Portal Chamar Táxi

Ligar 3 LNB´s duplos a 2 disecq (4x1) para alimentar 2 decos ???

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0
boas

bem falta de sinal pode estar neste ponto

entra no menu box = configuração de antena = frenquencia lnb tem de estar assim para barraga ter sinal = universal 9750-10600 ,

não desistas

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Não querendo entrar em discussão estéril que não adianta nada ao caso....o que quis dizer foi que: Interessa saber qual é o receptor. Saber se o deco suporta, ou não,(nem sei se isto existe), multi Lnbs a configuração é fácil porque se as ligações estão bem feitas e assumo que sim, porque funcionam isoladamente, só pode ser uma questão de configurar o deco. Sem isso bem pode o user andar à cabeçada às paredes que não resolve nada. Eu assumo que da ariva não percebo nada!!! mas das configurações de multilnbs na minha Azbox sou eu que as faço quando leva novo firmwere e,no início vi-me grego pra acertar com elas e, funcionam como já expliquei.
Se conseguir meto fotos do sistema que tenho montado quando puder ir ao telhado. Dos Lnbs não consigo fotos mas deixo aqui dos diseqs: PICT1894.jpgPICT1893.jpgPICT1897.jpg Os dois primeiros são dois manatas 1.0 SW 3000 de três entradas e uma saída cada um vindos de 3 Lnbs duplos.Este último é um diseq 1:2 quer dizer separa o sinal de um dos manatas em dois para duas salas funcionando alternadamente (obviamente vindos dos mesmos lnbs).
Cumps
Eu pedi fotos porque o membro oinotna48 já tinha descartado a hipótese de ser da configuração do receptor...

...portanto não interessa nada para a resolução do problema saber qual é o receptor. Para além disso, o mesmo receptor estava a funcionar com LNB's simples e um comutador.

DX2

Última edição:

galegus1

GF Prata
Entrou
Fev 8, 2009
Gostos Recebidos
8
Amigo, não sei sei já tens o problema resolvido...mas provàvelmente são as configurações dos lnbs com recetores, e como são duplas as saídas, teem que ser trocadas nos recetores; Exp: no Astra tens duas saídas uma para cada recetor, ligas uma saída na porta "A" de um dos recetores e outra na porta "B" do outro recetor; Porque se forem repetidas as mesmas portas nos dois recetores os sinais "entrão" em conflito...Este exemplo serve para todos os satelites. Espero ter ajudado.
cumpts.

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Tendo apenas um deco montado esse problema não se coloca, sendo que as almentações do lnb são separadas, por isso é que pode ter os dois a funcionar em simultâneo em dois decos diferentes.
Cumps
Amigo, não sei sei já tens o problema resolvido...mas provàvelmente são as configurações dos lnbs com recetores, e como são duplas as saídas, teem que ser trocadas nos recetores; Exp: no Astra tens duas saídas uma para cada recetor, ligas uma saída na porta "A" de um dos recetores e outra na porta "B" do outro recetor; Porque se forem repetidas as mesmas portas nos dois recetores os sinais "entrão" em conflito...Este exemplo serve para todos os satelites. Espero ter ajudado.
cumpts.

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Andei a ler pela net e, o que me parece é que tem de ter primeiro uma lista de canais com os três satélites antes de poder activar o diseqc e proceder à configuração. Encontrei isso num outro fórum, não sei se é permitido colocar aqui o link(?), se não for peço desculpa e à moderação o favor de o apagar:KGDTeam • Ver Tema - Algunas cuestiones sobre el Ferguson Ariva TS100
A instalação é na casa do meu pai que em principio só lá irei no final da tarde, se não chover. Por isso não posso meter fotos.
A instalação está da seguinte forma :

LNB1 - Hispasat »»Saída 1
LNB2 - ASTRA »»Saída 1 »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»Disecq A»»»»»»»»»»»»»»DECO 1
LNB3 - H.BIRD »»Saída 1

LNB1 - Hispasat »»Saída 2
LNB2 - ASTRA »»Saída 2 »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»Disecq B»»»»»»»»»»»»»»DECO 2
LNB3 - H.BIRD »»Saída 2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
A instalação é na casa do meu pai que em principio só lá irei no final da tarde, se não chover. Por isso não posso meter fotos.
Tira-as e mete-as aqui logo que possas, para ver se resolvemos isso como deve ser.

