Portal Chamar Táxi

Tudo relacionado com a crise no Médio Oriente

joseseg

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
1,655
Gostos Recebidos
0
Irão exige a retirada das forças israelitas de Gaza

Teerão, 18 Jan (Lusa) - O Irão exigiu a retirada das forças israelitas de Gaza, considerando que o cessar-fogo unilateral decretado por Israel não é suficiente, declarou o chefe da diplomacia iraniana, Manouchehr Mottaki, num comunicado divulgado hoje.

"A simples paragem dos ataques (israelitas) sem a retirada das suas forças das posições ocupadas não é suficiente para pôr um termo aos confrontos e é necessário que as forças deste regime deixem as zonas ocupadas em Gaza", declarou Mottaki.

"A presença destas forças nestas zonas é uma provocação e não há nenhuma garantia para uma paragem dos confrontos", afirmou a mesma fonte.

Mottaki considerou que a decisão de cessar-fogo dos líderes israelitas significa "o falhanço deste regime para atingir os seus objectivos e a vitória da resistência islâmica e popular".

Israel decretou um cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza, que entrou em vigor hoje às 02:00 (00:00 em Lisboa), depois da mais vasta ofensiva do Estado hebreu contra este território palestino, que durou 22 dias, fazendo pelo menos 1.206 mortos palestinianos e 5.300 feridos.

O Irão é um fiel aliado do Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Teerão desmente fornecer armas ao movimento islamita, afirmando que apenas o apoia moral e financeiramente.

Israel é o maior inimigo da República islâmica.

Teerão nunca não reconheceu o Estado hebreu, que considera por seu lado que o Irão representa uma ameaça para a sua existência.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Gaza: cessar-fogo durou pouco

Ataques do Hamas levaram Israel a efectuar novo raid aéreo

Poucas horas após declarar cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza, Israel voltou a atacar o norte do território palestiniano em resposta a ataques com foguetes lançados Hamas, que já tinha garantido que não cumpriria a trégua enquanto o exército israelita continuasse no terreno, avança a «BBC Brasil».

Seis rockets palestinianos atingiram esta manhã a cidade israelita de Sderot, no sul do país, sem fazer feridos.

Israel tinha interrompido os ataques às 2 horas da madrugada deste domingo, mas a paz durou pouco, porque um raid aéreo surgiu em retaliação ao ataque do Hamas.

O primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, disse esta manhã que o cessar-fogo unilateral declarado no sábado era «frágil» e que estava a ser reavaliado «minuto a minuto».

Correspondentes da «BBC» na região dizem que parte das tropas começam a deixar Gaza, mas que muitos soldados permanecerão no território até que a situação se estabilize.

Ainda no sábado, Olmert tinha garantido que o sucesso da trégua dependia do Hamas e que Israel responderia «com força» a qualquer ataque do grupo palestiniano.

Um porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum, recusou o cessar-fogo e disse que o Hamas não poderia «aceitar a presença de um único soldado (israelita) na Faixa de Gaza».


lusa
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Hamas anuncia cessar-fogo de uma semana
Um líder do Hamas anunciou que o grupo islâmico concordou em parar os ataques a Israel por uma semana, seguindo assim a declaração de cessar-fogo unilateral de Israel

Papa Bento XVI apela ao fim da tragédia
javascript:SendNews()

javascript:ChangeNewsTab(1)javascript:ChangeNewsTab(3)
Daoud Shihab, do grupo islâmico Hamas, afirmou que outros grupos mais pequenos concordaram em aceitar as tréguas. Para já, ainda não há resposta por parte de Israel.
Shihab afirmou ainda à Associated Press que as diferentes facções palestinianas vão fazer um anúncio formal mais tarde.
Segundo o militante do Hamas, um cessar-fogo mais logo será condicionado pela retirada das tropas de Israel de Gaza. O Hamas exige também que Israel abra as fronteiras para Gaza.
SOL com agências
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Autoridade Palestiniana insiste em força internacional em Gaza

A Autoridade Palestiniana, do presidente Mahmud Abbas, insiste no destacamento de uma força internacional para a Faixa de Gaza "para proteger a população palestiniana", declarou o representante diplomático palestiniano no Egipto, onde decorre uma mini-cimeira sobre o conflito.

