Benfica em Cabo Verde para fomentar prática desportiva
Participa em torneio apadrinhado por Eusébio
A equipa de futsal do Benfica, campeã europeia, está desde quarta-feira em Cabo Verde, onde, além de participar num torneio internacional, pretende fomentar a prática da modalidade no arquipélago.
Numa conferência de imprensa esta sexta-feira na Cidade da Praia, o diretor da secção de futsal dos "encarnados", João Pedro Ferreira, lembrou a "marca Benfica" e o impulso que tal poderá desencadear sobretudo entre os mais novos, mesmo apesar de a equipa não trazer os seus melhores jogadores.
João Pedro Ferreira indicou que o plantel dos "encarnados" é constituído por 15 jogadores e que seis deles estão nas respetivas seleções nacionais, 5 na portuguesa e 1 na brasileira, pelo que só vieram a Cabo Verde, de onde um dos jogadores é natural (Anilton), nove "futsalistas".
"Viemos para fomentar a modalidade e para ganhar o torneio internacional" quadrangular, que se disputa sábado e domingo na Cidade da Praia e que envolve duas equipas cabo-verdianas, uma delas em substituição do SUMOV Atlético Clube de Fortaleza (Brasil) e a campeã de Angola, Toyota Futsal Clube, frisou.
A representação cabo-verdiana está a cargo da Academia de Futebol Carlos Alhinho (da ilha de São Vicente) e de uma seleção da ilha de Santiago, equipas que, sábado, disputarão a primeira meia-final, enquanto os "encarnados" defrontam os campeões angolanos, com os jogos da final e do 3º e 4º lugares, no domingo.
Para João Pedro Ferreira, a presença do Benfica em Cabo Verde "é importante", pretende-se "ajudar" a criar o gosto pela modalidade que, em Cabo Verde, dá ainda os primeiros passos.
"Cabo Verde, pela habilidade que já tivemos oportunidade de constatar, tem todas as possibilidades para atingir um patamar mais elevado no panorama mundial", asseverou.
O torneio, inédito em Cabo Verde, é apadrinhado por Eusébio, que chega esta sexta-feira à noite à Cidade da Praia, para participar na iniciativa, estando presente no torneio ao lado do ministro do Desporto cabo-verdiano, Octávio Tavares.
Paralelamente ao torneio, a equipa "encarnada", que ficará em Cabo Verde até à próxima quarta-feira, onde irá visitar escolas e várias instituições de cariz social, estando previsto para a manhã de sábado, uma "brincadeira" na cidade da Assomada, 50 Km a norte da Cidade da Praia, onde serão recebidos na câmara local.
Durante a estada dos "encarnados", haverá ainda sorteio de camisolas autografadas, sessões de fotografias, autógrafos com os jogadores e a montagem de um "stand" com produtos oficiais do Benfica.
No intervalo dos jogos, está garantida a animação com DJ's, demonstrações de alunos da escola de futebol da Praia Orlando Duarte, malabaristas com bola e ofertas de brindes pelos jogadores e comitiva do Benfica.
RC