Portal Chamar Táxi

Perda de sinal digital á noite

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Olha, eu coloquei no início da semana uma PRO 75 antiga que eu tinha numa outra parte da casa pois com a DAT HD 45 eu tinha falhas constantes à noite tal como relatei aqui. A verdade é que desde daí nunca mais me aperecebi de ter falhas, existe sim um decréscimo diário da qualidade entre as 19:00 e as 21:00 mas não suficiente para interromper o visionamento.

Agora é o seguinte:

a) Ou foi pelo facto de ter mudado a antena pois ela tem 75 elementos e possivelmente é mais directiva.
b) A antena está agora num local onde o snal chega com menos sombras.
c) Coincidência porque provavelmente estas últimas noites não têm sido favoráveis À propagação.

Espero bem que não seja a última hipótese....

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Sim as quanto maior é o ganho da antena maior é o sinal que ela recebe, por conseguinte os erros de bits são menores. No entanto nenhuma das antenas de 3 eixos como é o caso da tua é a mais indicada para sinais baixos. As melhores antenas são as de 1 só eixo e quanto mais elementos melhor, só que são mais diretivas e por isso mais dificies de apontar

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Potência de sinal (escala 0-100) que habitualmente está nos 48-50 estava em 53%.

Erros de bit (escala 0-2000) mede a qualidade em escala invertida que habitualmente está em 0/2 estava em 70/80 por vezes com picos de 500/600.
Se habitualmente tens os valores que estão sublinhados, então ou o sinal que estás a receber é muito fraco ou a amplificação/distribuição não está bem feita, porque quando o sinal é bom, mesmo sendo baixo, os LCD's Samsung apresentam valores de quantidade maiores do que esse e nunca aparecem erros. Os dados que indicas são sintoma de sinal mesmo "à pele".

DX2

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Sim as quanto maior é o ganho da antena maior é o sinal que ela recebe, por conseguinte os erros de bits são menores. No entanto nenhuma das antenas de 3 eixos como é o caso da tua é a mais indicada para sinais baixos. As melhores antenas são as de 1 só eixo e quanto mais elementos melhor, só que são mais diretivas e por isso mais dificies de apontar

E será que a solução para evitar as quebras de sinais nocturnas é conseguir a antena mais directiva possível para que não receba "sinais parasitas" de outros emissores mais distantes que não estejam no mesmo alinhamento?

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
E será que a solução para evitar as quebras de sinais nocturnas é conseguir a antena mais directiva possível para que não receba "sinais parasitas" de outros emissores mais distantes que não estejam no mesmo alinhamento?

Não
Já fiz testes com antenas apontadas para 1 emissor e só recebe desse emissor porque no alinhamento do emissor a traseira é mar e por conseguinte não recebe outros emissores e tinha em algumas alturas erro de bits graves que não dava para ver tv
Neste momento tenho um amplificador com 2 entradas de uhf com 2 antenas simultaneamente apontadas cada uma para o seu emissor a funcionar sem comflitos

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Só venho relatar que houve um decréscimo gradual da qualidade do sinal até às 19:00 onde houve uma quebra de sinal que durou cerca de 5 minutos agora já está lentamente a subir de novo.

É curioso que eu estava precisamente a ler sobre propagação troposférica no wikipedia (inglês) quando aconteceu:D É um artigo muito interessante...

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Não
Já fiz testes com antenas apontadas para 1 emissor e só recebe desse emissor porque no alinhamento do emissor a traseira é mar e por conseguinte não recebe outros emissores e tinha em algumas alturas erro de bits graves que não dava para ver tv
Neste momento tenho um amplificador com 2 entradas de uhf com 2 antenas simultaneamente apontadas cada uma para o seu emissor a funcionar sem comflitos

Na minha opinião uma antena directiva pode ajudar, mas pode não ser o suficiente para resolver o problema.

Em principio, uma antena não recebe sinais por trás para isso está lá o reflector. O problema está em ela receber sinais de emissores distantes que fiquem por trás do emissor que se pretende receber.

