Portal Chamar Táxi

Emagreça Naturalmente - Dietas

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,721
Gostos Recebidos
176
Morango (Dieta do)

Uma forma muito deliciosa de perder peso
Se reservar dois dias por semana para se deliciar com morangos, conseguirá perder entre dois e quatro quilos por mês. Atreve-se a comer de forma saudável?

Decidimos fazer do morango um aliado da nossa silhueta e aproveitámos as suas propriedades dietéticas propondo-lhe sugestões de ementas para dois dias por semana que ajudam a emagrecer rapidamente e, para além disso, mantêm o organismo muito saudável.

No resto da semana, deve optar por um regime alimentar ligeiro mas nutricionalmente equilibrado, isto é, composto por todos os grupos alimentares: hidratos de carbono (60 a 65%), gorduras (20 a 25%) e proteínas (10 a 15%). Os dois dias desta dieta (dias depurativos e diuréticos) não devem ser seguidos mas sim intercalados.


Aescolha do morango assenta no facto de ser uma fruta com grande quantidade de vitamina C, de acção antioxidante. Para além disso, contém fibra, que ajuda a melhorar o trânsito intestinal e «arrasta» consigo compostos como o colesterol ou os ácidos biliares. Asua elevada concentração de potássio, converte-o ainda num excelente diurético, que ajuda a eliminar toxinas.


Energia e bom ânimo


Como não elimina nenhum grupo alimentar, designadamente os hidratos de carbono, esta dieta não produz fadiga. É energética e, ao combinar alimentos dos diferentes grupos alimentares, não produz nenhuma carência nutricional.

As pessoas com tensão arterial baixa não devem prolongar esta dieta para além de um mês, pelo seu efeito diurético, ao passo que, em contrapartida, as pessoas com hipertensão até têm vantagens em segui-la durante mais tempo.

Para além disso, esta dieta está especialmente indicada para pessoas com tendência à anemia, pela sua riqueza em vitaminas, que favorecem a absorção do ferro, assim como para quem padece de stress.


Benefícios do morango

Serve para desintoxicar o organismo e revitalizar, fazendo frente ao cansaço e ao nervosismo.

Protege-nos contra doenças como o cancro, pela sua fibra e capacidade de reforçar as defesas e previne o enfarte.

Além disso, fortalece o metabolismo, estimula o crescimento de novas células, permite eliminar líquidos e fortalecer os ossos, os dentes, o cabelo e a pele. Também aumenta o desejo sexual e favorece a depuração das vias renais e urinárias.


Regras para escolher morangos

Os morangos são frutos delicados. Escolha apenas os que têm uma cor intensa, sem manchas escuras, zonas moles nem mofo. Opte pelos mais firmes.

Os morangos não amadurecem depois de colhidos.Compre-os maduros e consuma-os nos dias seguintes.


Se os colocar no frigorífico, não os sobreponha. Assim conservam-se cinco dias. Antes de os usar, lave-os bem mas durante pouco tempo e com água fria. Depois elimine as folhas.

Vitaminas sem calorias


Pobres em hidratos de carbono, fornecem poucas calorias. Além disso, têm vitamina C, um poderoso antioxidante, que ajuda a prevenir gripes, aumenta as defesas do organismo e facilita a cicatrização de feridas.


Cotém também minerais, nomeadamente ferro, potássio, sódio e cloro. O potássio e o sódio participam no bom funcionamento dos nervos e músculos e possuem taninos anti-inflamatórios, ácido fólico e muita fibra.

Opção 1

Segunda-feira
Pequeno-almoço: 1 copo de sumo de laranja recém-espremida + 1 copo de leite magro ou de soja com quatro colheres de sopa de cereais.
Meio da manhã: 5 morangos + 3 bolachas Maria ou torrada.
Almoço: Sopa de legumes + 1 bife de frango grelhado + sala­da multicor preparada com espinafres frescos e crus, cogumelos crus cortados em lâminas finas e queijo fresco ou mozzarella, tem­perada com uma colher de sopa de azeite e sal + 5 morangos.
Lanche: 1 iogurte com pedaços de morangos ou 1 batido de morangos com leite magro + ½ pão de mistura com queijo fresco.
Jantar: Sopa de legumes + doura­da grelhada com verduras (beringela, courgette, pimento...) e 2 batatas pequenas cozidas com um fio de azeite e sal + 5 morangos.
Ceia: 1 batido de morango (leite magro) + 2 bolachas Maria ou torrada.

Sábado
Pequeno-almoço: 1 copo de sumo de laranja recém-espremida + 1 copo de leite magro ou de soja com quatro colheres de cereais.
Meio da Manhã: 5 morangos + 3 bolachas Maria ou torrada.
Almoço: Sopa de legumes + 1 bife de frango grelhado + sala­da multicor preparada com espinafres frescos e crus, cogumelos crus cortados em lâminas finas e queijo fresco ou mozzarella, tem­perada com uma colher de sopa de azeite e sal + 5 morangos.
Lanche: 10 morangos + 2 nozes e 1 colher de mel + 1 iogurte natural + 2 colheres (de sopa) de cereais.
Jantar: 1 caldo depurativo de verduras com cebola, aipo e sumo de limão, sem sal (pode beber este caldo ao longo do dia em vez de água) + dourada com batatas assadas no forno com alho e azeite + 5 morangos.
Ceia: 1 batido de morango (leite magro) + 2 bolachas Maria.

Opção 2

Terça-feira
Pequeno-almoço: 1 copo de sumo de laranja recém-espremida + 1 copo de leite magro ou de soja com quatro colheres de cereais.
Meio da manhã: 5 morangos + 2 tostas.
Almoço: Sopa de legumes + doura­da grelhada com verduras (beringela, courgette, pimento...) e 2 batatas pequenas cozidas com um fio de azeite e sal + 5 morangos.
Lanche: 1 iogurte com pedaços de morangos ou 1 batido de morangos com leite magro + ½ pão com requeijão.
Jantar: 1 caldo de verduras sem sal com arroz integral + 1 salada com 1 tomate, 1/2 cenoura, 2 colheres de milho, folhas de agrião e couve lombarda, 4 azeitonas, 1 colher de sopa de azeite.
Ceia: 1 batido de morango (leite magro) + 2 bolachas Maria ou torrada.

Sexta-feira
Pequeno-almoço 1 copo de sumo de laranja recém-espremida + 1 copo de leite magro ou de soja com quatro colheres de cereais + 5 morangos.
Meio da manhã: 5 morangos + 2 tostas.
Almoço: Sopa de legumes + 1 bife de frango grelhado + Sala­da multicor preparada com espinafres frescos e crus, cogumelos crus cortados em lâminas finas e queijo fresco ou mozzarella, tem­perada com uma colher de sopa de azeite e sal + 5 morangos.
Lanche: 10 morangos + 2 nozes e 1 colher de mel + 3 bola­chas torradas.
Jantar: 1 caldo depurativo de verduras com cebola, aipo e sumo de limão, sem sal (pode beber este caldo durante todo o dia em vez de água) + dourada com batatas assadas no forno com alho, salsa e azeite + 5 morangos.
Ceia: 1 batido de morango (leite magro) + 2 bolachas Maria ou torrada.


sp.
 

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,721
Gostos Recebidos
176
Zona (Dieta da)

Um plano aprovado pelas estrelas
É o segredo das actuais silhuetas de artistas como Jennifer Aniston ou Madonna.

Basta comparar o antes e o depois para reparar nas diferenças.

Tem feito furor em Hollywood e até existem serviços de catering que se encarregam de entregar ao domicílio os menus propostos por Barry Sears, o guru responsável por esta dieta.

A sua eficácia baseia-se numa simples equação numérica: 40 por cento de hidratos de carbono, 30 por cento de proteínas e 30 por cento de gorduras. Estas são as quantidades de cada grupo alimentar que deve consumir diariamente (repartidas em cinco refeições) para se desfazer dos quilos a mais e da gordura acumulada.

Alimentos proibidos: Doces, álcool, bolos, sumos de fruta (nem sequer os naturais), melancia, melão e pão branco.

O peso que se perde: Podem perder-se quatro quilos num mês sem grandes esforços.

Contra-indicações: Nenhuma, desde que não se tenha nenhum problema de saúde.

Mais-valias: Ao aumentar o consumo de hidratos de carbono de absorção lenta, não se sente fome e a dieta torna-se suportável; todo o peso que se perde corresponde a gordura.


O plano que deve seguir

Pequeno-almoço (opções): Café com leite magro e adoçante duas torradas de pão integral com fiambre ou uma chávena de chá + dois iogurtes magros com muesli.

Meio da manhã: Uma peça de fruta e uma mão cheia de frutos secos.

Almoço: Um prato de legumes (sem limite de quantidade) + 125g de carne + uma peça de fruta.

Meio da tarde: Uma sobremesa de soja.

Jantar: Um prato de legumes (sem limite de quantidade) + 180g de peixe + uma peça de fruta.


dd.
 

rafaelvmachado

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 23, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
excelente reportagem!

Realmente a alimentação saudável aliado a prática de atividade física, orientada por um especialista na área, fazem toda a diferença quando o assunto é emagrecimento.

Se deseja saber como se alimentar corretamente e realizar exercícios físicos, que tragam resultados rápidos, no conforto de sua casa, acesse:- E descubra como!
 

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,721
Gostos Recebidos
176
Orgásmica (Dieta)

Uma teoria americana que propõe uma dieta para melhorar a sua capacidade para atingir o orgasmo
Marrena Lindberg escreveu o livro «The Orgasmic Diet», no qual propõe um plano alimentar que devolve (ou oferece) à mulher a capacidade de atingir o orgasmo. Adaptámos as sugestões de Lindbergh ao paladar português.

O plano que aqui encontra, elaborado por Marisa Costa, dietista, propõe ingredientes saudáveis e pratos nacionais, mas é inspirado nos princípios defendidos por esse livro.

Segunda-feira

Almoço: Salmão no forno com 3 colheres de sopa de arroz branco e bastantes legumes salteados + 1 peça de fruta.
Jantar: Bife de atum de cebolada + 1 batata cozida pequena e salada de alface e tomate + 1 peça de fruta.

Terça-feira

Almoço: Bife de peru com molho de iogurte natural e cogumelos + 2 colheres de sopa de puré de batata + grelos salteados em azeite e alho + 1 gelatina.
Jantar: Dourada ao sal com batata ao murro + alface, pepino e tomate + 1 peça de fruta.

Quarta-feira

Almoço: Sardinha assada com batata cozida e salada variada + 1 fatia de broa + 1 peça de fruta.
Jantar: Coelho à caçador com arroz de ervilhas + 1 peça de fruta.

Quinta-feira

Almoço: Carapau frito com arroz de feijão e tomate + 1 gelatina.
Jantar: Coxa de frango grelhada com massa de legumes + 1 peça de fruta.

