Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Nacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Morreu o homem mais velho do país

Morreu, anteontem, com 111 anos, o barcelense António Fernandes de Castro. Era o homem mais velho de Portugal, o segundo na Europa e o quarto no mundo. Nascido a 6 de Janeiro de 1898, o regedor de Durrães viveu mais de 40.800 dias.

Antigo regedor, presidente de Junta, juiz de paz e membro da direcção da Casa do Povo e Comissão Fabriqueira de Durrães, deixou dez filhos (um já morreu), 24 netos, 26 bisnetos e três trinetos. Cuidado pela nora Conceição Novais, no último ano estava acamado, a memória fraquejava e a garganta não deixava passar bem a comida. "Foi muito longe na idade, estamos orgulhosos. Ninguém daqui conseguiu tanto. Mas tudo tem um fim. Chegou a sua hora, há-de chegar a de todos nós", desabafou o filho Joaquim Castro, elogiando-lhe a genética invulgar, "raramente foi ao médico".

O funeral foi ontem à tarde e dezenas de pessoas prestaram a última homenagem. O presidente da Junta admitiu, recentemente, pensar dar o nome de António Castro a uma rua, edifício ou instituição local, bem como criar-lhe um busto ou estátua. O "bom regedor" passou há quatro meses de terceira a primeira pessoa decana do país, devido ao falecimento de Maria de Jesus (115 anos), de Tomar, e, poucos dias depois, de Augusto Moreira (112 anos), de Grijó, Gaia. Era o 41º supercentenário do planeta, pois tinha ainda à frente 37 mulheres, segundo o Gerentology Research Group.

Natural do lugar de Além do Rio, em Durrães, viveu em três séculos. Viu o comboio de D. Manuel II, lidou com a peste bubónica, abrigou guardas da II Guerra Mundial, especializou-se no negócio dos bacelos de vinha e foi regedor 33 anos.

fonte.jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Gripe A (H1N1) - Sétimo caso confirmado em Portugal - Ministério da Saúde

Um homem de 22 anos, que viajou da Argentina, é o sétimo caso confirmado em Portugal de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1), anunciou o Ministério da Saúde (MS).

O homem, regressado segunda-feira da Argentina, está internado no Hospital Militar de Belém e encontra-se clinicamente "estável", de acordo com o comunicado do MS.

As autoridades sanitárias portuguesas tinham em investigação dois casos suspeitos nas últimas 24 horas, mas apenas num deles foi confirmada a infecção.

fonte.jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Estudante alcoolizado morde polícia

Um jovem de 19 anos foi detido, na noite desta segunda-feira, em Évora, por ter mordido um agente da PSP.

O jovem, estudante universitário, encontrava-se em Rossio de São Brás, local das festividades populares da cidade, em honra do santo padroeiro, quando atacou um elemento da Unidade Especial de Polícia da PSP, que fazia patrulhamento naquele local.

Perto das 2.30 horas da madrugada, os elementos da UEP - destacados para Évora durante as festas populares da cidade para realizar policiamento a um recinto que atrai milhares de pessoas -, entraram na zona de restauração para alertar os presentes do encerramento das festividades, cujo horário de fecho está fixado às duas horas da madrugada.

Alguns agentes da UEP, compostos por elementos do Corpo de Intervenção e Cinotécnico, dirigiram-se a um grupo de jovens que estava sentado nesse local para avisar do horário da feira. Foi nesse momento que um deles se insurgiu e, literalmente, se atirou a um dos polícias do CI, mordendo-o fortemente num dos braços, causando-lhe um hematoma.

O jovem que, segundo explicou ao JN fonte da UEP, estaria sob efeito de álcool, acabou por ser detido e na manhã de ontem foi presente a tribunal.

fonte:jn
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Tiro na cabeça por buzinar a ladrões

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_8855E059-34F4-4895-AB67-FBC727D09080_img_detalhe_noticia_pt_1.jpg

A condutora buzinou assustada mal viu dois encapuzados aproximarem-se do seu carro para o roubarem, quando ia meter combustível em Palhais, na Charneca da Caparica, Almada, e foi logo atingida na cabeça por um tiro de caçadeira. Não morreu porque os chumbos lhe acertaram de raspão – mas, ferida, foi depois sequestrada no seu carro e passou duas horas refém, na madrugada de ontem, para lhe roubarem o dinheiro do multibanco.



