• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Arquivo de Notícias

Status
Não está aberto para novas respostas.

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Proibição espectáculo "rodeo" é um "equívoco" - Associação Portuguesa Rodeo

Proibição espectáculo "rodeo" é um "equívoco" - Associação Portuguesa Rodeo

A Associação Portuguesa de Rodeo (APR) considerou hoje que a proibição de um espectáculo de "rodeio" prevista para hoje numa feira em Estói, Faro, resulta de um "equívoco" e diz não estar em causa a saúde dos animais.

Na sequência de uma providência cautelar apresentada por uma associação de defesa dos animais, o Tribunal de Faro proibiu sexta-feira a realização de um "rodeio brasileiro", programado para acontecer hoje na Feira do Cavalo de Estói.

A proibição decretada pelo tribunal vincula a Megalqueva, a Junta de Freguesia de Estói e a Câmara de Faro, ordenando a estas entidades que se abstenham de realizar o "rodeio", sob pena de multa, lê-se na sentença.

A associação "Animal" considera estes espectáculos muito violentos e com um grau de crueldade considerável pelos animais, pelo que decidiu tentar impedir a realização do "rodeo", conseguindo que o tribunal o fizesse.

Em declarações à Lusa, o presidente da APR, diz que tudo não passa de um "equívoco" e que o conceito de "rodeio" usado nos espectáculos que a associação promove não tem nada a ver com o que se pratica no Brasil ou Estados Unidos.

Isto porque no documento apresentado ao tribunal, a associação "Animal" sublinha que mesmo nos Estados Unidos e no Brasil, de onde são originários este tipo de espectáculos, já houve proibições idênticas, pelo grau de crueldade de que se revestem.

"Tratam-se apenas de montadas em cavalos e touros bravos, sem infligir maus-tratos aos animais e onde o único instrumento usado é uma corda para o 'cowboy' se segurar", afirma José Manuel Carvalho.

Aquele responsável diz que a organização do evento já enviou para o Ministério Público (MP) de Faro um documento onde é usado o princípio do contraditório, explicando-se as características do espectáculo.

"Nós nem chegámos a ser ouvidos pelo tribunal, por isso não tivemos oportunidade de explicar do que trata o espectáculo", disse, afirmando que a competição até serve para promover a raça de touros bravos e mirandesa.

"Os 'cowboys' apenas desafiam os animais, sendo o objectivo da competição ver quem aguenta mais tempo em cima dos animais, não havendo nada que ponha em causa a sua saúde", sublinhou.

A organização ainda não decidiu se vai avançar na mesma com a realização do "rodeio", espectáculo que se insere no campeonato nacional da modalidade, aguardando agora uma indicação das autoridades locais.

"Estamos numa impasse que tem que ser decidido a tempo dos animais e das pessoas que os vão montar chegarem ao Algarve", afirmou, dizendo que estão no Alentejo e que só virão se o espectáculo efectivamente se realizar.



lusa
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Ursos japoneses são 'tingidos' de verde

0,,15450696-FMM,00.jpg


Três ursos polares do zôo de Nagoya, no Japão, mudaram de cor depois de nadar em um lago com algas em excesso. Muitos visitantes pensaram que os animais estavam doentes (Foto: AP)
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
O que o lixo irregular faz aos animais!!

0,,15383611-FMM,00.jpg


Imagem mostra vaca que ficou com a cabeça presa em bacia de máquina de lavar roupa jogada fora de maneira irregular em campo em Higher Fraddon, sudoeste da Inglaterra. A imagem foi divulgada pela Real Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, com o objetivo de mostrar que o lixo irregular pode causar danos aos animais. A vaca sortuda escapou sem ferimentos depois de ter sido socorrida.


G1
(Foto: AP)
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Expedição de 3.400 km registra baleias francas no litoral sul-americano



Foram 3.400 km em nove dias de sobrevôos no litoral do Brasil e do Uruguai. No último domingo, foi concluída uma expedição de monitoramento de baleias francas que registrou 188 animais.

08252192.jpg
(Karina Groch/Divulgação PBF)
Expedição do Projeto Baleia Franca percorreu 3.400 km em nove dias de sobrevôos entre o litoral do Brasil e o do Uruguai​


A iniciativa do Projeto Baleia Franca em parceria com a Organización para la Conservación de Cetáceos - Uruguay (OCC-Uruguay) começou no dia 30 de agosto em Punta del Este (Uruguai) e terminou em Macaé (RJ).