Sexta-feira

Almoço: Robalo assado com puré de batata e feijão verde salteado + 1 peça de fruta.
Jantar: Massada de peixe + 1 maçã assada.

Sábado

Almoço: Cozido à portuguesa (com frango, carne de porco magra, poucos enchidos bastantes couves) + 1 leite creme.
Jantar: Omelete de camarão com salada mista + 1 peça de fruta.

Domingo

Almoço: Caldeirada de peixe + 1 gelatina.
Jantar: 1 sumo natural ou 1 iogurte magro + 1 tosta mista sem manteiga (queijo e fiambre) + 1 peça de fruta.


O papel dos suplementos

Para além de recomendar uma dose extra diária de vitamina C (através da ingestão de um copo de sumo de laranja), a dieta do orgasmo norte-americana propõe a toma diária de um multivitamínico, pela manhã.

Além disso, é recomendado a toma de um suplemento de óleo de peixe, com cerca de 1700 mg de EPA (ácido eicosapentaenóico) e 1300 de DHA (ácido docosahexaenóico). Aconselha ainda suplementos de cálcio, magnésio, zinco e ferro.

Os conselhos da dietista

Na opinião de Marisa Costa, esta sugestão não deve ser seguida por todos. «Os suplementos só devem ser tomados se, através da alimentação, não são ingeridas as quantidades necessárias. Se fizermos uma alimentação equilibrada, privilegiando o peixe e optando por óleos vegetais como azeite, óleo de milho, óleo de soja, esse objetivo é perfeitamente alcançável», afiança.

«Só em situações de doença como alergias ou baixa imunidade, poderá ser necessária a suplementação. A toma de suplementos pode estar contraindicada em pessoas com baixo número de plaquetas ou dificuldade de coagulação do sangue como os hemofílicos, dado que estes ácidos são antiagregantes e plaquetários», recomenda ainda a dietista.


sp.
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
Dietas de muito baixas calorias

Para quem quer perder peso rapidamente e não se importa de fazer alguns sacrifícios, as dietas de muito baixas calorias são a solução mais rápida.

4.jpg


Se quer perder rapidamente alguns quilos e a sua saúde o permite, uma dieta de muito baixas calorias é aquela que, à partida, garante mais resultados.

As dietas de muito baixas calorias fornecem 400 a 800 calorias por dia sob a forma de alimentos regulares ou sob a forma de preparados líquidos, geralmente com o aspecto de batidos.

As dietas de muito baixas calorias não devem durar mais do que três meses e são programadas de modo a fornecer uma quantidade adequada de proteínas, vitaminas e minerais e uma quantidade mínima de carbohidratos e gorduras.

As fórmulas líquidas poderão incluir já os suplementos vitamínicos e minerais necessários. Quando se recorre a alimentos regulares deverá ser incluída na dieta um suplemento vitamínico e mineral que compense o deficit da alimentação. Quem segue esta dieta deverá ingerir pelo menos dois litros de água por dia.

Após os três meses de dieta é necessário passar por um período de realimentação gradual seguido de uma dieta equilibrada restrita em calorias de modo a não ganhar de novo o peso perdido.

È muito aconselhável que, antes da dieta, se consulte um médico para avaliar o estado geral de saúde. As dietas de muito baixas calorias não poderão ser realizadas por indivíduos com diabetes, problemas de coração, doença hepática ou renal ou problemas psicológicos graves.

Não devem ainda ser realizadas por mulheres grávidas ou que amamentam, crianças, adolescentes ou idosos.

Embora este tipo de dieta seja aquele que garante uma perda mais rápida de peso é também o que exige um maior acompanhamento pois é muito fácil ganhar de novo o peso perdido. Após a dieta é necessário alterar os hábitos alimentares para não voltar de novo ao peso inicial.


Tipos de dietas de muito baixas calorias


Qualquer dieta em que se ingira menos de 800 calorias por dia cai nesta categoria. Como seria de esperar, existem variados planos de dietas de baixas calorias, alguns deles disponíveis sob a forma comercial, outros que podem ser encontrados em livros de referência e ainda outros que se propagam boca a boca um pouco sob a forma de mitos. Nem todas as dietas de muito baixas calorias são equivalentes.

Uma dieta que o único alimento ingerido sejam 5 bananas diárias durante 3 meses cai na definição de dieta de muito baixas calorias, no entanto é muito prejudicial à saúde devido a não fornecer o aporte proteico vitamínico e mineral mínimo pelo que não nos ocuparemos deste tipo de dietas.

No nosso ponto de vista as dietas de muito baixas calorias deverão ser ricas em proteína. Poderão ou não ter alguma quantidade de carbohidratos e gordura mas terão sempre de ter proteína suficiente para evitar o recurso à matéria magra corporal como fonte de energia. Caso contrário, a perca de peso será devida à perca de massa muscular e não de gordura.

As dietas de muito baixas calorias ricas em proteína são eficazes por muitos motivos. Por um lado, a diminuição da ingestão de carbohidratos e gorduras permite a redução do número de calorias ingerido e obriga o corpo humano a utilizar as suas reservas energéticas, por outro os níveis de insulina em circulação tornam-se mais baixos numa dieta pobre em carbohidratos, e deste modo, promovem a cetose e o uso de gordura como fonte de energia.

O facto da maior parte das calorias fornecidas serem de origem proteica tem a vantagem de poupar a massa corporal magra que corre o risco de ser parcialmente perdida com a restrição calórica. As dietas de emagrecimento devem fornecer pelo menos 0.8 a 1.5 gramas de proteína por kilo de peso e por dia.



Fonte:fitpassion
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
Dietas de baixas calorias



Este tipo de dieta é aquele que conjuga eficiência e segurança, por isso é o mais recomendado por nutricionistas e médicos em todo o mundo.


3.jpg


As dietas mais prescritas são as chamadas dietas de baixas calorias as quais possuem um déficit calórico de cerca de 1000 calorias por dia.

Uma dieta deste tipo, se seguida à risca e com o devido acompanhamento, poderá permitir uma redução de peso de cerca de 0.5 – 1 Kg por semana.

Geralmente, começa-se com uma dieta que forneça entre 800 e 1200 Calorias por dia para mulheres e 800 a 1400 calorias para homens, dependendo da idade e do tamanho dos mesmos.

A quantidade de calorias fornecida será ajustada ao longo da dieta de acordo com os resultados que vão sendo obtidos mas raramente se encontrará fora da zona 800-1400 calorias.

Este tipo de dieta deverá providenciar todos os nutrientes essenciais, por isso opta-se geralmente por eliminar da dieta aqueles alimentos que têm pouca importância nutricional como os doces, bebidas alcoólicas e refrigerantes com açúcar e reduzir alimentos ricos em gordura, especialmente os ricos em gordura saturada.

Por segurança, poderá ser fornecido um suplemento vitamínico.

Uma dieta moderadamente hipocalórica não é geralmente restritiva em fruta, vegetais e cereais integrais.

A quantidade de proteína deve ser adequada: nem demasiado alta para não ser fonte excessiva de calorias, nem demasiado baixa para que se possa prevenir a perca de tecido magro.




Fomte:fitpassion
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
Dietas moderadamente hipocalóricas



Este é o método mais saudável de perder peso mas é também o que exige mais disciplina e preserverança...


2.jpg


A menos que os objectivos de perca de peso sejam reduzidos, é pouco comum encontrar dietas com um déficit calórico inferior a 500 calorias por dia.

Uma dieta desse tipo leva, em geral, demasiado tempo até que se obtenha uma redução de peso significativa o que se torna muitas vezes desmotivante para quem a efectua.

Uma dieta moderadamente hipocalórica e equilibrada com um déficit de aproximadamente 500 calorias por dia é o método mais saudável de perder peso.

Esta dieta possui todos os elementos essenciais a uma alimentação equilibrada, mas fornece um número de calorias ligeiramente menor que as necessárias para manter o peso corporal.

O resultado é que o organismo usará a pouco e pouco as suas reservas de gordura para compensar o déficit de energia da alimentação e perderá peso.

Esta é, seguramente, a forma mais adequada de emagrecer e também aquela que, a longo prazo, dá origem a resultados mais estáveis.

É, no entanto, a mais difícil de seguir pois envolve persistência e disciplina ao longo de um período de tempo bastante prolongado pelo que os resultados nem sempre são animadores.



Fonte:fitpassion
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
Dieta das proteínas



Comer sem restrições de quantidade e mesmo assim emagrecer é sem sombra de dúvida apelativo. Saiba tudo sobre a dieta das proteínas seguida por inúmeras celebridades.


5.jpg


A dieta das proteínas tem origem na célebre dieta do Dr. Atkins popularizada por imensas estrelas de cinema.

Publicada originalmente em 1972, sofreu de imediato o repúdio da comunidade científica e o apoio entusiástico de muitos seguidores.

Apesar de originalmente os resultados deste tipo de dieta não serem reconhecidos pelos nutricionistas, a evidência acumulada veio dar razão ao seu proponente.

Hoje em dia é aceite por muitos especialistas que uma dieta rica em proteínas e pobre em carbohidratos, apesar de ser desequilibrada do ponto de vista nutricional, é um método eficiente de perder peso.

A grande vantagem da dieta das proteínas é saber que pode comer sem grandes restrições em relação à quantidade ingerida e mesmo assim emagrecer.

No entanto existe um senão. Apenas se pode ingerir à vontade alimentos ricos em proteínas.

É sabido que dietas com consumo superior a 1300 calorias diárias têm poucas hipóteses de dar certo.

Então porquê o sucesso deste tipo de dieta?

Aparentemente as pessoas mesmo podendo comer à vontade acabam por comer pouco se forem proibidas de comer pão, massas, bolos, batatas e outros alimentos ricos em carbohidratos.

As carnes e os peixes possuem uma elevada percentagem de proteínas e baixa quantidade de carbohidratos, atributos que fazem destes alimentos uma peça central da dieta.

Mas cuidado! Esta não é uma dieta equilibrada e alguns especialistas suspeitam que embora faça baixar o seu peso possa levar concomitantemente a aumento de ácido úrico ou a problemas renais pelo que não deve ser seguida por doentes renais ou com gota.

As últimas informações são de que o colesterol não aumenta se seguir um plano deste tipo, mas não confie demasiado.

Se tem o colesterol já muito elevado, faça análises regulares e aconselhe-se com o seu médico. O plano de dieta apresentado não deverá ser seguido sem supervisão médica por longos períodos de tempo.