Aos 24 anos, ‘Ana’ começou a viver um verdadeiro pesadelo a partir da 01h30, junto às bombas da Galp de Palhais. A vítima, num Daewoo Matiz, parou por instantes o automóvel numa rua contígua à estação de serviço. E foi nessa altura que os dois homens, caras tapadas e com uma caçadeira, aproveitaram para atacar. Gritaram-lhe ameaças em crioulo – e, assustada, ‘Ana’ cometeu o erro de começar a buzinar, a pedir socorro.

Um dos assaltantes, que empunhava a caçadeira, levantou o cano da arma – e, de pronto, fez um disparo em direcção à cabeça da jovem condutora. Foi atingida de raspão, ficando ensaguentada, e os ladrões entraram de imediato no carro da vítima, obrigando-a a conduzir.

Foi forçada a percorrer praticamente toda a freguesia da Charneca da Caparica, de arma apontada, parando a viatura junto a diversas caixas multibanco. Os ladrões acabaram por só conseguir roubar 50 euros. Ferida na cabeça e aterrorizada, a jovem ‘Ana’ acabou por ser abandonada pelos dois assaltantes na Estrada Florestal da Costa de Caparica, junto à praia da Mata, pouco depois das 03h00.

Os dois assaltantes deixaram a vítima e a sua viatura junto a um restaurante, fugindo a pé. Em pânico, ‘Ana’ telefonou aos pais, que por sua vez alertaram a GNR da Costa de Caparica. A vítima acabou por ser assistida no Hospital Garcia de Orta, em Almada, e a investigação está entregue à PJ de Setúbal, que, entre outras diligências, procura vestígios biológicos dos assaltantes no carro de ‘Ana’.

ASSISTIDA POR PSICÓLOGOS DOS BOMBEIROS

Foram os pais da jovem de 24 anos quem chamou a GNR. Ferida, com sangue a jorrar da cabeça e abandonada num local escuro e deserto, a vítima implorou por auxílio. A primeira ajuda veio de uma patrulha da GNR da Costa de Caparica, que de imediato accionou meios dos bombeiros. Em face da gravidade da situação, o comando da Corporação dos Voluntários de Cacilhas decidiu enviar, em conjunto com os bombeiros, dois psicólogos que trabalham para a corporação.

"O corpo de bombeiros de Cacilhas é confrontado com várias situações em que as vítimas precisam de apoio psicológico de urgência e, por isso, conta com dois técnicos especializados", referiu fonte dos bombeiros. Com ferimentos na cabeça e em pânico, a mulher foi transportada ao Hospital Garcia de Orta, em Almada.

PATRULHAS DA GNR DÃO CAÇA AOS ASSALTANTES

Mal a GNR da Costa de Caparica tomou conta da ocorrência, todo o dispositivo territorial desta força de segurança, na Margem Sul do Tejo, foi informado da descrição dos assaltantes. Diversas patrulhas de postos nos concelhos de Almada, Seixal, Montijo, Barreiro e Setúbal receberam comunicações internas para se manterem atentas aos dois ladrões.

Nas imediações da praia da Mata, local onde a jovem foi encontrada abandonada, alguns militares chegaram mesmo a efectuar buscas apeadas, que não deram resultados. Os dois assaltantes são considerados perigosos e a investigação está com a Polícia Judiciária de Setúbal.

PORMENORES

BOMBAS SEM CÂMARAS

A estação de serviço da Galp, em Palhais, Charneca da Caparica, não dispõe de sistema de videovigilância. A PJ não pode recorrer a esse meio de prova, mas procura impressões digitais ou outros vestígios dos assaltantes no carro da vítima.

MORADORES OUVEM GNR

O CM falou com vários moradores da rua onde ocorreu o sequestro da jovem de 24 anos. Ninguém viu o crime. No entanto, várias testemunhas asseguraram ter ouvido o barulho dos vários carros-patrulha da GNR.
Miguel Curado / João Tavares
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Acidente com autocarro na auto-estrada do Norte impede circulação

O trânsito na auto-estrada do Norte está totalmente cortado em Aveiras, no sentido Sul-Norte, e parcialmente interrompido no sentido Norte-Sul devido a um acidente envolvendo um camião e um autocarro de passageiros. Do acidente resultaram sete feridos graves.
O acidente ocorreu pelas 20:08, quando o autocarro se despistou, adianta o portal da Autoridade Nacional da Protecção Civil.

Para o local do acidente deslocaram-se já 51 bombeiros e um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Segundo a concessionária Brisa, as três vias no sentido Lisboa-Porto estão cortadas ao quilómetro 43-44, perto da Estação de Serviço de Aveiras, Concelho de Azambuja, devendo ser reabertas apenas depois das 23:00.

No sentido contrário, estão interditas à circulação duas vias, devendo uma delas ser reaberta até às 22:00.