Segundo a entidade brasileira, esta foi a mais longa expedição de monitoramento de baleias já realizada no mundo.

O projeto apontou a presença de 156 baleias francas (incluindo 58 filhotes) em águas brasileiras e 32 em águas uruguaias.

Boa parte delas foi avistada em Santa Catarina, que continua sendo o Estado com maior concentração da espécie.


08252195.jpg

(Karina Groch/Divulgação PBF)
Três adultos e um filhote de baleia franca albina foram registrados pela equipe do projeto, que promoverá ações educativas​


Albinas


Entre os animais fotografados na costa brasileira, os pesquisadores encontraram três raras baleias albinas --duas adultas e um filhote, nascido neste ano.

No geral, o número registrado pelo projeto (que teve apoio da Força Aeronaval Uruguaia e da Petrobras) indica a continuidade da recuperação da espécie, ainda bastante ameaçada, que utiliza a costa do Uruguai e do sudeste brasileiro para reprodução.

Entre as ações decorrentes da conclusão do projeto estarão atividades educativas para a proteção da espécie.




Folha Online
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Macaco-de-tarrafe estava em cativeiro numa residência de Lousada


A GNR anunciou hoje a apreensão de um macaco-de-tarrafe que se encontrava em cativeiro numa residência de Lousada e revelou que o primata foi entregue à guarda provisória do zoo Quinta de Santo Inácio, em Gaia.

A apreensão ocorreu segunda-feira, dois meses depois da GNR ter encontrado uma leoa numa residência do mesmo concelho.

O macaco-de-tarrafe vive habitualmente em savanas, florestas de até 4.500 metros de altitude nas zonas semidesérticas de África.

Em declarações à Lusa, o médico veterinário do zoo Quinta de Santo Inácio disse que o macaco agora apreendido tinha 12 a 14 anos e admitiu que tivesse vindo de Angola.

De acordo com o veterinário, os primatas só podem ser mantidos em cativeiro nos jardins zoológicos ou por instituições científicas e, neste caso, apenas para efeitos de investigação.

O destino final do macaco será determinado pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade.




JN
09.09.08
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Morreu a cadela mais velha do mundo

Morreu a cadela mais velha do mundo

doberman_1220999308.jpg


Bella tinha 203 anos em idade humana. A cadela morreu hoje de ataque cardíaco.

A cadela mais velho do mundo morreu hoje aos 29 anos, o que em idade humana equivale a 203 anos. Bella foi comprada há quase três décadas por um casal inglês.

Um ataque cardíaco acabou por ser fatal para a cadela, que morreu em Liconshire, onde os donos estavam a passar férias. Estes garantem que a cadela tinha 29 anos, mas os registos só recuam até há 26 anos, quando o casal a comprou. Por isso, não consta como nos recordes do Guinness.

O Guinness World Records esclarece que o recorde de cão mais velho era de Butch, um cão norte-americano de 28 anos que morreu em 2003, mas o mais velho cão de sempre era oriundo da Austrália e também viveu 29 anos.



tvnet
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Espécie em extinção completa 20 dias

Espécie em extinção completa 20 dias

corujinha.jpg

Filhote de coruja está na Malásia

Malásia - Um parque malaio conseguiu reproduzir em cativeiro uma coruja da espécie ketupa ketupu. O filhote completa 20 dias de vida nesta segunda-feira (08).

A espécie está na lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), e pode ser encontrada nos bosques da Malásia, Tailândia e nas Ilhas Indonésias. A fêmea da ave de rapina noturna põe um único ovo a cada nidificação, vivendo cerca de 25 anos.

O Parque de Aves Jurong é um dos maiores centros de conservação da Malásia e abriga mais de oito mil aves de 600 espécies. Ele possui a maior coleção de pássaros sudeste asiático e tem reproduzido várias aves em cativeiro.
Foto: Divulgação/CN
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Australia chocada com agressão brutal a canguru

Australia chocada com agressão brutal a canguru

Jovem agressor espancou o animal até este ficar inconsciente. Depois publicou o vídeo da agressão na Internet. As autoridades australianas montaram uma caça ao rapaz.

