• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Introduzir o biberão após amamentar

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Por vezes, e por força das circunstâncias, a mulher tem de parar de amamentar o bebé e começar a dar-lhe o biberão. Esta transição deve ser o mais suave possível e a pensar sempre nas necessidades do mesmo.


Substituir a amamentação pelo biberão

Se trabalha fora de casa a escolha do biberão ganha um novo peso, quando regressa ao local de trabalho, após o cumprimento da licença por maternidade.

Nessa altura, poderá ser mais complicado prosseguir com a amamentação, pelo que o biberão torna-se um substituto valioso.

Assim sendo, poderá iniciar a alimentação a biberão, pelo menos, duas semanas antes de voltar às tarefas profissionais.

Esta antecipação deve-se ao facto do bebé precisar de um certo período de habituação ao novo processo de alimentação. Por mais estranho que pareça, chupar na tetina do biberão requer movimentos de boca e língua diferentes do que chupar no mamilo da mãe.

Além deste período de adaptação, a mãe deve tentar seguir duas outras regras que tendem a tornar a substituição do peito pelo biberão um pouco menos “dolorosa”:



  • Oferecer o biberão um pouco antes da hora habitual da refeição do bebé, por forma a que este possa juntar o apetite à curiosidade de um novo objecto fornecedor de leite, mas sem contudo cair na frustração de estar a ser alimentado por um “mamilo de borracha”.
  • Se o puder fazer, deverá atribuir a tarefa de dar o primeiro biberão ao bebé a outra pessoa (o companheiro, por exemplo), evitando, assim, que a criança se sinta confusa com o facto de a mãe não lhe dar o peito como habitual.
  • No caso de você ter muito leite e necessitar de ir trabalhar, pode tirar o leite com o saca-leite que o passa logo para sacos próprios, congelando-os depois. Quando necessário, o leite é amornado em banho-maria materno quando não estiver presente.


Dificuldades

Há bebés que, apesar dos esforços da mãe, rejeitam constantemente o biberão. Esta é uma situação frustrante que pode ser superada com recurso a quatro técnicas básicas:



  • Utilização de uma tetina o mais semelhante possível com a chupeta do bebé.
  • Aquecimento da tetina com água quente, tornando-a mais apelativa.
  • Colocação de uma porção de leite materno na tetina, incentivando o bebé a chupar.
  • Deixar o bebé mexer e brincar com a tetina do biberão. É a sua maneira de se familiarizar com este objecto estranho.


Caso o bebé continue a rejeitar o biberão, uma, duas, três vezes seguidas, você deverá evitar a tentação de lhe dar mama imediatamente.

O ideal é aguardar cinco ou dez minutos, por forma a que o bebé não associe a sua recusa do biberão a uma gratificação desejada (a amamentação).

Embora, regra geral, até o bebé mais renitente acabe, com o passar do tempo e com a persistência da mãe, por “pegar” no biberão, há casos excepcionais de bebés que nunca se habituam a este processo de alimentação.

Nestes casos, nada mais poderá fazer a não ser resignar-se e aconselhar-se junto do pediatra sobre a melhor forma de contornar a situação.


In:bebes.clix.pt
 
Topo