Portal Chamar Táxi

Ligar 3 LNB´s duplos a 2 disecq (4x1) para alimentar 2 decos ???

altman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2013
Gostos Recebidos
0
já estão a complicar..
as definições estão correctas, hispasat = "porta 1"

falta testar correctamente, não é ligar tudo e ir desligando até dar, tem q ser ao contrario
ligar SÓ o hispasat num comutador e testar, depois ir adicionando 1 a 1, quando deixar de dar está o problema encontrado

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas. Nesta foto o Hispasat está ligado sem o disecq. Qualquer satelite tem sinal quando ligado sem o disecq. O problema é quando ligo o disecq , fico sem sinal apesar das configurações no Deco estarem de acordo com as respectivas entradas nos disecq´s (conforme as fotos que publiquei). Será curto circuito nalgum cabo conforme opinou a loja que me vendeu o material?
Pois quando liguei outro Deco ( o meu Dreambox 500hd) para testar , ficou desconfigurado. Tive de lhe carregar nova imagem. Será que, se eu fizer um reset a este Deco e lhe carregar nova imagem, resolve o problema? Começo a ficar saturado com esta situação toda pois nunca me tinha acontecido. E além disso o acesso ao telhado da casa do meu pai, é complicado.

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Gostos Recebidos
0
Amigo altman, houve agora um desencontro de respostas. Vou tentar, quando houver disponibilidade, aquilo que estás a sugerir...

aranhão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
esperimenta en ligar tudo e configurar as boxes depois mandas uma lista de canais e ve se tens sinal

altman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2013
Gostos Recebidos
0
imagens e canais nada têm a ver com o que se passa ai, o mais certo será a hipotese do curto-circuito, a DM800 ficou marada pois o tuner entrou em curto, e não se ter avaraiado permanentemente foi graças á protecção do tuner.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Como já disse algures, se não funciona nessa configuração é provável que sejam os diseqs(SE DIRECTO FUNCIONA:right:).
Não complicar o que é fácil. Não arranja por acaso um diseq emprestado em que haja a certeza que funciona nessa configuração?
Até eu, se morasse por aqui lho emprestava e o ajudava a configurar isso.
Eu que quase nada percebo disso consigo, você consegue com certeza, não mate a cabeça.
O melhor é experimentar com outro diseq.
Cumps

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Gostos Recebidos
0
Amigo Feraida, o mais estranho é terem logo avariado os 2 disecqs???:shy_4_02:
Estou baralhado mas não vou desistir:Espi43:. Quando tiver disponibilidade e o tempo permitir vou atacar novamente. Irei desligar todos os cabos e ligar um só cabo duma das saídas de um dos LNB,s a um disecq. Vou configurar o Deco para trabalhar com disecq mas só com um satélite. Se funcionar vou acrescentando outro satélite e vou actualizando as configurações no Deco . Se continuar a ter sinal tudo bem, se deixar de ter sinal será o ultimo cabo que liguei que está em curto.
Se, mesmo só com um LNB ligado através do disecq, deixar de ter sinal vou carregar uma nova lista de canais a ver se resolve (que eu sinceramente duvido).
Se tudo isto não funcionar vou carregar o software de origem no Deco e depois carrego um com adubo (como ele actualmente tem) pois ele pode ter ficado atrofiado já com tantas experiências.:crazynew3:
Se tudo isto não der resultado acho que vou fazer uma fogueira com isto tudo...:Espi31::est48:

