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EDP aplica 10 milhões de euros na promoção da eficiência energética

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Set 22, 2006
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A EDP apresentou hoje o seu programa de acção para a promoção da eficiência energética , que será desenvolvido ao longo deste ano e que inclui 12 projectos dirigidos aos seus clientes residenciais, comércio, serviços e indústria.
A EDP apresentou hoje o seu programa de acção para a promoção da eficiência energética , que será desenvolvido ao longo deste ano e que inclui 12 projectos dirigidos aos seus clientes residenciais, comércio, serviços e indústria.
Ao todo, serão aplicados 10 milhões de euros, dois milhões dos quais investidos directamente pela EDP e 8,1 milhões pelo PPEC (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo) - promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
"Este programa tem a ver com alterações de comportamentos, com a adopção da atitude certa para uma maior eficiência energética. Para haver um desenvolvimento sustentável, é preciso o envolvimento das pessoas, não pode ser só um ‘statement’. Implica escolher, saber fazer as escolhas, conciliar as diferentes perspectivas e encontrar um equilíbrio económico, social e ambiental", afirmou o presidente da eléctrica, António Mexia, em conferência de imprensa.
Do montante total disponível do PPEC, a EDP obteve 81% devido ao seu conjunto de ideias. "A nossa quota de mercado de ideias é ainda maior do que a nossa quota de mercado", disse Mexia, justificando os 8,1 milhões de euros recebidos naquele âmbito.
O presidente da eléctrica salientou o facto de as energias renováveis representarem mais de metade do investimento de 7,6 mil milhões de euros da empresa até 2010 e referiu a importância das energias novas (ondas, solar, biomassa), acrescentando que a EDP apresentará até ao final de Abril a sua estratégia para a energia solar.
"Portugal foi o país que, em média, mais cresceu na Europa em 2005 e 2006 no desenvolvimento da energia eólica. Estamos no Top 5 mundial da energia eólica", adiantou Mexia, sublinhando que o país reduziu 14% das emissões específicas em 2006, contra uma diminuição de 3% em Espanha.
Para apresentar o Programa Eco esteve Jorge Cruz Morais, membro do Conselho e responsável pela área comercial da EDP, revelando que o programa tem integradas iniciativas que visam mobilizar e ajudar os consumidores na adopção de comportamentos energeticamente mais eficientes.
Entre as novidades estará uma campanha de comunicação para sensibilizar as pessoas e acções por todo o país, com a disponibilização de conteúdos, nomeadamente através do "Energy Bus" – um camião que correrá o país durante dois anos, com demonstrações de divulgação da eficiência energética.
"Será também lançado em breve um ‘site’ completamente novo, específico sobre este tema", afirmou Jorge Cruz Morais, realçando que será igualmente prestada particular atenção às crianças, através de acções de formação e informação em mais de 600 escolas do 5º e 6º anos do ensino básico, o que corresponde a mais de 300 mil alunos. "Teremos também acções com universidades e projectos concretos de eficiência energética", disse.
"Quantos mais parceiros a EDP tiver para promover a eficiência energética, melhor", referiu o responsável pela área comercial, apontando a ADENE, Quercus, Universidade de Coimbra, Instituto Superior Técnico e Instituto do Ambiente como alguns desses parceiros. Com a Quercus, por exemplo, vai ser desenvolvido o Top 10 dos aparelhos mais eficientes por classe (automóveis, máquinas de lavar roupa, de lavar loiça, etc.) – e essa base de dados estará disponível na Internet a partir de 29 de Junho.
Ao nível dos clientes residenciais, a EDP vai promover várias acções, nomeadamente a distribuição de lâmpadas eficientes em troca de lâmpadas incandescentes usadas e o reembolso até um máximo de 34,6 euros aos consumidores que comprem um ecofrigorífico.
No segmento dos clientes empresariais, haverá uma campanha de iluminação eficiente, com a distribuição de 32 mil lâmpadas T5 (mais eficientes) e balastros electrónicos em hospitais, maternidades, etc. Este programa dirige-se ao sector do comércio e dos serviços e as empresas terão de se candidatar, salientou Jorge Cruz Morais, referindo também a iniciativa de controlo do factor de potência e seis seminários dirigidos a empresas para a promoção da eficiência energética e para a apresentação dos financiamentos disponíveis. "Vamos fazer eco destas ideias", afirmou, num jogo de palavras com o programa apresentado.
A EDP irá elaborar um barómetro de eficiência energética, com estudos de opinião e sondagens cujos resultados serão depois divulgados. No conjunto, o programa Eco vai ter um impacto muito significativo, com mais de 400 mil Mwh de energia poupada, o que equivale ao consumo médio anual de 150 mil famílias portuguesas, sublinhou ainda o mesmo responsável.
A apresentação do plano de eficiência energética da EDP culminou com uma actuação de Pedro Abrunhosa ao piano. O cantor associou-se à EDP na promoção do conceito da eficiência no consumo de energia e interpretou o tema "Ilumina-me", que faz parte de um novo trabalho, a ser lançado em finais de Maio. Será o 1º disco eco em Portugal, em parceria com a EDP. Abrunhosa disse que abraça este programa de eficiência energética com clareza, realçando a afinidade poética entre a cultura e a cultura empresarial. "Enquanto não há amanhã, ilumina-me", cantou Pedro Abrunhosa no Museu da Electricidade.
 
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