Portal Chamar Táxi

Notícias Terceiro bebé morre em França após consumir leite contaminado

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
61,792
Gostos Recebidos
1,850
Terceiro bebé morre em França após consumir leite contaminado

img_932x621uu2026-01-14-20-04-48-2260161.jpg


Informação foi avançada pelo ministério da Saúde francês. Associação diz que a crise sanitária está longe de estar controlada.

Subiu para três o número de bebés mortos em França, desde dezembro, depois de consumirem fórmulas infantis contaminadas, entretanto já retiradas do mercado. Duas das mortes já eram conhecidas, e esta quarta-feira foi divulgada oficialmente mais uma. A notícia é avançada pelo jornal Le Parisien, com base em dados fornecidos pelo ministério da Saúde francês.

"Até 11 de fevereiro de 2026, três relatos de mortes infantis foram levados ao conhecimento das autoridades de saúde francesas, envolvendo crianças que consumiram leites infantis sujeitos a recolha", anunciou o ministério da Saúde francês no seu site.

A autoridade, contudo, ressalva que "até ao momento nenhuma relação causal foi cientificamente comprovada" e que as investigações judiciais prosseguem.

O ministério da saúde francês informou ainda que foram registados até ao momento 14 internamentos de bebés que terão consumido as fórmulas infantis.

Numa resposta ao Le Parisien, a Associação para a Saúde Infantil acredita que a morte deste terceiro bebé "confirma que a crise sanitária está longe de estar controlada".

"As informações divulgadas mostram que diversas marcas de fórmula infantil, incluindo grandes fabricantes, utilizaram o mesmo ingrediente: um óleo rico em ácido araquidónico (ARA)", refere a associação, lamentando que as autoridades não tenham ordenado "o recolhimento total de todas as fórmulas fabricadas com esse ARA".

A Nestlé, em dezembro, foi a primeira fabricante a retirar do mercado alguns lotes devido à presença da toxina cereulida. Posteriormente, marcas como a Danone e Lactalis, também retiraram lotes do mercado.

Até ao momento, a França é o único país onde foram registadas mortes de bebés. Em Espanha e no Reino Unido houve várias casos de internamentos, mas nenhuma morte. Em Portugal não é conhecido qualquer caso.

Correio da Manhã
 
Topo