• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Arquivo das Notícias Regionais ;

Como é existente esta secção de Arquivos para Notícias mais Antigas, Trancadas, etc.., vamos a partir desta data organizar o seu arquivo por Títulos, ou seja, neste tópico vão ser arquivados os Tópicos que dizem respeito ás Notícias Regionais.




.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Agricultura: Olival biológico projectado para a Beira Interior

Um grande projecto de agricultura biológica, que aguarda apoio do Ministério da Agricultura para ser concretizado, prevê a conversão e instalação de dez mil hectares de olival na Beira Interior, até 2013.

O objectivo consta do plano integrado para o olival na Beira Interior, elaborado pela Espaço Visual, empresa de consultadoria e elaboração de projectos agrícolas, para a Associação de Agricultores para a Produção Integrada de Frutos de Montanha (AAPIM), sedeada na Guarda, disse hoje à Lusa fonte desta instituição.

Segundo José Assunção, presidente da direcção da AAPIM, o plano prevê a plantação de cinco mil hectares de novas plantações e de outros tantos de olival tradicional que serão convertidos no modo de produção biológica, em 24 concelhos da região.

"Trata-se do maior projecto de agricultura biológica no país, que agora aguarda apoio do Ministério da Agricultura para poder ser concretizado no terreno", salientou o responsável, dando conta que o mesmo foi entregue em Novembro de 2007, na Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

Adiantou que o plano que aponta a produção de azeite biológico como uma das principais apostas para a fileira, foi elaborado com o intuito de tornar o olival da região da Beira Interior "profissional e competitivo" usufruindo como factor de impulsionamento dos Fundos do Plano de Desenvolvimento Regional previstos no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007-2013.

"Penso que tem todas as condições para ser aprovado", garantiu o dirigente, recordando que já teve oportunidade "de apresentar este projecto ao Ministro da Agricultura e penso que reagiu bem, se bem que a própria Direcção Regional também tem uma palavra a dizer".

"Tenho toda a esperança que o projecto seja aprovado. É um projecto de competitividade que vai ao encontro aos desafios do Ministério da Agricultura no novo Quadro Comunitário", frisou José Assunção, indicando representar um investimento de 126 milhões de euros.

Reconheceu tratar-se de um projecto "ambicioso" para a região na medida em que "pode ser criador de emprego e de desenvolvimento regional".

Salientou que a AAPIM, com 14 anos, tem desenvolvido "projectos de experimentação com vários universidades" que permitiram avançar com o plano agora divulgado.

O dirigente salientou que o programa traçado para a olivicultura na Beira Interior "é um projecto sustentável pela melhoria que provoca no ambiente e pela qualidade do produto".

Disse que o olival representa "uma cultura importantíssima na região mas tem tido pouca importância nos últimos anos", daí a razão da candidatura.

A Beira Interior é actualmente a terceira maior região do país produtora de azeite, com uma área de olival de 52.643 hectares e 27.679 explorações.

Além da aposta na produção de azeite biológico, o plano estratégico da fileira do olival incentiva ainda a produção de azeite virgem extra - a categoria mais valorizada e procurada no mercado -, prevendo mesmo que 90 por cento da produção da região dê origem a este tipo de azeite, referiu à Lusa José Martino, engenheiro agrónomo responsável pela empresa Espaço Visual, que elaborou o estudo.

"É importante investir na qualidade do olival, pois só assim é possível obter azeite de excelência, diferenciado e capaz de concorrer com os melhores", disse, salientando que a aposta vai para a variedade `Galega`, que é uma espécie de azeitona com grande tradição no nosso país, reconhecida a nível internacional, e com características "que tornam o seu azeite distinto e inconfundível".

De acordo com o plano estratégico, pretende-se exportar 60 por cento do azeite biológico com Denominação de Origem Protegida (DOP) da Beira Interior e comercializar com valor acrescentado no mercado nacional a restante produção, adiantou.

"O tipo de azeite que se pretende obter em modo de produção biológica da Beira Interior terá excelente valorização nos mercados dos países ricos, nomeadamente Japão, Canadá e outros", assinala José Martino.

No plano agro-industrial, o plano elaborado pela empresa Espaço Visual sugere a instalação de mais três unidades de transformação em modo de produção biológica, que serão localizadas em zonas de produção geográficas distintas, ainda por definir.

José Martino frisou que o plano integrado para o olival na Beira Interior prevê a criação de cerca de 2.500 novos postos de trabalho e a realização de um volume de negócios anual 46,8 milhões de euros.

O modo de produção biológica é um sistema de produção agrícola (vegetal e animal) que procura a obtenção de alimentos de qualidade superior, recorrendo a técnicas que garantam a sua sustentabilidade, preservando o solo e o meio ambiente, evitando o recurso a produtos químicos e adubos facilmente solúveis, privilegiando a utilização dos recursos locais.

Lusa
 

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
MARCO DE CANAVESES:Adiado para 16 de Abril o início do julgamento

Adiado para 16 de Abril o início do julgamento do ex-presidente da Câmara Avelino Ferreira Torres

2008.02.20

O Tribunal de Marco de Canaveses adiou para 16 de Abril o início do julgamento do ex-presidente da câmara local, Avelino Ferreira Torres, por seis alegados crimes cometidos no exercício daquelas funções.


