• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pato

M

MMAD

Visitante
O pato é uma ave classificada nas famílias Dendrocygninae, Anatinae, Merginae ou Oxyurinae originária da América do Sul. São aves geralmente menores que os anserídeos (gansos e cisnes) e podem ser encontrados tanto em água doce como salgada. Os patos alimentam-se de vegetação aquática, moluscos e pequenos invertebrados e algumas espécies são aves migradoras. Os machos se diferenciam das fêmeas principalmente pela diferença dos sons emitidos pelos animais (o macho emite um som que se assemelha a de um assopro, enquanto a fêmea emite um som semelhante a algo como [fi'fi]) e por possuirem mais carnúnculas ("verrugas vermelhas") na cabeça. Os patos são utilizados pelo homem na alimentação, vestuário (as penas) e de entretenimento (caça). Algumas pessoas caçam essas espécies fazendo com que cada dia se tornem menos a cada ano correndo risco de extinção.

Algumas espécies


* Pato-corredor (Neochen jubat): considerado extinto no estado de São Paulo
* Pato-real (Anas platyrhynchos)
* Pato-ferrão (Plectropterus gambensis)
* Pato-de-rabo-alçado-americano (Oxyura jamaicensis)
* Pato-do-Labrador (extinto)

Confusões entre Patos e Marrecos

No Brasil, é muito comum pessoas leigas confundirem patos e marrecos. Não somente pessoas "comuns", mas também a mídia e até mesmo alguns dicionários de línguas. Prova disso é que se procurarmos pela palavra "pato" em alguns dicionários de língua inglesa, achamado a a palavra "duck" e vice-versa. Além disso, muitas personagens Disney são traduzidos como "patos", como o Pato Donald e a sua família, que inclui o Tio Patinhas e os sobrinhos, quando na verdade eles são marrecos. O conto O Patinho Feio de Hans Christian Andersen, onde o dito patinho acaba por descobrir-se cisne, na verdade é um dito marreco e que acaba por descobrir-se cisne.
 
Topo