No autocarro, que se encontra atravessado na estrada no sentido Sul-Norte, seguiam 32 passageiros, havendo sete feridos graves


lusa
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
O empresário que os alunos mais admiram

Inquérito a estudantes revela que Belmiro de Azevedo está à frente de figuras internacionais como Bill Gates.

Belmiro de Azevedo é o empresário mais admirado pelos estudantes universitários portugueses, muito à frente de figuras internacionais como Bill Gates (Microsoft), Steve Jobs (Apple) ou Richard Branson (Virgin).

No inquérito «Percepção dos estudantes do ensino superior português relativamente à criação de novos negócios», quando confrontados com a palavra empreendedor, os universitários apontaram, em primeiro lugar, Belmiro de Azevedo, com 34% das respostas. Só depois aparecem Bill Gates (13%), Joe Berardo (1,7%), Steve Jobs (1,5%), Américo Amorim (1,4%), Richard Branson (1,3%), Francisco Pinto Balsemão (1,1%) ou Rui Nabeiro (1%).

Este estudo, que se enquadra num projecto internacional e envolve sete universidades estrangeiras, foi publicado por Aurora Teixeira, docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e sugere que o homem forte da Sonae deveria voltar à escola, «não como professor assistente convidado, mas como catedrático, título compatível com o seu estatuto e reconhecimento».

A autora do estudo lança o repto às universidades para que possibilitem a existência de «disciplinas bicéfalas, com duas pessoas diferentes: o académico de gema e um empresário, capazes de fazer a ponte entre as escolas do ensino superior e as empresas, não se resolve por decreto».

Este estudo conclui ainda que, «excluindo a percentagem de estudantes que respondeu "não sabe/conhece", a importância de Belmiro de Azevedo surge reforçada para os 43% do total», posição que - apesar de mais notória no Norte, Centro ou Alentejo - se verifica em qualquer região de
residência permanente do estudante.

Fonte: Agência Financeira/IOL
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Mudança do preço da electricidade todos os meses

A EDP está a estudar a possibilidade de mudar os preços da energia todos os meses no mercado liberalizado.

“Neste caso o cliente estaria a beneficiar do melhor preço em cada mês”, afirmou o administrador da eléctrica Jorge Cruz Morais. Aquele responsável considera que esta opção seria muito semelhante à que acontece com o preço dos combustíveis, mas admite que no caso dos preços da electricidade “os portugueses ainda não estão habituados a mudanças tão frequentes de preço”.

Num encontro com jornalistas, a administração da EDP fez um retrato da companhia nas suas várias áreas de negócio.

Fonte: Correio da Manhã
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Última actualização às 00:22 de quinta-feira

Trinta e três pessoas ficaram feridas, duas delas com gravidade, na sequência de um choque entre um veículo pesado e um autocarro na A1, junto à área de serviço de Aveiras. Um dos feridos graves, do sexo feminino, não resistiu aos ferimentos e morreu já no Hospital de São José, em Lisboa.

O comandante dos bombeiros de Alcoentre, que se encontra no local, disse ao tvi24.pt que chegaram a ser contabilizados sete feridos graves, mas essa informação foi rectificada posteriormente para dois.

Posteriormente, o comandante Jacinto Abreu confirmou que uma senhora, que tinha ficado ferida com gravidade e que deu entrada no Hospital de São José, em Lisboa, não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o responsável, o autocarro embateu no camião e despistou-se, ultrapassando o separado central. Mas não se registou capotamento do pesado de passageiros. O acidente terá acontecido cerca das 20:15.

No local, foi montada uma tenda de apoio às vítimas, onde receberam tratamento os feridos ligeiros.

O outro ferido graves é o motorista do autocarro, que teve de ser desencarcerado, segundo disse Jacinto Abreu.

Os feridos foram levados para vários hospitais, alguns deles em Lisboa.

O trânsito esteve interrompido nos dois sentidos durante várias horas, mas ao final da noite de quarta-feira foi reaberto.

Fonte: TVI24/IOL
 

mrider

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 18, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
CPLF- Comunidade Portuguesa de Literatura Fantastica

Ola a todos!

Antes de mais queria pedir desculpa aos administradores caso quebre alguma regra com a mensagem que se segue, no entanto, acho que o que venho trazer a todos é algo que as pessoas deviam ter bastante em conta uma vez que tem a ver com Literatura Fantástica.

Venho até vós leitores para vos apresentar um projecto algo inovador no campo da literatura fantástica de nome CPLF - Comunidade Portuguesa de Literatura Fantástica, este projecto teve inicio no dia 22/06/2009. Passarei agora a falar um pouco do objectivo desta comunidade e de como foi criada.