O tribunal tinha marcado para 20 de Fevereiro o arranque do julgamento mas o ex-autarca de Marco de Canaveses e actual vereador em Amarante disse que o tribunal o notificou da nova data, 16 de Abril, com início às 09:30.


Avelino Ferreira Torres, único arguido no processo depois de ter caído a acusação contra a sua antiga secretária, Assunção Aguiar, está acusado por um crime de corrupção, um de extorsão, três de abuso de poder e um de peculato de uso.


A acusação do Ministério Público deu sequência a uma investigação da Polícia Judiciária (PJ) relacionada com o uso alegadamente abusivo de dinheiros da Câmara de Marco de Canaveses, que foi considerada em falência técnica e teve de recorrer a um contrato de reequilíbrio financeiro.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Alijó: Julgamento por causa do barulho do sino de Pegarinhos adiado "sine die"

O julgamento do processo que opõe um médico à maioria da população de Pegarinhos, Alijó, por causa do ruído do sino e da aparelhagem da igreja, e que deveria começar quinta-feira, foi adiado sem data marcada, disse fonte ligada ao processo.

A fonte disse à Lusa que o início do julgamento foi adiado a pedido do advogado que representa a comissão fabriqueira e adiantou que as duas partes vão continuar as negociações com vista a um acordo que evite o tribunal.

A contenda entre o médico e a população de Pegarinhos - aldeia com cerca de 600 habitantes no concelho de Alijó - arrasta-se desde 2001, quando foi instalada na torre da igreja uma aparelhagem que, para além de assinalar as horas de 15 em 15 minutos, também toca a Ave-maria e outros sons alusivos a épocas festivas, nomeadamente no Natal.

Por causa disso, o médico Arnaldo Mendonça, que possui uma casa nas traseiras da igreja onde, de vez em quando passa alguns dias, ter-se-á sentido incomodado e protestou.

O advogado do médico, Francisco Van Zeller, referiu, em nome do seu cliente, que o que está em causa neste processo é "o cumprimento e aplicação do Regulamento Geral do Ruído".

"A questão não é por causa do toque dos sinos, mas sim da aparelhagem que lhes está acoplada", disse.

Na localidade a maior parte da população não entende os protestos do médico.

Na sequência da queixa apresentada pelo médico, a Junta de Freguesia e a Comissão Fabriqueira de Pegarinhos tentaram "minimizar o problema".

Dois dos quatro altifalantes foram desligados, o volume reduzido de acordo com medições de som efectuadas pelas entidades responsáveis e o funcionamento limitado das 22:00 às 08:00, passando a tocar apenas de meia em meia hora.

"Mas mesmo assim o senhor não se contentou", afirmou Maria Laura Nogueira, membro da comissão fabriqueira, que vive mesmo junto à igreja e diz que não consegue entender por que é que o médico "continua a queixar-se" e quer ver "limitada, ainda mais, a função do relógio".


PLI.

Fonte Inf.- Lusa/Fim



.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Tomar: PSP dá "aula" a idosos e jovens para precaver burlas e roubos

Idosos e jovens de Tomar foram hoje alertados, numa "aula" dada pelo sub-intendente da PSP Lopes Martins, para precaverem e saberem como agir em situações de burla, "conto do vigário" e roubo, mas também em matéria de segurança rodoviária.

Numa iniciativa da Universidade Sénior de Tomar, que contou com o apoio da autarquia, o oficial da PSP ensinou, a uma plateia dividida entre idosos e jovens do Centro de Formação Profissional, "regras de ouro" para prevenirem e saberem como agir caso sejam roubados.

Lopes Martins contou a uma plateia atenta o típico "conto do vigário" do "oito ou oitenta", de que há vários registos em Tomar, do homem "bem vestido e bem falante" que se dirige ao idoso com uma encomenda que se destina ao vizinho, "pessoa de bem" de que dá alguns elementos identificadores.

"A conversa é sempre a mesma, a entrega da encomenda é imprescindível, mas dado o seu valor não podem deixá-la sem que lhes seja entregue um determinado valor. Até chegam a descarregar várias caixas, que depois se descobre estarem vazias", afirmou o oficial.

Lopes Martins aconselhou os idosos a suspeitarem sempre de estranhos que se apresentam como funcionários de empresas conhecidas ou de serviços como a Segurança Social, ou mesmo falsos polícias, recomendando: "em caso de dúvida, liguem à polícia, mesmo que pareça mal".

A PSP de Tomar, que tem a seu cargo as duas freguesias urbanas da cidade, tem especial atenção ao mercado semanal das sextas-feiras, onde os idosos vindos das freguesias rurais são os alvos preferenciais das burlas.

Ao mesmo tempo, é necessário que previnam eventuais furtos às suas residências no período de ausência, disse.

