- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,736
- Gostos Recebidos
- 1,228
As suculentas são plantas que nem precisam de muita água nem de grandes cuidados. Ainda assim, o melhor é estar atento a alguns sinais que podem indicar problemas. Por exemplo, quando mudam de cor poderá indicar que algo se passa e o melhor é agir de imediato para evitar ficar sem a planta.
De acordo com o website Homes&Gardens, a mudança de cor das suculentas pode estar relacionado com o solo onde estão e que é preciso alguns ajustes no mesmo. Contudo, existem mais pontos que podem estar na origem deste problema.
Suculentas a mudar de cor? Eis os motivos
O website falou com alguns especialistas para perceber as principais causas desta mudança de cor e o que pode fazer para resolver. Saiba tudo.
Mudança de cor para amarelo
Um dos principais motivos neste caso está relacionado com a rega. "O excesso de água pode fazer com que as folhas das suculentas mudem de cor, frequentemente para amarelo. Isto indica apodrecimento das folhas e das raízes”, conta Julie Bawden-Davis, especialista em plantas de interior da Healthy Houseplants. Assim, para resolver a questão deve começar por retirar as flores amarelas, retirar a humidade do solo e regar apenas quando é necessário.
Mudança de cor para vermelho ou roxo
Neste caso, a iluminação e a temperatura a que estão pode não ser o mais indicado. “Com a diminuição das horas de luz solar no inverno e a queda das temperaturas, a planta reduz a produção de clorofila, tornando-se mais suscetível ao intenso sol de inverno”, explica Lee Miller, especialista em plantas. Assim, deverá ajustar o vaso para conseguir fazer com que a planta ganhe mais luz nesta altura do ano. O ideal é virá-lo para sul.
Mudança de cor para verde
“Frequentemente, as folhas ficam mais verdes e com um tom de verde mais intenso. Isto acontece porque aumentam a produção de clorofila como mecanismo de sobrevivência. O excesso de água também pode contribuir para isso, já que as suculentas redirecionam a energia para aumentar a clorofila e maximizar processos essenciais como a fotossíntese”, continua Julie Bawden-Davis.
Tem suculentas em casa? É melhor anotar estas dicas
Quando comparadas com diferentes espécies de plantas, as suculentas são relativamente fáceis de cuidar e, claro, muito menos exigentes quanto aos níveis de água e humidade. Isto não significa que não exigem alguns cuidados para continuarem bonitas e crescer. Lauren Landers, uma especialista em plantas da Better Homes and Gardens, deixou algumas dicas.
Quatro dicas para manter as suculentas bonitas e viçosas:
- Escolha o vaso certo. Geralmente, "as suculentas não precisam de muito espaço", isto significa que pode "manter várias pequenas juntas num único vaso". Também aconselha que aposte "em vasos com orifícios de drenagem";
- Coloque-as num local com luz natural. Quase todas "as suculentas crescem melhor com luz forte e indireta", ou seja, "não podem ficar em locais de pouca de luz". Também não devem estar em sítios com demasiada luz direta;
- Regue com pouca frequência. "A maioria das suculentas só deve ser regada ligeiramente, cerca de uma vez de duas em duas semanas no verão e ainda menos frequentemente no inverno";
- Fertilize-as na primavera e no verão. "Só devem ser ligeiramente fertilizadas durante a primavera e o verão com uma dose mensal de fertilizante líquido orgânico para plantas de interior ou para suculentas, diluído até metade", aconselha. Quando a estação fria começar deve parar de fazer isto e retomar na primavera.
