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Porque é que as crianças arranjam amigos imaginários?

Luana

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PORQUE É QUE AS CRIANÇAS ARRANJAM AMIGOS IMAGINÁRIOS?

As crianças começam a brincar ao “era uma vez” ou ao “faz de conta” muito cedo, por volta 14/18 meses e, regra geral, por volta dos três anos, podem projetar emoções e comportamentos para um personagem invisível, com quem interagem. É uma forma de experimentar sentimentos de poder, imitando comportamentos agressivos e amorosos por parte dos adultos de referência (zanga/gestos de carinho dos adultos para com ele ou para com amigos), de aprender a lidar com o emergente sentimento de culpa (na medida em que começa a compreender que alguns dos seus comportamentos são considerados negativos ou mesmo proibidos e ao fazê-los sente-se mal e a desiludir/magoar pais ou educadores), e de aprender a lidar com sentimentos de abandono, solidão, entre outros.



EXISTEM SITUAÇÕES QUE PODEM DESPOLETAR O APARECIMENTO DO AMIGO IMAGINÁRIO?

Quando a criança passa por momentos de stresse ou de ansiedade, como por exemplo quando um amigo muda de escola, perante o falecimento de um familiar significativo, separação dos pais, ou mudança de casa, cidade ou país.
- Quando a criança sente saudade de uma pessoa significativa, o amigo imaginário pode substituir o tipo de relação que essa pessoa tinha com a criança, contribuindo para a gestão da angústia face àquela separação/perda.
- Quando a criança sente solidão ou o medo do abandono ou o medo do escuro, este amigo faz-lhe companhia e pode até precisar do consolo e do mimo da criança, reduzindo a ansiedade vivida e ajudando-a a pensar sobre a situação e a procurar formas de a gerir. Entre outras coisas, conversar com o amigo pode ter o efeito de a acalmar, para além de que a ajuda a colocar em palavras o que sente.
- Quando a criança quer ser tão forte e poderosa como sente que são as suas figuras significativas, sejam os pais, os educadores ou algum amigo. Com a ajuda da magia da varinha mágica da fantasia pode resolver todo o tipo de situações ou ser o super-herói que não precisa da ajuda de ninguém. Sob a capa de amigo imaginário, pode imitar os comportamentos zangados dos pais e até ousar dirigi-los a estes.



É NORMAL?

-l Ter amigos imaginários é algo perfeitamente comum e ajuda a criança a lidar com as suas emoções e experiências.
- Reflexo de um desenvolvimento normal das suas capacidades cognitivas e emocionais, proporciona-lhe instrumentos simbólicos, imaginativos e criativos para lidar com o mundo relacional que a rodeia.
- Muitas vezes, nestes amigos, são projetados sentimentos difíceis como a raiva, o ciúme, a inveja e a frustração.
-As conversas das crianças com seus amigos imaginários constituem mais uma via de acesso dos pais ao mundo interno dos seus filhos.
-Quando estiver perante uma brincadeira, não procure controlá-la nem dar indicações de como é que esta deve decorrer.

Lembre-se que as brincadeiras são a forma de as crianças conversarem consigo próprias e com os outros em quem confiam e uma maneira de explorar mentalmente os modos de elaborar e fazer face às situações e emoções da sua vida relacional. l A ajuda de um psicólogo deve ocorrer quando os pais notam que o amigo imaginário vem enquadrar-se no estilo relacional evitante do seu filho e quando as suas conversas com aquele são em tom negativo, traduzindo baixa auto-estima e tristeza.
 
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