A CPLF foi criada após uma conversa entre colegas que chegaram à conclusão que são poucos os espaços na Internet que falam a respeito de Literatura Fantástica e os que o fazem é apenas em pequena quantidade, é aqui que começa todo este projecto, um local que seja tomado como referência no que diz respeito a Literatura Fantástica. A CPLF irá tentar estar em cima de todos os acontecimentos literários dentro desta área dando assim cobertura aos mesmo através de noticias.
No entanto uma Comunidade é criada com membros, assim pedimos a todos os leitores que se registem e participem neste fórum com comentários, criticas, opiniões, etc...

A CPLF Agradece!

Página: CPLF - O Mundo da Fantasia




Assim e sem mais demoras me despeço com os devidos cumprimentos,
Mrider
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
PJ desmantelou “fábrica” de cartas de condução

Dois suspeitos foram detidos, em flagrante delito, no concelho de Palmela. Operação foi desencadeada, quarta-feira, pelo Departamento de Investigação Criminal de Setúbal da PJ.

As detenções foram efectuadas no âmbito de uma investigação a "uma rede organizada que se dedicava à prática de crimes de falsificação de documentos autênticos, nomeadamente, 'Cartas de Condução' e 'Guias de Substituição', que passavam pela angariação de clientes, fabricação e distribuição de documentos forjados, a troco de avultadas contrapartidas financeiras", explica a PJ em comunicado.

Fonte da PJ disse à Agência Lusa que a rede chegava a pedir 1.500 euros por cada carta de condução falsa.

Durante a execução das buscas, a PJ apreendeu cerca de uma centena de cartas de condução falsificadas, prontas a distribur aos seus destinatários finais, e diversas guias de substituição de carta de condução forjadas, bem como cerca de 700 cartões com a respectiva banda magnética preparados para serem contrafeitos.

"Na sequência da operação foi ainda apreendido todo o material informático utilizado para a falsificação das centenas de documentos e uma máquina de impressão dos cartões apreendidos, duas armas de fogo, mais de meia centena de munições e substancial quantidade de produto estupefaciente", nomeadamente heroína, cocaína, haxixe e liamba suficiente para mais de 700 doses individuais, acrescenta a nota da PJ.

Os arguidos agora detidos em flagrante delito, com 39 e 57 de idade, possuem já antecedentes criminais por crimes idênticos.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Colisão frontal no IP 4 provoca um morto

A vítima conduzia o veículo ligeiro que se despistou, indo colidir com um veículo pesado que seguia no sentido oposto.

Uma colisão frontal, ao início desta tarde, entre um ligeiro e um pesado no troço do IP 4 entre Bragança e Quintanilha, causou uma vítima mortal disse à Lusa fonte dos Bombeiros de Bragança.

A vítima conduzia o veículo ligeiro que se despistou, indo colidir com um veículo pesado que seguia no sentido oposto, ao quilómetro 221, à entrada da cidade de Bragança.

De acordo com Carlos Martins, segundo comandante dos Bombeiros de Bragança, a vítima é uma mulher, com cerca de 50 anos, que teve que ser desencarcerada do veículo.

O condutor do pesado, de nacionalidade espanhola, não sofreu quaisquer ferimentos.

O IP4 encontra-se cortado nos dois sentidos uma vez que os bombeiros estão a proceder à remoção dos veículos que estão a impedir a circulação na via.

No local, estiveram quatro viaturas dos Bombeiros de Bragança, incluindo um veículo de desencarceramento.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Idoso desaparecido de lar encontrado sem vida

idoso era surdo-mudo e sofria de vários problemas.

Um idoso que desapareceu de um lar de Mogadouro, Bragança, foi encontrado sem vida quarta-feira à noite depois de várias horas de buscas, informou a GNR.

Fonte daquela força de segurança disse à Lusa que era habitual o idoso, 65 anos, ausentar-se do lar da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, onde residia.

A instituição deu por falta do utente às 11:00 de quarta-feira e informou, por volta das 15:00, a GNR, que deu início às buscas em colaboração com os bombeiros locais.

De acordo com a fonte, a GNR de Bragança ainda preparou equipas cinotécnicas (cães e homens) para enviar para o local, mas por volta das 22 horas os elementos que se encontravam no terreno acabaram por encontrar o homem sem vida, numa zona próxima do lar.