"Nós insistimos enquanto palestinianos, seja qual for a resposta da oposição (o Hamas), para que haja uma força internacional para proteger a população palestiniana", declarou Nabil Amr.

O movimento islamita palestiniano Hamas controla a Faixa de Gaza desde Junho de 2007, após um golpe de Estado contra as forças da Fatah, a que está ligado Abbas.

lusa
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Israel inicia retirada

As tropas israelitas já começaram a retirar os seus militares da Faixa de Gaza.


Fonte militar israelita confirma à agência Reuters que cumpre-se assim o pedido do Hamas, embora não haja data para o fim da saída das tropas.

Os islamitas do Hamas deram uma semana a Israel para retirar de Gaza depois de decretar as tréguas.



Entretanto, no Egipto, continuam os esforços diplomáticos para a paz. O Secretário-Geral das Nações Unidas disse que é aos Estados árabes que cabe a especial responsabilidade no processo de paz na região.

Em Sharm el Sheik, Ban Ki-moon reconheceu também que a guerra das últimas semanas é consequência do fracasso das políticas de paz.

Já o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, pediu uma conferência urgente para a reconstrução de Gaza

lusa
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
«Retirada progressiva» do exército israelita já começou


Hoje às 17:14





O exército israelita já começou a fazer uma «retirada progressiva» dos militares na Faixa de Gaza, depois da entrada em vigor do cessar-fogo, anunciou um porta-voz do Exército de Israel.
«Posso confirmar que se está a verificar-se uma retirada progressiva da Faixa de Gaza», segundo um porta-voz do Exército.

Também testemunhas indicaram que o exército israelita já abandonou posições chave nos arredores da cidade de Gaza, reposicionando-se na proximidade da fronteira com Israel

tsf
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Olmert quer exército saia de Gaza «o mais depressa possível»


Hoje às 20:02



ng1078955.jpg
Ehud Olmert durante o anúncio de que o exército israelita quer sair «o mais depressa possível» de Gaza


O primeiro-ministro israelita pretende que o exército de Israel saia de Gaza «o mais depressa possível». Contudo, Ehud Olmert diz que isso só acontecerá se o «cessar-fogo for estável».
O primeiro-ministro israelita mostrou vontade em que o exército do seu país saia da Faixa de Gaza «o mais depressa possível, desde que a segurança das populações do sul do país seja assegurada».
Perante seis chefes de Estado e governo europeus, que estiveram numa cimeira com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, em Sharm el-Sheikh, Ehud Olmert frisou que Israel sairá da Faixa de Gaza se o «cessar-fogo for estável».
Num alusão aos rockets disparados pelo Hamas para o sul de Israel, o chefe do governo israelita disse ainda que «nenhum Estado aceitaria uma situação como esta durante anos, uma situação que qualificou de «insuportável, intolerável para os residentes e cidadãos».
Reagindo ao cessar-fogo israelita, o presidente francês, que esteve, este domingo, em Jerusalém, saudou a decisão do governo de Israel e classificou-a mesmo de «decisão digna de um Estado democrático».
EPA
ng1078954.jpg
Líderes europeus juntos a Ehud Olmert
Apesar disto, Nicolas Sarkozy adiantou que este cessar-fogo é «apenas um primeiro passo», que é «preciso ir mais longe» e que a França não apoiou a intervenção do exército israelita (Tsahal) em Gaza.
«Conhecemos e reconhecemos a falha inicial do Hamas que com os rockets conduziram à interrupção da trégua. Mas pensamos que o lugar do Tsahal não é em Gaza», acrescentou o presidente gaulês.
Por seu lado, o primeiro-ministro inglês, que também se deslocou a Israel depois de ter estado a participar numa cimeira em Sharm el-Sheikh com Hosni Mubarak, apelou para a reabertura dos pontos de passagem para a Faixa de Gaza.



http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/tag.aspx?tag=Ehud Olmert
 
Topo