Não há qualquer problema em ligar duas ou até mais antenas a uma instalação. O único problema é que se fica mais exposto a sinais da propagação a longa distancia e a eventuais conflitos e quebra de qualidade de sinal.

Hoje fui alterar a instalação em casa de um amigo que frequentemente tinha falhas de recepção principalmente à noite.

A antena estava originalmente orientada para o emissor de S. Bernardo (Aveiro) a cerca de 17Km. Existe linha de vista com o emissor sinal muito bom.

Alterei a instalação da seguinte forma (experiência):

Orientei a antena para o emissor de Vale de Cambra a cerca de 16Km. Poucos obstáculos no caminho mas como o emissor é de menor potência chega por cá um pouco mais fraco, ainda assim o suficiente. Além disso baixei a antena por forma a esta ficar ao lado da chaminé em vez de ficar acima desta como estava antes. O objectivo é que a chaminé faça "sombra" a eventuais sinais de propagação.
Vamos a ver o que isto vai dar...
Depois divulgarei os resultados.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião uma antena directiva pode ajudar, mas pode não ser o suficiente para resolver o problema.

Em principio, uma antena não recebe sinais por trás para isso está lá o reflector. O problema está em ela receber sinais de emissores distantes que fiquem por trás do emissor que se pretende receber.

Não há qualquer problema em ligar duas ou até mais antenas a uma instalação. O único problema é que se fica mais exposto a sinais da propagação a longa distancia e a eventuais conflitos e quebra de qualidade de sinal.

Hoje fui alterar a instalação em casa de um amigo que frequentemente tinha falhas de recepção principalmente à noite.

A antena estava originalmente orientada para o emissor de S. Bernardo (Aveiro) a cerca de 17Km. Existe linha de vista com o emissor sinal muito bom.

Alterei a instalação da seguinte forma (experiência):

Orientei a antena para o emissor de Vale de Cambra a cerca de 16Km. Poucos obstáculos no caminho mas como o emissor é de menor potência chega por cá um pouco mais fraco, ainda assim o suficiente. Além disso baixei a antena por forma a esta ficar ao lado da chaminé em vez de ficar acima desta como estava antes. O objectivo é que a chaminé faça "sombra" a eventuais sinais de propagação.
Vamos a ver o que isto vai dar...
Depois divulgarei os resultados.

Não percebeste, a minha antena receptora é direcional, a antena emissora em que fiz testes não é direcional e em relação á minha localização as costas dessa antena é mar.

Tem atenção numa coisa, há emissores que têm emissoes direcionais, omnidirecionais e simultaneamente ambas. Embora sejam menos potentes podem em determinadas localizaçoes ter sinais mais fortes do que outros emissores mais proximos

Última edição:

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Amigos em casa dos meus pais têm andado com alguns cortes durante a noite, hoje tive a falar com un tecnico que me aconse-lhe

a trocar a antena . Tenho instalada uma televes dat hd boss e aconselou-me aplicar uma fracarro blu 420 me emprestava para eu

ensaiar fiquei na dúvida uma antena cara da televes e trocar por uma mais barata que muitas vezes tem tido mais eficiençia que a

televes que dizem?

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0
Amigos em casa dos meus pais têm andado com alguns cortes durante a noite, hoje tive a falar com un tecnico que me aconse-lhe

a trocar a antena . Tenho instalada uma televes dat hd boss e aconselou-me aplicar uma fracarro blu 420 me emprestava para eu

ensaiar fiquei na dúvida uma antena cara da televes e trocar por uma mais barata que muitas vezes tem tido mais eficiençia que a

televes que dizem?

