Portal Chamar Táxi

Perda de sinal digital á noite

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Isto hoje foi um caos. Agora está muito melhor mas por estes lados ainda dá erros com força.
Neste momento com uma pen TDT e a respectiva antena que veio com ela (duas antenas telescópicas com 12 centimetros cada) e se me aproximar de uma janela a qualidade baixa para 0 e deixo de ter TDT. Se protejer a antena atrás de uma parede já fico com qualidade acima dos 50% (depende do local) e imagem estável. E esta heim? Não deveria ser o contrário? E estou a 18 Km do emissor de Aveiro!

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Lá está, como esta noite está a ser propícia para as propagações ao colocar a antena perto da janela estás a receber emissões mais longínquas baixando logo a qualidade, possivelmente ao resguardar a antena por trás da parede digamos que estás a "filtrar" esse sinal e a antena passa a obter maior quantidade de sinal do emissor de Aveiro do que do emissor interferente...

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Hoje aproveitei o apagão para fazer alguns testes.

Como não tenho equipamento de medida profissional utilizei o programa Digimax DVB-T e também um televisor que mede a potência de sinal e a taxa de erros de bits.

Coloquei uma antena de 3 eixos (era a que estava mais à mão) na ponta de um mastro com 3 metros apoiado no chão, 10 metros de cabo e toca a rodar.

Habitualmente o sinal é tão bom que a antena pode estar praticamente para qualquer lado que tenho sempre imagem estável. Hoje cerca das 20:30 (hora que comecei os testes) em direcção ao emissor qualidade zero! Não adiantava de nada fazer pequenos ajustes. Taxa de erros sempre no máximo ou quase. A única posição que ainda dava qualquer coisa embora com freses foi rodar a antena em direcção ao mar.
Depois começou a propagação a baixar e já não deu para fazer mais nada. Queria comparar os resultados colocando a antena mais baixa mas fica para a próxima.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Lá está, como esta noite está a ser propícia para as propagações ao colocar a antena perto da janela estás a receber emissões mais longínquas baixando logo a qualidade, possivelmente ao resguardar a antena por trás da parede digamos que estás a "filtrar" esse sinal e a antena passa a obter maior quantidade de sinal do emissor de Aveiro do que do emissor interferente...

Exactamente, esta sempre foi a minha teoria. Penso que o emissor interferente será o da Serra da Boa Viagem ou outro ainda mais distante.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Durante os testes ainda consegui observar o seguinte: Se inclinasse a ponta da antena um pouco em direcção ao solo apesar de baixar um pouco a potência de sinal reduzia bastante a taxa de erros.

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Hoje um técnico disse-me que recebe um monte de chamadas do pessoal daqui da zona a dizer que ontem à noite não tiveram sinal da tdt e que hoje de manhã também não, a verdade é que cheguei agora a casa e ainda não há sinal, só o meu lcd está a dar alguma coisa mas com muitas falhas, os meu receptores dizem "sem sinal"...

IMG_20120313_125647.jpg

IMG_20120313_125627.jpg

Com vocês passa-se o mesmo?

Última edição:

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
amigos temos que virar as antenas todas para o céu, porque aqui na terra esta tudo cada vez pior, e ainda, é que ninguem quer saber de nada

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Estão as tais analógicas agora a desaparecer e a tdt a aparecer, para mim é a verdadeira prova que a tdt desaparece devido às propagações, o fenómeno está explicado, LOL...

Agora não vejo nenhuma solução à vista para resolver isto.
A solução é a PT diminuir a potência de alguns emissores e fazer cobertura de proximidade em vez de tentar cobrir o país todo à moda do analógico. Agora ela fazê-lo por iniciativa própria ou obrigada pela ANACOM, são outros quinhentos.
Ambos sabem qual é o problema e a sua solução mas nenhum deles quer dar o braço a torcer e reconhecer que a rede foi mal calculada. Eles já sabiam o que se passava noutros países europeus - que até nem têm redes de SFN mas onde estes fenómenos também estão a acontecer - e não souberam acautelar isso. Resta-nos continuar a reclamar porque parece que está a fazer efeito. Vejam-se os casos de Monção, Mação, Caminha e, mais recentemente, Minde.