Lopes Martins ensinou regras, como a abertura da porta apenas com o fecho de segurança colocado, a verificação de quem bate à porta através de uma janela com grades ou de um piso superior, a existência na casa de uma "porta de emergência" que abra para fora.

Recomendou ainda que as reparações em casa sejam sempre feitas por alguém conhecido ou empresas devidamente legalizadas e que passem factura e que só sejam contratadas empregadas domésticas de que conheçam referências como a morada e outros locais onde trabalham.

Lopes Martins deixou conselhos como não ter guardados num único local dinheiro ou jóias e nunca deixar transparecer que vivem sozinhos.

"Uma senhora que viva só deve, de vez em quando, pôr no estendal roupa de homem, mesmo que isso dê azo à calhandrice das vizinhas", disse.

Em ausências prolongadas, o oficial recomendou um aviso prévio à polícia e o pedido a alguém conhecido que passe por casa, acenda as luzes e abra as janelas.

Em caso de assalto, o melhor é ficar quieto e mostrar um dos locais onde tem guardados alguns bens, "porque a vida é o bem mais precioso", mas se se envolver em confronto, então o melhor é bater com um objecto na cabeça do agressor, recomendou.

Lopes Martins referiu ainda as formas correctas de caminhar na rua - de frente para os carros e com a mala do lado de dentro -, para evitar os roubos por esticão, e de levantar dinheiro nas caixas Multibanco.

Aconselhando a adopção de uma "postura defensiva", Lopes Martins pediu que, em caso de assalto, "contem até 10, respirem fundo e mantenham a cabeça fria", para fixar o maior número de detalhes possível que permitam a posterior identificação dos assaltantes.

Desvalorizando pormenores da roupa, o oficial pediu mais atenção a sinais e cicatrizes, à falta de dentes ou dentes, às mãos e unhas, e que formalizem sempre a queixa, frisando que na maior parte dos crimes nem necessitam constituir advogado.

Lopes Martins aproveitou a "aula" de hoje para falar sobre segurança rodoviária, frisando que a PSP de Tomar, apesar das críticas, não vai abrandar a fiscalização.

Segundo disse, o aumento do número de autos levantados - de 1.651 em 2004 para cerca de 5.000 em 2007 - revelou ter relação directa com a diminuição de acidentes com vítimas, sendo Tomar a cidade do distrito que mais baixou o índice de acidentes.

Em 2007 registaram-se 334 acidentes (386 em 2006), com 69 feridos ligeiros (84 em 2006), dois graves (10 em 2006) e um grave (dois em 2006), disse.

Lopes Martins afirmou fazer questão que a população saiba onde é colocada a viatura com radar, identificando os locais privilegiados, como Carvalhos Figueiredo, por ser o ponto em que, quando se registam acidentes, "ou têm mortos ou feridos graves".

MLL.

Fonte Inf.- Lusa/Fim





.
 

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
MARCO DE CANAVESES:Ameaça de bomba faz evacuar EB2,3 do Marco

| 2008.02.21

Uma ameaça de bomba fez evacuar alunos, professores e funcionários da Escola EB 2,3 de Marco de Canaveses, ao final da manhã de hoje. Pouco passavam das 10 horas, quando, através de um telefonema anónimo foi recebida a informação de que haveria uma bomba no interior deste estabelecimento escolar.


Segundo fonte da Escola, foram de imediato accionados os meios de segurança, levando os alunos, professores e funcionários para junto dos balneários do pavilhão e alertando Bombeiros e GNR.


À chegada da GNR, os alunos, professores e funcionários da escola foram levados para dentro do Estádio Avelino Ferreira Torres, enquanto a Brigada de Minas e Armadilhas fez uma vistoria rigorosa ao estabelecimento, não tendo encontrado qualquer explosivo.


Os alunos voltaram à EB 2,3, juntamente com os respectivos professores, ficando estabelecida a normalidade perto das 12 horas.
 

pintas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
373
Gostos Recebidos
0
Rapaz atacado por "pitbull"

Cães Perigosos: Rapaz atacado por "pitbull" sofre ferimentos nos braços e perde um dedo
22 de Fevereiro de 2008, 17:25

Lagoa, Faro, 22 Fev (Lusa) - Um rapaz de 12 anos foi hoje atacado por um cão de raça 'pitbull' em Lagoa, Algarve e ficou gravemente ferido nos braços, com amputação de um dedo, mas não corre perigo de vida, disse fonte hospitalar.

O ataque do animal à criança registou-se no centro da cidade, na rua Coronel Figueiredo (centro da cidade de Lagoa), cerca das 15:00.

A criança foi transportada para o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) com ferimentos graves num dedo e no pulso.

Segundo fonte do CHBA, a criança ficou "em observação" e está "estável", e será transferida em breve para uma intervenção de cirurgia plástica, mas a mesma fonte disse desconhecer se se trata da reimplantação do dedo.

Uma fonte da GNR adiantou que o cão já foi transportado para o canil municipal e, como os proprietários "não tinham seguro", vai ser levantado um auto de contra-ordenação aos donos.

O 'pitbull' estaria preso numa propriedade privada e terá fugido, encontrando-se à solta na cidade, altura em mordeu ao rapaz adiantou a mesma fonte policial.

