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Wolfgang Amadeus Mozart

Satpa

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Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo, 27 de Janeiro de 1756 — Viena, 5 de Dezembro de 1791) foi um compositor e executante da música erudita austríaco.

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Wolfgang Amadeus Mozart 1789

Biografia
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Mozart menino (1763)

Nascimento

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu a 27 de Janeiro de 1756, pelas 8:00h da noite, na cidade de Salzburgo, na Áustria, o último dos 7 filhos de Leopold Mozart e Anna Maria Pertl Mozart, tendo sido baptizado um dia depois, na Catedral de São Ruperto, com o nome latino de Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart. Mozart passou a vida a mudar a forma como se chamava e a forma como era chamado pelos outros.

Os dois primeiros nomes de baptismo recordam que o seu dia de nascimento, 27 de Janeiro, que era o dia de São João Crisóstomo. "Wolfgangus" era o nome do seu avô materno. "Theophilus" era o nome do seu padrinho, o negociante Johannes Theophilus Pergmayr.

Mozart continuou, mais tarde, a fazer modificações ao seu nome, em especial o nome do meio, "Theophilus" (Teófilo) que significa, em grego, "Amigo de Deus". Só em raras ocasiões usou a versão latina deste nome, "Amadeus", que hoje tornou-se a mais vulgar. Preferia a versão francesa Amadé ou Amadè. Usou também as formas italiana "Amadeo" e alemã "Gottlieb".

Mozart foi uma criança prodígio. Filho de uma família musical burguesa, começou a compôr minuetos para cravo com a idade de cinco anos. O seu pai Leopold Mozart foi também compositor, embora de menor relevo. Algumas das primeiras obras que Mozart escreveu enquanto criança foram duetos e pequenas composições para dois pianos, destinadas a serem interpretadas conjuntamente com sua irmã, Maria Anna Mozart, conhecida por Nannerl.

Em 1763 seu pai o levou, junto com a sua irmã Nannerl, então com 12 anos, numa viagem pela França e Inglaterra. Em Londres, Mozart conheceu Johann Christian Bach, último filho de Johann Sebastian Bach, que exerceria grande influência em suas primeiras obras.

Entre 1770 e 1773 visitou a Itália por três vezes. Lá, compôs a ópera Mitridate, re di Ponto que obteve um êxito apreciável. A eleição, em 1772, do conde Hieronymus Colloredo como arcebispo de Salzburgo mudaria esta situação. A Sociedade da Corte vienense implicava com a origem burguesa e os modos de Mozart, e Colloredo não admitia que um mero empregado - que era o estatuto dos músicos, nessa época - passasse tanto tempo em viagens ao estrangeiro. O resto dessa década foi passado em Salzburgo, onde cumpriu os seus deveres de "Konzertmeister" (mestre de concerto), compondo missas, sonatas de igreja, serenatas, divertimentos e outras obras. Mas o ambiente de Salzburgo, cada vez mais sem perspectivas, levava a uma constante insatisfação de Mozart com a sua situação.

Em 1781, Colloredo ordena a Mozart que se junte a ele e sua comitiva em Viena. Insatisfeito por ser colocado entre os criados, pediu a demissão. A partir daí passa a viver da renda de concertos, da publicação de suas obras e de aulas particulares, sendo pioneiro nessa tentativa autônoma de comercialização de sua obra. Inicialmente tem sucesso, e o período entre 1781 e 1786 é um dos mais prolíficos de sua carreira, com óperas (Idomeneo - 1781, O Rapto do Serralho - 1782), as sonatas para piano, música de câmara (especialmente os seis quartetos de cordas dedicados a Haydn) e principalmente com uma deslumbrante seqüência de concertos para piano. Em 1782 casa, contra a vontade do pai, com Constanze Weber. Constanze era irmã mais jovem de Aloisia Weber Lange, cantora lírica por quem Mozart se apaixonara poucos anos antes.

Em 1786, compõe a primeira ópera em que contou com a colaboração de Lorenzo da Ponte: As bodas de Fígaro. A ópera fracassa em Viena, mas faz um sucesso tão grande em Praga que Mozart recebe uma encomenda de uma nova ópera. Esta seria Don Giovanni, considerada por muitos a sua obra-prima. Mais uma vez, a obra não foi bem recebida em Viena. Mozart ainda escreveria Così fan tutte, com libreto de Da Ponte, em 1789 (que seria a última colaboração de Lorenzo da Ponte).