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Se pudesse experimentava com outro diseq(só pelas moscas) Pode significar que esses diseqs (os dois) não funcionam nesse sistema. Eu tenho aqui em casa dois encostados ambos 4x1 com pas trough,(já os tentei por a funcionar e...sem sinal portanto=lixo)e, isso não quer dizer avaria, simplesmente não funcionam neste sistema.Mostro fotos do meu sistema: este não funciona:PICT1900.jpg; Este é perfeito:PICT1902.jpg; este divide um dos sinais dos lnbs duplos para duas salas diferentesPICT1898.jpg.
Tenho na azbox élite hd configurado da seguinte maneira:Lista de canais nova, a seguir coloquei a box a fazer pesquisa de satélites automática, só me configurou Astra e Hotbird. Vi em que canal estavam : Astra 2, Hotbird 1, configurei o Hispasat em 3 e fique com tudo a dar, a seguir fiz pequisa de canais.
Na azbox: menu-definições-service searching-definições do tuner vê em que canais(posição) estão os satélites e, com click em definições do tuner configura manualmente os diferentes satélites:PICT1910.jpgPICT1909.jpgPICT1908.jpgPICT1911.jpgPICT1906.jpgPICT1905.jpg .
Convém no seu caso experimentar um a um para testar e despistar algum erro(ver novamente todas as fichas F pode alguma estar em curto. Poderá inclusivamente ter de colocar nova imagem no deco se estas tentativas não resultarem(podem ter atrofiado o deco as tentativas que fez).
Pelas fotos que mostra nenhum dos satélites esta bem configurado.
Cumps

Amigo Feraida, o mais estranho é terem logo avariado os 2 disecqs???:shy_4_02:
Estou baralhado mas não vou desistir:Espi43:. Quando tiver disponibilidade e o tempo permitir vou atacar novamente. Irei desligar todos os cabos e ligar um só cabo duma das saídas de um dos LNB,s a um disecq. Vou configurar o Deco para trabalhar com disecq mas só com um satélite. Se funcionar vou acrescentando outro satélite e vou actualizando as configurações no Deco . Se continuar a ter sinal tudo bem, se deixar de ter sinal será o ultimo cabo que liguei que está em curto.
Se, mesmo só com um LNB ligado através do disecq, deixar de ter sinal vou carregar uma nova lista de canais a ver se resolve (que eu sinceramente duvido).
Se tudo isto não funcionar vou carregar o software de origem no Deco e depois carrego um com adubo (como ele actualmente tem) pois ele pode ter ficado atrofiado já com tantas experiências.:crazynew3:
Se tudo isto não der resultado acho que vou fazer uma fogueira com isto tudo...:Espi31::est48:

Última edição:

altman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2013
Gostos Recebidos
0
normal que o primeiro não funcione, não é um switch é um slitter passivo, com DC pass em todas as saidas
se descarnar os 5 cabos, juntar todas as malhas, e todos os centros, tem o mesmo efeito que esse splitter

o segundo sim, um bom exemplo do que se faz (e bem) em Portugal!

o terceiro não dá para perceber o que é, pode postar uma foto mais definida, ou marca/modelo? fiquei curioso

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Eu,agora, já sei o que é um splitter, na altura em que o testei não.
O terceiro que refere é, nada mais, que um divisor(?) de sinal para dois lados distintos, em dois andares diferentes sendo que um deles é raramente utilizado mas, está lá é só levar o deco. Obviamente que só funcionam,e muito bem, à vez.
Da marca televés :PICT1912.jpg
Cumps

normal que o primeiro não funcione, não é um switch é um slitter passivo, com DC pass em todas as saidas
se descarnar os 5 cabos, juntar todas as malhas, e todos os centros, tem o mesmo efeito que esse splitter

o segundo sim, um bom exemplo do que se faz (e bem) em Portugal!

o terceiro não dá para perceber o que é, pode postar uma foto mais definida, ou marca/modelo? fiquei curioso

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Não fiques. Aquilo não é nenhum componente "milagroso". É mais um "desenrascanço", à boa maneira tuga.

DX2

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Tem todo o direito a pensar assim. Deve saber disso mais do que eu, porque pouco percebo disso, no entanto...
Pode chamar-lhe o que quiser mas, que funciona muito bem, funciona, para o que quero dele. Podia colocar 3 Lnbs quádruplos mas, para quê?? só o uso 2 o 3 vezes por ano e "para desenrascanço à boa maneira tuga" (sic):Espi06::Espi06: serve-me muito bem:espi28:.
E, mais, garanto que não tem freezes nem paragens, se chama a isso desenrascanço ok, é a sua opinião e, como não podia deixar de ser, tenho por ela, todo o respeito, como acho que todos devem respeitar as opiniões de todos os que desinteressadamente participam nos fóruns, quer pedindo ajuda, quer tentando ajudar. No entanto devo dizer-lhe que costumo defender a "minha dama" sem qualquer problema, reconhecendo que sou pouco letrado no que a tecnologia diz respeito mas gosto muito de aprender e, tenho muito tempo.
Assim fui educado.
Cumps

Não fiques. Aquilo não é nenhum componente "milagroso". É mais um "desenrascanço", à boa maneira tuga.