O idoso era surdo-mudo e sofria de vários problemas. O corpo vai ser autopsiado para esclarecer as causas da morte, embora as autoridades não suspeitem de crime.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Suspeito de violar empregada doméstica em casa

Uma mulher, de 33 anos, apresentou queixa na PSP por violação, perpetrada pelo próprio patrão. O caso terá ocorrido, esta terça-feira à tarde, na Quinta da Lobateira, em Fernão Ferro, Sesimbra. A vítima acabou por dar entrada no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa.

A mulher diz que naquela tarde ia começar a trabalhar, numa moradia daquela urbanização, contratada por um homem, aparentando cerca de 40 anos, para realizar serviços de limpeza na sua residência, onde ele viveria sozinho.

Nesse dia, que fora combinado entre ambos, o indivíduo, de nacionalidade brasileira, abriu a porta à empregada, mas minutos depois, segundo a sua queixa à Polícia, ele começou a agarrá-la e arrastou-a com violência para um dos quartos, onde a violou.

A mulher, também natural do Brasil mas a residir em Portugal, conseguiu fugir da casa mas ainda diz ter ouvido o alegado agressor dizer para ele não apresentar queixa à Polícia. Mas ela acabou por se queixar à PSP, em Lisboa, onde foi conduzida ao hospital. O suspeito foi identificado pela PSP. A Polícia Judiciária tomou conta da ocorrência.
fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Feriu três a tiro por causa de um copo de vinho

Um indivíduo, de 37 anos, alegadamente embriagado, não ficou contente que lhe tivessem recusado um copo de vinho, foi a casa buscar uma pistola adaptada, ilegal, e feriu três pessoas a tiro, entre elas o genro do dono do Café Lumar, na Maia.

O início da noite de S. João poderá ter sido trágico no Café Lumar, em Águas Santas (Maia). Pouco passava das 21 horas de anteontem, quando Manuel, de 37 anos, residente na Rua Padre Domingues da Silva, naquela localidade, pediu um copo de vinho.

Ao que o JN conseguiu apurar, quando entrou no café, situado na Rua Guerra Junqueiro, em Águas Santas, já estaria ligeiramente embriagado. Lá dentro pediu vinho e quando lhe terá sido recusado um copo ficou exaltado e começou a discutir com o proprietário do café.

A discussão não passou despercebida aos outros clientes, que não se mostraram muito preocupados talvez por admitir que Manuel "reclamava por estar bêbado".

O proprietário do estabelecimento decidiu então expulsá-lo. Ao que afirmou, ontem, ao JN, uma testemunha, que não se quis identificar, Manuel pediu uma factura e saiu exaltado do café, proferindo ameaças. Deixou bem claro que "iria voltar" aquele local para ajustar contas.

Cerca de uma hora mais tarde, Manuel, regressou ao café, empunhando uma arma na mão. Seguiu em direcção ao balcão e ameaça o dono.

Pedro Teixeira, de 32 anos, genro do proprietário do Café Lumar, tentou travar Manuel e este deu-lhe um tiro numa perna. O mesmo tentaram Valdemar Melo, de 53 anos, e Manuel Santos, de 51 anos, ambos a residir em Águas Santas, e também foram feridos a tiro.

Valdemar foi atingido no peito e foi transportado para o Hospital de S. João, no Porto, onde ficou internado na Unidade de Cuidados Intensivos. Manuel Santos, baleado no ombro, também foi levado aquele hospital, de onde teve alta cerca da 1,40 horas de ontem. Mais tarde, cerca das 5,27 horas, seria a vez de Pedro Teixeira ter tido alta.

O agressor foi depois manietado por populares que o entregaram à PSP, ficando detido. Manuel não é cliente assíduo daquele café mas é muito conhecido naquela zona. Uma testemunha afirmou, ao JN, que ele tem um carácter algo conflituoso. Será hoje levado a tribunal para aplicação das medidas de coacção.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Razões do homicídio ainda por esclarecer

Ao segundo dia de julgamento continuam por esclarecer as motivações que levaram Marc Lastavel a, alegadamente, matar o presidente do grupo Os Mosqueteiros, na noite de 31 de Agosto de 2008. O suspeito continua em silêncio.

Foi atento à tradução - feita por uma intérprete - e escrevendo folhas e folhas de um bloco que traz sempre consigo, que o francês Marc Lavaster assistiu à sessão de ontem.

Ouviu o inspector da Polícia Judiciária, responsável pelo processo, garantir que o disparo que terá morto António Figueira, foi feito "a curta distância ou mesmo em contacto" e que, por isso, não pode ter sido acidental. Rui Custódio garantiu que a versão do arguido, de que o disparo foi acidental "não colhe", já que este "foi feito de cima para baixo e a cerca de 10 centímetros" da vítima.