DX2

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
Tanto quanto sei, andam a fazer testes pela zona de Aveiro e arredores, resta saber se é para melhorar ou para ficar na mesma.

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Pois também me lembrei disso DX2, mais emissores e menos potência, tipo telemóveis imagino, o que eu quis dizer é como solucionar isto a nível das instalações individuais, que ao que parece não há mesmo nada a fazer. Só a PT/ANACOM podem resolver isto, mas duvido que o façam pelo menos a curto prazo, é mais fácil dizer para instalar a TDT complementar e assim ao mesmo tempo até enchem mais os bolsos...

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Parece-me que, se vamos esperar que a PT ou ANACOM resolvam o problema podemos esperar sentados para que não nos cansemos.

Hoje ao final do dia, aproveitando que a TDT não funcionava fui tentar resolver um dos muitos casos problemáticos.
O objectivo inicial era tentar o emissor de Vale de Cambra em Vez do de Aveiro pois recebi a informação de algumas pessoas servidas por Vale de Cambra que ontem não sofreram perturbações na recepção.
Mas fiquei desapontado sinal muito potente em diversas direcções (sinais de propagação refletidos) mas qualidade sempre a zero (Digimax).
Quando já tinha desistido lembrei-me de experimentar a antena ao nível do solo e qual o meu espanto: Qualidade 100% sem qualquer perturbação! A antena estava deitada no chão!
Como a antena não podia ficar ali, resolvi experimentar no sótão da casa e tudo 5 estrelas! Entretanto fiquei sem bateria no computador e não deu para ver mais.
Resta-me saber se em dias normais sem propagação muito aberta irei receber sinal suficiente.
Os ajustes finais ficaram para outro dia.

Conclusão:
-Nada de amplificadores (que também amplificam os sinais indesejáveis).
-Antena o mais baixa possível para que não fique exposta aos sinais maléficos.

Claro que isto só é válido para locais com sinal forte.

Última edição:

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Como o amigo DX2 diz e muito bem não houve um planeamento em se montar a tdt .

Dou um exemplo uma praia do distrito de leiria s.pedro de moel zona baixo como

querem que chegue o emissor do monte do facho se não chega em boas condições

a pontos mais. Porque não foi feito um planeamento antes de montar as antenas.

Como por lá dizem e até por alguns tecnicos não terem montado um pequeno

retransmissor no alto dos picotes até analógica chega mal mas enfim é o que

temos.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Parece-me que, se vamos esperar que a PT ou ANACOM resolvam o problema podemos esperar sentados para que não nos cansemos.

Hoje ao final do dia, aproveitando que a TDT não funcionava fui tentar resolver um dos muitos casos problemáticos.
O objectivo inicial era tentar o emissor de Vale de Cambra em Vez do de Aveiro pois recebi a informação de algumas pessoas servidas por Vale de Cambra que ontem não sofreram perturbações na recepção.
Mas fiquei desapontado sinal muito potente em diversas direcções (sinais de propagação refletidos) mas qualidade sempre a zero (Digimax).
Quando já tinha desistido lembrei-me de experimentar a antena ao nível do solo e qual o meu espanto: Qualidade 100% sem qualquer perturbação! A antena estava deitada no chão!
Como a antena não podia ficar ali, resolvi experimentar no sótão da casa e tudo 5 estrelas! Entretanto fiquei sem bateria no computador e não deu para ver mais.
Resta-me saber se em dias normais sem propagação muito aberta irei receber sinal suficiente.
Os ajustes finais ficaram para outro dia.

Conclusão:
-Nada de amplificadores (que também amplificam os sinais indesejáveis).
-Antena o mais baixa possível para que não fique exposta aos sinais maléficos.