As autoridades australianas pediram ajuda aos meios de comunicação do país para localizar o "cobarde" que deixou o animal inconsciente. Trata-se de um rapaz, menor, que agrediu violentamente um canguru e depois colocou o vídeo do ataque na Internet.

Desconhecem-se para já vários pormenores sobre o ataque. Não se sabe quando aconteceu, nem se o animal sobreviveu à agressão, escreve o Sol citando agências internacionais.

No vídeo - entretanto retirado de diversos sites onde esteve alojado - vê-se um rapaz a lutar com um canguru, pontapeando e esmurrando-o até o animal cair inanimado.
A imagem do agressor está a ser divulgada nos jornais, sites e canais de televisão australianos.

"Castigo exemplar"

O canguru deveria estar ferido, defendem especialistas em vida animal, pois ao ver-se ameaçado, o mais normal seria que tivesse fugido.

"Só alguém cobarde é que podia atacar um animal magoado, aterrorizado e claramente mais pequeno que o agressor", comentou Michael Beatty, porta-voz da agência australiana de protecção da vida animal, RSPCA.

A entidade prometeu levar o agressor à justiça para que este receba um castigo exemplar.
"Queremos que este cobarde seja apanhado, julgado e condenado", afirmou o responsável.


O video brutal pode ser visto aqui:



aeiou/bbc brasil
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Cão é ouvido como "testemunha" em caso de morte na França



Um cão foi "ouvido" como testemunha na investigação de uma misteriosa morte ocorrida há dois anos e meio em um subúrbio de Paris.

O animal foi trazido ao caso para reforçar a tese de que sua dona, uma mulher de 59 anos encontrada enforcada em seu apartamento em Nanterre, nas proximidades da capital francesa, foi vítima de um assassinato.

A tese, defendida pela família, contraria a posição da polícia, que não lançou uma investigação completa de assassinato por falta de evidências.

Para aportar elementos às investigações, o juiz Thomas Cassuto decidiu confrontar um possível suspeito com o cachorro, que se acredita ter sido a única "testemunha ocular" do crime.

A "acareação" foi realizada em julho passado com a ajuda de dois psicólogos veterinários, segundo informação veiculada na rádio France Info e reconfirmada pela mídia local.

Notas

Um funcionário do tribunal ficou responsável por tomar notas cuidadosas sobre o comportamento do cachorro ao longo de todo o período. Segundo a France Info e o canal de notícias LCI, o cão foi apresentado a dois suspeitos.

Entretanto, de acordo com o periódico satírico "Le Canard Enchainé", o animal não teria demonstrado "reação significativa" senão em um determinado momento quando se agitou próximo de um policial que cuidava do animal.

"Esse latido, certamente um tanto banal, não pode ser desconsiderado", afirmou um advogado à rádio Franco Info, em declarações reproduzidas no diário "Le Figaro".

"Ele aporta (evidências) a uma linha de investigação longa e complexa, à qual várias outras evidências já foram recolhidas."

"Não seria portanto o determinante para condenar qualquer pessoa com base nessa confrontação", ele acrescentou.

A história mais diverte que convence magistrados escutados pela mídia francesa. "Quando nos damos conta da fragilidade de um testemunho humano, que pensar do testemunho canino?", questionou um à rádio France Info.

Já o presidente do sindicato dos magistrados disse ao canal de notícias LCI disse que um cão "não pode ser testemunha" em um processo. Ele qualificou a história de "inédita".

Outras fontes escutadas pela imprensa francesa lembraram que os dois anos e meio decorridos entre o incidente e os dias atuais correspondem a 17 anos na vida de um cachorro, o que fragilizaria ainda mais as possíveis memórias do cão sobre o evento.



BBC Brasil
 

ze_grua

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
olha se fosse o famoso max:naodigas::naodigas:
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Descoberto marisco que alimentou humanos primitivos

Descoberto marisco que alimentou humanos primitivos


Análises genéticas ajudaram a identificar uma nova espécie de mariscos gigantes no Mar Vermelho. O molusco pode oferecer pistas sobre como e por que os seres humanos migraram para fora da África, mais de 100 mil anos atrás. O aparente quase colapso da espécie naquela época parece apontar para exploração excessiva pelos primeiros caçadores nómadas, diz o estudo, publicado pela revista Current Biology

Exemplares vivos da espécie que habita em águas rasas são escassos, hoje. Os pesquisadores localizaram apenas 13 animais ao longo da costa jordaniana no Mar Vermelho, ainda que a espécie pareça ter sido o marisco gigante dominante no passado.