Dieta Tipo

PEQUENO-ALMOÇO
Queijo (magro): 1-2 fatias finas
Ovos: 1 ou 2.
Limonada fraca (1/2 limão), café ou chá

MEIO DA MANHÃ
Presunto (de aves ou de porco): 3-4 fatias

ALMOÇO
Carnes brancas à vontade (peixe ou frango), preparada a seu gosto (de preferência grelhados), 2-3 claras de ovos mexidas, alface tomate

LANCHE
Iogurte magro (1 ou 2)

JANTAR
Refeição também a base de proteínas, mas com mais liberdade no tocante à variedade de carnes e peixe. Verdura a acompanhar. Gelatina dietética como sobremesa


Alimentos permitidos
Fontes de proteínas: carne, peixe, marisco, atum, verduras, saladas, presunto, fiambre.
Fontes de fibras: abóbora, agrião, aipo, alface, beringela, brócolos, cebola, cenoura, cogumelos, couves e repolhos, espargos, espinafre, feijão, verde, pepino, pimentos, tomate.


Alimentos proibidos
Álcool, bolos, pão, bolachas, milho, massa, arroz, batata, doces, banana, uva, figo e fruta com muito amido, cereais, nabo, rabanete, beterraba e refrigerantes não dietéticos.


Alimentos a ingerir moderadamente
Carne gorda, queijo e ovos.


Fruta não recomendada
cereja, figo, maçã, pêra, pêssego, romã.



• Durante as primeiras duas semanas, não usar os vegetais com mais conteúdo de carbohidratos como as cenouras e o feijão verde, mas depois introduzi-los na alimentação.

• A fruta mencionada como não recomendada não deve ser consumida na fase de perca de peso mas deve depois ser introduzida com moderação na alimentação.

• As únicas fontes de fibras desta dieta são as saladas cruas, a variedade permitida é muito grande e a ingestão de verduras e legumes facilita o processo digestivo e previne a prisão de ventre por isso não as elimine.

• Beba no mínimo 2 litros e meio de água por dia.

• Se tiver fome entre as refeições coma fiambre, presunto, carne assada, atum magro, ovos cozidos ou gelatina de dieta.




Fonte:fitpassion
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Curioso ou não ainda ontem à noite vi aqui na ilha um documentário sobre este tipo de dieta, agora muito falada pelo pseudo doutor Dukan...Esta dieta é uma boa dieta, mas tem de ser seguida de outros calculos e matérias, tais como a taxa de metabolismo basal, etc etc...

Mas para um bom começo do verao, aconselho...

Abraços

kablamis



Comer sem restrições de quantidade e mesmo assim emagrecer é sem sombra de dúvida apelativo. Saiba tudo sobre a dieta das proteínas seguida por inúmeras celebridades.


5.jpg


A dieta das proteínas tem origem na célebre dieta do Dr. Atkins popularizada por imensas estrelas de cinema.

Publicada originalmente em 1972, sofreu de imediato o repúdio da comunidade científica e o apoio entusiástico de muitos seguidores.

Apesar de originalmente os resultados deste tipo de dieta não serem reconhecidos pelos nutricionistas, a evidência acumulada veio dar razão ao seu proponente.

Hoje em dia é aceite por muitos especialistas que uma dieta rica em proteínas e pobre em carbohidratos, apesar de ser desequilibrada do ponto de vista nutricional, é um método eficiente de perder peso.

A grande vantagem da dieta das proteínas é saber que pode comer sem grandes restrições em relação à quantidade ingerida e mesmo assim emagrecer.

No entanto existe um senão. Apenas se pode ingerir à vontade alimentos ricos em proteínas.

É sabido que dietas com consumo superior a 1300 calorias diárias têm poucas hipóteses de dar certo.

Então porquê o sucesso deste tipo de dieta?

Aparentemente as pessoas mesmo podendo comer à vontade acabam por comer pouco se forem proibidas de comer pão, massas, bolos, batatas e outros alimentos ricos em carbohidratos.

As carnes e os peixes possuem uma elevada percentagem de proteínas e baixa quantidade de carbohidratos, atributos que fazem destes alimentos uma peça central da dieta.

Mas cuidado! Esta não é uma dieta equilibrada e alguns especialistas suspeitam que embora faça baixar o seu peso possa levar concomitantemente a aumento de ácido úrico ou a problemas renais pelo que não deve ser seguida por doentes renais ou com gota.

As últimas informações são de que o colesterol não aumenta se seguir um plano deste tipo, mas não confie demasiado.

Se tem o colesterol já muito elevado, faça análises regulares e aconselhe-se com o seu médico. O plano de dieta apresentado não deverá ser seguido sem supervisão médica por longos períodos de tempo.

Dieta Tipo

PEQUENO-ALMOÇO
Queijo (magro): 1-2 fatias finas
Ovos: 1 ou 2.
Limonada fraca (1/2 limão), café ou chá

MEIO DA MANHÃ
Presunto (de aves ou de porco): 3-4 fatias

ALMOÇO
Carnes brancas à vontade (peixe ou frango), preparada a seu gosto (de preferência grelhados), 2-3 claras de ovos mexidas, alface tomate

LANCHE
Iogurte magro (1 ou 2)

JANTAR
Refeição também a base de proteínas, mas com mais liberdade no tocante à variedade de carnes e peixe. Verdura a acompanhar. Gelatina dietética como sobremesa


Alimentos permitidos
Fontes de proteínas: carne, peixe, marisco, atum, verduras, saladas, presunto, fiambre.
Fontes de fibras: abóbora, agrião, aipo, alface, beringela, brócolos, cebola, cenoura, cogumelos, couves e repolhos, espargos, espinafre, feijão, verde, pepino, pimentos, tomate.


Alimentos proibidos
Álcool, bolos, pão, bolachas, milho, massa, arroz, batata, doces, banana, uva, figo e fruta com muito amido, cereais, nabo, rabanete, beterraba e refrigerantes não dietéticos.


Alimentos a ingerir moderadamente
Carne gorda, queijo e ovos.


Fruta não recomendada
cereja, figo, maçã, pêra, pêssego, romã.



• Durante as primeiras duas semanas, não usar os vegetais com mais conteúdo de carbohidratos como as cenouras e o feijão verde, mas depois introduzi-los na alimentação.

• A fruta mencionada como não recomendada não deve ser consumida na fase de perca de peso mas deve depois ser introduzida com moderação na alimentação.

• As únicas fontes de fibras desta dieta são as saladas cruas, a variedade permitida é muito grande e a ingestão de verduras e legumes facilita o processo digestivo e previne a prisão de ventre por isso não as elimine.

• Beba no mínimo 2 litros e meio de água por dia.

• Se tiver fome entre as refeições coma fiambre, presunto, carne assada, atum magro, ovos cozidos ou gelatina de dieta.




Fonte:fitpassion
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
Como manter o peso ano após ano



Sim, é possível: é possível fazer anos sem aumentar de peso, é possível chegar aos 50 com a roupa que vestia aos 20. Fomos saber quais são os segredos para seguir pela vida sem um grama a mais.



Surpresa: fugir aos problemas típicos que causam o excesso de peso não é difícil - é só uma questão de saber identificar o 'inimigo'.


20 anos

Problema: O stresse do primeiro emprego


O problema é comum a tantas 'vintinhas': a pessoa saiu de casa dos pais, vive sozinha, quer provar que é eficiente, chega tarde a casa, não tem paciência para fazer o jantar e come a primeira coisa que apanha no frigorífico.

Como é nova, acha que pode comer de tudo e não engorda, quando na maioria das vezes não engorda porque se esquece de comer (embora ela diga que come imenso) ou simplesmente porque ainda não teve tempo para engordar. Como é que se resolvem estes problemas?


Erro: achar que pode comer mal


Ao contrário do que se pensa, esta é a idade mais importante para não cometer erros: são os hábitos que se adquirem aos 20 que vão durar toda a vida.

"As doenças relacionadas com a alimentação não acontecem de um dia para o outro", lembra Cláudia Viegas, dietista da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. "Essa é uma das grandes dificuldades com as pessoas mais novas: como acham que têm 20 anos para fazer asneiras, dizem que aos 40 é que vão começar a comer bem.

Depois chegam aos 40 obesas: esquecem-se de que os hábitos de vida começam quando a pessoa é nova, e que se chegarem aos 40 com anos e anos de maus hábitos, vai ser muito difícil mudar. O corpo habitua-se ao bem e ao mal, portanto habitue-se ao bem."


Ideia principal: organize-se!

Mesmo com uma vida caótica, é possível comer bem: afinal, legumes congelados não dão trabalho nenhum a preparar. "Temos de ter cuidado com os alimentos enlatados pelo seu conteúdo em sal, mas pode passar por água antes de comer, ou então comprar congelados: não leva tempo nenhum a cozer umas ervilhas", lembra a nutricionista. "E depois, misturar com uma lata de atum e uma cebola picada.

É uma refeição que leva dois minutos a fazer. E não esqueça a sopa: pode congelar e depois ir descongelando."


Alimentos aconselhados


As pessoas acham que comer vegetais é comer alface e tomate. Errado: não enche e é nutricionalmente pobre. Um alimento fabuloso que tem proteínas, fibras e hidratos de carbono, são as leguminosas: ervilhas, grão, feijão. As pessoas acham que engorda, o que é mentira: enchem e não engorda. É o alimento ideal.

- Não se esqueça... de tomar o pequeno-almoço. E comer... o quê? Cláudia ensina: "Começar com uma peça de fruta, seguir com uma sandes (de queijo magro, fiambre ou compota) ou cereais (mas cuidado porque a maioria dos cereais à venda está cristalizada em açúcar). Coma com cereais integrais o cálcio do leite é menos bem absorvido (como o do leite com café, sabia?) varie: uns dias integrais e outros sem ser integrais. Junte leite ou iogurte."

- Não passe muito tempo sem comer. Levar para o trabalho pão, fruta, iogurtes, Bolacha-Maria (as menos ricas em gordura). Atenção às bolachas dietéticas: há as que têm 20g de gordura, comparado com as oito da Bolacha Maria. As pessoas só se preocupam com o açúcar, mas mais vale comer um bocadinho mais de açúcar e menos gordura, até porque a gordura produz mais calorias que o açúcar.


Plano de treino: para começar já


Esta é também a melhor idade para se habituar a ir ao ginásio. Não tem tempo? Mas tem tempo para ver televisão, não tem? O problema é que as pessoas vêem o exercício como um sacrifício, e nunca temos tempo para sacrifícios. Por isso, descubra já qual é o exercício que ama, que adora, que lhe dá pica, que tem um instrutor genial, onde pode fazer amigos fantásticos e exibir o umbigo, e ponha-se a mexer!


30 anos

Problema: As transformações da gravidez


A gravidez pode desequilibrar até a mulher mais equilibrada. Como evitar que um bebé nos roube a boa forma? E mesmo quando não se engravida, como não perder aos 30 a forma dos 20?