Claro que isto só é válido para locais com sinal forte.
É por causa de situações como esta que eu bato tanto na tecla dos valores de qualidade e quantidade. A maioria dos "técnicos" acha que para o digital não é preciso medidores, é tudo uma maravilha e é tudo fácil. Por isso é que quase 25% do meu trabalho é andar a pôr em condições instalações feitas por outros, com erros básicos como não saberem montar a antena (vocês não acreditam na quantidade de DAT 45 que eu apanho montadas com a caixa virada para cima), não saberem escolher a melhor antena para cada situação, apontar a antena "por defeito" para o emissor mais próximo (nem sempre pode ser assim), antenas altas demais, amplificações desnecessárias ou exageradas, fichas mal montadas, má distribuição, etc. Mas mesmo os que têm medidores cometem erros destes porque não basta tê-lo, é preciso saber usá-lo e saber interpretar as informações que ele nos dá, e é aqui que "a porca torce o rabo".

@ aljofe, tal como te aconteceu, se não tivesses tido a ajuda de algo que te indicou qual a melhor situação da antena para teres a melhor captação, tinhas chegado lá? E não te preocupes com a quantidade de sinal captado com a antena dentro do sótão. Se a qualidade se mantiver, isso quer dizer que a quantidade é suficiente, quanto mais não seja para ser amplificada se a carga da distribuição assim o exigir.

DX2

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
É exactamente isso, isto é quase como aqueles emigrantes que há uns anos iam até à Venezuela e passado 6 meses regressavam e já eram padeiros, como tudo na vida é necessário ter conhecimentos para executar qualquer serviço e de que vale ter bom equipamento quando não se sabe utilizar, digital não é analógico e quem assim não pensar está feito ao bife, se assim fosse não teria sido necessário fazer formação acerca do assunto, claro que a maior parte das pessoas não fez qualquer formação e partiu para o terreno com a ansia de ganhar uns cobres, na maior parte destes casos os problemas ficam para que os outros resolvam mas enfim isto também já não é de agora e assim vai continuar, quando estive a trabalhar na Holanda e já lá vão mais de 30 anos, quem não estivesse devidamente habilitado a exercer uma profissão não a podia exercer, havia a necessidade de ter um canudo que comprovasse isso mesmo, quem ficava a ganhar com tudo isso era sempre o cliente pois tinha a certeza de que o seu serviço estava a ser executado por um profissional, talvez daqui a 30 anos aqui também assim seja, talvez.

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Bem, então é assim, cheguei agora a casa com curiosidade de saber como estaria a qualidade, e apesar de estar hoje a funcionar a qualidade estava muito ao limite, então tirei a antena do mastro e virei a abraçadeira da antena para que ela inclinasse para baixo e vez de para cima, então agora inclinei-a para baixo e a qualidade aumentou consideravelmente, mas devo referir que se encontra muito instável tanto vai a 100% como 30% etc mas a imagem ainda não "quebrou" vamos lá ver como é que se vai portar esta noite..

Tenho pena que realmente não tenho um medidor de campo para ver o que realmente se passa e tentar pôr o melhor possível nestes dias de grande propagação.

Como diz o DX2 as barras indicadoras nos receptores só nos dá uma vaga ideia do que se está a passar, pois cada marca faz a sua escala à sua maneira, pois como podem ver a imagem de um post que fiz ontem o meu LCD com 5% de qualidade já dá uma imagem perfeita, mas os 5% do meu LCD corresponde a uns 55% no receptor, quando o meu LCD diz 100% o receptor diz 77% e outro ainda 92%. Sem um medidor de campo nunca se consegue obter a melhor qualidade possível. Temos que fazer as coisas por "trial and error"...

Quem tiver problemas deste género experimentem inclinar para baixo e vejam se melhora, não custa nada experimentar! :D Não digo que o problema esteja resolvido mas ao que parece o objectivo é dificultar a entrada de sinais interferentes.

