Portal Chamar Táxi

Tv mitsai

alexfilho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas noites
tenho andado de volta de uma TV Mitsai TECNO 51
LED nem acende
Já andei a pesquisar por aqui e já experimentei quase tudo o que se disse, troquei os Condensadores SMD (pino 2 e 3) mas só hoje verifiquei que andava a seguir o esquema errado (PT90J), hoje verifiquei que o mais parecido é o PT92-F.
Neste momento continuo sem alimentação do secundário pois pois no pino 13 do TDA só tenho cerca de 0.230V o que acho muito pouco visto que segundo o datasheet, deveria ter valores superiores a 1,8V, no transformador nos pinos 5 e 13 tenho 0V e nos pinos 1 e 9 a tensão varia até cerca de 125V(quando o FET não queima). Também já substitui o TDA. o resto dos componentes penso estarem bons, mesmo sem tensão tenho nos pinos 14 e 2 tensão que varia entre 10 e 13V.
Estou a ficar desanimado, queria mesmo reparar este televisor ao pequeno.

Esperando ajuda da vossa parte, até breve.

Electro Cidade

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 9, 2010
Gostos Recebidos
0
Bom dia,

Esse tv não custuma dar grandes problemas , confirme as resistencias de alto valor 1Mr e 3.9Mr .

Cumprimentos:
Electro Cidade
Ricardo Batista

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
.boas

realmente nós demos assistençia em tempos da mitsai e este chassis nao dava grandes chatiçes.
a nao ser trovoadas ou grandes alteraçoes de tensao.

como estou de saida, quando regressar posso dar algumas dicas desse chassis se por acaso o nosso colega ainda nao tenha resolvido o seu caso.

alexfilho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2008
Gostos Recebidos
0
boas agradeço desde já pelas rápidas respostas.
Já consegui colocar novamente a televisão com a avaria inicial, que era não acendia o LED e tinha um ruído no chassis de fundo junto da fonte de uns cliks.
Penso que só me falta substituir o transformador, o resto dos componentes (a não ser os Condensadores SMD's) dão todos valores correctos, o FET não é original é um equivalente, e com isto tudo mudado continua a não ter tensão nos pinos 5 e 13 do transformador (tenho 0V) e nos pinos 1 e 9 a tensão varia até cerca de 0.125V.
Já substitui as resistências que o colega me aconselhou (1Mr e 3.9Mr), as tensões no pino 14 varia como disse entre os 10V e os 13V, pino 11 tem cerca de 2,4V mas não tenho nada no pino 3.
Alex

alexfilho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2008
Gostos Recebidos
0
Algem me pode ajudar????
Estou mesmo bloqueado.
Alex

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Amigo veja se isto tem alguma coisa que ajude

Última edição:

alexfilho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas já substitui o Transformador já analisei todos os pontos que me indicaram, (penso estarem todos bem) continuo a não ter tensão no transformador este continua aos "estalidos", tenho cera de 0,2V no pino 13 do TDA da fonte (este já foi substituido também e os valores não se alteraram) já substitui o condensador SMD do pino 3 a TV é "tv mitsai techono51 cm ftmgpt92pbge", espero que alguém me ajude, POR favor.

A

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Para quem diz ke esse chassi não dá chatisses engana-se..Não é dos mais problemáticos mas avarias registadas desse pt92 tenho mais de 200 lol...

Ora bem...Fonte com clicks...Levas uma lista infindavel de coisas..Mas fazia falta perceber se a fonte ao clickar ficas com o led vermelho a piscar tb ou se esta apagado...

Ca vão algumas dicas..

Substituir - CD08 (680nF/250V), LD01, RV38 (22R/1W), TD02 (BU508AF).

Outra boa dica é se o chassi tiver cola por baixo, remove-la e resoldar os pontos pois normalmente andam por aí algumas soldas partidas...

Substituir CD21,BU508AF,RV38,DD08,DD07,TV01 e TV08...

Substituir condensador pino 4 do tda 16846...

Substituir ou regular para valor correcto RV38 ( 22K )...

