD - 11758 tenho 79/50
Sky Arts 1 HD - 12460 tenho 67/68

Nos 0.8ºW/1ºW tive alguns problemas, para ter bom sinal nos 0.8ºW perdia o sinal dos 1ºW, então adicionei um novo sat na box só para os canais 1ºW e pelo fine-tunnig da box consegui ficar com um bom sinal em todos os canais desta posição mas divididos por dois satélites na box.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Como é que não tens sinal no TP 11739V do 2A? Esse devia ter o sinal no máximo!

Nos 28º tens só uma posição para os satélites todos que lá estão? Se sim, experimenta fazer como fizeste para os 0.8ºW e o 1ºW: cria uma posição nos 28.6ºE para o Eutelsat 28A e outra nos 28.2ºE para os Astra 2A, 2B, 2F e 1N. É que quanto maior é a antena mais difícil se torna captar estas duas posições orbitais com a antena posicionada numa só posição (salvo a redundância).

DX2

azinhaga

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2011
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelas fotos mmoloch.
A minha antena é de 80cm e vivo no sul do país. Não consigo captar os 7ºW, por isso as dificuldades com o mesmo motor.

Depois de dois dias a fazer "fine-tunning" não sei se já tenho tudo bem afinado, estou a apanhar todos os sats entre os 39ºE e os 34.5ºW e em todos os sats tenho TP's com sinal máximo mas tenho sats em que faltam alguns TP's, como é que consigo saber que tenho tudo bem alinhado e afinado??

Antena nos 28.2ºE, o LNB fica a uns 15cm das telhas, consigo rodar até aos 50ºE antes do LNB ficar encostado ás telhas mas acho que a parte mais alta do telhado bloqueia o sinal, depois dos 39ºE não consigo nenhum sinal.

O cartão SD da minha máquina fotográfica morreu no outro dia então tirei estas com uma máquina antiga por isso a qualidade é baixa, para a semana já tiro umas fotos boas.

Qual é a tua latitude/longitude, a tua box suporta USALS?

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Obrigado pelas fotos mmoloch.
A minha antena é de 80cm e vivo no sul do país. Não consigo captar os 7ºW, por isso as dificuldades com o mesmo motor.
A tua principal "dificuldade" para captar os 7ºW é o tamanho do prato, não o motor.

DX2

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Gostos Recebidos
77
Boas sim azinhaga podes começar pelo Astra 28.2 est. Motor a zero claro com tudo apromado lnb na vertical em linha comprato prato em linha com motor o tubo bem apromado usa Usuallis e com o comando manda para o Astra 28.2 se não apanhares o sat é só afinar o prato acima ou abaixo até encontrares o canal deste sat depois é afinar a pontencia de sinal,depois vais correndo os outros sats,na te esqueças que há satélites que na vais captar derivado ao diametro prato no caso do Nilsat w7

azinhaga

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2011
Gostos Recebidos
0
Obrigado desde já pela ajuda Silva51. Permite que discorde só em relação ao Astra 28.2. Vivendo eu no sul e devido às dimensões do prato, penso que não consigo captar esse satélite com esta antena. Não será preferivel os 5ºW como o Satig diz?

Boas sim azinhaga podes começar pelo Astra 28.2 est. Motor a zero claro com tudo apromado lnb na vertical em linha comprato prato em linha com motor o tubo bem apromado usa Usuallis e com o comando manda para o Astra 28.2 se não apanhares o sat é só afinar o prato acima ou abaixo até encontrares o canal deste sat depois é afinar a pontencia de sinal,depois vais correndo os outros sats,na te esqueças que há satélites que na vais captar derivado ao diametro prato no caso do Nilsat w7

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Gostos Recebidos
77
Sim amigo podes começar por esse satélite que o amigo Satig diz,pois eu desconhecia que a sul com prato de 80cm não se capta o Sat Astra 28.2 eu aqui a norte comfirmo com prato de 60cm se capta o Astra 28.2 est com pouca contidade de canais derivado ao seu diametro de ser 60cm depois teres a antena afinada podes mandar para este satélite a ver se capta.

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Como é que não tens sinal no TP 11739V do 2A? Esse devia ter o sinal no máximo!

Nos 28º tens só uma posição para os satélites todos que lá estão? Se sim, experimenta fazer como fizeste para os 0.8ºW e o 1ºW: cria uma posição nos 28.6ºE para o Eutelsat 28A e outra nos 28.2ºE para os Astra 2A, 2B, 2F e 1N. É que quanto maior é a antena mais difícil se torna captar estas duas posições orbitais com a antena posicionada numa só posição (salvo a redundância).

DX2

Depois de criar a posição nos 28.6ºE já apanho todos os TP's do Eutelsat 28A, nos 28.2ºE já apanho todos os TP's do 2A South, apesar de apanhar quase todos os TP's do 2A North metades deles têm perdas de sinal constantes e a imagem esta sempre a congelar.

Onde tenho mais problemas é nos sats centrais, 10ºE, 9ºE, 7ºE e 3.1ºE, faltam-me vários TP's destes 4 sats, nos 7ºE apanho todos os TP's do feixe Europe A e não tenho nenhum sinal do Europe B, não é suposto apanhar o feixe Europe B?... o footprint dá-me 1,30m para a minha localização, tenho 1,25m, acho que devia de apanhar alguns TP's.

Por causa deste problema andei com um nível a ver se estava tudo de prumo, o suporte do motor estava ligeiramente inclinado para a frente, depois de o por de prumo nunca mais consegui apanhar o arco, apanho o Nilesat 7ºW com sinal máximo mas ao rodar não apanho mais nada, ao mexer na elevação do prato consigo apanhar os outros sats mas só um de cada vez, nunca fica alinhado com o arco. Na elevação do motor ainda não mexi mas acho que é ai que o problema esta, como era o próprio suporte que estava ligeiramente inclinado para a frente talvez seja ai que tenho de mexer.

Nestes últimos dias tenho andado a ver sobre as diferenças de sinal entre LNB's e segundo o que li posso conseguir um bom aumento de sinal com um LNB de qualidade... o LNB que estou a usar é um Dicom 0.1dB twin, custou-me 9.99€ e o 0.1dB deve de ser só no autocolante ou segundo o que li para conseguir o 0.1dB de ruído corta na força do sinal, com mais força de sinal o ruído iria aumentar, estas "teorias" estão correctas?... vou mesmo conseguir um bom aumento de sinal com um LNB de qualidade?... se sim, que LNB's recomendam-me?

Preciso de um LNB single, de um twin e de um quad.