Mesmo assim, com a antena praticamente apontada para o chão olhem para isto:

IMG_20120314_130344.jpg
IMG_20120314_130356.jpg
IMG_20120314_125648.jpg

SIC C49
Emissor: Montejunto
Distância Aproximada em linha recta: 185 kms

Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
É por causa de situações como esta que eu bato tanto na tecla dos valores de qualidade e quantidade. A maioria dos "técnicos" acha que para o digital não é preciso medidores, é tudo uma maravilha e é tudo fácil. Por isso é que quase 25% do meu trabalho é andar a pôr em condições instalações feitas por outros, com erros básicos como não saberem montar a antena (vocês não acreditam na quantidade de DAT 45 que eu apanho montadas com a caixa virada para cima), não saberem escolher a melhor antena para cada situação, apontar a antena "por defeito" para o emissor mais próximo (nem sempre pode ser assim), antenas altas demais, amplificações desnecessárias ou exageradas, fichas mal montadas, má distribuição, etc. Mas mesmo os que têm medidores cometem erros destes porque não basta tê-lo, é preciso saber usá-lo e saber interpretar as informações que ele nos dá, e é aqui que "a porca torce o rabo".

@ aljofe, tal como te aconteceu, se não tivesses tido a ajuda de algo que te indicou qual a melhor situação da antena para teres a melhor captação, tinhas chegado lá? E não te preocupes com a quantidade de sinal captado com a antena dentro do sótão. Se a qualidade se mantiver, isso quer dizer que a quantidade é suficiente, quanto mais não seja para ser amplificada se a carga da distribuição assim o exigir.

DX2
É certo que um bom equipamento de medida dá imenso jeito, mas considero mais importante um bom técnico mesmo sem aparelhos de medida à altura do que um técnico que não saiba utilizar o equipamento devidamente.
Como não sou instalador profissional, vou-me safando com o que tenho pois a quantidade de antenas a montar não justifica um grande investimento. Assim vou me safando com o programa Digimax e uma pen TDT e ainda com um aparelho DVB-T Finder de ponteiro, este só mede a intensidade de sinal não fazendo distinção de frequências.
Mesmo assim, pelo que vejo, estou a safar-me melhor do que alguns instaladores que vejo por cá na zona e que possuem sofisticados aparelhos de medida. A maioria deles desconhece por completo as causas destes problemas pontuais atribuindo os mesmos a testes que andam a fazer nos emissores. Mas a melhor de todas que já ouvi, dito por um instalador foi que, o problema da falta de sinal à noite se deve ao facto de haver muitas pessoas com o televisor ligado a essa hora e o sinal não chega para todos. A PT tem de aumentar a potência dos emissores para resolver o problema. (???) sem comentários...

No que respeita a este problema pontual causado pela propagação intensa, não me parece que os aparelhos de medida mais sofisticados possam ter alguma mais-valia significativa, a menos que se vá instalar as antenas à noite quando ocorrem os maiores problemas.

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
mas a melhor de todas que já ouvi, dito por um instalador foi que, o problema da falta de sinal à noite se deve ao facto de haver muitas pessoas com o televisor ligado a essa hora e o sinal não chega para todos. A pt tem de aumentar a potência dos emissores para resolver o problema. (???) sem comentários...

lol!!!! D+!

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
É certo que um bom equipamento de medida dá imenso jeito, mas considero mais importante um bom técnico mesmo sem aparelhos de medida à altura do que um técnico que não saiba utilizar o equipamento devidamente.
Como não sou instalador profissional, vou-me safando com o que tenho pois a quantidade de antenas a montar não justifica um grande investimento. Assim vou me safando com o programa Digimax e uma pen TDT e ainda com um aparelho DVB-T Finder de ponteiro, este só mede a intensidade de sinal não fazendo distinção de frequências.
Mesmo assim, pelo que vejo, estou a safar-me melhor do que alguns instaladores que vejo por cá na zona e que possuem sofisticados aparelhos de medida. A maioria deles desconhece por completo as causas destes problemas pontuais atribuindo os mesmos a testes que andam a fazer nos emissores. Mas a melhor de todas que já ouvi, dito por um instalador foi que, o problema da falta de sinal à noite se deve ao facto de haver muitas pessoas com o televisor ligado a essa hora e o sinal não chega para todos. A PT tem de aumentar a potência dos emissores para resolver o problema. (???) sem comentários...