Erro: Fazer dieta durante a amamentação

"A amamentação ajuda a recuperar, porque é mais exigente a nível energético do que a própria gravidez", lembra Cláudia Viegas. "Há alguns alimentos que podem dar sabor ao leite, como a cebola e a couve-flor, mas deve comer de tudo o que normalmente se come."


Ideia principal: controle as gorduras

Se se estiver grávida ou a amamentar, é muito importante o tipo de gorduras que se come. Deve evitar as gorduras de má qualidade, porque isso vai reflectir-se no leite. Prefira o azeite e peixe, e evitar as gorduras trans, que estão presentes em muitas bolachas.


Alimentos aconselhados


Não caia na armadilha de evitar os hidratos de carbono: "Não há alimentação equilibrada sem eles", explica Cláudia Viegas. "Quando se pergunta a alguém hoje em dia o que é que faria para retirar calorias a um prato, toda a gente desata a retirar a batata e o arroz, e nunca olham para a quantidade de gordura que usaram para confeccionar o prato, nem para o tamanho descomunal do bife.

Isso muitas vezes leva a que o organismo recorra às proteínas como fonte denergia. As proteínas não devem ser usadas como fonte de energia, para já porque isso produz mais compostos tóxicos, e depois porque elas servem é para reconstrução muscular."


- Não se esqueça de... fazer do 'acompanhamento' o prato principal. Desactive aquela mania muito portuguesa que diz que vegetal não é comida, é acompanhamento.

As pessoas acham que legumes não enchem: mas isso é porque não os comem em quantidade suficiente! A ideia de que devemos comer muita carne e muito peixe é um mito: quase não precisamos de proteína, não mais do que uma porção diária de carne ou peixe do tamanho da palma da mão.


Plano de treino: não perca o pé


'
Encaixar' a criança numa rotina de exercício pode ser complicado, mas faça tudo por tudo para não perder a 'onda'. Ou então, recomece o exercício assim que recomeçar o trabalho: vá à hora de almoço, por exemplo. Mesmo que esteja cansada, vá nem que seja para não perder o hábito, nem que seja para fazer banho turco. Aos poucos, vai ver como a energia volta.


40 anos

Problema: compensar a monotonia do trabalho... comendo

O período pré-menopausa devia ser bem-empregue preparando um futuro radioso, mas o problema é que a pessoa já se habituou a alguns erros alimentares. Está muito habituada a uma rotina e a certos alimentos que lhe dão conforto: os quilos acumulam-se e é mais difícil mudar. Mas nada que não se consiga...


Erro: Comer mais do que precisa

A partir dos 40 anos precisamos de cada vez menos energia. "Não nos apercebemos disso e continuamos a comer da mesma forma, só que já não gastamos tanto, e de repente vemo-nos com quilos a mais sem perceber porquê", nota a nutricionista.

Ou seja: tem de comer de acordo com as suas necessidades: se quiser comer mais, também tem de gastar mais.


Ideia principal: Gastar mais!

"O simples facto de se comer 100 calorias a mais em cada dia vai representar alguns quilos ao fim do ano, e 100 calorias é muito pouco. Claro que não se deve andar aí a fazer contas, mas nesta idade é mesmo importante aumentar o nível de exercício", explica Cláudia Viegas.


Alimentos aconselhados

Citrinos que lhe vão dar energia e vitamina C (especialmente importante se é fumadora: os cigarros sugam-nos quantidades astronómicas de vitamina C), proteína magra, legumes de folha verde.

Como já se está naturalmente mais stressada, tem-se tendência a compensar com a comida. Errado: não coma por compensação, encontre outras formas de ter prazer.

Como já deve ter percebido nesta altura do campeonato, nada está organizado para nos ajudar a comer bem. "A escolha saudável devia ser a escolha facilitada, e isso nunca acontece.

Nos cafés, os bolos estão à vista, o pão está escondido." Por isso, seja do contra! Querem que peça um queque? Peça uma sandes! Traga o almoço para o trabalho: é coisa de pobre? Quando virem que é magra, saudável e gira, vão logo deixar de dizer que é coisa de pobre.

- Desactive a resistência - Nós já temos uma vida complicada, agora ainda andarmos a ter de 'resistir' é duro. Por isso, treine-se desde nova para não ter de 'resistir': quanto melhor comer, mais a alimentação saudável será um hábito e não uma questão de 'reistência'.


Plano de treino: Descubra a sua energia


Esta é uma altura em que muitas mulheres desistem porque acham que 'já não vale a pena', e é precisamente a altura em que é mais importante persistir: a fixação de cálcio depende muito da actividade física, e a osteoporose é um dos fantasmas de todas as mulheres.

Por isso, ande a pé ou corra, faça 'jump' ou 'ataque', salte para o step ou para a passadeira, mas mexa-se! Se já faz exercício, não desista agora, que está no bom caminho.


Não se esqueça de... fazer massagens

-
Se puder, são uma óptima ajuda: ajudam a relaxar, acalmam, lutam contra o stresse, dão-lhe endorfinas para substituir a comida, e actuam como uma defesa contra comer de mais.


50 anos

Problema: O peso da menopausa


As mulheres podem notar que engordam com mais facilidade, porque o metabolismo é mais lento. Mesmo quem nunca teve hipertensão pode começar a ter, o que requer alguns cuidados que se calhar não se tinha.


Erro: Achar que já não tem paciência


Aos 50 mais do que aos 40, é importante alimentar-se bem, ter cuidado consigo, arranjar mil e uma maneiras de se mimar, e tratar de si.


Ideia principal: Aprenda a manejar uma passadeira


Depois da menopausa o gasto energético diminui, portanto há que fazer algum exercício para aumentar aquilo que se gasta, senão ganha-se peso rapidamente. Até porque se mantiver a actividade física ao longo da vida mantém a massa muscular, e a massa muscular é que consome energia.


Alimentos aconselhados

Tudo, mas em menos quantidade. Atenção: não caia na má-nutrição. Quando se come pouco, é mais fácil comer... mal.

Tenha o cuidado de não abusar dos hidratos de carbono e de não esquecer as proteínas: carne e peixe são importantes para não perder demasiado tecido muscular.

O cálcio também é importante: sardinhas, vegetais verdes, frutos secos, leite meio-gordo ou iogurte. E não se esqueça de beber: "muitas vezes, a pessoa não tem sede mas precisa de água", recorda Cláudia Viegas. "Até podemos ter dores de cabeça, e isso é simplesmente sede."

- Não se esqueça de... controlar o sal. À medida que se avança na idade, começa a perder-se a sensação de sabor, por isso é importante cultivar-se uma culinária mais atraente sem recorrer tanto ao sal: usar ervas, limão, condimentos.

"Em Portugal consumimos sal a mais, e muito dele já está nos alimentos, especialmente os processados: mesmo as bolachas doces têm sal", lembra a nutricionista. "E o problema do sal é que se usa aos punhados." Não devemos comer mais de seis gramas por dia - uma colher de chá.

Habitue-se a pôr sal com a medida da colher, em vez de levar a mão ao saleiro. Pode ainda pôr sal na carne ou no peixe e não no acompanhamento, ou vice versa. Muitas vezes, a salada come-se perfeitamente só temperada com azeite.

- O melhor a fazer: não ignorar o prazer. Lá porque temos de comer menos, não quer dizer que vamos passar em dieta rigorosa o resto da vida. A alimentação também deve ter a componente do prazer: às vezes, não é um bocadinho de manteiga no pão que vai fazer assim tão mal.


Plano de treino: Mexa-se pela sua saúde... e não só


Mesmo quem não vai ao ginásio, é fácil fazer caminhadas e pode ainda comprar uns pesos para ter em casa e fazer alguns exercícios enquanto vê a telenovela.

Se nunca fez exercício, está sempre a tempo de começar: há imensos exercícios divertidos e eficazes. E nem sequer é só uma questão de saúde (se fosse, ninguém aguentava mais que uma semana no ginásio).

É que fazer exercício pode abrir uma nova vida: pode ser uma forma de fazer amigos de todas as idades e descobrir uma energia que nunca teve. Mas claro: comece sempre com acompanhamento.






Fonte.activa
 
Última edição:

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
Dieta de Okinawa: o segredo para viver mais anos



O segredo da longevidade dos habitantes da ilha japonesa de Okinawa está no prato. Saiba em que pilares assenta a sua alimentação e como pode também beneficiar desta dieta saudável.



124813157.jpg

Porco

"Nele tudo se come, menos os grunhidos", diz um provérbio japonês. À excepção do presunto, entremeada e outras partes gordas, as porções magras são saudáveis: contêm pouco colesterol e são uma boa fonte de vitamina B1, necessária para o correcto funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. Em Okinawa, o porco come-se cozido e representa uma pequena parte da alimentação.


Sementes de sésamo

Uma colher de sopa por dia é uma boa forma de obter gorduras polinsaturadas - protectoras do coração - , fitoesteróis, que diminuem o colesterol, e cálcio. São ainda ricas em fibras, proteínas, vitamina E - retarda o envelhecimento e combate a fadiga - e ácido fólico, importante para prevenir malformações congénitas nos bebés. Pode usá-las na confecção de pão, para polvilhar saladas e sobremesas ou como snack.


Óleo de Colza

Pouco usado em Portugal, é, no entanto, considerado por alguns especialistas como sendo a gordura vegetal mais saudável de todas por ser rica em gordura monoinsaturada e ómega 3, protectores do sistema cardiovascular (o azeite não contém ómega 3). Encontra-o em lojas de produtos dietéticos.


Algas

Pobres em calorias, contêm um benéfico coquetel de minerais (cálcio, ferro, fósforo e magnésio), fibras, vitaminas (A, C, E e B12), zinco, selénio e, sobretudo, iodo. Este é essencial a um bom desempenho intelectual e até a ajuda a livrar-se dos quilos a mais. Use-as em saladas, guisados, cozidas ou salteadas com outros vegetais, em sopas ou em pratos de arroz ou cuscuz.


Chá verde

Contém flavonóides, substâncias benéficas ao coração e úteis na prevenção de cancros. É ainda rico em antioxidantes, que a ajudam a travar a batalha contra o envelhecimento. A variedade aromatizada com flores de jasmim parece ser a preferida destes japoneses.


Soja

Pode consumi-la de muitas formas: rebentos, sementes, feijões, tofu, leite ou molho de soja. É uma excelente fonte de ácidos gordos polinsaturados e fitoesteróis, antioxidantes que contribuem para diminuir o colesterol.

É ainda rica em ómega 3, fibra solúvel - excelente para o trânsito intestinal -, cálcio, cobre, zinco, magnésio, manganésio, fósforo e potássio. É uma superleguminosa: alivia os sintomas da menopausa graças às isoflavonas que possui, ajuda a regularizar o ciclo menstrual e ainda reduz o risco de cancro da mama, próstata e de enfarte do miocárdio.


