Comissão de utentes Comboios de Braga para o Porto em menos de 40 minutos só a pa
Uma viagem de comboio entre Braga e Porto em menos de 40 minutos só deverá ser possível a partir de 2013, depois de resolvidos os dois «estrangulamentos» da ligação, admitiu hoje a comissão de utentes daquela linha
Bruno Almeida, da Comissão de Utentes da Linha Braga-Porto (CULBP), explicou à Lusa que os estrangulamentos registam-se na zona da Trofa, onde há uma via única que já está a ser duplicada, e sobretudo na ligação entre Ermesinde e Contumil, feita por uma via dupla que precisa de ser quadruplicada.
«É em Ermesinde que desemboca todo o tráfego proveniente de Braga, Guimarães e Penafiel, que depois tem que ir em fila até Contumil, provocando demoras e mais demoras», referiu.
Segundo o responsável, que falava no final de uma reunião, no Governo Civil de Braga, com os deputados dos diversos partidos eleitos pelo distrito, a maior parte das ligações entre aquela cidade e o Porto demora, actualmente, entre uma hora e uma hora e quinze minutos.
As cinco viagens mais rápidas demoram «cinquenta e poucos minutos».
De acordo com as garantias deixadas na reunião de hoje, o estrangulamento na zona da Trofa deverá estar ultrapassado em Janeiro de 2009, o que, na prática, e de acordo com Bruno Almeida, poderá já reduzir para 45 minutos o tempo das ligações mais rápidas.
«Agora, o que nos preocupa verdadeiramente é a questão da quadruplicação da ligação entre Ermesinde e Contumil, que ainda não arrancou nem se sabe ainda quando arrancará. O que a Refer nos diz é que a obra estará pronta em 2013, mas nós vamos continuar a fazer pressão para encurtar esse tempo», acrescentou.
Quando estes dois estrangulamentos estiverem resolvidos, Bruno Almeida acredita que a ligação Braga - Porto se fará entre 35 a 40 minutos.
Para dar mais força ao movimento de luta, a comissão de utentes deverá, dentro de 15 dias, dar lugar à denominada Associação Comboios do Século XXI, que terá por finalidade promover o serviço público ferroviário não só a nível local e regional como também nacional.
Na reunião de hoje, a comissão de utentes entregou aos deputados uma petição com 7015 assinaturas, anteriormente já entregue a Ricardo Bexiga, administrador da CP, pedindo a melhoria das condições da linha e a redução do tempo de viagem.
Lusa / SOL