Triatlo - Sérgio Silva vice-campeão europeu de duatlo
MIGUEL HENRIQUES CONQUISTOU O BRONZE EM JUNIORES
É já uma rotina para os duatletas e triatletas portugueses conquistarem medalhas internacionais. Depois das cinco alcançadas no Europeu de triatlo, em Lisboa, agora foi a vez do duatlo obter duas igualmente no Campeonato da Europa, disputado na Grécia.
A proeza pertenceu a Sérgio Silva, com a medalha de prata na classe de Elites, e a Miguel Henriques, com o bronze conquistado em juniores.
O atleta do CR Camarnal, habituado igualmente a subir ao pódio em Europeus e Mundiais, ficou a apenas 10 s da medalha de ouro, conquistada pelo belga Jurgen Dereere, enquanto o outro português em prova, Lino Barruncho, foi 5.º, a 30 s.
“Foi um excelente resultado, tendo em conta que praticamente os melhores duatletas do Mundo são europeus”, confessou Sérgio Silva, que está no último ano do curso de Planeamento Urbano e Territorial. “Estive sempre muito confiante”, destacou ainda o atleta do CR Camarnal, que cumpre o segundo ano em elites, depois de ter brilhado em Sub-23.
Já para Miguel Henriques, do Clube Natação do Cartaxo, a estreia em Europeus de duatlo não podia ter sido mais positiva – o jovem, de 18 anos, conquistou a medalha de bronze em juniores. “Correu muito bem”, disse o atleta, agora a apostar no duatlo, em detrimento do triatlo, que começou a praticar há 11 anos.
“Estou lesionado há 3 anos num ombro e isso impede-me de nadar. Por isso vou apostando no duatlo”, explicou Miguel Henriques, que está a acabar o 12.º ano, pretendendo seguir Medicina.
Autor: ANA PAULA MARQUES