Este ataque de um cão a uma criança é o segundo caso registado no Algarve este mês, tendo a primeira ocorrência sido registada a 14 de Fevereiro, quando um cão de raça "rottweiler" atacado uma criança de 20 meses e a deixou em estado grave.

A menina de 20 meses saiu dos Cuidados Intensivos para a unidade de internamento de Pediatria esta semana e está a recuperar "muito bem", disse fonte do Hospital de Faro.

O "rottweiler" também foi levado para o Canil Municipal de Loulé para um período de quarentena.

CCM/JMP/MAD.

Lusa/Fim
 
L

lux

Visitante
Anadia: Resultados da autópsia a bebé só dentro de semanas

Anadia: Resultados da autópsia a bebé só dentro de semanas

Lisboa, 20 Jan (Lusa) - Os resultados da autópsia feita sábado ao bebé que morreu sexta-feira em Anadia levarão ainda algumas semanas a ser conhecidos, disse hoje à agência Lusa o presidente do Instituto de Medicina Legal, Duarte Nuno Vieira.

“Só existirão (resultados) uma vez concluídos os exames complementares para o perito se pronunciar, o que levará ainda algumas semanas”, afirmou aquele responsável.

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) avançou, por seu lado, um prazo de 15 dias para ser conhecido o resultado final da autópsia.

“Só o resultado final da autópsia poderá dizer qual a causa da morte do bebé. Tudo o que possa dizer-se entretanto é especulativo”, disse à Lusa fonte do Gabinete de Imprensa da ARSC.

Dentro de quinze dias, “no máximo”, será produzido o relatório final, afirmou a mesma fonte.

O presidente do conselho directivo da ARSC admitiu sábado, em Coimbra, que o bebé poderá ter sido vítima de síndrome da morte súbita.

“Pode estar em causa a síndrome da morte súbita do lactente”, indicou João Pedro Pimentel, em conferência de imprensa realizada pelo conselho directivo da ARSC.

A morte do bebé avivou a polémica em torno do encerramento das urgências e sábado centenas de pessoas reuniram-se frente ao Hospital de Anadia, exigindo a demissão do ministro da Saúde, Correia de Campos, apesar de os pais da criança não terem imputado responsabilidades à assistência médica.

Segundo a GNR, o protesto reuniu cerca de 200 pessoas, um número muito inferior ao indicado pelo Movimento de Utentes pela Saúde, organizador da vigília, que falava numa adesão superior a 2.000 pessoas.

Entretanto, em Braga, o ministro da Saúde acusou alguns jornais e forças politico-partidárias de deturparem a realidade dos factos.

Em declarações à Lusa, Correia de Campos acusou “dois matutinos e algumas forças partidárias”, que não especificou, de actuarem sem qualquer tipo de ética:”Saíram hoje (sábado) títulos inaceitáveis em jornais”, lamentou, dizendo que todos os profissionais ou políticos “têm de ter uma ética”.

Também o primeiro-ministro, José Sócrates, condenou o que considerou ser “a politiquice, demagogia e maledicência” associada à morte do bebé de dois meses, criticando a associação desta “lamentável morte” com a reforma das urgências.

AH/MCS.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Revista de Imprensa da Madeira,Açores,Porto,Lisboa

Funchal, 23 Fev (Lusa) - A morte de dois descendentes de madeirenses num acidente aéreo na Venezuela é tema em foco nas primeiras páginas dos dois matutinos que se publicam hoje na Madeira.

"Consternação em Gaula e S. António" titula o Diário de Notícias da Madeira, revelando vários dados sobre a viagem que vitimou os dois jovens pilotos e provocou a morte de todos os 46 ocupantes da aeronave.

O Jornal da Madeira destaca também que "filhos de madeirenses morrem na Venezuela".

Na manchete do JM pode ler-se ainda que "qualidade da Madeira perto do Muito Bom" em sectores como educação, acessibilidades, saúde e turismo, reportando-se ao Barómetro Regional da Qualidade que foi apresentado sexta-feira no Funchal.

"Jardim quer processos [sobre a investigação da alegada corrupção na Madeira] até o fim" e "Fátima Lopes celebra 10 anos de moda em Paris", são outros títulos na primeira página do jornal.

No título principal, o DN regional destaca que "Orquestra [Clássica da Madeira] tira Casino a professores".

Nesta matéria, o diário menciona que o maestro da OCM, Rui Massena, conseguiu obrigar o sindicato dos Professores da Madeira a mudar o local previsto para o congresso dos docentes da região, que poderá contar com a presença do Presidente da República.

"Marítimo joga Europa esta tarde em Belém", "61 mil para indemnizar pais de menina acidentada" há nove anos, atingida por uma caixa da Empresa de Electricidade e "subsídio a frigoríficos chega à Madeira", dizem os restantes títulos na capa do DN do Funchal

AMB

Fonte:Lusa/fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Ponta Delgada, 23 Fev (Lusa) - Um novo projecto imobiliário que integra um complexo habitacional e um espaço comercial, na zona da Calheta em Ponta Delgada, está hoje em destaque na primeira página do Correio dos Açores.