O inspector revelou, ainda, que foram encontrados cabelos do suspeito nas mãos da vítima, o que "dá a entender que houve luta". Admitiu, ainda, que a PJ não conseguiu recuperar a arma utilizada (uma espingarda caçadeira), o telemóvel da vítima e uma lanterna que António Figueira levava na mão quando se encontrou com o arguido, a 31 de Agosto.

Explicou que esteve em França, onde Lastavel foi detido, a 4 de Setembro, revelando que foram apreendidos diversos objectos, entre os quais um pólo que ele terá usado na noite do crime e que foi visionado nas câmaras de videovigilância da residência da vítima e do parque de estacionamento do Intermarché.

Contou também que Lastavel recusou participar e ser fotografado durante a reconstituição que a PJ realizou, mas que este "foi dando indicações" sobre as posições de cada um. Contudo, "nunca refere que a vítima foi manietada".

O inspector-chefe da PJ, Olegário Sousa, confirmou que o suspeito "foi pouco colaborante" e que nas vezes que falou "foi pouco esclarecedor das situações".
fonte:jn
 
R

RoterTeufel

Visitante
Abusada nove anos pelo pai

Lisboa: Pedófilo, de 38 anos, apanhado pela Polícia Judiciária
Abusada nove anos pelo pai

Aos 15 anos, ‘Maria’ tem uma longa e triste história de vida para contar. Mais de metade da sua existência foi passada a sofrer em silêncio, aterrorizada, debaixo do mesmo tecto do homem que a sujeitava a todos os tipos de práticas sexuais. Desde os seis anos que a criança era consecutivamente violada dentro de casa pelo próprio pai, um técnico de electromecânica com 38 anos, num apartamento onde também vivia a mulher do pedófilo, mãe da vítima, nos arredores de Lisboa.



O inferno de ‘Maria’ só terminou na última segunda-feira, o dia em que a rapariga se encheu de coragem e decidiu desabafar na escola. Foi a forma encontrada para justificar a colegas e professores o facto de andar tão triste. Descreveu as práticas sexuais a que o seu próprio pai a obrigava desde a infância – e a direcção da escola avisou de imediato a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco da zona, que deslocou psicólogos para o estabelecimento de ensino.

Foi esta entidade que alertou a secção de combate a crimes sexuais da Polícia Judiciária de Lisboa, que depois de ouvir os relatos da vítima não teve dúvidas: o predador sexual, pai de ‘Maria’, acabou detido pelos inspectores no próprio dia.

O suspeito de pedofilia, indiciado pelo crime de abuso sexual de criança, foi ontem interrogado em tribunal, tendo o juiz de instrução criminal optado pela medida de coacção mais grave, prisão preventiva – situação em que se deverá manter até ao julgamento. Longe da filha.

Quanto à mãe de ‘Maria’, que durante todos estes anos foi casada com o predador sexual e viveu debaixo do mesmo tecto onde se passaram os crimes, uma fonte policial adiantou ontem ao CM que esta nunca se terá apercebido do comportamento do marido em relação à filha menor durante os últimos nove anos.

O pedófilo arrisca em julgamento condenação a uma pena máxima de oito anos de cadeia, que pode ser agravada em mais dois anos e meio por a vítima ser a própria filha.

OUTROS CASOS

MONSTRO DE BENAVENTE

Em Abril, o Tribunal de Benavente condenou a 22 anos de prisão um homem que violou as duas filhas ao longo de 12 anos. Hoje com 17 e 19 anos, as raparigas contaram o terror por que passaram às mãos do próprio pai, um homem de 46 anos e com problemas de alcoolismo. A filha mais velha confessou que vivia "com medo de engravidar do pai".

QUEIXA NA ESCOLA

Tal como aconteceu com ‘Maria’, uma rapariga de 15 anos, residente em Torres Vedras, só se livrou dos abusos sexuais por parte do pai quando se queixou na escola. O homem, de 43 anos, violava a menor há 6 anos. Está na cadeia desde Maio.

VIOLOU GÉMEAS

Na última terça-feira, o CM noticiou a detenção de um homem de 26 anos, suspeito de violar duas irmãs gémeas de 13 anos, que eram suas familiares. O suspeito foi libertado após ter sido ouvido por um juiz do Tribunal de Loures
 
R

RoterTeufel

Visitante
Agredida e violada ao correr em mata

Viseu: Polícia Judiciária procura dois homens
Agredida e violada ao correr em mata

Uma jovem, de 16 anos, foi agredida e violada por dois homens quando fazia corrida no Complexo Desportivo do Fontelo, em Viseu. A vítima foi abordada pelos criminosos, que actuaram de cara destapada, na pista de manutenção e depois levada para um local escondido na mata, onde a violação foi concretizada.