DX2

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas...Ainda não tive opurtunidade de fazer mais testes nem de ir ao telhado. Assim que arranje um tempinho volto ao ataque.

altman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2013
Gostos Recebidos
0
ha 2 tipos de diseqc, os bem desenhados, e os outros
os bons funcionam neste setup, os outros funcionam +- bem se ligados na configurtação clássica de vários LNBs para um receptor

também se pode dar o caso de simplesmente estar a exceder a corrente maxima que o receptor pode alimentar

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Há diseqs que não funcionam em satélite. O principal problema (e insisto)é a configuração no deco.
Dos que conheço bem os Manata SW 3000(3:1) funcionam muito bem. Já tive outros (4:1, 5:1)mas não recordo o nome.
Cumps
ha 2 tipos de diseqc, os bem desenhados, e os outros
os bons funcionam neste setup, os outros funcionam +- bem se ligados na configurtação clássica de vários LNBs para um receptor

também se pode dar o caso de simplesmente estar a exceder a corrente maxima que o receptor pode alimentar

altman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2013
Gostos Recebidos
0
a configuração é a mesma estando 1 ou 2 receptores ligados e no problema em mãos o user oinotna48 indica que o mesmo receptor estava a funcionar com apenas um diseqc
não é facil diagnosticar so o diseqc é dos bons ou não, a maneira que consegui é a seguinte:
ligar o diseqc ao receptor com um bocado de cabo curto, e com um multimetro medir a tensão nas 4 entradas
apenas uma deve ter, se se verificar, estamos bem em termos de isolamento em DC

99% dos diseqcs passam esse teste

em AC a coisa complica-se mas também dá
liga-se um receptor ao diseqc, com 1 lnb na entrada A
na entrada B liga-se um DC-block e outro receptor, ou em alternativa, outro receptor, mas com alimentação do lnb desligada, em modo colectiva FI (importante não haver tensão aqui sob risco de queimar os decos, o diseqc ou tudo!!!)
ambos sintonizados no mesmo canal(mesmo transponder)
se houver sinal no 2º receptor é pq o diseqc não tem isolamento em RF

esse tipo de diseqc funciona +- bem na configuração clássica, e como podem poupar uns euros nos diodos PIN sem que muita gente note.. siga ;)

portanto, ainda antes destes testes ao diseqc
eu desligava os lnbs dum dos diseqc e testava novamente
se funcionar bem assim podemos desconfiar da construção dos diseqc

altman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2013
Gostos Recebidos
0
ontem aproveitei enquanto mexia no meu setup e reconfirmo, as definições nos receptores são irrelevantes.
mesmo sem configurar diseqc o satelite q estiver ligado no primeiro porto passa, só depois com a configuração é que vamos seleccionar os outros

meu setup: antena de 33cm- hispasat, lnb duplo
61cm- Hotbird e Astra, lnbs duplos
a adicionar um simples para os 7º
1,2m foco directo- astra 2, lnb simples

primeiro receptor tem: A-Astra2 B-hotbird C-Astra1 D-Hispasat
segundo receptor tem: A-Hispasat B-7º C-Hotbird D-Astra1

ambos a funcionar bem, diseqcs são Kvision e Teka, ambos separam bem o sinal RF

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas.
Pessoal, mais uma tentativa de ir ao telhado anulada por causa da chuva. Nem sequer vou arriscar e escorregar nalguma telha. Por enquanto e para o meu pai ter TV tinha deixado um cabo directo do LNB do Hispasat até ao Deco que está na sala. Quando houver outras novidades eu digo. Um abraço a todos...