A partir de 1786 sua popularidade começou a diminuir junto do público vienense, o que agravaria a sua condição financeira. Isso não o impediu de continuar compondo obras-primas, como Quintetos de cordas (K.515 em Dó maior, K.516 em Sol menor em 1787), Sinfonias (K.543 em Mi bemol maior (nº39); K.550 em Sol menor (nº40), que a sua música mais importante e famosa; K.551 em Dó maior (nº41) em 1788), e um Divertimento para Trio de Cordas (K.563 em 1788), mas nos seus últimos anos a sua produção declinou devido a problemas financeiros, à precariedade da sua saúde e da sua esposa Constanze; aliados a uma crescente preocupação do compositor em relação à sinceridade do amor que esta o dedicava e à crescente frustração com o não reconhecimento.

Em 1791 compõe suas duas últimas óperas: A Flauta Mágica e A Clemência de Tito, seu último concerto para piano (K.595 em si bemol maior) e o belo Concerto para clarinete em lá maior (K.622). Na primavera desse ano, recebe a encomenda de um Requiem (K.626). Contudo, trabalhando em outros projetos e com a saúde cada vez mais enfraquecido, morre a 5 de Dezembro, deixando a obra inacabada (há uma lenda que diz que o Requiem estaria sendo composto para tocar em sua própria missa de sétimo dia). Será completada por Franz Süssmayr, seu discípulo. Mozart é enterrado numa vala comum, em Viena.



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Composições de Mozart

Óperas

Die Schuldigkeit des Ersten Gebots
Apollo et Hyacinthus
Bastien und Bastienne
La Finta Semplice
Mitridate, ré di Ponto
Betula Liberata
Ascanio in Alba
Il sogno di Scipione
Lucio Silla
La Finta Giardiniera
Il re pastore
Zaide
Idomeneo, ré di Creta
O Rapto do Serralho
L'oca del Cairo
Lo sposo deluso
O Empresário Teatral
As Bodas de Fígaro
Don Giovanni
Così Fan Tutte
A flauta mágica
A Clemência de Tito

Árias de Concerto

Para tenor
Or che il dover... Tali e cotanti sono K. 36;
Se al labbro mio non credi... Il cor dolente, K. 295;
Per pietà, non ricercate K. 420;
Misero! o sogno!... Aura, che intorno K. 431;
Non più, tutto ascoltai... Non temer, amato bene K. 490

Para soprano
Misero me... Misero pargoletto, K. 77;
Se ardire, e speranza K. 82;
Se tutti mali miei, K. 83;
Fra cento affanni K. 88;
Der Liebe himmlisches Gefühl K. 119;
Ah, lo previdi... Ah, t'invola agl'occhi miei K. 272;
Alcandro, lo confesso... Non sò d'onde viene K. 294;
Popoli di Tessaglia... Io non chiedo, eterni Dei K. 316;
Ma che vi fece, o stelle... Sperai vicino il lido K. 368;
Misera, dove son!... Ah, non son io che parlo K. 369;
A questo seno deh vieni... Or che il cielo a me ti rende K. 374;
Nehmt meinen Dank, ihr holden Gönner K. 383;
Mia speranza dorata... Ah, non sai qual pena, K. 416;
Vorrei spiegarvi, oh Dio K. 418;
No, no, che non sei capace K. 419;
In te spero, o sposo amato K. 440;
Basta, vincesti... Ah, non lasciarmi K. 486a;
Ch'io mi scordi di te... Non temer, amato bene K. 505;
Bella mia fiamma... Resta, o cara K. 528;
Ah se in ciel, benigne stelle K. 538;
Alma grande e nobil cuore K. 578;
Schon lacht der holde Frühling K. 580;
Chi sà, chi sà qual sia K. 582, Vado, ma dove? K. 583

Para baixo
Così dunque tradisci... Aspri rimorsi atroci K. 432;
Alcandro, lo confesso... Non sò d'onde viene K. 512;
Mentre ti lascio, o figlia K. 513

Canções
O heiliges Band K.148,
Oiseaux, si tous les ans K.307,
Dans un bois solitaire K.308,
Die Zufriedenheit K.349,
Komm, liebe Zither K.351,
Warnung K.433,
Gesellenreise K.468,
Der Zauberer K.472,
Das Veilchen K.476,
Die Alte K.517,
Die Verschweigung K.518,
Das Lied der Trennung K.519,
Als Luise die Briefe ihres untreuen Liebhabers verbrannte K.520,
Abendempfindung K.523,
An Chloe K.524,
Des kleinen Friedrichs Geburtstag K.529,
Das Traumbild K.530,
Grazie agl'inganni tuoi K.532,
Sehnsucht nach dem Frühlinge K.596,
Im Frühlingsanfang K.597,
Das Kinderspiel K.598.


Origem: Wikipédia
 
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