Aquele diário avança que se trata de um plano "arrojado" para a antiga Fundição da Calheta e que vai dar "uma grande valorização urbanística" a toda a zona, numa iniciativa do grupo Marques.

Numa entrevista ao Correio, o presidente da Transinsular, João Carvalho, diz "não ter dúvidas de que a criação de uma plataforma para carga no porto da Praia da Vitória, ilha Terceira, vai agravar os preços no consumidor em mais de 20 por cento".

O mesmo matutino dá destaque ao seminário realizado pela Cáritas de São Miguel, e que teve "um dos momentos altos quando os 23 homens que habitam as duas casas abrigo daquela instituição homenagearam Weber Pereira, Monsenhor que foi presidente da Cáritas entre 1980 e 2007".

"Universidade admite que défice vai triplicar", titula em manchete o Açoriano Oriental, avançando que o reitor da academia açoriana estima que o saldo negativo de 1,8 milhões de euros em 2007 possa "saltar" para cerca de 5 milhões no final do ano.

O Presidente do Governo açoriano lançou sexta-feira a primeira pedra do porto de pescas da Caloura, em São Miguel, uma obra de mais de 300 mil euros, refere o Açoriano.

Sexta-feira foi assinalado o dia Europeu da Vítima de Crime e o Açoriano Oriental refere que o gabinete de Ponta Delgada da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) atendeu 120 casos em 2007, quase todos relacionados com mulheres vítima de violência doméstica.

Também o Diário dos Açores chama para a primeira página o relatório do ano passado da APAV.

O Diário dos Açores destaca na primeira página uma entrevista ao líder do PSD/Açores, na qual Costa Neves garante que o seu modelo de sociedade "assenta nos cidadãos".

"Cônsul garante que EUA estão a cumprir a 100 por cento Acordo Laboral nas Lajes" é outro dos títulos do Diário dos Açores.

Na Terceira, o Diário Insular escreve que a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo "autorizou a realização de uma tourada no próximo dia 28 de Abril, fora do período legalmente estabelecido", que vai de 01 de Maio a 15 de Outubro, alegando que se trata de "cumprir a tradição".

Os sindicatos que representam trabalhadores portugueses na Base das Lajes "apertam o cerco a Portugal exigindo o cumprimento do Acordo Laboral" naquela infra-estrutura militar, avança o mesmo matutino.

APE.

Fonte:Lusa/fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Porto, 23 Fev (Lusa) - O corpo de um bebé encontrado numa arca congeladora, a demissão do director da PJ/Porto e os cursos que geram mais desempregados são hoje os temas em destaque nos matutinos que se publicam no Porto.

"Corpo de bebé encontrado numa arca congeladora" é o título principal do Primeiro de Janeiro, que acrescenta que a mãe da criança confessou à polícia ter estrangulado e escondido o recém-nascido.

Este matutino destaca ainda declarações do Presidente da República na inauguração do Instituto CUF: "Ninguém pode ser excluído do acesso à saúde por razões financeiras".

"Director da PJ do Porto demite-se" é outro título em destaque neste jornal, que também refere que "Quatro em cada dez mortes nas urgências em Portugal podiam ser evitadas" e "Há cada vez mais licenciados em trabalhos de baixa qualificação".

O Jornal de Notícias, na edição Porto, destaca que "Director da PJ do Porto sai em conflito com Lisboa", acrescentando que Vítor Guimarães se demitiu devido a desentendimentos com a procuradora que investiga a violência entre grupos rivais no Porto.

"Bombeiros devem ser profissionalizados" é outro título em destaque, citando uma entrevista a Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros.

Este diário destaca ainda "Pinto da Costa quer manter Jesualdo", "Asfixiou bebé à nascença e escondeu o corpo na arca frigorífica" e "Pitbull arranca polegar a criança de 12 anos".

"Pilotos do avião que caiu na Venezuela eram portugueses" e "PPR do Estado permitem acumular benefícios fiscais com os do privado" são outros títulos deste diário.

O Público, na edição Porto, destaca "Psicologia e Enfermagem entre os cursos com mais desempregados", acrescentando que havia quase 40 mil diplomados inscritos em centros de emprego no ano passado.

Na secção Local Porto, este diário destaca "Projecto para a marginal do Douro propõe parque na Alfândega e travessias pedonais", salientando que o arquitecto Pedro Balonas foi o vencedor do concurso de ideias.

FR.

Fonte:Lusa/fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Lisboa, 23 Fev (Lusa) - A demissão do director da PJ do Porto, o número de licenciados desempregados e os novos Plano Poupança Reforma (PPR) do Estado são temas em destaque na imprensa de Lisboa de hoje.

"Psicologia e Enfermagem entre os cursos com mais desemprego" é a manchete de hoje do Público, que escreve que "havia quase 40 mil diplomados inscritos no ano passado em centros de emprego".

