Local: aldeia de Serra de Santo António. Encontra-se num sítio priveligiado pois recebe bom sinal de Torres Novas, Abrantes, Palmela, Santarém e Montejunto.
Mas esse privilégio na realidade não existe porque a confluência do sinal dos 5 emissores anula qualquer possibilidade de recepção durante vários periodos do dia, sendo que o principal "culpado" é o de Palmela, por estar mais longe. O Prof. Navarro, da Universidade de Aveiro, principal responsável pelo acompanhamento e monitorização da instalação de todos os emissores, já esteve no local à noite (como em tantos outros, pois ele sabe o que é que se passa em todo o país) e já comunicou (mais uma vez) o problema à PT. Também já lá esteve um "engenheiro" da ANACOM (depois de muita insistência da Amitrónica), mas foi de dia porque de noite não se trabalha e, como é óbvio, não detectou qualquer anomalia.
DX2
Depois de esmiuçar mais um pouco este assunto, aqui vai…
Como é sabido, a TDT portuguesa utiliza uma rede SFN (Single Frequency Network). Isto poderá ter algumas vantagens, mas trás no entanto algumas desvantagens.
É normal que um receptor TDT capte sinais oriundos de dois ou mais emissores. Ainda que os emissores estejam sincronizados, os sinais procedentes de cada um chegarão ao receptor com diferentes atrasos (na ordem de milissegundos). Até aqui tudo bem, desde que este atraso não ultrapasse o intervalo de guarda adoptado.
A TDT Portuguesa adoptou um intervalo de guarda que equivale a um atraso máximo admissível de 224 ms. Na prática significa que não podemos receber sinal de um segundo emissor que diste mais de 67Km em relação ao mais próximo sob pena de comprometer a recepção do sinal oriundo do emissor ou emissores mais próximos pois este sinal chegará com um atraso superior ao máximo admissível.
De notar que este já é o intervalo de guarda maior que normalmente é usado em redes SFN. Um intervalo de guarda ainda maior condicionaria fortemente os serviços disponíveis na TDT.
Como já disse anteriormente, creio que em dias (noites) de condições favoráveis à propagação se podem captar sinais fortes de emissores que estejam a mais de 67 Km de distância comprometendo assim uma boa recepção.
Espero ter sido claro na explicação. Peço desculpa por alguma incorrecção, pois não sou especialista na matéria.
Boa noite, cumprimentos digitais.