-------------------------------------------------------
boas rato
bem esse tecnico e muito bom ,trocar televes dat hd boss por fracarro blu 420
televes dat hd boss e uma das melhores antenas do mercado ,essa falha que esta acontecer pode vir do emissor logo téns de aguardar pelo enceramento da tv analogica
no meu caso tinha falhas em dias de chuva e vento , neste mumento deixou de ter problemas ,esta 100%
rato da proxima vez que o encontres tecnico dá-lhe com antena na cabeça tál fracarro blu 420

força rato

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Não percebeste, a minha antena receptora é direcional, a antena emissora em que fiz testes não é direcional e em relação á minha localização as costas dessa antena é mar.

Tem atenção numa coisa, há emissores que têm emissoes direcionais, omnidirecionais e simultaneamente ambas. Embora sejam menos potentes podem em determinadas localizaçoes ter sinais mais fortes do que outros emissores mais proximos

Ok, agora já percebi a situação. Realmente tinha interpretado mal. E de certa forma essa experiência deita por terra a "minha" teoria dos erros de bits serem causados por emissores distantes que chegam fora do intervalo de guarda.

Ainda assim continuo na minha, é preciso não esquecer que, quando a propagação abre a sério entra de lado por cima por baixo por trás, e não há antena directiva que nos valha.

Já acontecia no analógico, com a diferença que apenas causava algumas perturbações na imagem mas dava para ver, com a vantagem que havia poucos emissores na mesma frequência. Agora estão todos na mesma.

Mas pode ser que, com estas trocas de experiências cheguemos de facto a uma conclusão.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
-------------------------------------------------------
boas rato
bem esse tecnico e muito bom ,trocar televes dat hd boss por fracarro blu 420
televes dat hd boss e uma das melhores antenas do mercado ,essa falha que esta acontecer pode vir do emissor logo téns de aguardar pelo enceramento da tv analogica
no meu caso tinha falhas em dias de chuva e vento , neste mumento deixou de ter problemas ,esta 100%
rato da proxima vez que o encontres tecnico dá-lhe com antena na cabeça tál fracarro blu 420

força rato

Não vejo o que é que o encerramento da tv analógica tenha a ver com as falhas temporárias da TDT mas talvez possas esclarecer melhor.

Na maior parte dos casos não acho que o problema esteja na antena seja ela de que marca for, desde que haja bom sinal.

Apesar de eu estar a cerca de 18Km do emissor, já fiz a experiência de colocar 5cm fio de cobre a fazer de antena a cerca de 1 metro do chão e recepção a 100% sem qualquer falha. Apesar disso, por vezes mesmo com antenas xpto tenho falhas.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
A antena nada tem a ver com os problemas de erro de bits que está acontecer, mas se estiveres a receber sinal com nivel mais alto, os erros de bits são menores por conseguinte quanto maior é o ganho da antena mais alto é o nivel de sinal, menor é o erro de bits.

Quanto a essas antenas essa fracarro é bastante inferior á televes mas existe melhor do que essa televes.

Quem está com problemas em recepção tdt não espere que o simples desligar o analógico as coisas fiquem resolvidas. A resolução tem que passar por outros factores.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Ok, agora já percebi a situação. Realmente tinha interpretado mal. E de certa forma essa experiência deita por terra a "minha" teoria dos erros de bits serem causados por emissores distantes que chegam fora do intervalo de guarda.

Ainda assim continuo na minha, é preciso não esquecer que, quando a propagação abre a sério entra de lado por cima por baixo por trás, e não há antena directiva que nos valha.

Já acontecia no analógico, com a diferença que apenas causava algumas perturbações na imagem mas dava para ver, com a vantagem que havia poucos emissores na mesma frequência. Agora estão todos na mesma.

Mas pode ser que, com estas trocas de experiências cheguemos de facto a uma conclusão.