No que respeita a este problema pontual causado pela propagação intensa, não me parece que os aparelhos de medida mais sofisticados possam ter alguma mais-valia significativa, a menos que se vá instalar as antenas à noite quando ocorrem os maiores problemas.

Olá a todos
Depois de mais de 24 horas sem internet cá estou novamente
Quando estudei electronica, aprendi varios tipos de modulação analogicas, AM, FM, SSB, e como é evidente não estudei as digitais porque ainda estavam por inventar, de maneira que andei a entender agora estas modernices, modulação QAM, QPSK, OFDM, etc.
Algum tempo atraz, também tinha a ideia que se tinha que dar mais power aos emissores, mas agora já percebi que não é a solução. No entanto se não fosse a necessidade de tv movel uma das soluções poderia passar por colocar alguns dos emissores em frequências diferentes.Só para ter estes canais, e mesmo que aumentem para o quadruplo existe frequencias para dar e vender

Essa das televisoes falharem porque se ligam muitas também já a ouvi por cá, mas é o povo a falar, nunca ouvi de nenhum técnico eheheh, mas as dos teste aos emissores,já a ouvi dos vendedores das grandes superficies, grandes troncos ehehe

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Instalar não, mas tu nem imaginas a quantidade de vezes que já fui a casa de clientes à noite - incluindo ir acima do telhado fazer testes directamente na antena - para conseguir apanhar o fenómeno quando ele se está a manifestar, e se não tivesse o medidor não conseguia saber o que é que se passa com os sinais durante a ocorrência do fenómeno. É uma mais-valia e bem significativa.

DX2

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Instalar não, mas tu nem imaginas a quantidade de vezes que já fui a casa de clientes à noite - incluindo ir acima do telhado fazer testes directamente na antena - para conseguir apanhar o fenómeno quando ele se está a manifestar, e se não tivesse o medidor não conseguia saber o que é que se passa com os sinais durante a ocorrência do fenómeno. É uma mais-valia e bem significativa.

DX2

Completamente de acordo. Usando dessa forma, quando o problema realmente existe, certamente que será uma grande ajuda. Mas dúvido que hajam muitos instaladores que andem a afinar antenas à noite.

Covinet

GF Ouro
Entrou
Jun 18, 2007
Gostos Recebidos
0
Segundo informações apuradas,os transmissores da Covilhã(2) tinham a potencia mais elevada do país,agora caiu a potencia ficando a difundir a 700MHZ cada um.Resumindo hoje entre as 18h e as 20,30h é só interferencias.

Por outro lado quando tinha as respectivas interferencias mudei para a TDT Espanhola (Teledeporte) e estava a ver na perfeição.

Mas que TDT Portuguesa é esta que temos ??????

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Segundi informações apuradas,os transmissores da Covilhã(2) tinham a potencia mais elevada do país,agora caiu a potencia ficando a difundir a 700MHZ cada um.Resumindo hoje entre as 18h e as 20,30h é só interferencias.

Por outro lado quando tinha as respectivas interferencias mudei para a DT Espanhola (Teledeporte) e estava a ver na perfeição.

Mas que TDT Portuguesa é esta que temos ??????

Oficialmente os emissores da Covilhâ têm:
Covilhã (Carpinteira) 2600 Watts par (potencia aparente radiada)
Covilhã (Reitoria) 2800 Watts par (potencia aparente radiada)

De longe a mais potentes do País

Não confundir potencia com frequencia, como penso que estás a fazer

Última edição:

Covinet

GF Ouro
Entrou
Jun 18, 2007
Gostos Recebidos
0
Última edição:

Covinet

GF Ouro
Entrou
Jun 18, 2007
Gostos Recebidos
0
Aqui no blogue da TDT já a coisa é diferente,não percebo nada.
A TDT Espanhola não tem destas coisas.Tou a 50Km de Espanha e apanho os canais espanhois na perfeição.

Obrigada amigo pincas.