O diário destaca ainda na primeira página o caso dos quatro inspectores da PJ do chamado "caso Joana" que vão ser julgados por estarem alegadamente envolvidos em agressões à mãe da menina desaparecida no Algarve em 2004 e a incursão do exército turco no norte do Iraque contra bases do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

O Jornal de Notícias escolheu para manchete "Director da PJ do Porto sai em conflito com Lisboa", explicando que Vítor Guimarães decidiu abandonar o cargo "após desentendimentos com procuradora que investiga violência entre gangues".

"Pilotos do avião que caiu na Venezuela eram portugueses", "PPR do Estado permitem acumular benefícios fiscais com os do privado" e "Asfixiou bebé à nascença e escondeu o corpo na arca frigorífica" são outros títulos da primeira página do JN.

O Diário de Notícias tem como principal destaque os novos planos poupança, escrevendo que "PPR do Estado vão dar direito a pensão vitalícia".

Na primeira página, o DN publica ainda que "Rússia ameaça usar a força no Kosovo" e que "Pilotos do avião que caiu eram filhos de madeirenses".

A demissão do director da PJ do Porto e a divulgação da lista de cursos superiores com mais desempregados inscritos nos centros de emprego são outros destaques do DN.

"Função Pública sem promoções" é a manchete de hoje do Correio da Manhã, que chama também à primeira página a demissão na PJ do Porto e o caso dos inspectores que serão julgados por alegas agressões à mãe de Joana Cipriano.

Quanto aos semanários, o Expresso destaca que "Falcons do Estado vão ser substituídos", enquanto o Sol põe em manchete uma entrevista da secretária de Estado dos transportes, Ana Paula Vitorino.

Em declarações ao Sol, Ana Paula Vitorino considera que "se não for Chelas-Barreiro perdemos 4 anos e 400 milhões", numa referência à nova ponte sobre o Tejo.

O semanário destaca ainda que "Menezes irrita Cavaco e entra em choque com Santana" por o líder do PSD "ter ameaçado, pela segunda vez, quebrar o Pacto da Justiça".

Quanto aos desportivos, o Record escreve que "Fífia de Nuremberga une Benfica em torno de Luís Filipe" e que "João Pinto" rescindiu com o Braga.

A Bola diz que "Rui Patrício é guardião do futuro" e O Jogo destaca uma entrevista de Rui Costa à revista do Benfica "Mística" em que o jogador afirma estar "preparado para o fim".

MP

Fonte:Lusa/Fim
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Setúbal: Bomba de gasolina da BP e caixa Multibanco do Lidl assaltadas durante a madr

Setúbal: Bomba de gasolina da BP e caixa Multibanco do Lidl assaltadas durante a madrugada

Um grupo de quatro ou cinco indivíduos assaltou hoje a bomba de gasolina da BP na Estrada Nacional 10, à saída de Setúbal, levando dinheiro e um telemóvel, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Segundo a mesma fonte, que se escusou a revelar a quantia de dinheiro roubada, um grupo de quatro ou cinco indivíduos exibiu pelo menos uma arma de fogo, mas abandonou o local numa viatura de alta cilindrada, sem molestar a funcionária que se encontrava de serviço.

O assalto à bomba de gasolina terá ocorrido pouco depois do furto de uma caixa Multibanco no supermercado Lidl, no bairro do Liceu, em Setúbal.

A mesma fonte adiantou que a GNR tinha montado um dispositivo policial na região durante a madrugada, mas a referida operação terá terminado pouco antes do assalto à bomba de gasolina.

Na área de intervenção da PSP de Setúbal também se registou um assalto a uma caixa Multibanco no supermercado Lidl, no bairro do Liceu.

Fonte da corporação adiantou à Lusa que o assalto terá ocorrido cerca das 6:15 e que os assaltantes abandonaram no local uma carrinha de caixa aberta que terá sido utilizada para arrombar a porta do estabelecimento comercial.

"Os assaltantes arrombaram a porta, cortaram a caixa Multibanco e levaram apenas a parte interior onde se encontrava o dinheiro", disse à Lusa um responsável da PSP, acrescentando que a corporação foi alertada através de uma chamada anónima.

Os dois assaltos estão a ser investigados pela Polícia Judiciária.

GR

Fonte Inf.- Lusa/Fim



.
 

R@ul

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 28, 2006
Mensagens
1,518
Gostos Recebidos
0
Duas pessoas caíram de uma falésia

Faro, 23 Fev (Lusa) - Duas pessoas caíram de uma falésia em Sagres e a Polícia Marítima já recolheu um dos corpos, uma cidadã alemã de 30 anos, disse à agência Lusa fonte do comando da Zona Marítima do Sul.
Segundo a mesma fonte, o acidente deu-se cerca das 15:00 e já foi enviado para o local um helicóptero da Protecção Civil para procurar a segunda vítima.
Dois elementos das autoridades que fazem as buscas a bordo de um salva-vidas sofreram "fortes escoriações" na tentativa de salvamento, devido à forte agitação marítima que se faz sentir, acrescenta a mesma fonte.
As pessoas terão sido arrastadas por uma onda quando se encontravam na falésia.



info de «lusa»
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
24 de Fevereiro de 2008-Despiste causa um morto em Leiria

24 de Fevereiro de 2008-Despiste causa um morto em Leiria
O despiste de uma viatura ocorrido na madrugada deste domingo na freguesia de Caranguejeira (Leiria) causou a morte de um homem de 36 anos.