Rábano Negro

Pertence à família das crucíferas, a mesma das couves e nabos. É pouco calórico e rico em vitamina C, que ajuda a reforçar o sistema imunitário, proteger o organismo de infecções, combater alguns agentes cancerígenos e até reduzir o nível de colesterol no sangue. Para obter os mesmos benefícios, pode substituí-lo por nabos, rábanos, rabanetes e todo o tipo de couves.


Arroz

Os seus hidratos de carbono de absorção lenta mantêm a saciedade por mais tempo - logo, ajuda a prevenir a diabetes. É pouco calórico e não contém glúten, substância que compõe grande parte de outros cereais e que provoca intolerância em algumas pessoas. A variedade integral é a mais saudável, mas intercale-a com todas as outras.


Peixe

Tanto os gordos - sardinha, cavala, salmão, atum - como os magros - pescada, dourada, linguado, barbo... - são desejáveis no seu prato, pelo menos três vezes por semana.

Em Okinawa come-se muito mais peixe do que carne e daí obtêm uma série de proteínas, ómega 3 (presentes nas variedades gordas) e de minerais, como o magnésio e o iodo, com benefícios enormes para o coração e actividade intelectual.


Água

70% do nosso corpo é constituído por ela e uma perda de 10% já acarreta distúrbios graves para a saúde. Mesmo no Inverno, beba pelo menos oito copos por dia, para se livrar de toxinas e repor os níveis de minerais. Além de combater a osteoporose e reforçar os ossos, é essencial para o funcionamento do sistema nervoso e manter o ritmo cardíaco regular.




Fonte:activa












 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
Dietas: o que nos impede de perder peso



Por vezes, uma alimentação equilibrada ou mesmo dietas, bem como a prática de exercício não chegam para obter resultados, porque há factores que dificultam ou obstruem a perda de peso.


112094286.jpg




Nem sempre as dietas nos fazem perder peso, o que significa que podem existir outros factores que devem ser detetados e resolvidos.

Só depois se deve recorrer a dietas que, porém, é importante que sejam sempre nutricionalmente equilibradas e prescritas por nutricionistas.



Veja quais são os factores que impedem a dieta de dar resultado:



*Doenças endócrinas, “os problemas da glândula tiróide (hipotiroidismo) e da supra-renal condicionar a tendência para a não redução de peso”, explica o endocrinologista Mário Rui Mascarenhas.

Porém, não são responsáveis por uma pessoa ter vinte ou trinta quilos a mais: “por exemplo, quem tem hipotiroidismo pode ter um aumento de peso de um ou dois quilos, não por causa da gordura, mas das substâncias que ficam acumuladas no corpo.”

Ambos os problemas têm solução: no caso do hipotiroidismo, passa por medicamentação, enquanto a desregulamentação da supra-renal implica, na maior parte dos casos, uma intervenção cirúrgica.”

Por outro lado, a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), que conduz a uma maior produção de andrógenos pelos ovários, também se revela através de um aumento de peso. São por isso recomendados exames de despistagem antes de iniciar um regime de emagrecimento.


*Factores de stress:Aumentam a produção de cortisol que, por sua vez, ajuda a produzir maior quantidade de açúcar, que se pode acumular sob a forma de gordura e ser um factor de contra regulação quanto à perca de peso.” É por isso que, quando se trata de emagrecer uma pessoa tem de ter um estilo de vida relativamente calmo. Mas atenção: “o stress, por si, não nos faz aumentar de peso”, lembra o endocrinologista.


*Factor genético: “Podemos transportar o gene da obesidade, mas se não tivermos uma nutrição rica em calorias e com pouca actividade física, muito provavelmente não se vai revelar”.


*Depressão: No caso de quem tem problemas depressivos, emagrecer é muito mais difícil: “o melhor é tratar primeiros dos problemas psicológicos, deixar passar essa fase e, quando estiver bem, tentar perder peso, mesmo que esteja sob medicamentação.

Os factores depressivos são sempre uma barreira porque a pessoa tem um tendência para não abandonar os hábitos e alimentos que a fazem libertar hormonas que lhe dão uma sensação de bem estar.”









Fonte:activa
 

lidiamoura

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jun 26, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Sendo saudável

Bom, faz pouco tempo que comecei a perder peso por conta de uma dieta que estou fazendo. No meu almoço prefiro optar pelas saladas e mesmo sem tempo peço uma Delivery na xxxxxx e claro exercícios físicos não pode faltar.


Beijos


Amiga,

por favor passe nas regras:Regras e leia com atenção.

Em especial regra 17.

Obrigado
 
Última edição por um moderador:

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
Comer a sobremesa ao pequeno-almoço ajuda a perder peso


Comer a sobremesa ao pequeno-almoço ajuda a perder peso




140789033.jpg




Quer emagrecer e manter-se fiel à sua dieta? Pois, se calhar não tem de abdicar dos doces...



Um estudo realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Televive, em Israel, demonstrou que comer um docinho ao pequeno-almoço pode, de facto, ajudar a perder peso!

A conclusão deveu-se à observação de um universo de 200 adultos não diabéticos obesos que foram selecionados aleatoriamente para seguir uma de duas dietas baixas em calorias.

Cada uma delas apresentava um total de cerca de 1600 calorias para os homens e 1400 para mulheres, mas distribuídas de forma diferente ao longo do dia: uma delas abrangia mais calorias ao pequeno-almoço, (incluindo 'algo doce', como um donut); a outra permitia uma refeição maior não de manhã, mas mais tarde no dia (e sem direito a doce).


Conclusão: quem consumiu os carboidratos e as proteínas no pequeno-almoço de 600 calorias tive mais sucesso em seguir à risca a sua dieta do que aqueles que tinham um pequeno-almoço mais reduzido, de apenas 300 calorias e sem doce. E foi o primeiro grupo que perdeu mais quilos no final!


O cientista Daniel Jakubowicz, explica: "o objetivo de uma dieta deve ser não apenas perder peso, mas também diminuir a sensação de fome e o desejo de comer".

Ora, o grupo que ingeriu um pequeno-almoço mais calórico, sentia menos ataques de fome durante o dia, dado que a proteína e os carboidratos ingeridos pela manhã aumentavam a sensação de saciedade, enquanto a sobremesa ajudava a dominar os desejos por doces.


Boas notícias: experimente passar a sobremesa para de manhã, como uma boa forma de não alimentar frustrações por não comer doces durante todo o dia.





activa
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
Como comer pão sem engordar



COMO COMER PÃO SEM ENGORDAR




GEDHLG.jpg




Pão integral é uma boa alternativa para não deixar de comer pão. Saiba mais!



Rico em carboidratos, o pão é sempre um dos primeiros itens a serem cortados no inicio de uma dieta emagrecedora.

Mas, este alimento já faz parte da rotina dos brasileiros e, por isso, não é uma tarefa fácil deixar de consumi-lo. De acordo com a nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta, a melhor saída não é cortar o pão do cardápio, mas, sim, substituir a versão tradicional por outras mais saudáveis. Confira a entrevista completa!


1 - Qual o melhor pão de fôrma para a dieta: o pão light ou o integral?



Sempre, sem sombra de dúvidas, a melhor opção é o pão integral. As fibras presentes neste produto vão ajudar na saúde intestinal, o que é fundamental para perda de peso.

O pão branco pode elevar mais rapidamente o nível de açúcar no sangue. Como a queda da glicose acontece na mesma velocidade, a fome chega mais cedo do que o normal.

Isso tudo graças ao excesso de insulina que o corpo acaba liberando com a ingestão de farinha branca. É importante lembrar que a insulina também aumenta a quantidade de gordura do corpo.

2 - Em relação aos pães com grãos, qual a melhor escolha?



Qualquer pão com grãos é interessante, seja de linhaça, aveia, qualquer um que você goste. O bom é ir variando, sempre.


3 - Quantas fatias de pão eu posso comer por dia?



A quantidade de fatias vai depender das outras fontes de carboidratos que a pessoa consome no dia, mas o que eu sempre recomendo é a variedade nessas fontes, pois o que muita gente acaba fazendo é consumindo pão no café da manhã, no lanche da tarde e no jantar, o que não acho que seja a melhor escolha.

Eu sempre recomendo que escolha uma refeição para usar o pão, pode ser 2 fatias de manhã, por exemplo, mas prefiro que seja uma fatia de pão e uma fruta, que também é fonte de carboidrato e possui outras fontes de vitaminas e minerais.

4 - Qual o melhor acompanhamento para comer com o pão no café da manhã? Por quê?


Para acompanhar o pão fuja dos embutidos que contêm muitos aditivos químicos e sal, tudo isso pode prejudicar a saúde e a dieta também. Eu recomendo um fio de azeite extra virgem.

O azeite é um ótimo aliado da dieta e da saúde, protege o coração e é rico em antioxidantes, combatendo assim os radicais livres. Eu tenho recomendado também, para quem gosta, óleo de coco, pois não gosto da ideia do óleo de coco como ingrediente a mais na dieta e sim como parte dela.

5 - O pão árabe é realmente menos calórico e mais saudável?



Em se tratando de calorias, o pão árabe médio tem mais ou menos a mesma quantidade de 2 fatias de pão e se for o de farinha branca, não acho que seja a melhor opção pelo mesmo motivo do pão de fôrma light.

Dica da nutricionista


Temos que respeitar a individualidade de cada um, pois tem gente que é mais sensível ao consumo de farinha. A palavra-chave é moderação!




suadieta
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Excelente artigo, no entanto convém não esqueçer que não é por comer massas integrais, nas quais se inclui o pão integral que se vai perder peso...Tem de haver uma dieta equilibrada a cada individuo mediante as suas necessidades diárias...De nada serve deixar de comer 5 pães brancos e passar a comer 5 pães integrais....
Não esqueçer também , que para ser bem feita uma dieta não convém, salvo casos muito pontuais, comer hidratos de carbono, integrais ou não a partir das 18h....


Abraços

kablamis
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
Dieta mais que perfeita



Dieta mais que perfeita






A dieta mais que perfeita é aquela onde não impede o indivíduo de comer nenhum tipo de alimento, somente restringindo a quantidade que se come. Nesta dieta recomenda-se o consumo de:




  • 60% de carboidratos;
  • 25% de gorduras (boas);
  • 15% de proteínas e
  • 25 a 30 g de fibras por dia.


O cálculo é feito à olho nu, observando o prato de cada refeição. Por exemplo: 60% de carboidratos, indicam que alimentos ricos em carboidratos como macarrão, arroz e batata podem ocupar 60% do prato, e assim por diante.


A dieta mais que perfeita permite perder em média de 4 a 5 quilos por mês, quando o indivíduo segue-a corretamente e faz alguma atividade física diariamente.


As dietas da moda, e as dietas muito restritivas não estimulam uma reeducação alimentar, e podem gerar ansiedade, comprometendo a perda de peso, e favorecendo os “assaltos” à geladeira.