A descoberta alimentou especulações no sentido de que os modernos seres humanos que abandonaram a África pela região do Mar Vermelho, 110 mil anos atrás, foram motivados em parte pelo desaparecimento dos frutos do mar – talvez o primeiro exemplo de exploração excessiva dos recursos marinhos, segundo o estudo.

A descoberta também ilustra a dependência dos seres humanos do passado quanto ao ambiente natural, afirma o principal autor do estudo, Claudio Richter, ecologista marinho do Instituto Alfred-Wegener de Pesquisa Polar e Marinha, na Alemanha.

Uma nova espécie

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriram a espécie desconhecida enquanto estudava o ciclo vital dos mariscos gigantes do Mar Vermelho, a fim de criá-los para fins de comércio de espécies destinadas a aquários, explicou Richter em e-mail.

Fósseis indicam que o misterioso marisco gigante no passado dominava os terraços elevados dos recifes, e que sua exploração excessiva talvez tenha começado 125 mil anos atrás.

Embora a nova espécie responda por mais de 80% das conchas fossilizadas encontradas, ela representa menos de 1% da população actual de mariscos da área, de acordo com o estudo. "Quanto mais recuamos no tempo, mais T. constata. E as conchas também são muito maiores que as das espécies actuais", afirmou Richter.

Consumo excessivo


O novo marisco gigante é encontrado exclusivamente em águas muito rasas, o alcance fácil de seres humanos, o que o torna muito mais vulnerável a exploração excessiva do que seria o caso com outras espécies, afirma Richter. "A perda notável de grandes espécimes é uma prova clara de consumo excessivo", explica.

A teoria bate com o registo histórico conhecido, disse Marc Kochzius, um membro da equipe, que conduziu uma análise genética sobre a espécie desconhecida. "O declínio do T. constata coincidiu com o abandono da África pelos seres humanos", ele disse. "Nossa proposição teórica é a de que os mariscos gigantes, especialmente o Tridacna constata, eram um valioso recurso alimentar, e fácil de explorar nos recifes rasos", ele acrescentou em mensagem de e-mail.

John Shea, paleoantropologista da Universidade de Stony Brook, em Nova York, disse que as constatações se enquadram à hipótese de que os seres humanos tenham começado a migrar para fora do nordeste da África porque estavam trabalhando mais arduamente para obter retornos alimentícios sempre menores.

Outros factores também podem ter contribuído para o declínio da espécie de mariscos, disse Shea, que não participou do estudo.

"O declínio anterior aconteceu durante o último período interglaciária, um período de rápidas alterações climáticas", no qual surgiram temperaturas mais elevadas e uma alta no nível dos mares, ele afirmou em mensagem de e-mail. A salinidade do Mar Vermelho também pode ter sido um factor, ele disse. "Não seria necessário muita mudança na química do mar para causar grandes mudanças bióticas".


Tradução: Paulo Migliacci
Portal Brasil
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Homem de bicicleta atropela urso

Homem de bicicleta atropela urso

Professor derrubou animal de 136 quilos mas sofreu apenas alguns arranhões

Jim Litz, professor de uma escola em Missoula, EUA, atropelou um urso de 136 quilos, de bicicleta. O professor de ciências pedalava a cerca de 40km/h quando foi surpreendido por um urso. Jim não teve tempo de travar atropelando o animal, escreve o site Globo.

Com o impacto, Jim foi projectado da bicicleta e chocou conta a vítima desta história, o urso. O animal caiu em cima do capacete do professor e arranhou-lhe as costas antes de este conseguir escapar.

Jim foi salvo pela mulher que, de carro, o levou para o hospital. O professor terá apenas sofrido alguns arranhões e poderá voltar a dar aulas já na próxima sexta-feira. Do urso não há informações.




lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Mulher é expulsa de casa pelo pit bull da família em MG

Foi preciso aplicar tranquilizante no animal em Varginha.
Veterinário disse que cachorro não voltará para a família.