Segundo o CM apurou, o crime verificou-se no dia 18, às 19h00, altura do dia em que aquele espaço costuma ser frequentado por muitos praticantes de desporto.

A jovem "corria sozinha e devagar" quando de repente foi abordada por dois desconhecidos, com idades compreendidas entre os 25 e os 35 anos.

"Depois de a terem manietado e tapado a boca para não gritar, levaram-na para uma zona erma na mata e consumaram a violação", adiantou ontem fonte policial, salientando que ninguém terá presenciado o crime.

A jovem, estudante, ficou de tal forma abalada que no dia em que ocorreu a violação não foi capaz de dizer a ninguém o que lhe tinha acontecido. Só no dia seguinte é que "ganhou coragem" e foi apresentar queixa no Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas da GNR de Viseu.

"A jovem estava muito transtornada, humilhada e relutante em apresentar queixa contra desconhecidos. Depois de falar com os nossos militares acabou a muito custo por formalizar a queixa", explicou ontem ao CM o major Paulo Fernandes, relações públicas da GNR de Viseu.

A GNR informou de imediato a Polícia Judiciária de Coimbra e remeteu a queixa para o Ministério Público do Tribunal de Viseu.

A jovem estudante revelou às autoridades policiais algumas características físicas dos agressores – que garante não conhecer –, pistas que serão determinantes para a sua captura.

PORMENORES

EXAMES

A estudante foi encaminhada para o Instituto de Medicina Legal de Viseu, onde realizou exames periciais. Os resultados já estão nas mãos da Polícia Judiciária.

DESPORTO

A mata do Fontelo é a zona nobre da cidade de Viseu onde as pessoas podem praticar várias modalidades desportivas. O espaço também é muito frequentado por crianças.

FURTOS

Terá sido o primeiro crime de violação ocorrido no complexo do Fontelo. O crime mais comum naquele espaço tem sido o furto no interior de viaturas.

SEGURANÇA

A violação de que foi vítima a jovem alarmou os utilizadores daquele espaço desportivo, bem como comerciantes da zona que agora exigem mais policiamento por parte da PSP.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Três violadores detidos pela PJ

Vale do Ave: Polícia apanha grupo em tempo recorde
Três violadores detidos pela PJ

Três homens que sequestraram, roubaram e violaram uma mulher, na segunda-feira, em Riba de Ave, foram detidos ontem pela Polícia Judiciária em Paços de Ferreira. ‘Roque’, de 30 anos, ‘Madeixas’, de 22, e ‘Serrano’, de 20, estão indiciados pela autoria de vários crimes violentos: cinco de roubo com arma de fogo, um na forma tentada; dois de violação e três de coacção sexual. À hora de fecho desta edição, estavam ainda a ser ouvidos pelo juiz de Instrução Criminal no Tribunal de Paredes.



Os crimes ocorreram entre os últimos dias 20 e 23 em Santo Tirso, Paredes, Paços de Ferreira e Famalicão. Há suspeitas de que os detidos pertençam a um grupo maior.

Entre as vítimas está a mulher de 29 anos violada por dois dos detidos, que foi também roubada e agredida. Hora e meia depois, o mesmo grupo atacou outra mulher, em Santo Tirso. Ambas estiveram sequestradas na bagageira de um Fiat e foram obrigadas a revelar os códigos dos cartões de multibanco. Foram feitos vários levantamentos. Os detidos actuavam com recurso a actos de grande violência. Os dois mais velhos cumpriram penas de prisão por tráfico de droga e furtos. Um estava em liberdade condicional.

Durante a curta investigação, a PJ recuperou três viaturas que foram roubadas com recurso a arma de fogo, documentos e objectos das vítimas. ‘Roque’ e ‘ Madeixas’ são naturais de Paredes e ‘Serrano, de Paços de Ferreira. Foi no apartamento deste que foram detidos.

PORMENORES

POPULARES AGITADOS

Dezenas de pessoas juntaram-se ontem à porta do Tribunal de Paredes para tentar ver os detidos chegar. Gerou-se alguma confusão por se julgar que estavam também presentes familiares das vítimas.

MANOBRA DE DIVERSÃO

Carros celulares e viaturas da polícia não identificadas dirigiram-se para as três entradas do tribunal. A ordem foi do juiz para assegurar a ordem pública.

