Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
Animação expõe um pouco do projeto de construção de megatorres de captação e distribuição de energia solar.
Situada no deserto da Austrália, esta usina de energia solar será a mais alta construção do mundo e também a mais ambiciosa obra para gerar eletricidade a partir de uma fonte não poluente.
O maior projeto de produção de energia solar do planeta está sendo construido em Mildura, no meio do deserto australiano.
Uma torre de 1 quilômetro de altura por 130 metros de diâmetro, que será a mais alta construção do mundo quando ficar pronta, em 2009, será erguida no centro de um imenso painel
solar, de 20 quilômetros quadrados.
Se tudo correr como o previsto, o calor gerado pelo painel formará uma corrente de ar de até 50 quilômetros por hora na enorme chaminé, o bastante para movimentar 32 turbinas, gerar 200 megawatts de energia e abastecer até 1 milhão de pessoas.
O gigantismo do projeto dá uma idéia de quanto fontes renováveis como o sol
e os ventos começam a merecer atenção e se tornar viáveis
Trata-se de um site - parece um blog - que publica vídeos com duração de um minuto sobre temas científicos. Agora, está no ar um curta-metragem explicando como se adquire energia proveniente das ondas do mar. O Cienciaenunminuto.com é em espanhol, mas fácil de entender.
A Energia Hídrica é nem mais nem menos a energia que poderemos obter através da água. Resulta da transformação da energia potencial da massa de água em energia cinética de rotação da turbina hidráulica, que por sua vez transforma-se em energia eléctrica. Dependendo da tecnologia empregue, a cada processo poderá ser atribuído um rendimento de 80%.
Do ponto de vista da ecologia a biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal.Do ponto de vista da geração de energia, abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como ou para a produção de combustíveis.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada num ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema.
Parte dessa energia acumulada é empregue pelo ecossistema para a sua própria manutenção.
A radiação solar, naturalmente, fornece a energia luz e calor. Ela também pode ser transformada em eletricidade. Além disso, a radiação é essencial para as plantas (através da fotossíntese), para obter energia e de viver. As plantas são a base da cadeia alimentar na terra (também nos oceanos, é claro), fornecendo energia para todo o reino animal. Petróleo, gás e carvão são o produto da decomposição dos restos de plantas e animais que viveram há milhões de anos. Algumas plantas também são utilizados recursos como a biomassa para gerar energia (lenha, carvão).
E ainda há mais! A energia solar gerada pela evaporação da água do mar, o que precipita em lagos e rios, que são utilizados na geração de hidroeletricidade. Em algumas áreas mais quentes do que outros, o Sol produz diferenças no “peso” das massas de ar, sistemas de geração eólica do planeta: energia eólica.
Na sociedade de hoje, estamos a utilizar a energia do sol dá-nos uma série de aspectos. Radiação directa serve para secar (roupas, frutas), o aquecimento e para cozinhar.
A radiação solar também é utilizada para gerar electricidade. Algumas plantas utilizam a energia solar luz solar para aquecer água e transformá-la em vapor, a turbina a vapor ligado a uma mudança para um gerador que converte movimento em eletricidade.
A luz solar também pode ser convertido diretamente em eletricidade utilizando células fotovoltaicas e painéis. Essas células foram desenvolvidos na década de 1950 para utilização pelos satélites espaciais.
A energia eólica representa o aproveitamento da energia cinética contida no vento para produzir energia mecânica (a rotação das pás) que pode a seguir ser transformada em energia eléctrica por um gerador eléctrico.
O vento é utilizado há milhares de anos para responder às necessidades energéticas da actividade humana, por exemplo para propulsar meios de transporte (barcos à vela), bombear água ou permitir o funcionamento de actividades industriais, como era o caso dos moinhos de vento ainda visíveis no cume de muitos montes portugueses.
Como a maior parte das fontes de energia renovável (excepto a energia geotérmica), a energia eólica é uma forma de energia solar: tem origem no aquecimento da atmosfera pelo sol, que põe em movimento as massas de ar. A rotação da terra, a forma e cobertura da superfície terrestre e os planos de água, influenciam por seu turno o regime dos ventos, ou seja, a velocidade, direcção e variabilidade do vento num determinado lugar.
