Caros colegas do forum,
Deixo aqui algumas considerações/recomendações sobre esta matéria. Espero que possam servir de ajuda a alguns, e que sirvam de mote para o envolvimento de todos na tentativa de solucionar este problema.
-A ANACOM e a PT não têm culpa da existência do dito fenómeno, mas os seus técnicos tinham obrigação de saber que isto iria acontecer, e pouco fizeram para minimizar as suas consequências.
- Julgo que a rede foi mal estruturada, emissores muito potentes e pouca quantidade de emissores.
-Não vale a pena esperar que a PT resolva o problema pois não me acredito que tencionem aumentar consideravelmente o número de emissores para que possam reduzir a potência dos já instalados.
- Trata-se de um fenómeno pontual que ocorre principalmente no verão.
- Este fenómeno faz com que a propagação dos sinais de radiofrequência cheguem onde habitualmente não é normal chegarem. Assim, na TDT por vezes é possível receber emissores a centenas de Km de distância. Isto não seria um problema se não estivesse-mos a receber um emissor próximo. Se em simultâneo recebermos sinal de dois ou mais emissores em que a diferença da distância de cada um deles ao local de recepção seja superior a cerca de 67Km está o caldo entornado e começam os freezes ou ausência total de qualidade do sinal. Isto acontece porque a diferença de tempo que demora o sinal de cada emissor a chegar ao local de recepção é superior ao máximo admissível pelo sistema fazendo com que a qualidade do sinal baixe drasticamente.
- Este problema faz-se sentir mais no litoral, onde o relevo do terreno é mais plano e a propagação tem mais facilidade em chegar longe.
- Uma antena posicionada num ponto alto fica mais vulnerável ao fenómeno. Esconder a antena o mais possível mas sem que isso baixe muito o sinal do emissor que se pretende receber. A situação ideal seria colocar a antena dentro de uma caixa em betão armado apenas com abertura para o lado do emissor. Uma caixa em rede a envolver o diopolo da antena, excepto na parte da frente, pode dar uma grande ajuda.
- Um local de recepção com pouco sinal fica mais vulnerável ao fenómeno.
- O excesso de sinal pode ser prejudicial. Os amplificadores de sinal são bons quando necessários! É bom lembrar que eles também amplificam estes sinais indesejáveis. Evitar antenas de alto ganho onde não forem necessárias.
- As antenas pouco directivas fazem com que a instalação fique mais vulnerável ao fenómeno. Utilizar antenas bastante directivas, evitar as de painel e as de dois ou mais eixos.
- Nem todos os equipamentos de recepção têm o mesmo comportamento perante estes problemas. Alguns toleram muito melhor este fenómeno enquanto outros à mínima perturbação começam os freezes.
-Uma instalação deficiente (com pouca margem de segurança) embora que esteja normalmente a funcionar bem fica mais vulnerável ao fenómeno.
Com o empenho de todos vamos dar cabo do bicho! (fenómeno)