Uma mulher foi expulsa de casa pelo cachorro da família, em Varginha (MG). Foi preciso aplicar tranquilizante no animal, da raça pit bull, para que ele fosse levado até o canil da cidade, neste sábado (13).

A dona do pit bull Max começou a perceber um comportamento estranho no animal. Ela não quer aparecer e está com medo do cachorro. Por isso ela resolveu ficar do lado de fora da casa.



“O animal está em um lugar bem amplo e por isso não foi possível a aproximação sem colocar em risco a vida dos funcionários da prefeitura e dos bombeiros”, disse o sargento Paulo Estêvão, do Corpo de Bombeiros da cidade.



Ela contou para os guardas municipais que o cão convive com a família desde filhote. Funcionários do canil municipal e bombeiros tentaram controlar o animal com uma enforcadeira. Ao perceber a presença de pessoas estranhas, ele ficou mais agressivo.



Foi preciso sedar o animal com dardos de tranquilizantes, disparados por meio de zarabatana. “Você cria ele manso, mas uma hora ele stressa. Ou uma conduta que ele vem sofrendo e que os proprietários não contam para nós”, disse o veterinários Marcos Mina.



Foram necessárias três horas e meia para conseguir dominar o pit bull, que foi levado para o canil de Varginha, onde deve ficar separado dos demais animais.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Cão chama serviço de emergência e salva vida do dono nos EUA

Buddy já era o melhor amigo de seu dono. Agora, o policial Joe Stalnaker lhe deve a vida.

O pastor alemão chamou uma ambulância após ver seu dono passar mal em casa, na cidade de Scottsdale, no Arizona (EUA). Buddy, que é adestrado, grunhiu e latiu ao telefone quando o atendente do número de emergência (911, nos Estado Unidos) perguntou se alguém precisava de ajuda.

O cão tem um ano e meio e sabe apertar a tecla programada do telefone referente ao serviço de emergência até escutar um atendente do outro lado da linha.

Na gravação do chamado, pode-se ouvir: "Alô, aqui é 911. Alô... Você pode me ouvir? Há alguém aí para quem você possa passar o telefone?". Diante da reacção do animal, uma equipe foi mandada ao local, onde chegou três minutos após a solicitação.

O caso ocorreu na última quarta-feira (10). O policial Mark Clark afirmou que Stalnaker ficou dois dias em um hospital e se recuperou do ataque.

"É realmente incrível", disse Clark à Associated Press. "Mesmo os atendentes mais antigos nunca viram algo assim."

Segundo o policial, uma equipe é enviada sempre que o telefone de emergência é accionado. Neste caso, havia também um aviso sobre o registro de Stalnaker no sistema informando que há um cão apto a chamar o serviço quando o dono estiver incapacitado.

Causa nobre

Buddy foi adoptado quando tinha dois meses na entidade Paws with a Cause, que treina cães para prestarem assistência a pessoas com problemas de saúde ou algum tipo de limitação. O pastor alemão foi treinado para pegar o telefone caso o dono apresentasse sinais de um ataque.

Ele já chamou a emergência em duas situações anteriores. Eventualmente, Salnaker tem ataques causados por danos no cérebro resultantes de um exercício militar realizado dez anos atrás.


.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Pesquisa vai observar o comportamento de tubarões

Pesquisa vai monitorar o comportamento de tubarões

869444-4428-it2.jpg


O Instituto de Ciências Marinhas de Sydney, na Austrália, libertou sete tubarões tapete no porto da cidade nesta terça.

Os animais foram capturados e equipados com dispositivos que emitem ondas sonoras que serão utilizados para monitorar o comportamento da espécie. As informações são da agência AP.

Os sete tubarões são filhotes e têm cerca de 80 centímetros de comprimento. O estudo pretende averiguar como estes animais interagem com outras espécies marinhas.

Os tubarões tapete, receberam este nome por ter uma camuflagem com marcas simétricas que se assemelha a padrões utilizados em tapeçaria. Subespécie da família Orectolobidae, eles são encontradas em águas tropicais e temperadas no Oceano Pacífico e Oceano Índico, principalmente nas proximidades da Austrália e Indonésia.


Redação Terra
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Cientistas alemães descobrem formiga de 120 milhões de anos

Cientistas alemães descobrem formiga de 120 milhões de anos

Biólogos alemães descobriram uma espécie de formiga que eles acreditam ser a mais antiga do planeta, surgida a cerca de 120 milhões de anos.

