- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,951
- Gostos Recebidos
- 1,237
Uma das dicas mais dadas para os amantes de plantas é usar a água do arroz como fertilizante. A ideia é simples: depois de lavar o arroz (ou mesmo cozê-lo), a água que sobrou poderá ser usada para proporcionar às plantas os nutrientes que precisam.
Mas será que esta prática traz realmente benefícios? Especialistas do website de Martha Stewart responderam a esta questão.
A água do arroz é mesmo boa para as plantas?
A resposta imediata é não, a água do arroz não fornece os nutrientes de que as plantas precisam.
De acordo com Elin Harryson, especialista em plantas, esta água "não contém nitrogénio, fósforo ou potássio suficientes para substituir um fertilizante comercializado".
Para o horticultor Justin Hancock, embora a água "contenha amidos libertados pelo arroz", estes não são necessariamente nutritivos.
É recomendável regar as plantas de interior com água de arroz?
Apesar de não ser um fertilizante, a água de arroz poderá ser usada para regar as plantas. No entanto, o seu uso é mais para evitar o desperdício de água.
"A quantidade de nutrientes que se perdem por lixiviação, depois de serem decompostos numa forma que as plantas possam usar, é praticamente insignificante", realça Hancock.
Se a usar, certifique-se de que a água não tem sal, uma vez que este poderá prejudicar as suas plantas.
Desvantagens de se usar água de arroz
Existem algumas desvantagens no uso da água de arroz para regar as plantas de interior.
A maior, segundo Hancock, é "usá-la em excesso ou com muita frequência, o que leva à acumulação de amido no solo e à proliferação de fungos ou bactérias".
Se a decidir usar, escolha apenas a fresca e não a guarde, pois a água de arroz poderá fermentar e estimular o crescimento bacteriano. As plantas de interior que já estejam murchas ou infestadas com pragas também não deverão ser regadas com água de arroz, informa Harryson.
IN:NM