Tens razão quando dizes quando a propagação é elevada, entra lateralmente pela antena. Agora repara numa coisa, a propagação em UHF é maior no verão, e neste ultimo verão os erros de bits existiram mas não foi grave (raramente existia) a situação que foi mais complicado em finais de Setembro, mês completo de Outubro e parte do mês de Novembro e está novamente a piorar neste mês de Março. O que contraria um pouco a tese da propagação

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Tens razão quando dizes quando a propagação é elevada, entra lateralmente pela antena. Agora repara numa coisa, a propagação em UHF é maior no verão, e neste ultimo verão os erros de bits existiram mas não foi grave (raramente existia) a situação que foi mais complicado em finais de Setembro, mês completo de Outubro e parte do mês de Novembro e está novamente a piorar neste mês de Março. O que contraria um pouco a tese da propagação

É curioso que os problemas que eu tive foram mais graves na última quinzena de Fevereiro, desaparecendo o sinal por completo pouco depois do pôr do sol e só regressando de manhã pouco depois do sol nascer.

No meu caso a situação melhorou bastante depois que eu troquei a minha DAT HD 45 por uma antiga PRO 75, que eu tinha por cá e que coloquei noutro local, e até ver só me falhou ontem como disse aqui por 5 minutos depois voltou à normalidade.

Uma conclusão que cheguei é que pelo menos aqui na minha zona, e já várias pessoas me disseram o mesmo é que o sinal é mais "rasteiro" quanto mais baixa a antena melhor. Eu tive que a retirar de cima do telhado pois nem apanhava de dia nem de noite. Agora que coloquei na varanda atrás da casa, segundo o meu LCD a qualidade do sinal varia entre os 80% e os 100% de dia. Mas ao que eu vejo não só a posição vertical da antena influencia mas também a horizontal. A minha casa tem uma varanda corrida de um ponta à outra, se colocar a antena na outra ponta da varanda mas à mesma altura o melhor que consigo de qualidade é 20%.

É como se o sinal tivesse "manchas" onde ele é mais concentrado...

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
É curioso que os problemas que eu tive foram mais graves na última quinzena de Fevereiro, desaparecendo o sinal por completo pouco depois do pôr do sol e só regressando de manhã pouco depois do sol nascer.

No meu caso a situação melhorou bastante depois que eu troquei a minha DAT HD 45 por uma antiga PRO 75, que eu tinha por cá e que coloquei noutro local, e até ver só me falhou ontem como disse aqui por 5 minutos depois voltou à normalidade.

Uma conclusão que cheguei é que pelo menos aqui na minha zona, e já várias pessoas me disseram o mesmo é que o sinal é mais "rasteiro" quanto mais baixa a antena melhor. Eu tive que a retirar de cima do telhado pois nem apanhava de dia nem de noite. Agora que coloquei na varanda atrás da casa, segundo o meu LCD a qualidade do sinal varia entre os 80% e os 100% de dia. Mas ao que eu vejo não só a posição vertical da antena influencia mas também a horizontal. A minha casa tem uma varanda corrida de um ponta à outra, se colocar a antena na outra ponta da varanda mas à mesma altura o melhor que consigo de qualidade é 20%.

Há 15 dias ( naquele sábado que houve muitos problemas, 25 de fev.) fui mais um amigo instalar uma tdt num predio alto em linha de vista com o emissor da
Boa Viagem, corremos o telhado todo e só junto a uma parede de um terraço é que não dava erro de ber e mer, e foi mesmo aí que se montou a antena. Tornamos a culpa a uma antena do siresp (rede de comunicações da GNR, PSP, etc) que existia a escassos 200 metros. Mas como á noite o problema aconteceu fiquei na duvida se era mesmo dessa antena siresp ou se era daquilo que ainda não se sabe o porquê

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Certamente seria do problema do tal fenómeno nocturno, eu para mim continuo a achar que é devido às condições favoráveis da propagação em que as interferências venham de todo o lado. Muitas vezes devido à propagação nocturna os sinais de emissores mais distantes conseguem ser muito mais intensos do que o emissor de onde recebemos o sinal.

Há um exemplo que vi no youtube de um local na Inglaterra conseguir receber canais da tdt francesa e belga...

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Há um exemplo que vi no youtube de um local na Inglaterra conseguir receber canais da tdt francesa e belga...