Adotar um novo estilo de vida é fundamental para quem deseja emagrecer e não voltar a engordar nunca mais.



tuasaude
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,225
Gostos Recebidos
0
Dieta de dois dias

A fórmula secreta que permite perder peso sem fazer qualquer restrição alimentar durante cinco dias da semana


555395.gif



Imagine uma dieta em que pudesse desfrutar sem sentimento de culpa das delícias a que não consegue resistir... Mais, uma dieta em que pudesse comer tudo o que gosta, sem se preocupar com as calorias que ingere.

À primeira vista, parece um paradoxo. mas uma nova investigação, realizada em inglaterra, prova-nos que não.

O truque está em estabelecer limites apenas durante dois dias por semana. Uma investigação realizada pelo Genesis Breast Cancer Prevention Centre, em inglaterra, concluiu que uma dieta que restringe a ingestão de calorias apenas durante dois dias por semana é tão eficaz como as dietas tradicionais que são seguidas diariamente. Uma descoberta que abre portas a um novo método de emagrecimento, mais fácil de manter já que, durante cinco dias, é possível continuar a comer o que gosta, sem qualquer restrição.

A investigação acompanhou dois grupos de 50 mulheres britânicas com excesso de peso, ao longo de seis meses, com o intuito de encontrar uma dieta alternativa que fosse eficaz na perda de peso e, em simultâneo, na prevenção do cancro da mama, já que o excesso de peso é um importante fator de risco.

Eficácia comprovada
A pesquisa britânica envolveu a análise dos efeitos de duas dietas distintas, definidas para cada grupo. Enquanto um grupo fazia uma dieta tradicional mediterrânica, com 1500 calorias diárias, durante sete dias, o segundo grupo seguia uma dieta de 650 calorias apenas durante dois dias por semana e nos restantes dias fazia a alimentação habitual. Ao fim de seis meses, os resultados mostraram que ambas as dietas são eficazes.

À semelhança do grupo que fez a dieta tradicional de sete dias, o grupo que seguiu a dieta intermitente de dois dias conseguiu perder cerca de seis quilos. No final de contas, os dois grupos estavam a ingerir em média o mesmo número de calorias por semana, mas o segredo do sucesso estava nos efeitos metabólicos desencadeados pela dieta intermitente.

Os efeitos invisíveis
A ingestão irregular de calorias que se faz durante a dieta de dois dias desencadeia uma série de alterações metabólicas no organismo que favorecem a perda de peso, ao interferirem na distribuição da gordura corporal. Os investigadores concluíram que, com uma dieta intermitente, os níveis de insulina descem significativamente, o que induz uma perda maior da massa gorda concentrada na barriga. A endocrinologista Isabel do Carmo explica o mecanismo.

«Durante os dois dias em que há uma redução brusca das calorias ingeridas, o pâncreas produz menos insulina e, quando temos menos insulina no sangue, o apetite está mais controlado e a gordura é distribuída de uma forma mais equilibrada pelo corpo. Ao invés, os níveis elevados de insulina no sangue aumentam o apetite e levam a gordura a acumular-se mais no abdómen», refere a especialista.

2 regras essenciais
1. Para induzir a perda de gordura, o plano alimentar dos dois dias não deve ultrapassar as 800 calorias diárias. Assim, acabará por ingerir, por semana, o mesmo número de calorias habitualmente definido para uma dieta tradicional de sete dias.

2. Depois de cinco dias a comer sem qualquer restrição calórica, o corte de calorias é abrupto quando chega ao primeiro dia de dieta. Para habituar o organismo e evitar os picos de fome, coma de três em três horas.

Esta dieta é ideal para «mulheres que frequentemente cometem fugas durante as dietas tradicionais e que não conseguem ingerir apenas as 1200/1500 calorias diárias recomendadas», refere Isabel do Carmo, endocrinologista, especialista em obesidade e comportamento alimentar.

A sua dieta
Este é o plano alimentar que deve seguir durante dois dias para perder entre três a seis quilos num mês:

DIA 1

Pequeno-almoço: 1 chá de limão + 1 fatia de pão de centeio + 1 fatia fina de peito de peru fumado

Meio da manhã: 1 iogurte magro (com baixo teor de açúcar e de gordura)

Almoço: 1 salada de frango (rúcula + frango grelhado ou cozido + 3 colheres de milho)

Lanche: 1 iogurte magro (com baixo teor de açúcar) + 100 gramas de framboesas

Jantar: 1 sopa de legumes (abóbora, cenoura e alho-francês) + 1 fatia média de melão com 1 fatia de presunto magro

Ceia: 1 copo de leite com canela


DIA 2

Pequeno-almoço: 1 iogurte magro + 4 tostas extra finas com queijo magro de barrar

Meio da manhã: 1 pêssego

Almoço: Sopa de alface + 1 iogurte com gelatina (0% de açúcar)

Lanche: 1 batido de banana (1 banana pequena com leite magro)

Jantar: 1 posta de peixe grelhado + 1 batata pequena + 1 taça pequena de brócolos salteados ao alho

Ceia: 1 maçã assada


A regra fundamental
Calendarize os dois dias da semana em que vai fazer dieta e siga-os à risca. Pode definir a segunda e a terça ou, se preferir, o fim de semana. O importante é que não ultrapasse os cinco dias de descanso.

Os resultados
«graças à restrição calórica abrupta que é feita durante dois dias, esta é uma dieta de resultados rápidos. A partir da primeira semana, já é possível notar uma perda de peso de um quilo e meio», assegura a dietista Patrícia Almeida Nunes.

5 regras para seguir nos outros cinco dias
A ideia é comer o que gosta, sem as preocupações habituais de quem quer perder peso.

Contudo, para não cair no risco de arruinar os resultados do seu esforço durante os dois dias em que está efetivamente de dieta, o melhor é seguir estas indicações:

1. Evite os alimentos de alta densidade energética, ou seja, todos aqueles que aportam mais de 400 calorias por 100 gramas, como, por exemplo, os produtos de pastelaria, as batatas fritas ou os molhos comerciais.

Só para ter uma ideia, uma fatia de bolo contém cerca de 500 calorias. Uma bola de berlim também anda nessa linha. Um queque, bolo muito rico em gordura, pode chegar às 600. Mesmo um dos bolos menos calórico, o pastel de nata, fornece cerca de 300 calorias. Não se deixe, por isso, iludir pela aparência ou pelo tamanho.

2. Se não consegue resistir aos doces, prefira gelados, gelatina, pudim de claras ou farófias.

3. Faça uma alimentação equilibrada e variada. Ao longo da semana, certifique-se que as suas refeições incluem os vários grupos de alimentos da roda/pirâmide alimentar, nomeadamente fornecedores de hidratos de carbono (pão, tostas, cereais, batata, arroz, massa ou leguminosas secas), proteínas (leite e derivados, carne, peixe, marisco ou ovos), gorduras (óleos vegetais e/ ou azeite, manteiga ou cremes vegetais) e vitaminas, minerais e fibra como frutas e produtos hortícolas.

4. Beba cerca de 1,5 litros de água por dia.

5. Mantenha a prática regular de exercício físico. Uma caminhada por dia, entre 20 a 30 minutos, é o suficiente.









Isabel do Carmo (endocrinologista) e Patrícia Almeida Nunes (dietista)/mulher.sapo
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
Para comer bem e não engordar







Para comer bem e não engordar











Como comer para manter o seu peso ideal


Ao pequeno-almoço

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Deve, por isso, ser muito completo: com fruta ou sumo natural, um lacticínio (leite ou iogurte), hidratos de carbono (pão, cereais) e um pouco de proteínas (fiambre de peru ou frango, queijo).
Notará como assim recarrega baterias para enfrentar mais um preenchido dia de trabalho.

Não precisa de seguir um regime rigoroso: coma de tudo mas com moderação

Coma carnes pouco gordas (vitela, peru, coelho, frango) 4-5 vezes por semana e, de preferência, sempre ao almoço. De peixe azul a quantidade recomendada é de:

3 vezes por semana

Consuma diariamente fruta fresca (2 a 3 peças diferentes por dia) e verduras (ao almoço e jantar). A massa, o arroz e a batata deve comê-los preferencialmente ao almoço e em pequena quantidade; se seguir esta regra pode incluí-los no prato todos os dias.

E não se esqueça de comer leguminosas (grão, ervilhas, lentilhas), pelo menos, 1 a 1 vezes por semana.

Não está de dieta, mas há alimentos que deve evitar

Evite, sempre que possível, refeições preparadas, aperitivos de pacote e pastelaria industrial. Também não deve abusar dos refrigerantes nem da fast food.

Lembre-se que há imensas receitas rápidas, fáceis de preparar e muito saborosas, como as que encontra no nosso site e nas edições em papel da revista Prevenir. Evite os fritos, panados e folhados.

Escolha sobremesas saudáveis como sorvete de fruta

Claro que pode comer sobremesa depois de comer, mas não deverá optar por bolos após as refeições. Boas ideias?

Ao almoço: sorvetes de fruta, saladas de fruta, sobremesas à base de iogurte

Ao jantar, é ficar-se por uma infusão ou um sumo natural.

Coma fruta a meio da manhã

Não sacie a fome com bolachas. O melhor é comer fruta ou beber um sumo natural: de ananás, laranja, cenoura, tomate. O melhor momento para comer fruta é a meio da manhã e a meio da tarde que é quando o corpo pode captar todas as suas vitaminas e propriedades. Em alternativa? Um punhado de frutos secos (nozes, avelãs).


Hidrate o seu corpo

É importante que beba entre 1,5 e 2 litros de líquidos por dia, preferencialmente, água.
Não abuse das bebidas alcoólicas, sobretudo as de elevado grau de destilação.

Ainda que o consumo de vinho esteja recomendado, deve ser bebido com moderação e sempre às refeições, entre 1 e 4 copos por semana (melhor se for vinho tinto).

Coma pão, que lhe dá energia

Isso não quer dizer que pode comê-lo a todo o momento, se o seu objectivo é não engordar.
Faça-o somente ao pequeno-almoço e ao almoço, mas não o elimine do seu dia alimentar. Se sofre de prisão de ventre, prefira o integral.

Especiarias, mais sabor sem calorias

Para cozinhar e temperar privilegie o azeite mas, já sabe, sempre com moderação.

Para ter uma ideia, a quantidade recomendada é de 1 a 2 colheres de sopa por dia.

Reduza pouco a pouco o consumo de sal e aumente o de especiarias, que dão sabor à comida e não fornecem calorias.

Para a sobremesa, substitua o açúcar por mel e, quando beber café, opte pelo adoçante, que também não tem valor calórico.

Exercício? Sim, por favor (e regularmente!)

