Novo Audi TT: Mais potência e versão Diesel
A Audi alargou a oferta na família TT com o lançamento de novas motorizações. A entrada de gama passa a ser o propulsor 1.8 de 160 cv enquanto a versão mais desportiva passa a dispor do 2.0 de 272 cv, que adopta a designação TTS. Registe-se a entrada na gama de uma versão diesel 2.0 de 170 cv. Os novos gasolina chegam em Junho, o diesel em Setembro.
Se exteriormente não há mudanças significativas, o "coração" da gama Audi TT conheceu algumas alterações que podem alegrar bastante os entusiastas do modelo. O sistema de tracção "quattro" passa a estar disponível em todas as motorizações (à excepção da 1.8) o que vem dar uma nova alma dinâmica a este desportivo de eleição.
Seguindo a tendência europeia de cada vez maior tendência para o diesel, também a Audi, com os "galões" conquistados com esta tecnologia (vitórias na alta competição de velocidade, incluindo Le Mans, com propulsores a gasóleo) não podia ficar indiferente, e aí está o 2.0 TDI, nas versões coupé e roadster, a mostrar a mesma fibra dos seus irmãos a gasolina. Neste bloco de 2 litros é a primeira vez que a marca de Ingolstadt utiliza a tecnologia commom rail em detrimento da utilizada até aqui, a de injectores-bomba. Esta substituição irá ser feita em todos os outros blocos (já tinha surgido no bloco 2.0 que equipa o A4, mas apenas com a potência de 143 cv, contra os 170 cv do TT), tornando os propulsores mais silenciosos e mais suaves de funcionamento.
O 1.8 a gasolina de 160 cavalos passa a ser a entrada de gama. Com 160 cv fica 24 abaixo do seu principal rival, o Mercedes 200 SLK, mas essa diferença pouco ou nada compromete no seu desempenho, diga-se.
Quanto ao bloco 2.0 que equipa o TTS, os seus 272 cv, aliados à tecnologia "quattro", permitem-lhe performances deliciosas, testadas, quer em estreitas e curvacentas estradas da região de Munique, como em alguns troços de auto-estrada, que agora nos surgiram com o limite (bastante drástico, em alguns casos a 100 km/h), entre as 10 da noite e as 6 da manhã. Por causa do ruído, sempre que passam perto de aglomerados populacionais, disseram-nos. No TTS, nova designação para esta motorização, a suspensão foi rebaixada 1 cm, o que aliado à nova tecnologia de amortecedores, esta aplicada a toda a gama (incluem um sistema de bobinas que geram corrente eléctrica, que vai comandar o esquema de maior ou menor amortecimento), os resultados práticos são bastante conclusivos, quer na eficácia do automóvel, quer no seu conforto, sempre em termos da sua filosofia eminentemente desportiva, entenda-se. Vem equipado com rodas de 19 polegadas.
A última novidade apresentada foi a inclusão do sistema "quattro" na motorização 2.0 de 200 cv. Deixando se ser entrada de gama e havendo duas opções mais racionais, quer a versão diesel com 170 cv, quer a versão 2.0 de 273 cv, vai deixar de ter muito menos interesse para o mercado nacional, como facilmente se compreende.
Preços e lançamentos
As motorizações a gasolina desta nova série do Audi TT vai chegar ao mercado nacional em Junho, enquanto a versão TDI apenas fará a sua aparição em Setembro.
Apesar disso, os seus preços ainda não estavam definidos na sexta-feira, mas como é lógico será o mais barato de toda a gama.
Para o TDI, apesar de só chegar no final do Verão, apesar de também ainda não haver valores finais, espera-se segundo os responsáveis da SIVA que fique em linha com o actual 2.0 TFSI, isto é na fasquia dos 44 mil euros, custando a versão descapotável mais 2100 euros.
O TTS terá um preço que começa nos 59 mil euros, sendo o roadster mais caro cerca de 4.000 euros.
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