Hoje em dia, a energia eólica é cada vez mais utilizada para produzir electricidade, seja para utilização local descentralizada, por exemplo em lugares isolados, seja em grandes “parques eólicos” constituídos por vários aerogeradores ligados à rede eléctrica.
Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.
A energia geotérmica é considerada uma fonte renovável e limpa, pois gera baixos índices de poluição no meio ambiente. Pode ser obtida através das rochas secas quentes, rochas úmidas quentes e vapor quente.
Este tipo de energia deve ser aproveitado através de medidas cuidadosas com relação ao meio ambiente, pois pode provocar instabilidade geológica caso seja feita de forma inadequada. Outra providência é o tratamento de água proveniente das camadas subterrâneas, pois pode conter grande quantidade de minérios que prejudicam a saúde.
A maré é uma fonte natural de energia, não poluidora e renovável. A energia das ondas tem origem direta no efeito dos ventos, os quais são gerados pela radiação solar incidente. As marés estão relacionadas com a posição da Lua e do Sol e do movimento de rotação da Terra.
As ondas do mar possuem energia cinética devido ao movimento da água e energia potencial devido à sua altura. O aproveitamento energético das marés é obtido através de um reservatório formado junto ao mar, através da construção de uma barragem, contendo uma turbina e um gerador. Tanto o movimento de subida quanto o de descida produz energia. A água é turbinada durante os dois sentidos da maré:
• na maré alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina e produzindo energia elétrica,
• na maré baixa, a água esvazia o reservatório passando em sentido contrário ao do enchimento através da turbina e desta maneira também produz energia elétrica.
Atualmente existem no mundo algumas usinas geradoras de energia por maré, entre os países que a estão a França, o Canadá, a China, o Japão, a Inglaterra entre outros. No Brasil, temos cidades com grandes amplitudes de marés, como São Luís - Baía de São Marcos, no Maranhão - com 6,8 metros e em Tutóia com 5,6 metros. Mas nestas regiões, infelizmente, a topografia do litoral não favorece a construção econômica de reservatórios, o que impede seu aproveitamento.
Desvantagem da energia das ondas:
- O fornecimento da energia das ondas não é continuo;
- Apresenta baixo rendimento;
- É fortemente dispendiosa
A energia das marés traz uma série de problemas:
- é muito dispendiosa em termos de construção: os custos capitais estão estimados entre $1200 e $1500 (euros) por capacidade de Kilowatt.
- são necessárias grandes quantidades de água para poder funcionar, e é de referir que grandes barragens acabam por compensar financeiramente mais depressa os custos de construção que barragens pequenas.
- destroi habitates naturais de pássaros e por vezes, são encontrados animais mortos nas turbinas.
- impossibilita a navegação (na maior parte dos casos)
A energia do hidrogênio é a energia que se obtém da combinação do hidrogênio com o oxigênio produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em eletricidade. Existem alguns veículos que são movidos a hidrogênio.
Embora não seja uma fonte primária de energia, o hidrogênio se constitui em uma forma conveniente e flexível de transporte e uso final de energia, pois pode ser obtido de diversas fontes energéticas (petróleo, gás natural, eletricidade, energia solar) e sua combustão não é poluente (é produto da combustão da água), além de ser uma fonte de energia barata.
O uso do hidrogênio como combustível está avançando mais rapidamente, havendo vários protótipos de carros nos países desenvolvidos que são movidos a hidrogênio, que gera eletricidade, e descarregam como já dito, água em seus escapamentos.
Calcula-se que já na próxima década existirão modelos comerciais de automóveis elétricos cujo combustível será o hidrogênio líquido. porém devemos lembrar que o hidrogênio não é uma fonte de energia, ele funciona como uma bateria que armazena a energia e libera quando necessário na forma de calor. Para carregar essa bateria, como foi dito anteriormente, precisamos de fontes reais de energia como as que foram mencionadas nesse artigo.