Inscreva-se num ginásio perto de casa ou do trabalho e, se tiver fácil acesso a um espaço verde, aproveite para correr ou caminhar ao ar livre. O difícil são os primeiros dias; o desporto cria habituação: quando começar a sentir os seus benefícios verá a vontade com que se dispõe a fazê-lo.

Mas se o desporto não combina nada consigo, pelo menos ande a pé o mais possível.

E evite dormir uma sesta logo depois de comer. Um truque para não cair em tentação é demorar um pouco mais a beber café, aproveitar essa hora para ir ao cabeleireiro... para vencer a languidez pós-refeição.

Quivi e água em jejum

A causa mais frequente de obstipação é uma dieta desequilibrada e pobre em alimentos ricos em fibra. Para evitar esse incómodo e controlar melhor o seu peso, coma um quivi e beba um copo de água morna ao acordar. Regularizará o seu funcionamento intestinal em poucos dias.



saude.sapo
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
Menos quatro quilos num mês






Menos quatro quilos num mês





xsbPwv2ep9PRocoVEkOXfGCQ_.jpg




O plano de cinco dias que vai deixá-la mais feliz e visivelmente mais magra



O que ingerimos não se repercute apenas na nossa saúde e no nosso organismo.


Também influencia o nosso estado de espírito e até o nosso sentido de humor.


Alimentos como os morangos, as bananas, alguns peixes gordos, os frutos secos e os cereais integrais são constituídos por substâncias que melhoram o estado de espírito humano.


Quem pretende perder peso enfrenta, muitas vezes, o desafio suplementar de ficar ansioso, triste e/ou mal-humorado.

Para contrariar esta tendência, Leonor Mendonça, diretora-técnica da clínica be-Slim, em colaboração com Sara Frija, nutricionista, definiram um plano de emagrecimento que lhe vai permitir emagrecer sem afetar a sua boa disposição. Esta é a ementa que deve seguir cada um dos dias que dura esta dieta:


Segunda-feira



Pequeno-almoço: 250 ml de leite + 30 g de aveia + 1 banana
Meio da manhã: 1 iogurte magro + 2 c. de sopa de nozes
Almoço: 90 g de salmão grelhado (pode temperar com sumo de limão) + 6 c. De sopa de lentilhas + 1 chávena de vegetais de folha verde
Lanche: 1 laranja em sumo natural + 1 fatia de pão integral + 1 queijinho fresco
Jantar: Sopa de feijão encarnado + 1 ovo cozido ou escalfado + 1 chávena de espargos
Ceia: 125 ml de leite


Terça-feira



Pequeno-almoço: 1 iogurte magro + 1 pão integral + 1 fatia de fiambre de peru + 1 kiwi
Meio da manhã: 1 batido (leite + framboesas)
Almoço: 90 g de bife de peru grelhado (temperado com sumo de limão) + 6 c. de sopa de arroz integral + 1 chávena de tomate
Lanche: 125 ml de leite + 30 g de corn flakes
Jantar: Sopa de espinafres + 1 queijinho fresco + 2 tostas integrais
Ceia: 1 iogurte magro


Quarta-feira



Pequeno-almoço: 1 laranja em sumo natural + 1 pão integral + 1 queijinho fresco
Meio da manhã: 2 tostas integrais + 1 fatia de fiambre de peru
Almoço: 90 g de atum + 6 c. de sopa de feijão- -frade + 1 chávena de tomate, cebola e coentros
Lanche: 1 batido (leite + 12 morangos + 1 c. de sementes de linhaça)
Jantar: Creme de cenoura + 90 g de frango grelhado, salteado com brócolos
Ceia: 1 gelatina


Quinta-feira



Pequeno-almoço: 250 ml de leite + 30 g de cereais integrais + 1 banana
Meio da manhã: 1 ovo cozido
Almoço: Massada de marisco (adicionar coentros) + 1 chávena de alface e agrião
Lanche: 1 iogurte sólido magro + 2 c. de sopa de amêndoas
Jantar: Creme de abóbora + 100 g de soja estufada + 1 chávena de vegetais (cebola, alho, feijão verde, tomate)
Ceia: 1 maçã + 2 tostas integrais


Sexta-feira



Pequeno-almoço: 1 iogurte magro + 1 pão integral + fatia de fiambre de peru
Meio da manhã: 1 rodela de ananás + 1 iogurte magro
Almoço: 2 ovos escalfados + 6 c. de sopa de ervilhas + 1 chávena de vegetais (tomate e cebola)
Lanche: 12 morangos + 2 tostas integrais
Jantar: Sopa de feijão-verde + 90 g de iscas grelhadas (com sumo de limão) + 1 chávena de brócolos
Ceia: 1 chávena de chá (sem açúcar)


4 hábitos (saudáveis) que promovem o bom humor



1. Mexa-se! Ande, suba escadas, corra para apanhar o autocarro, brinque com os seus filhos, passeie ao sol... Tudo é válido para evitar o sedentarismo e estimular endorfinas, o neurotransmissor que melhora o humor.
2. Mime-se. Use uma maquilhagem que a favoreça, aplique diariamente produtos refirmantes ou anticelulíticos, experimente um novo corte de cabelo... São pequenos rituais que aumentam a autoestima e a confiança.
3. Não se isole! Não existe nada mais estimulante para o bom humor do que falar com alguém que nos compreenda e nos motive a concretizar os nossos objetivos. Conviva com os amigos e converse com as pessoas na rua.
4. Seja realista. Adote metas que possa cumprir e não se foque no objetivo final. Esforce-se para cumprir pequenos passos, todos os dias. Vai sentir imenso prazer ao cumpri-los e vai chegar à meta final, sem dar por isso!


Texto: Sofia Cardoso com Leonor Mendonça (diretora-técnica da clínica be-Slim) e Sara Frija (nutricionista)



mulher.sapo
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,959
Gostos Recebidos
3
Os hábitos que promovem o humor , deviam ser extensíveis também ao homem e não só à mulher .:espi28:

Quanto à ementa...para emagrecer está bem.

Estas ementas para mim não , porque em poucas semanas ficava tísico !:msnm_com_br007-03:
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
7 alimentos que sabotam a dieta sem você perceber






7 alimentos que sabotam a dieta sem você perceber




Até mesmo as comidas consideradas "magras" pedem consumo moderado




A mudança dos hábitos alimentares é um dos fatores principais para ter sucesso na dieta. Exige que você consuma mais frutas e legumes, priorize alimentos mais nutritivos e faça escolhas mais saudáveis, reduzindo o consumo de açúcares e gorduras. Os resultados são compensadores. Bastam pequenos ajustes para sentir a diferença no corpo, para as roupas ficarem mais largas e você sentir mais disposição. O esforço costuma surtir efeito na maioria dos casos, mas quando o ponteiro da balança emperra, as pessoas se indagam sobre o que estão fazendo de errado. Você já pensou que a resposta para a estagnação pode estar na listinha de compras do regime?

1. Granola

Este mix de cereais, frutas secas e castanhas leva fibras e vitaminas que dão saciedade e energia, mas também contém açúcar. Invista na versão diet/light da mistura. De acordo com a nutricionista Rosana Farah, 100 g de granola tem 421 calorias. Seguindo a tabela da dieta dos pontos, meia xícara (chá) apresenta quatro pontos. "O recomendado por dia é 25 gramas", diz a especialista. Prefira comer a granola no café da manhã para ganhar mais disposição e ainda ter um dia inteiro para gastar as calorias consumidas.

2. Água de sabor

Beber água para hidratar o corpo é essencial para a nossa sobrevivência e para a dieta. A água nutre as células, desintoxica o organismo, faz os rins e intestino trabalhar melhor. O ideal é beber até 2 litros de líquidos por dia. É pensando nisso que muita gente acaba abusando das águas de sabor. De limão, morango e até mesmo de maçã-verde e lichia, elas contém aditivos, adoçantes e, às vezes, até açúcar. Não deve ser consumida em grande quantidade, no máximo, dois copos por dia.

3. Saladas perigosas

A saladinha costuma ser uma opção leve e refrescante para os dias de verão, mas segundo a nutricionista Rosana Farah, aquelas temperadas com molhos prontos, azeite, queijos, azeitonas e croutons devem ser evitadas porque costumam carregar muitas calorias e gordurosas saturadas. Uma opção mais saudável é um prato de salada de folhas verdes, tomate, pepino e palmito, temperada com molho de iogurte desnatado e acompanhada de uma proteína mais leve, como o peito de frango ou peixe grelhado.

4. Açaí

A fruta da região amazônica faz sucesso, sobretudo entre praticantes de esportes que adoram se refrescar depois dos exercícios. Apesar de ser rico em nutrientes (principalmente: cálcio, ferro, vitamina B1), o principal problema do açaí é a quantidade de calorias do alimento, são 248 calorias em 100 gramas. Um copo de açaí tem 2 pontos e a tigela de açaí (com banana, granola e mel- 1 colher de sopa) tem 4 pontos. Os complementos na hora de consumi-lo também costumam tornar ainda mais calórica a fruta, dentre eles: granola, banana picada e leite condensado. "O ideal é consumir o açaí puro e, se for substituir o lanche da manhã ou da tarde por ele, coma uma tacinha pequena de 50 gramas", explica a nutricionista Rosana Farah.

5. Comida japonesa

Um dos alimentos que as pessoas mais gostam da culinária japonesa é o sushi. Apesar de ser feito com alga, vegetais e frutos do mar, o alimento tem a base de arroz e, às vezes, recheios calóricos como o cream cheese. Sem contar as versões fritas. O sushi têm entre 20 e 45 calorias cada um, mas o problema é que come-se muitos de uma vez só. Uma unidade tanto de atum quanto de salmão apresenta 1 ponto. A recomendação da nutricionista é "No seu almoço ou jantar, limite o consumo até quatro unidades, assim você pode desfrutar do restante do cardápio oferecido no restaurante japonês", aponta Rosana.

6. Refrigerante light ou zero


Os refrigerantes desse tipo não possuem calorias, mas um outro elemento do refrigerante causa preocupação nos especialistas: o adoçante. A nutricionista Rosana Farah ainda alerta que quanto maior for o consumo de adoçantes, maior fica o desejo por doces. "Estudos apontam o efeito do adoçante nas papilas gustativas fazendo com que fiquem mais receptivas ao sabor doce", diz ela.