De acordo com uma fonte da Brigada de Trânsito da GNR, a vítima foi encontrada já sem vida, por volta das 10h15, no interior da viatura, que se despistou na estrada que liga a localidade de Palmeiria a Caranguejeira.

Segundo esta mesma fonte, o acidente terá ocorrido durante a madrugada, mas só de manhã é que foi dado o alerta para o Instituto Nacional de Emergência Médica.

Fonte: Correio Manhã
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Odemira: Homem detido por tentativa de homicídio da ex-mulher em Milfontes

A GNR anunciou hoje a detenção de um homem, de 56 anos, por tentativa de homicídio da ex-mulher, segunda-feira à tarde, na zona de Vila Nova de Milfontes (Odemira).

Depois de alertados para o facto de ter ocorrido um disparo no interior de uma residência, os militares constataram que o homem tinha tentado atingir a ex-mulher com um tiro de caçadeira.

Fonte da GNR explicou hoje à agência Lusa que a tentativa de homicídio ocorreu cerca das 18:50 de segunda-feira na aldeia de Bugaga, em Foros da Pereira, próximo de Vila Nova de Milfontes.

Com o disparo efectuado, o suspeito não atingiu a ex-mulher, indicou a fonte, adiantando que o caso foi comunicado à Polícia Judiciária (PJ) de Portimão.

Além da caçadeira, os militares apreenderam ao detido uma carabina e cartuxos.

O suspeito foi hoje presente ao Tribunal de Odemira, que determinou como medidas de coacção o Termo de Identidade e Residência (TIR), apresentações periódicas às autoridades e a proibição de contactar com a ex-mulher.

MLM.

Fonte Inf.- Lusa/Fim





.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Albergaria-a-Velha: GNR investiga origem de queijos despejados em pinhal

A GNR está a investigar a proveniência de uma grande quantidade de queijos que foram despejados junto à zona industrial de Albergaria-a-Velha, entretanto já enterrados pelos serviços camarários.

A situação foi denunciada pelo PCP de Albergaria-a-Velha, depois de José Freitas se ter deparado, durante um passeio de domingo, com "pelo menos três centenas de queijos" no meio de um pinhal, situado nas traseiras da zona industrial.

"Não os tinha visto, fui alertado pelo cheiro nauseabundo", contou José Freitas à Agência Lusa, acrescentando ter ficado chocado com o cenário que encontrou pouco depois.

"Eram pelo menos três centenas de queijos, alguns em caixas, espalhados por um pinhal privado que tem servido de lixeira. E muitos ratos e cães abandonados a comê-los", relatou.

Por considerar que podia estar em causa "um grave problema ambiental e de saúde pública", a comissão concelhia de Albergaria-a-Velha do PCP alertou a GNR, que se deslocou ao local.

Fonte do destacamento de Anadia da GNR confirmou à Lusa que segunda-feira foi feita uma denúncia por telefone, na sequência da qual agentes se deslocaram ao terreno, mas já não conseguiram ver os queijos.

"Elementos do posto de Albergaria e da equipa do Ambiente de Águeda foram segunda-feira para o terreno mas, como não tinham a localização exacta, não encontraram o local. Hoje, agentes do posto bateram aquela zona e já não encontraram os queijos, apenas terra remexida no local onde teriam estado", contou.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, João Agostinho Pereira, afirmou que "o problema foi resolvido pelos serviços da Câmara", que enterraram os queijos.

Quanto à sua proveniência, disse apenas que cabe agora à GNR investigá-la.

AMF

Fonte Inf.- Lusa/fim


.
 

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
Um morto e três feridos em caça furtiva

Uma aventura de caça nocturna entre um grupo de amigos, na Herdade dos Alcamises, concelho de Évora, acabou em tragédia na madrugada de ontem quando o tractor onde seguiam caiu numa ravina, avança o JN.

Os pormenores do acidente, do qual resultaram um morto e três feridos, ainda não estão totalmente esclarecidos pelas autoridades.

Ao que se sabe, tudo terá acontecido pelas três horas e meia da madrugada num caminho particular da referida herdade. O grupo que caçava ilegalmente era constituído por uma mulher e quatro homens, de nacionalidade brasileira, com idades entre os 27 e os 35 anos. Segundo o mesmo jornal, alguns dos indivíduos eram trabalhadores da Herdade dos Alcamises, daí terem acesso às alfaias agrícolas.

A vítima mortal era a única mulher do grupo. Os três feridos, um dos quais grave, foram transportados para o Hospital de Évora. Um dos homens acabou por ser transferido para S. José, em Lisboa, por necessitar de cirurgia plástica. Apenas um jovem saiu ileso do acidente. A GNR apreendeu uma caçadeira.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Co-incineração: Assembleia de Coimbra exige "paragem imediata" em Souselas

Coimbra, 29 Fev (Lusa) - A Assembleia Municipal de Coimbra (AMC) aprovou hoje, por maioria, uma moção em que exige ao Ministério do Ambiente e à Cimpor "a paragem imediata do processo de co-incineração" na Cimenteira de Souselas.