CARJACKING

O grupo armado foi o autor do roubo de duas viaturas, pelo método de carjacking, no passado dia 20, em Paredes.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Tiroteio por causa de cinco cêntimos

Maia: Momentos de pânico em noite de São João
Tiroteio por causa de cinco cêntimos

Cinco cêntimos. Foi esta quantia que originou uma discussão, anteontem à noite, no café Lumar, em Águas Santas, na Maia. Expulso do estabelecimento, um homem, de 36 anos, alcoolizado, jurou vingança e cumpriu. Regressou ao Lumar uma hora depois, pelas 22h00, e atirou em três clientes, um deles ficou gravemente ferido.



"Quanto custa um copo de vinho?" foi a pergunta que lançou a quezília. À resposta de 0,55 euros, o agressor reclamou, em tom agressivo, por menos cinco cêntimos no preço. O pedido foi liminarmente rejeitado.

"Então, quero factura", insistiu o homem, de 36 anos, que receberia apenas o talão. Aí, começou a ameaçar o dono do café e respectiva família, que festejavam o S. João. A paciência esgotou-se e acabou por ser expulso à bofetada. Jurou vingança e voltou uma hora depois.

"Apontou a pistola ao dono do café e o meu irmão tentou acalmá-lo. Levou logo um tiro na perna", contou ao CM o familiar de uma vítima. Os restantes homens presentes no café atacaram o atirador que ainda conseguiu alvejar mais dois clientes, um no ombro e outro no tórax. Este último, Valdemar Melo, de cerca de 50 anos e com uma deficiência mental, ficou internado, em estado crítico, no Hospital de S. João. As outras duas vítimas tiveram alta durante o dia de ontem.

Quanto ao agressor, acabou desarmado e espancado pelos populares, antes de ser detido pela PJ. Ouvido ontem em tribunal, ficou em prisão preventiva.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Mas que grande Monstro...
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Puxa, antigamente não acontecia tantos crimes desta origem...

Os nossos governantes têm que se preocupar com o actual momento de segurança, pois senão, isto ficará cada vez pior.:shy_4_02:
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Puxa, antigamente não acontecia tantos crimes desta origem...

Os nossos governantes têm que se preocupar com o actual momento de segurança, pois senão, isto ficará cada vez pior.:shy_4_02:

isto cada vez ta pior mata, e o estado nem faz nada sobre isto:shy_4_02:
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Instituições obrigadas a actualizar os valor dos seguros de vida dos créditos à habit

As instituições financeiras vão passar a ser obrigadas a actualizar os valores dos seguros de vida regularmente para fazer reflectir o montante da dívida dos clientes nos empréstimos à habitação. Passará ainda a ser obrigatório incluir os valores dos seguros na taxa anual efectiva (TAE).

As instituições financeiras vão passar a ser obrigadas a actualizar os valores dos seguros de vida regularmente para fazer reflectir o montante da dívida dos clientes nos empréstimos à habitação. Passará ainda a ser obrigatório incluir os valores dos seguros na taxa anual efectiva (TAE).

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros um decreto-lei onde define novas regras para os contratos de seguros de vida associados ao crédito à habitação. Em causa está a actualização do valor dos prémios pagos pelos clientes.

É que em alguns casos, e com maior incidência nos casos em que os clientes têm o seguro de vida fora da instituição que lhe concedeu o empréstimo, ao longo do prazo do contrato o prémio pago não reflectia o valor do capital em dívida. E é este o montante que tem de ser reflectido.

O diploma que seguirá agora para apreciação do Presidente da República, determina que a instituição de crédito informe “a empresa de seguros sobre a evolução do montante em dívida ao abrigo do contrato de crédito. A empresa de seguros procederá então à correspondente actualização do capital seguro, com efeitos reportados à data de cada alteração do montante em dívida no contrato de crédito à habitação”.

O quer se pretende com esta legislação é “assegurar que não sejam impostos aos consumidores seguros de vida associados ao crédito à habitação com condições que vão além do que justifica a preocupação dos bancos em verem salvaguardada a satisfação dos seus créditos”.

Em termos de informação, o novo decreto-lei vai obrigar ainda que a instituição de crédito, quando também fornece os seguros, inclua o valor dos prémios no cálculo da respectiva TAE.

As instituições serão ainda obrigadas a “declarar que o consumidor tem o direito de optar pela contratação de seguro de vida junto da empresa de seguros da sua preferência ou de dar em garantia um ou mais seguros de vida de que já seja titular”.

Fonte: JN
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
5
Ele há com cada maluco.
Bom, por cinco cêntimos... não era capaz de tanto :Hee:
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo