• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Boticário nega uso de corante proibido CI 20170 em produtos mandados retirar do merca

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Boticário nega uso de corante proibido CI 20170 em produtos mandados retirar do mercado



A marca de cosméticos e de higiene corporal Boticário, comercializada em Portugal pela empresa Tudo Azul, negou hoje que alguns produtos mandados retirar pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) contenham um corante proibido (CI 20170).

Exprimindo "espanto" e "indignação" pela notícia sobre produtos seus mandados retirar pelo INFARMED e alegando o "controlo rigoroso de qualidade" da marca, o Boticário sublinha que os três produtos da marca referidos e que estão no mercado "não contém o corante CI 20170, conforme informação na posse do INFARMED desde Março de 2007".

O Boticário esclarece ainda que tal facto "pode ser constatado na rotulagem dos mesmos nas lojas da marca".

O INFARMED ordenou hoje a retirada do mercado de alguns produtos cosméticos e de higiene corporal, cujo uso representa perigo para a saúde pública devido à presença de substâncias proibidas.

Na lista do INFARMED estão os produtos da marca Boticário "Egeo Woman EDT", "Egeo Man EDT" e "Linda EDT", comercializados pela empresa Tudo Azul - Comércio de Produtos Naturais S.A. por incorporarem um corante proibido (CI 20170).

Também o produto "Face Antiaging 10 viales", da marca "Simildiet" e comercializado pela firma com o mesmo nome, vai ser retirado, por incluir na sua composição as substâncias retinoic acid (um derivado da vitamina A) e calciferol (vitamina D).

De acordo com fonte do INFARMED, todas as substâncias com características químicas ou de toxicidade que não justifiquem a sua utilização como cosmético são proibidas ou a sua utilização é restringida a determinadas quantidades.

Assim, por vezes, essas substâncias são permitidas em medicamentos mas não em produtos cosméticos.

Os produtos "Cera Liposoluvel com dióxido de titâneo 400ml" e "Roller com dióxido de titâneo-corpo 100ml", da marca Albanevosa e comercializados pela firma MC Paz, Ldª, serão recolhidos devido à presença do corante CI 12150.

Da firma Rui Romano SA terão de deixar de ser comercializados os produtos "Framcolor Futura", "Framcolor 221", "Framcolor 2001", da marca Framesi, e "Tigi-Moisture Maniac Shampoo", da marca Tigi.

Nos produtos da marca Framesi foi detectado 2,3-naphthalenediol e no produto da marca Tigi o corante CI 20170.

Também está prevista a recolha das "Ampolas Bioflash NCTC", da marca Mesostetic e comercializado pela firma "Mesostetic SL", por se ter detectado calciferol na composição do produto.

O INFARMED deu um prazo de 10 dias às firmas responsáveis pela colocação no mercado nacional dos produtos para proceder à recolha de todas as embalagens.

O organismo aconselhou ainda aos profissionais e ao público em geral que tenham adquirido ou que estejam a utilizar os produtos em causa para deixarem de os usar e, no caso de os detectarem no mercado, denunciarem essa situação.

Confrontada com a reacção do Boticário, fonte do INFARMED comprometeu-se a prestar esclarecimentos, logo que possível.


FC/PL

Fonte Inf.-Lusa/fim


.
 
Topo