Os pesquisadores do Museu de História Natural de Karlsruhe descobriram o inseto de 3 milímetros de comprimento na floresta amazônica, em 2007, e esperam que ela esclareça o início da evolução das formigas.

"É, de longe, a descoberta mais espetacular dos meus 26 anos de carreira", disse o biólogo Manfred Verhaagh, na terça-feira.

Os cientistas de Karlsruhe já haviam encontrado uma espécie não-identificada de formiga de tipo parecido na floresta amazônica do Brasil, em 2003. No entanto, devido a um acidente no laboratório, o inseto se desidratou, tornando impossível a continuação da pesquisa, segundo Verhaagh.

No ano passado, outra equipe de pesquisadores do museu estava na floresta para pesquisar fungos quando se deparou com o inseto minúsculo. A equipe chamou o descoberta de "Martialis heureka".

Parecendo uma vespa em miniatura, o inseto não se parece com nenhuma outra formiga e, provavelmente, sua existência remonta a 120 milhões de anos atrás. Logo, este seria o ser mais antigo a ainda habitar a Terra, segundo Verhaagh.

Os cientistas usaram amostras de DNA de uma das patas dianteiras da formiga para estabelecer a provável idade da espécie.

A última descoberta de nova espécie de formiga aconteceu em 1923, disse o cientista.


Reuters
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Primeiro panda nascido em zôo do Japão tem filhotes

Primeiro panda nascido em zôo do Japão tem filhotes

A ursa Rauhin, um panda gigante de sete anos que nasceu em um zoológico do oeste do Japão, deu à luz ontem a dois filhotes, informa a agência AFP.

869073-3084-it2.jpg


Os filhotes, um macho e uma fêmea, já são a maior atração do zôo.

"Estamos muito satisfeitos por ver que um panda gigante criado neste jardim zoológico pôde ter filhotes", informou Tomoko Kumakawa, porta-voz do Adventure World, localizado em Wakayama.

Segundo ela, não está claro se a gravidez foi o resultado natural de um acasalamento com um macho da espécie, trazido da China, ou da inseminação artificial à qual Rauhin foi submetida para aumentar as chances de reprodução.

Em cativeiro, os pandas gigantes são famosos pela sua falta de desejo sexual que resulta na diminuição do número de exemplares da espécie. Mesmo com inseminação artificial, a reprodução também é difícil porque as fêmeas só entram em período fértil uma vez ao ano.


Redação Terra
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Descoberta nova formiga na Amazónia


Espécie diferente do que é conhecido


Uma equipa da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, teve de criar uma nova sub-família de formigas, depois de ter sido descoberta uma nova espécie tão diferente do que era conhecido até aos dias de hoje.

A formiga foi descoberta na Amazónia e as suas diferenças levam os cientistas a referir que o insecto poderia ter vindo de Marte, motivo pelo qual designaram uma nova família, a Martialinae, só para ela, algo que não acontecia desde 1923.

Os dois primeiros espécimes da Martialis heureka foram descobertos em amostras de solo que acabaram por se perder. Cinco anos passados os investigadores conseguiram descobrir a nova formiga trabalhadora e, desta forma, confirmar a existência da espécie.

Apesar de ser diferente em tudo, a Martialis heureka apresenta características comuns às das vulgares formigas.

Num artigo publicado na revista «Proceedings of the National Academy of Sciences», um dos co-autores descreveu que «esta descoberta indicia que existe uma riqueza de espécies, possivelmente com uma enorme importância evolutiva, que está escondida nos solos das florestas tropicais ainda existentes».

De entre as principais características desta nova espécie, estão os dois ou três milímetros de comprimento, o facto de não possuir olhos, apresenta duas grandes mandíbulas e as suas patas da frente são finas e mais longas que o habitual.

A partir destas mesmas características os cientistas concluiram assim que a espécie habita no solo, mantendo pouco ou nenhum contacto com a luz do dia, estimando-se ainda que se alimente de outros insectos, artrópodes ou anelídeos, explica o Público.