DX2

altman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2013
Gostos Recebidos
0
isso n é desenrasque, é segurança, assim até pode ligar os 2 decos q n queima nenhum dos tuners, uma vez q esse televes tem diodos internos para deixar passar o DC apenas num sentido
alias, até funcionam ao mesmo tempo, desde q seja no mesmo satelite/polaridade/banda

o normal seria ver um splitter corriqueiro com DC pass nesse sitio, mas se pusesse 2 decos por lapso podia estragar os tuners
ou quem nunca viu uma caixa com os fios descarnados e com ligadores lá dentro?? (e funciona.. as vezes)

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Tem todo o direito a pensar assim. Deve saber disso mais do que eu, porque pouco percebo disso, no entanto...
Pode chamar-lhe o que quiser mas, que funciona muito bem, funciona, para o que quero dele. Podia colocar 3 Lnbs quádruplos mas, para quê?? só o uso 2 o 3 vezes por ano e "para desenrascanço à boa maneira tuga" (sic):Espi06::Espi06: serve-me muito bem:espi28:.
E, mais, garanto que não tem freezes nem paragens, se chama a isso desenrascanço ok, é a sua opinião e, como não podia deixar de ser, tenho por ela, todo o respeito, como acho que todos devem respeitar as opiniões de todos os que desinteressadamente participam nos fóruns, quer pedindo ajuda, quer tentando ajudar. No entanto devo dizer-lhe que costumo defender a "minha dama" sem qualquer problema, reconhecendo que sou pouco letrado no que a tecnologia diz respeito mas gosto muito de aprender e, tenho muito tempo.
Assim fui educado.
Cumps
Eu não afirmei que não funcionava, nem que não serve para aquilo que tu queres, mas em casos como o teu é preciso salvaguardar que funciona, mas não é a solução técnica mais adequada, senão corremos o risco de outras pessoas que sabem o mesmo ou menos do assunto do que tu acharem que podem utilizar repartidores para dividir o sinal de satélite a torto e a direito.

DX2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
isso n é desenrasque, é segurança, assim até pode ligar os 2 decos q n queima nenhum dos tuners, (...)

o normal seria ver um splitter corriqueiro com DC pass nesse sitio, mas se pusesse 2 decos por lapso podia estragar os tuners (...)
Eu não aconselho este tipo de ligações mas sei que elas são possíveis e funcionam, agora queimar tuners? Lol, não me faças rir! Desde os tempos do analógico que os receptores de satélite têm protecção contra sobrecargas e curto-circuitos na saída de alimentação para os LNB's. Ah, espera, deves estar a referir-te às Dreambox e seus clones...

DX2

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
É evidente que não fui eu que montei aquilo da primeira vez porque, como já disse, não sou "expert" na matéria. Já os diseqs e os lnbs e as respectivas configurações no deco sim, fui eu:espi28:.
Só disse que funcionava bem porque é verdade,não fiz outro juízo de valor, até porque não sou técnico:naodigas:.
Como é evidente, a solução que me serve a mim pode, e muitas vezes isso acontece, não servir a outros.
Apenas qui mostrar como tenho configurado o meu sistema na tentativa de ajudar quem pediu opiniões para por o seu sistema a funcionar, objectivo deste tópico.
Cumps

Eu não afirmei que não funcionava, nem que não serve para aquilo que tu queres, mas em casos como o teu é preciso salvaguardar que funciona, mas não é a solução técnica mais adequada, senão corremos o risco de outras pessoas que sabem o mesmo ou menos do assunto do que tu acharem que podem utilizar repartidores para dividir o sinal de satélite a torto e a direito.