7. Barrinhas de cereais


As barrinhas de cereais são ótimas opções para os lanches intermediários, mas contêm, em média, 100 calorias, portanto não devem ser ingeridas à vontade. As que possuem cobertura de chocolate costumam ser as com mais calorias (e pontos). No caso das barrinhas de cereais (dependendo da marca), a pontuação varia de 0 a 3 pontos.





minhavida
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,225
Gostos Recebidos
0
Dieta: 5 mentiras que não ajudam a emagrecer


Circulam muitos mitos sobre o que engorda ou não. Alguns estão na base de dietas infundadas. Se pretende começar uma dieta para perder peso, esqueça os milagres. Desmontamos 5 mitos comuns.


dieta-5-mentiras-que-nao-ajudam-a-emagrecer.jpg



Emagreça com saúde e combine hábitos alimentares saudáveis com exercício físico regular. O peso recomendado para si depende das características do corpo, da idade, do estado de saúde e do estilo de vida. Acima de tudo, evite ingerir mais calorias do que as que gasta nas atividades diárias.

1. Para perder peso, nada de açúcar
Os açúcares simples, como a sacarose e os produtos que a contêm - doces, bebidas açucaradas, por exemplo - são calorias “vazias”, ou seja, sem nutrientes importantes, e devem ser eliminadas da dieta. Já os hidratos de carbono, ou açúcares complexos, fornecem calorias, mas também nutrientes como amido, fibra, vitaminas e minerais de que o nosso corpo não pode prescindir. Por isso, não podem ser ignorados numa dieta equilibrada, mesmo com redução de calorias.

2. Beber água às refeições engorda
A água não faz perder nem ganhar peso, porque não contém calorias. Beber água entre as refeições pode ajudar a "enganar" a fome, pois preenche momentaneamente o estômago. A afirmação "beber água às refeições engorda" carece de prova. Mas se comer demasiado depressa, sem mastigar bem os alimentos, tem tendência a comer mais. A sensação de saciedade, que põe termo à vontade de comer, só é ativada algum tempo depois do início da refeição. Assim, se comer muito depressa, já terá ingerido mais do que o necessário quando este mecanismo é acionado.

É aconselhado beber pelo menos um litro de água por dia para uma boa hidratação e evitar assim problemas como prisão de ventre ou pedras nos rins. Este conselho nada tem a ver com perda de peso.

3. Não coma fruta à noite
Não há explicação científica que justifique esta afirmação. Os nutricionistas recomendam o consumo de cinco porções de frutas e de legumes durante o dia, por isso, é normal reservar alguns para o jantar. Como o jantar deve ser leve, estes alimentos são muito apropriados.

4. Se é light não engorda
É verdade que a maioria dos produtos light tem menos calorias do que o seu equivalente original. Mas optar por estes produtos pode ser contraproducente se forem consumidos em excesso.

É também importante recordar que uma dieta para perder peso se baseia sobretudo em produtos frescos.

5. Transpirar emagrece
Ao transpirar de forma intensa não só perde água, como sais minerais. E não convém abusar. Transpirar não é uma solução válida para perder peso, dado que ao beber recupera os líquidos perdidos. O que emagrece é o exercício. Se recorrer à sauna, só perde água e sais.









deco.proteste
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
Batidos (Dieta)






Batidos (Dieta)









Perca peso com sumos e batidos nutritivos. Saiba como



Num mês, rehidrate o seu organismo e elimine gordura enriquecendo algumas refeições com líquidos repletos de nutrientes. O objetivo é perder peso sem renunciar aos nutrientes de que precisa.


A dietista Marisa Costa elaborou um plano repleto de água, vitaminas e minerais que mantêm o peso sob controlo face aos excessos.


Com uma dieta equilibrada e enriquecida com sumos e batidos, poderá emagrecer, perdendo gordura e não líquidos.
Os mais indicados para perder peso são, segundo a dietista, os compostos por vegetais. São baixos em açúcares e calorias e fornecem as vitaminas e minerais imprescindíveis para que o metabolismo funcione corretamente. Outra opção são os batidos feitos à base de frutas pobres em açúcares, como a maçã, pêra, melão ou romã, com um iogurte natural magro.


Mas pode um batido ou sumo substituir uma refeição? Marisa Costa não considera aconselhável fazê-lo de forma habitual. Aliás, o objetivo desta dieta não é substituir as refeições por sumos e batidos mas sim reforçar a ingestão de alimentos menos calóricos (sobretudo, verduras) através dos sumos e batidos.


Batidos que melhoram a sua saúde

As frutas e verduras contêm inúmeras propriedades que as convertem num dos maiores aliados da nossa saúde. Marisa Costa dá-nos alguns exemplos de batidos que respondem mais especificamente a diferentes necessidades:


Receita de batido para uma saúde de ferro
Misture salsa, 1 dente de alho, 5 cenouras e 3 talos de aipo. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.


Receita de batido para uma boa digestão
Junte 500 g de couve, 1 talo de aipo, ½ maçã sem caroço e 4 ou 5 cenouras. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

Receita de batido com efeito desintoxicante

Misture 3 folhas de beterraba, 1 molho de salsa, 1 molho de espinafres, 4 cenouras e ½ maçã. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

Receita de batido com efeito diurético

Junte 1 molho de salsa, 1 molho de espinafres, 4 cenouras e 2 talos de aipo. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

Receita de batido com efeito remineralizante

Misture 1 molho de salsa, 2 folhas de nabo, 1 folha de couve e 4 ou 5 cenouras. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

Receita de batido antirrugas
Junte 4 ou 5 cenouras, 1 maçã e 1 limão. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

Receita de batido antianemia
Misture damasco, quivi, brócolos e beterraba ou espinafres e abacate ou amora e melancia ou uva e ameixa.

Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

Receita de batido antienvelhecimento
Alterne morango e cereja, laranja e toranja, papaia e gengibre, cenoura e espinafres. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

Receita de batido para a circulação

Alterne as seguintes combinações: alho, cenoura e beterraba ou maçã, ananás e gengibre. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

Receita de batido contra o colesterol

Alterne alho, cenoura e beterraba, laranja e toranja, tangerina e melancia, tomate e aipo. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

Conselhos para seguir esta dieta


Para aproveitar os benefícios deste plano alimentar, siga os conselhos da dietista Marisa Costa e defina uma meta curta, um mês. Verá como facilmente resulta:

- Evite os doces em geral. Substitua o açúcar por adoçante.

- Os aperitivos salgados, os folhados, os panados e os fritos estão proibidos.

- Nada de álcool. As bebidas light só de vez em quando.

- Pode beber sumos e batidos de verduras, água e infusões sem limite. Os sumos de frutas devem estar limitados a três peças por dia, pois são ricas em açúcar.

- Pode utilizar ervas aromáticas sem restrições.

- O pão, a massa, o arroz e os cereais devem ser, de preferência, integrais. Saciam mais.

- A melhor gordura é o azeite virgem, tanto para cozinhar como para temperar.

- É importante nunca esquecer que para perder peso é fundamental o exercício físico de preferência diário (30 a 40 minutos).


Plano para 7 dias

Segunda-feira

Pequeno-almoço: Batido de iogurte líquido magro, 1 maçã e canela + 1 fatia de pão integral com compota sem açúcar + 1 infusão.
Meio da manhã: 2 tostas integrais com peito de peru fumado + 1 sumo de cenoura, laranja e maçã.
Almoço: Creme de legumes + lombo de cherne em papillote no forno com cebola e pimento encarnado + 1 batata + cogumelos salteados com alho e salsa.
Lanche: Batido de 1 iogurte magro líquido, 1/2 manga e cereais sem açúcar.
Jantar:
Sopa de courgette + tortilha de espinafres.


Terça-feira

Pequeno-almoço: Batido de 1 iogurte líquido magro, 1 pêra e cereais sem açúcar + 1 infusão.
Meio da manhã: 1 fatia de pão torrado com fiambre de peru + batido de cenoura, pêra e limão.
Almoço: Creme de abóbora + frango guisado com cebola, pimento e alcachofra + 2 colheres de sopa de arroz branco + couve-flor cozida e gratinada + 1 iogurte magro.
Lanche:
Batido de 1 iogurte líquido magro, 10 morangos e 4 bolachas Maria.
Jantar: Sopa de legumes + salada de atum (em água) com alface, tomate e pepino.

Quarta-feira

Pequeno-almoço: Batido de 1 iogurte líquido magro, maçã e canela + 1 fatia de pão torrado com compota sem açúcar + 1 infusão.
Meio da manhã: 1 torrada de pão integral com presunto (magro) + batido de cenoura, maçã e limão.
Almoço: Sopa de agrião + lulas grelhadas + salada de arroz + batido de salsa.
Lanche: Batido de 1 iogurte líquido magro, 1 banana e cereais.
Jantar: Creme de brócolos + tortilha com alcachofras + batido de gengibre, beterraba e 4 ou 5 cenouras.

Quinta-feira

Pequeno-almoço: Batido de 1 iogurte líquido magro e 1 pêra + 1 torrada de pão integral + 1 infusão.
Meio da manhã: 3 tostas integrais com fiambre de frango + 1 sumo de cenoura, pêra e limão.
Almoço: Bife de peru grelhado com 2 colheres de sopa de arroz + salada de pimento, beringela, tomate e cebola grelhados.
Lanche: Batido de 1 iogurte líquido magro, maçã, pêra e cereais.
Jantar: Creme de legumes + pescada cozida com 1 ovo e brócolos + batido de couve, maçã e cenouras.

Sexta-feira

Pequeno-almoço: Batido de 1 iogurte líquido magro, maçã e canela + 1 fatia de pão integral torrado com mel + 1 infusão.
Meio da manhã: 3 tostas integrais com presunto (magro) + batido de cenoura, tangerina e limão.
Almoço: Creme de legumes + 1 bife de vitela grelhado com esparguete e verduras + 1 batido de salsa, cenoura, aipo, maçã e beterraba.
Lanche: Batido de 1 iogurte líquido magro, melão e cereais.
Jantar: Sopa de espinafres + linguado no forno em papillote com cebola e limão + brócolos.

Sábado

Pequeno-almoço: Batido de iogurte líquido magro e cereais + infusão.
Meio da manhã: Batido de ½ maçã, ½ limão e 4 cenouras + 3 bolachas Maria ou torrada.
Almoço: Salmão grelhado com verduras + 1 batata assada + batido de couve, aipo, maçã e cenoura + 1 iogurte magro.
Lanche: Batido de 1 iogurte líquido magro, 3 nozes e 2 colheres de sopa de cereais.
Jantar: Creme de cenoura + camarões grelhados + batido de dente de leão, 3 rodelas de ananás e 3 rábanos.

Domingo

Pequeno-almoço: Batido de iogurte líquido magro e cereais + 1 kiwi.
Meio da manhã: 3 tostas integrais com queijo fresco + batido de cenoura, pêra e limão.
Almoço: Creme de espinafres + frango assado com acelgas saltedas e 1 batata salteada.
Lanche: Batido 1 de iogurte líquido magro com 3 nozes + 1 fatia de pão de integral com queijo fresco.
Jantar: Creme de legumes + salada de atum (em água) e tomate + batido de espinafres, alface, salsa, cenoura e nabo.


saude.sapo
 
Topo