Fábrica de Conteúdos
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Animais: Associação Animal e Movimento Anti-Touradas contra I Rodeio do Porto

Animais: Associação Animal e Movimento Anti-Touradas contra I Rodeio do Porto
Porto, 17 Set (Lusa) - A Associação Animal e o Movimento Anti-Touradas de Portugal manifestaram-se hoje contra a realização do I Rodeio do Porto, que começa sexta-feira com animais (bois e cavalos) provenientes do Brasil.

A Associação Animal decidiu interpor uma providência cautelar para impedir a realização do espectáculo, que decorre até domingo no Parque da Cidade do Porto, mas a decisão do tribunal de ouvir a parte contrária, a quem deu 10 dias para se pronunciar, inviabiliza essa pretensão.

"Ao decidir ouvir a parte contrária, o tribunal (...) inviabilizou o sucesso do procedimento cautelar a tempo de travar o rodeio", lamenta a associação num comunicado enviado à Lusa.

Nesse sentido, admitiu que "já não existem condições jurídicas para impedir que bois e cavalos sejam barbarizados neste vergonhoso rodeio".

Apesar disso, a associação anunciou que pretende "dar seguimento" à providência cautelar, por considerar ser importante uma decisão judicial sobre o assunto, admitindo ainda "responsabilizar a Câmara do Porto por licenciar e apoiar um espectáculo de violência contra animais".

Para o presidente da Animal, Miguel Moutinho, "é absolutamente vergonhoso ver a Câmara do Porto e a empresa municipal Porto Lazer a licenciarem e apoiarem um espectáculo de violência contra animais".

"O Estado português deve ser um promotor da defesa dos animais e não o contrário", defendeu.

Por seu lado, o Movimento Anti-Touradas de Portugal (MATP) manifestou hoje a sua oposição ao I Rodeio do Porto, considerando que este tipo de eventos "não são mais do que espectáculos de violência perpetrada sobre animais indefesos".

"Não poderemos ambicionar por um ser humano evoluído e capaz de responder de forma responsável e consciente aos problemas do mundo enquanto nos mantivermos presos a comportamentos retrógrados e pouco dignificantes para o homem", refere o MATP, num comunicado enviado à Lusa.

Nesse sentido, o movimento apelou a que não sejam vendidos bilhetes e à retirada dos apoios dados por diversas empresas e entidades, ameaçando "denunciar publicamente a nível nacional e internacional a sua conivência com maus-tratos a animais".

FR.

Fonte:Lusa/fim
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Minhocas libertam terra de cultivo de contaminantes

Minhocas libertam terra de cultivo de contaminantes

Já se sabia que o húmus de minhoca misturado com terra aumentava a produção hortícola. Em alguns locais, são utilizadas preparações deste tipo nas plantações de cenouras e de outros vegetais, para aumentar a produção dos agricultores sem usar os habituais adubos, que, como se sabe, durante muitos anos envenenaram terras e águas.
Também se sabia, e faz parte da cultura popular, que terreno onde se encontrem minhocas é sempre bom para plantar e garante uma boa produção.

Agora, uma equipa da Universidade de Reading apresentou resultados numa conferência, em Liverpool, que demonstram que a cadeia de, sucessivamente, comer e expelir terra característica das minhocas, não só tornam por si a terra mais fértil, mas também retiram elementos tóxicos e metais pesados dessa mesma terra, funcionando quase como filtro de contaminantes. Este processo é extremamente lento e, para ser eficiente, necessita de várias “gerações” de minhocas a trabalhar arduamente neste processo, até que seja possível considerar limpo um pequeno pedaço de terra.

O estudo demonstrou até agora que, graças ao facto de produzirem uma proteína com afinidade para certo tipo de metais, as minhocas conseguem libertar as terras de arsénio, chumbo, cobre e zinco entre outros. Concretamente, a metalotineína – assim se designa essa proteína – funciona para esses metais como uma espécie de cápsula que os guarda no seu interior, mantendo-os agarrados a si. Nas associações assim geradas, designadas “complexos” pelos químicos, os metais apresentam-se numa forma que se pode dizer quimicamente inactiva.

De agora em diante, as minhocas vão certamente continuar a melhorar a nossa terra, mas em maior número, para que os excessos cometidos no passado possam lentamente ser retirados da terra, proporcionando a todos os seres vivos da cadeia alimentar uma vida melhor.


Fonte: Desconhecida (dúvidosa)​
 
Última edição por um moderador:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo