Portal Chamar Táxi

Vista + Xp ( è possivel )

Status
Não está aberto para novas respostas.

algoritmo

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas ppl,
Tenho um portatil toshiba com o vista. é possivel ter também o Xp? ter os dois sistemas instalados e despois optar por qualquer um?

cumps
AL

Anistruk

GF Prata
Entrou
Abr 11, 2007
Gostos Recebidos
1
boas
sim é. crias uma nova partiçao e instalas o xp, depois tens de configurar o boot pra poderes escolher no arranque que sistema queres.

abraço

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
o ser possivel é axo que não é muito aconselhável

pedrito505

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
so não é muito aconselhado se tiverem os dois instalados na mesma partição. de resto, se for um bom disco rígido é indiferente.

flyer

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Amigo Algoritmo

Para teres os dois SO é necessário que tenhas no minimo duas partições e depois é aconselhavel instalar primeiro o XP e só depois o Vista, senão penso que se for ao contrário terás que definir manualmente o arranque.

:38:

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Gostos Recebidos
0
boas, amigo, para teres os dois sistemas operativos, tens de ter um disco grande capacidade, para dividir em 3 partições, uma para cada sistema operativo e uma terceira para ficar comum entre eles para os teus ficheiros, depois tens de instalar sempre 1º o windows xp, depois então o vista noutra partição e no final de tudo instalado, é só no arranque do pc selecionas na opção um ou outro, geralmente se deixares andar ele por x tempo por ele proprio vai para o windows que estiver 1º na lista ou seja por ordem,

portanto como é um portatil, convem um disco grande, duas partições de pelo menos com 30gigas cada , e uma terceira comum entre os dois no caso de algo correr mal não perderes os dados se tiveres de formatar a partição de um dos SO's, num pc fixo pode ser o mesmo processo ou dois discos rigidos, mas pronto é bom se tiveres muita coisa que não corra bem no windows vista e teres os windows xp, mas só teem um problema, se por algum motivo, um deles empanca, ao reintslares tudo o systema de arranque vai ao ar, e depois lá tens de começar tudo outravez, bem uma sugestão mais simples, arranja o VMware (virtual machine), é um programa que cria um pc dentro de outro, ou seja cria uma imagem vritual no disco do pc, e instalas os windows xp, sem problemas nenhuns, nem afecta o windows vista, e podes abri-lo sempre que precisares é como se fosse 2 pc's num só, e algo correr mal no xp, apagas e voltas a refazer a imagem sem danificar o sistema operativo principal...
é o que muita gente usa se tiver de usar varios So's na mesma maquina e não querem andar as voltas com grandes instalações se ocorrer problemas, basta que tenhas no pc instalado o vmware e tá andar, a imagem até pode andar num disco portatil e ser executada em qualquer pc, deste que la´tenha instalado o programa para ler a imagem, muito simples e sem problemas...

touromelga...

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
boas, amigo, para teres os dois sistemas operativos, tens de ter um disco grande capacidade, para dividir em 3 partições, uma para cada sistema operativo e uma terceira para ficar comum entre eles para os teus ficheiros, depois tens de instalar sempre 1º o windows xp, depois então o vista noutra partição e no final de tudo instalado, é só no arranque do pc selecionas na opção um ou outro, geralmente se deixares andar ele por x tempo por ele proprio vai para o windows que estiver 1º na lista ou seja por ordem,

portanto como é um portatil, convem um disco grande, duas partições de pelo menos com 30gigas cada , e uma terceira comum entre os dois no caso de algo correr mal não perderes os dados se tiveres de formatar a partição de um dos SO's, num pc fixo pode ser o mesmo processo ou dois discos rigidos, mas pronto é bom se tiveres muita coisa que não corra bem no windows vista e teres os windows xp, mas só teem um problema, se por algum motivo, um deles empanca, ao reintslares tudo o systema de arranque vai ao ar, e depois lá tens de começar tudo outravez, bem uma sugestão mais simples, arranja o VMware (virtual machine), é um programa que cria um pc dentro de outro, ou seja cria uma imagem vritual no disco do pc, e instalas os windows xp, sem problemas nenhuns, nem afecta o windows vista, e podes abri-lo sempre que precisares é como se fosse 2 pc's num só, e algo correr mal no xp, apagas e voltas a refazer a imagem sem danificar o sistema operativo principal...
é o que muita gente usa se tiver de usar varios So's na mesma maquina e não querem andar as voltas com grandes instalações se ocorrer problemas, basta que tenhas no pc instalado o vmware e tá andar, a imagem até pode andar num disco portatil e ser executada em qualquer pc, deste que la´tenha instalado o programa para ler a imagem, muito simples e sem problemas...

touromelga...

boa explicaçao, podes usar tambem o Virtual Pc da microsoft...

filopox

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Gostos Recebidos
0
Tenho os dois instalados + ou - 6 meses e 5**** em repartições diferentes claro. Quando inicia pede qual quer arrancar (Instalar 1ºXp depois o vista)

Última edição:

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
nao precisa de ter grande disco e muito menos precisa de ter 3 partiçoes e nao vejo pq nao seja aconselhavel e digo mais, ate é bastante aconselhavel pois da sempre hipotese de se tiver um problema grave em q nao consiga arrancar um dos sistemas operativos entra pelo outro e consegue recupearar o problema como ja aconteceu comigo com um virus q me impedia de arrancar o vista ate mesmo em modo de segurança e portanto entrei pelo XP e consegui recuperar o vista removendo o virus no vista atraves do antivirus q tinha instalado no XP... agora a parte disso ... tenho em casa dois pc desktop e dois portateis e em todos tenho os dois sistemas operativos e dual boot no arranque e num dos portateis apenas tenho um disco de 60 gigas o qual particionei nas proporçoes 40 gigas para o vista q ocupa +- 15 gigas instalado e 20 gigas para o XP que ocupa +- 2gigas instalado... e todos funcionam na perfeiçao

JJCP

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 19, 2007
Gostos Recebidos
0
Boa tarde.À muito tempo que ando a tentar fazer isso nos meus computadores (mesa e portátil). O problema é que não tenho o cd do Windows vista nem do XP.Será que alguém me pode arranjar isso?Obrigado

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Gostos Recebidos
0
Boa tarde.À muito tempo que ando a tentar fazer isso nos meus computadores (mesa e portátil). O problema é que não tenho o cd do Windows vista nem do XP.Será que alguém me pode arranjar isso?Obrigado

boas amigo, basta uma pergunda, não vale apena a repetires num espaço de uma hora igual...

tudo o que precisas está aqui no forum, os dois SO's é descarregar e gravar num cd e num dvd, e pronto, é só procurares...

touromelga...

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas!
Eu tinha 2 so xp pro em duas partições do mesmo disco no portatil da minha filha até há poucos dias. Tenho também uma terceira partição onde estão os dados importantes guardados. Ontem uma das partições (c:) flipou e lá fui eu instalar um so xp pro sp3 (com aspecto de vista).
Agora tenho um problema que é não conseguir arrancar o sistema operativo da outra partição (d:).
No arranque aparecem os dois mas quando escolho o "so velho" aparece uma mensagem a dizer que falta um ficheiro dll de sistema na raiz e não arranca.
Alguém sabe como devo fazer?
Abraço e obrigado.