Sim isso em VHF e UHF é frequente no verão, no inverno não. Tenho isso por experiência há anos visto que sou radioamador e nós temos autorização para utilizar em vhf as frequencias 144 a 146 mhz e em uhf 430 a 440 mhz e com tempo quente é facil fazer Canarias devido a reflexão na agua

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0

Provavelmente não se trata de o sinal ser rasteiro, mas sim de ao colocares a antena num ponto mais baixo ela fica menos exposta aos sinais de propagação a longa distância.
O mesmo se aplica em relação ao colocares a antena em diferentes locais da varanda. Provavelmente num desses locais fica mais exposta a esses sinais, logo aumentam os erros e assim baixa a qualidade.
Não tomes isto como um facto, é apenas a minha opinião.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Sim isso em VHF e UHF é frequente no verão, no inverno não. Tenho isso por experiência há anos visto que sou radioamador e nós temos autorização para utilizar em vhf as frequencias 144 a 146 mhz e em uhf 430 a 440 mhz e com tempo quente é facil fazer Canarias devido a reflexão na agua

É certo que estamos no inverno, e que normalmente nesta época do ano é raro acontecerem fenómenos de propagação em UHF.
Mas já repararam que este inverno mais parece primavera ou outono? Não será que estas mudanças climáticas também estão a alterar o modo como estamos habituados a estes fenómenos de propagação?
E as tempestades solares não estarão também a baralhar tudo isto?

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
A antena nada tem a ver com os problemas de erro de bits que está acontecer, mas se estiveres a receber sinal com nivel mais alto, os erros de bits são menores por conseguinte quanto maior é o ganho da antena mais alto é o nivel de sinal, menor é o erro de bits.

Quanto a essas antenas essa fracarro é bastante inferior á televes mas existe melhor do que essa televes.

Quem está com problemas em recepção tdt não espere que o simples desligar o analógico as coisas fiquem resolvidas. A resolução tem que passar por outros factores.

Não fico muito convencido com essa teoria. Para mim uma antena de alto ganho em zonas de captação fácil é asneira, pois a confirmar-se a teoria da propagação, uma antena de alto ganho irá mais facilmente captar sinais indesejáveis.

Para mim uma antena de alto ganho sim em locais de difícil recepção.

Uma antena média para locais de sinal razoável.

Em locais de sinal forte, uma simples ponta de fio ou uma antena feita com cabo coaxial é mais que suficiente.

Em qualquer dos casos quanto menos exposta ficar melhor. Se possível enfia-la dentro de três paredes com a abertura para o lado do emissor. Mesmo assim se o sinal interferente vier desse lado não haverá muito a fazer.

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Pronto o sol começou a pôr já foi tudo por água abaixo, esteve todo o dia a dar a 100%... Ainda tentei dar outro jeitito à antena mas de nada vale...

Edit:
15 minutos depois a qualidade está pouco a pouco a subir...

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Não fico muito convencido com essa teoria. Para mim uma antena de alto ganho em zonas de captação fácil é asneira, pois a confirmar-se a teoria da propagação, uma antena de alto ganho irá mais facilmente captar sinais indesejáveis.

Para mim uma antena de alto ganho sim em locais de difícil recepção.

Uma antena média para locais de sinal razoável.

Em locais de sinal forte, uma simples ponta de fio ou uma antena feita com cabo coaxial é mais que suficiente.

Em qualquer dos casos quanto menos exposta ficar melhor. Se possível enfia-la dentro de três paredes com a abertura para o lado do emissor. Mesmo assim se o sinal interferente vier desse lado não haverá muito a fazer.

Então não estás contra a minha teoria!

Repara que o problema aparece só onde os sinais são baixos. Aqui no emissor da Boa Viagem e penso que neles todos a menos de 7-10 km não existe qualquer problema

Já agora para quem quiser conhecer melhor a modulação QAM aqi fica o link

hxxp://www.gta.ufrj.br/grad/04_2/Modulacao/

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
De facto
Aqui tambem se nota