Substituir I001 (TDA6107Q) , R010, e DD02...

Substituir CD27...

Substituir Smd CP25... ( Junto ao IP04 )

Substituir CP18...

Substituir DP19 ( TL431 )

Substituir CD18..

Substituir acopulador IP03...

lógico que não vais substituir tudo isto...Começa por medir cada componente e depois vais verificando..EU não facilito..Devido ao preço dos condensadores nem ao trabalho me dou de os medir...É logo novos...Não é por mais um ou 2 euros em condensadores que alguem fica com prejuizo...Prejuizo maior seria não os verificar e a tv depois voltar ao mesmo...

Tenho ainda mais, mas para começares...

Boas festas..Um santo e feliz natal para todos..

Abraços

kablamis

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas

isto nao é para ajudar o nosso companheiro alexfilho, já tem dicas para se entreter, e depois dizer se resultou ou nao, mas o que é certo é que este tecno 51 nas nossas ofiçinas as avarias eram práticamente sempre as mesmas, ou problemas de umidade que é o caso da nossa zona, ou entao av. originadas por trovoadas, e outras por curiosos, ao tentar abrir o ap. substituir o fusivel porque o viu fundido e funçionau um pouco , voltou a fundir a seguir mete outro mais forte até nao consseguir por mais o ap. a funçionar e lá vem ele a parar aos nossos serviços c, inumeras av.

avarias mais comuns (circuito do horizontal) fonte de alimentaçao(psu) meter sempre material original conforme indica o fabricante.

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
já agora aproveito para desejar um santo natal para toda a malta deste fórum, com saude e alegria.

vou até á aldeia mas volto brevemente.

até sempre

marques 1956

alexfilho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2008
Gostos Recebidos
0
Antes de mais, e de agradecer a ajuda prestada, espero que tenham passado um santo e feliz natal na companhia de quem mais gostam, aproveito também desde já para desejar uma ÓPTIMAS entradas em 2011 com esperança de que tudo corra bem.
Muito obrigada a todos pelas dicas, já analisei as que me enviaram em formato Word (obrigado Sr gatusko), mas não detectei valores anormais.
Sr. kablamis ainda não tive tempo de de analisar toda a sua informação mas desde já lhe informo a uma pergunta colocada, a do LED, este não acende, como já disse não tenho tensão nas saídas do 1º transformador, o FET não oscila (saída pino 13 oscila entre 0,1V e 0,32V o que penso ser pouco). verifiquei que me enganaram com o valor do condensador de 22pF (pino3) este é de 22nF(223), e assim só para a semana é que eu posso novamente ensaiar, este chassi não tem acopulador IP03, mas tem um C41 a massa não sei o valor pois no esquema mais parecido que arranjei (versão -J)este não existe.
Isto aconteceu depois de estar muito tempo em standby e cansada de verem o LED vermelho desligaram-na e (pronto) nunca mais ligou.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Mais ajuda lol? Então deixei aki 99% das avarias nesse chassi, sobre o sintoma ke referiu e disse que ainda nem tinha tido tempo para testar...primeiro tem de tirar os componentes que referi um a um, e medi-los, e se necessário ou em caso de duvida, substituir por componentes novos...

Abraços

kablamis

alexfilho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas noites
Desculpa kablamis, mas esqueci.me de dizer que já tinha feito tudo o que vocês me indicaram, e continua tudo na mesma, já substitui os condensadores (SMD) junto do integrado, já dessoldei e medi os restantes componentes e como disse continua na mesma (Só falta trocar o transformador de linhas).

Obrigado pela ajuda prestada
Alex

STEED

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 9, 2009
Gostos Recebidos
0
Trocar o transformador de linhas não resolve nada, mas penso que se enganou e que queria dizer o da fonte o que é uma boa hipotese,se não tiver um mesmo igual na referência analise outros chassis identicos pode ser que consiga um que deia para testar. Verifique bem os pontos onde os fios do bobinado se cruzam antes de ligar aos repectivos pinos do transformador, por vezes chispam entre si,se for o caso basta separa-los.