A moção, proposta pelo biólogo João Pardal, deputado municipal do PSD e presidente da Junta de Freguesia de Souselas, foi aprovada com 38 votos a favor de todas as bancadas (coligação PSD-CDS-PPM, BE, CDU e PS).

Doze deputados do PS votaram contra e registaram-se ainda cinco abstenções, sendo quatro de autarcas socialistas e uma de Maria Reina, do CDS, que acusou o presidente social-democrata do executivo, Carlos Encarnação, de "não perceber nada de ambiente" e ter "uma política de faz-de-conta" nesta área.

João Pardal, por seu turno, explicou que o documento por si apresentado, tal como anteriores posições que tomou contra a co-incineração, "sempre visaram a salvaguarda dos superiores interesses de Coimbra e da população de Souselas".

"Um dia, a coberto da noite, o Governo e a Cimpor resolveram fazer uma queima" de resíduos industriais perigosos (RIP) na fábrica local, acusou Carlos Encarnação.

Depois, acrescentou, a empresa anunciou, na tarde de 21 de Fevereiro, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que tinha iniciado o processo de co-incineração.

"A questão é mais de negócio do que outra coisa", lamentou ainda o presidente social-democrata da Câmara de Coimbra.

Através do documento aprovado, a AMC considera igualmente que "a co-incineração é uma questão económica, mais do que ambiental".

Ao optar por este método, o Governo de José Sócrates "está a interferir a condicionar o mercado de resíduos, nomeadamente na área da regeneração e da reciclagem".

"Todo o processo de queima de resíduos industriais perigosos em Souselas decorreu em segredo, se qualquer informação às autarquias e à sociedade civil", adianta o órgão autárquico, advertindo que "continua a não haver condições mínimas de segurança e de salvaguarda da saúde das pessoas".

Com estes e outros argumentos, a Assembleia reiterou "a sua posição de condenação ao processo der co-incineração".

Uma outra moção, apresentada por João Paulo Barbosa de Melo, do PSD, em defesa da construção do novo edifício do Conservatório de Música e Dança de Coimbra, foi aprovada por unanimidade.

A AMC recorda que o futuro edifício foi projectado no âmbito de uma parceria entre a Câmara de Coimbra e o Ministério da Educação.

CSS.

Fonte:Lusa/Fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Barreiro: Novo Mercado Levante tem capacidade para 106 vendedores

Barreiro, Setúbal, 29 Fev (Lusa) - A Câmara Municipal do Barreiro apresentou hoje o novo Mercado Levante do Barreiro com capacidade para receber 106 vendedores e onde se seguiu as directrizes de funcionamento instituídas pela ASAE.

"Este mercado tem capacidade para receber 106 vendedores e existe ainda capacidade para alargar o espaço a mais 13 a 15 vendedores mantendo a qualidade do espaço. Tivemos também reuniões com a ASAE para se ter em conta as normas e uma delas foi a obrigatoriedade do espaço ter água quente", disse o vereador João Soares.

O novo mercado, que vai substituir o que se localiza numa outra zona central do Barreiro, vai funcionar agora num espaço fechado e com outras condições de segurança e higiene, existindo também um estacionamento exterior para a população.

"O mercado tem um horário definido para os dias em que se realiza, terça-feira e sábado, e vamos também exigir respeito pelas regras de higiene e segurança do novo espaço. Foi um processo difícil de conduzir e agora estamos a saborear aquilo que foi uma aposta", explicou.

O presidente da Câmara, Carlos Humberto, afirmou que as diferenças de qualidade do novo espaço para o antigo são muitas e enalteceu o trabalho de parceria entre autarquia, vendedores e junta de freguesia do Alto Seixalinho.

"Este foi um esforço conjunto para uma actividade económica importante no Barreiro para vendedores e população. Sem alarmismos e serenamente resolvemos o problema, sendo esta a resposta para quem quis fazer do assunto um escândalo", afirmou.

Carlos Humberto lembrou que o espaço é também provisório, pois no PDM está prevista a construção de uma escola no local, que explicou não ser necessária nesta altura.

"Este é um local ainda assim provisório e espero também que a nova ponte Barreiro/Chelas não vá prejudicar o novo espaço, pois um dos dois traçados da RAVE passa aqui perto, mas em breve vamos saber e se for necessário estamos cá para resolver", salientou.

Um dos representantes dos vendedores, José Cabeças, agradeceu o empenho de todas as entidades do processo e confessou que é um sonho que se torna realidade, com o primeiro mercado no novo espaço a acontecer no dia 04 de Março.

A autarquia ainda não contabilizou o investimento efectuado pois muito do trabalho foi feito a nível interno pelos serviços da Câmara, mas os vendedores investiram cerca de 150 mil euros no novo espaço.

AYL

Fonte:Lusa/Fim
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo