BJ Penn defende cinturão
No pretérito UFC 101, o combate principal opôs BJ Penn a Kenny Florian, com o cinturão da categoria de pesos leves em disputa.
Os três primeiros assaltos foram todos muito semelhantes, com o equilíbrio a ser a nota dominante. Esses assaltos ficaram também marcados por um pouco de inactividade, não sendo dos mais agradáveis de se ver, salvo algumas "explosões" de BJ Penn.
A estratégia de Florian foi tentar cansar BJ, de forma a tirar vantagem disso nos assaltos posteriores. Para isso usou muito o clinch, empurrando BJ para a vedação do octógono e pressionando-o com o seu corpo. Florian procurou também o takedown muitas vezes, embora nunca o tenha conseguido. Quando não estavam juntos, Florian tentou sempre controlar a distância com movimentações. Notou-se algum receio de trocar golpes com BJ, preferindo circular e atacar com pontapés, para logo depois ir para o clinch e trabalhar (ou não) a partir daí.
Por seu lado BJ manteve-se sempre muito calmo e composto, sem gastar muita energia, talvez ciente da estratégia de Florian. BJ escolhia a dedo os seus momentos para atacar, sempre de forma muito explosiva e espontânea, conseguindo assim atingir Florian algumas vezes, embora sem causar danos de maior. No entanto os golpes mais significativos pertenceram quase sempre a BJ.
Esta toada manteve-se durante os três primeiros assaltos e pouco de significativo aconteceu, embora a vantagem, a ser a atribuída a alguém, teria de ser a BJ.
O quarto assalto parecia ir pelo mesmo caminho quando, após separação de mais um clinch, BJ atingiu Florian com dois "uppercuts" que o puseram na defensiva. BJ aproveitou a ocasião e utilizou um takedown para pôr Florian de costas no chão. Foi então o princípio do fim para Florian, que no chão não se revelou adversário à altura de BJ. Após algum ground and pound, BJ conseguiu avançar para a posição de montada, o que fez com que Florian desse as costas ao adversário numa tentativa de evitar os golpes. A partir daí foi uma questão de tempo até BJ finalizar a luta com um rear naked choke, terminando assim o "sonho" de Florian.
Foi uma boa actuação de ambos os lutadores, mas BJ confirmou o seu favoritismo e revelou a sua superioridade. Florian fez a sua luta e resistiu enquanto lhe foi possível, mas BJ foi simplesmente o melhor lutador.
Com este desfecho BJ mantém o seu cinturão, e o próximo adversário poderá ser Diego Sanchez, que recentemente desceu para a categoria de leves.
RC