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas .
Isto não está a correr nada bem. Levei a minha Dreambox 500hd ontem para testar e ficou toda atrofiada que tive de lhe meter uma nova imagem. Liguei uma Dreambox 500s dum amigo e também bloqueou o receptor. Hoje fomos á loja onde o meu pai tinha comprado o material e confirmaram, tal como aqui já tinham também confirmado , que o material funciona da maneira que eu o pretendia ligar.
Sugeriram na loja, que eventualmente possa ser um dos cabos que esteja em curto circuito. Voltamos e novamente no telhado estive a verificar algumas ligações. Desliguei um cabo do LNB do Hispasat a ver se tinha sinal no receptor e nada...depois desliguei o outro cabo do outro LNB e nada...Repeti a operação com os Lnb´s do Astra e H.Bird, um a um, e nada.
Junto envio aqui umas fotos, conforme prometido, a ver se o pessoal consegue perceber o que se está a passar. Com esta já é a 6ª ou 7ª vez que monto antenas para mim, o meu pai ou para pessoal amigo e nunca me aconteceu nada disto. A única diferença , como já tinha dito, é serem LNB´s com duas saídas para 2 diseqcs diferentes.

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Gostos Recebidos
0
Como é que eu faço para enviar 8 fotos? Tem de ser uma a uma ? Já tentei compactar com o Winrar e enviar mas não estou a conseguir...

altman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2013
Gostos Recebidos
0
uma vez estando em curto-circuito, o tuner já raramente volta a receber seja o que for sem desligar a alimentação, esperar um bocado que arrefeça e voltar a ligar.
portanto o teste deveria ser feito com um multimetro, ou em ultimo caso, ao contrario, começar com um cabo directo ao hispa, depois meter o primeiro disceqc ligando apenas esse hispa, depois adicionar um a um cada lnb
qd deixar de dar encontrou o problema

Xika

Gforum Veterana
Entrou
Set 8, 2008
Gostos Recebidos
3
H.Bird com Diseqc Porta 3 sem sinal Ver anexo 129733

É importante , nas configuraçoes do tuner na box, respeitar a ordem de entrada dos cabos no Diseqc ou seja: Por exemplo: Se o cabo do LNB Astra está a entrar na ficha 1(A) do diseqc, o cabo Hotbird está a entrar na ficha 2(B) do diseqc e o cabo do LNB Hispassat está a entrar na ficha 3(C) do diseqc, teremos que respeitar essa ordem configurando o tuner com a ordem "ASTRA, HOTBIRD e HISPASSAT" caso contrario nao funcionarà.

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Gostos Recebidos
0
O Hispasat liguei á entrada 1 (A) do Diseqc , o Astra á 2 (B) e o H.Bird na 3 (C) e é essa a configuração que tenho no DECO conforme se vê nas fotos que enviei...

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
É importante , nas configuraçoes do tuner na box, respeitar a ordem de entrada dos cabos no Diseqc ou seja: Por exemplo: Se o cabo do LNB Astra está a entrar na ficha 1(A) do diseqc, o cabo Hotbird está a entrar na ficha 2(B) do diseqc e o cabo do LNB Hispassat está a entrar na ficha 3(C) do diseqc, teremos que respeitar essa ordem configurando o tuner com a ordem "ASTRA, HOTBIRD e HISPASSAT" caso contrario nao funcionarà.
Como? É claro que funciona! A ordem dos satélites na base de dados não tem qualquer relação com a ordem das portas do DiSEqC e vice-versa.

DX2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Hispasat Sózinho sem diseqc Ver anexo 129730
Porque é que nesta configuração o Hispasat é o satélite 1/1 e na outra é o 3/3? Se tens sinal com o Hispasat directo (penso que isso que "Sózinho sem diseqc" queira dizer), para veres se te chega sinal com o comutador basta ligares uma saída qualquer do LNB do Hispasat à entrada 1 do comutador e seleccionares Porta 1 no receptor, nesta mesma configuração. Se funcionar é porque há qualquer coisa de errado com a configuração geral dos 3 satélites.

DX2