euromilhões PAX Rally: 1ª Etapa Lisboa-Castelo Branco
Luc Alphand é o primeiro líder
Luc Alphand é o primeiro líder do euromilhões PAX Rally ao ser o mais rápido na primeira etapa, que ligou Lisboa-Castelo Branco. A Mitsubishi parte na frente, mas a diferença é curta, já que o segundo classificado foi Carlos Sainz, apenas a dois segundo do francês. Giniel de Villiers foi terceiro, mas já a mais de um minuto do duo da frente. O melhor piloto luso foi Filipe Campos, na sétima posição, sendo mesmo o melhor dos BMW em prova.
Muito calor e muito público na abertura competitiva do euromilhões PAX rally, com a primeira etapa realizada hoje entre Lisboa e Castelo Branco, com os concorrentes a terem pelo meio um sector se 220 kms, com início em Mação e final já muito próximo de Castelo Branco, capital da Beira Baixa.
O traçado era muito estreito e sinuoso, portanto muito exigente em termos físicos e de condução, para os pilotos, embora a principal queixa tenha sido o facto de, sensivelmente a meio do sector selectivo, estes terem rodado no pó dos últimos concorrentes das motos e quads.
Carlos Sainz foi um dos mais irritados com a situação, já que abria a estrada, com o espanhol a garantir que perdeu muito tempo para realizar ultrapassagens aos concorrentes mais lentos, pois a maioria ignorou avisos do sistema "sentinel". Um caso a rever para a organização, que não terá acautelado a diferença entre os pelotões de motos/quads e autos.
Alphand é o primeiro líder
Desportivamente, o dia correu bem, sobretudo a Luc Alphand que se tornou o primeiro líder da prova, apesar da sua admiração à chegada: "Foi difícil encontrar o ritmo nos quilómetros iniciais, mas depois ataquei forte e consegui chegar ao final sem furar. A especial foi fantástica pois era muito bonita, mas muito trabalhosa e exigente em termos físicos, já que o único problema foi mesmo ter realizado os últimos 50 kms sem água no carro, "referiu o francês, que chegou ao final do sector selectivo completamente extenuado.
Menos sorte teve o seu colega de equipa Stéphane Peterhansel, que foi apenas sexto ao não evitar um furo, sendo obrigado a mudar o pneu em pleno troço. Á parte disso, o pluri-vencedor do Dakar, queixou-se que perdeu tempo na fase inicial, por falta de tracção no seu Pajero.
Chegando a liderar a corrida em CP1, Dieter Deeping, foi outro das vítimas dos furos, neste caso um furo lento, "Estávamos a andar bem, mas depois perdemos largos minutos a trocar a roda. E se isso não bastasse, rodámos os últimos 80 quilómetros no pó de várias motos.", referiu o alemão que terminou a tirada na quarta posição.
Mais satisfeito parecia estar o seu colega Giniel de Villiers, que foi terceiro na etapa: "Lutámos um pouco encontrar um bom ritmo, mas foi um bom desafio logo a abrir. A especial era muito bonita, mas o piso, era algo traiçoeiro em alguns locais. A pista era muito estreita e sinuosa e isso não favorece o nosso carro.", referiu.
Nasser Al-Attiyah começou muito mal
No lado da equipa X-Raid Nasser Al-Attiyah era a imagem da desilusão. O piloto do Qatar, para muitos o favorito número um à vitoria, atrasou-se bastante neste primeiro dia de prova, ao optar por uma afinação de suspensão demasiado dura no seu BMW X3: "Foi um erro enorme, pois pensávamos que iríamos encontrar troços rápidos e afinal o percurso era completamente diferente. Muito lento, e neste contexto optámos por uma suspensão muito dura. De tal forma que chegámos ao fim com os pneus ainda novos. Amanhã será o dia para se recuperar.", referiu o homem da BMW que amanhã irá partir da oitava posição, já com sete minutos para recuperar.
Filipe Campos foi sétimo
Apesar de alguns pequenos contratempos, Filipe Campos lidera entre os pilotos nacionais, tendo hoje obtido a sétima posição da geral. Foi mesmo o melhor dos BMW: "Acumulámos alguns pequenos percalços ao longo desta primeira etapa, pois demorámos cerca de 40 kms para afinar o Terra Trip. Mais tarde acendeu uma luz do diferencial central, que era afinal devido a uma avaria no sensor. Apesar do carro estar bem isso acabou por me desconcentrar e tive algumas pequenas saídas de estrada, sem consequências. De qualquer modo foi um bom início.", referiu.
Nani Roma foi quinto na etapa, depois de ter chegado a rodar em segundo atrás de Carlos Sainz, mas o espanhol deixou o carro ir abaixo num controle, e perdeu bastante tempo.
Azar também para Pedro Grancha que apesar de ter obtido a nona posição na estrada, não se vai livrar duma epnalização, já que deixou o seu carro ir abaixo depois controlo de chegada.
Pior ainda esteve Hélder Oliveira, que capotou, com o seu carro a ficar bem fora de estrada a sem possibildade de a ela regressar. Já Ricardo Leal dos santos chegou ao final da tirada com o carro rebocado, desconhecendo-se para já os motivos de tal situação.
Classificação
1 Luc ALPHAND (FR) 3:22:47
2 Carlos SAINZ (ES) 3:22:49
3 Giniel DE VILLIERS (RSA) 3:23:40
4 Dieter DEPPING (D) 3:25:13
5 Joan ROMA (E) 3:25:46
6 Stéphane PETERHANSEL (FR) 3:27:01
7 Filipe CAMPOS (PT) 3:28:50
8 Nasser AL-ATTIYAH (QAT) 3:29:47
9 Pedro GRANCHA (PT) 3:33:24
10 Leonid NOVITSKIY (RUS) 3:38:22
11 Francisco INOCÊNCIO (PT) 3:47:42
12 Maurizio TRAGLIO (IT) 3:53:18
13 Guerlain CHICHERIT (F) 3:58:35
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