DX2

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Sei que com o mesmo cabo posso ter dois decos a trabalhar, porque já experimentei, desde que na mesma polaridade (horizontal ou vertical) e que se mudar para um canal da outra polaridade o deco bloqueia/atrofia/reinicia(comigo aconteceu). Não uso apenas alterno daí aquele desenrasque que, não fui eu que montei foi um amigo.
Cumps

isso n é desenrasque, é segurança, assim até pode ligar os 2 decos q n queima nenhum dos tuners, uma vez q esse televes tem diodos internos para deixar passar o DC apenas num sentido
alias, até funcionam ao mesmo tempo, desde q seja no mesmo satelite/polaridade/banda

o normal seria ver um splitter corriqueiro com DC pass nesse sitio, mas se pusesse 2 decos por lapso podia estragar os tuners
ou quem nunca viu uma caixa com os fios descarnados e com ligadores lá dentro?? (e funciona.. as vezes)

altman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2013
Gostos Recebidos
0
Eu não aconselho este tipo de ligações mas sei que elas são possíveis e funcionam, agora queimar tuners? Lol, não me faças rir! Desde os tempos do analógico que os receptores de satélite têm protecção contra sobrecargas e curto-circuitos na saída de alimentação para os LNB's. Ah, espera, deves estar a referir-te às Dreambox e seus clones...

DX2

em vez de só criticar, porque não indica a maneira correcta, tendo em conta que o utilizador não usa a 2ª derivação vezes suficientes para justificar um multiswitch
sinal de satelite pode ser repartido e derivado, apenas vai sofrer atenuações e reflexões de forma mais grave que o sinal terrestre, não é solução para um "aficionado" mas também um desses a sério não usa RG6 sequer ;)

aranhão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
eu acho que ja estao a misturar tudo como eu ja disse nun post mais atras eu ja tive essa configuração a trabalhar

duas antenas tres satelites astra hotbird histapsat con dois LNB ILLUSION Twin Platinum, 2 Saidas dois diseqs e duas dreambox sem problemas nehuns

tudo a funcionar corretamente

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
em vez de só criticar, porque não indica a maneira correcta, tendo em conta que o utilizador não usa a 2ª derivação vezes suficientes para justificar um multiswitch
sinal de satelite pode ser repartido e derivado, apenas vai sofrer atenuações e reflexões de forma mais grave que o sinal terrestre, não é solução para um "aficionado" mas também um desses a sério não usa RG6 sequer ;)
Criticar? Não sei onde é que leste algum tipo de crítica na minha resposta. Apenas me limitei a afirmar o óbvio, e não escrevi que a maneira como o Feraida tem a derivação feita seja incorrecta, já que funciona.

DX2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
eu acho que ja estao a misturar tudo como eu ja disse nun post mais atras eu ja tive essa configuração a trabalhar

duas antenas tres satelites astra hotbird histapsat con dois LNB ILLUSION Twin Platinum, 2 Saidas dois diseqs e duas dreambox sem problemas nehuns

tudo a funcionar corretamente
Não és o único que tem essa configuração a funcionar. A do oinotna48 é que não funciona e nós estamos a tentar descobrir porquê.

DX2

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Parece-me que o mais importante aqui é tentar ajudar o amigo oinotna48 a por o seu sistema a funcionar.
Eu apenas coloquei imagens do sistema que tenho a funcionar numa tentativa de o ajudar a perceber melhor como fazer...e não para criar polêmica.
Faltavam estas imagens dos lnbs:PICT1916.jpgPICT1917.jpgPICT1918.jpg

Todos podem opinar se está bem ou mal feito, mas que funciona, funciona!!
Desculpem alguma coisa.
Cumps

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Ele já mostrou que sabe como fazer, só que há alguma coisa que lhe está a escapar, ou que ele não mencionou por achar que não é relevante, e é isso que temos que fazer com que ele descubra, não continuar redundantemente a escrever ou a mostrar-lhe coisas que ele já sabe.

DX2