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Bom , se bem entendi, tu tinhas o XP profissional em duas partiçoes do disco... nao sei qual a utilidade de teres o mesmo sistema operativo da mesma versao duplicado. Quanto ao teres instalado de novo o xp noutra partiçao com o SP3 e ter deixado de funcionar a versao anterior acho q provavelmente formataste a partiçao q tinha o sistema operativo anterior bom e deixaste a q estava danificado ou caso nao tenhas feito isso entao houve um erro ao criar dual boot e ficaste com o caminho de arranque do sistema operativo anterior q tava danificado . so tens duas soluçoes
1ª. entrares pelo sistema operativo q ta a funcionar e colocares o ficheiro em falta no directorio correcto mas atençao q o ficheiro em falta teras de o mover do cd do sistema em causa e nao do sistema em q estas a trabalhar.
2ª. formatares por completo o pc , criares de novo partiçoes e começares a instalar os dois SO começando por instalares o SO mais antigo e depois entao o mais recente para q seja criado dual boot correctamente.......Abraço

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas! Começo por agradecer a ajuda!

Bom , se bem entendi, tu tinhas o XP profissional em duas partiçoes do disco... nao sei qual a utilidade de teres o mesmo sistema operativo da mesma versao duplicado.

De facto, entendeste bem. Nos pc's que tenho crio sempre 3 partições: uma para os meus backups de software, documentos e outros dados que não posso correr o disco de perder e outras duas com sistemos operativos (por vezes iguais). A ideia é, se ficar de repente com problemas de boot ou outro tipo de problemas num sistema operativo, ter outro logo à mão para poder trabalhar e também para poder a partir dele consertar o outro (caso tenha conserto) ou mesmo reinstalar de novo.

Quanto ao teres instalado de novo o xp noutra partiçao com o SP3 e ter deixado de funcionar a versao anterior acho q provavelmente formataste a partiçao q tinha o sistema operativo anterior bom e deixaste a q estava danificado

Não creio que fosse esse o caso, uma vez que tive o cuidado de confirmar com atenção a letra da partição e igualmente o tamanho dela. Em todo o caso só posso ter a certeza a 100% logo quando chegar a casa, verificando as pastas de cada um deles (como tenho antivirus diferentes em cada uma delas, não vai ser difícil).

ou caso nao tenhas feito isso entao houve um erro ao criar dual boot e ficaste com o caminho de arranque do sistema operativo anterior q tava danificado.

Erro na criação da dual boot, talvez tenha acontecido, mas o arranque está a acontecer no sistema operativo que instalei agora e que é também um xp pro mas com skins do Vista e portanto sei que ele arranca para o Vista e não para o xp da outra partição.

so tens duas soluçoes
1ª. entrares pelo sistema operativo q ta a funcionar e colocares o ficheiro em falta no directorio correcto mas atençao q o ficheiro em falta teras de o mover do cd do sistema em causa e nao do sistema em q estas a trabalhar.

Achas então que posso experimentar a partir do ultimo sistema operativo instalado e que é o que está a arrancar, copiar do cd do sistema operativo antigo o ficheiro em falta para o sítio onde a mensagem indica que está em falta e que será então o sistema operativo antigo?

2ª. formatares por completo o pc , criares de novo partiçoes e começares a instalar os dois SO começando por instalares o SO mais antigo e depois entao o mais recente para q seja criado dual boot correctamente

Achas mesmo que terá de ser tão radical? Não se conseguirá através da edição do ficheiro boot.ini resolver a questão?

Abraço e mais uma vez obrigado!

flyer

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Amigo Maca1965

Se tiveres o cd bootable do xp, também podes entrar pelo cd e quando chegar ao quadro em que te permite instalar, também deves ter a opção de reparar "R", entras por ai e executas o bootcfg e defines as opções de boot.

:spi70[1]:

rics

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2007
Gostos Recebidos
0
sim e bem possivel

eu tambem tenho os dois e travalha 5 estrelas
:spi70[1]:

jorge s

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
eu uso o xp, o vista, e o ubunto. Sei que é muita coisa. :Espi06: :Espi06: :Espi06: é possível através de qualquer um deles aceder aos ficheiros do outro...
cumprimentos

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Tenho o Vista Ultimate, Windows XP PRO SP2 e o Mandriva 2007 sem me dar um ùnico problema.

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas já chegamos a conclusão que é possível ter vários sistemas operativos , num só pc.

Por isso Tópico fechado

Status
Não está aberto para novas respostas.