Aproveitando o titulo deste tópico, permitam-me que pertilhe uma experiência.
Hoje no interior do país, aproveitando a viajem para a vindima estive a tentar resolver um desses casos onde só há TV durante o dia e às vezes nem isso.
Do pouco tempo que estive devolta da instalação não me parece que o problema tenha a ver com a propagação troposférica.
Antes de mexer na instalação, sinal à entrada do receptor TDT 58dBuv mas o Digiair pro nem conseguia medir os outros parametros. Apesar disso o TV até funcionava embora com alguns frezzes.
Ao que me parece o sinal é tão baixo que devido à humidade nocturna basta o sinal baixar 1 dBuv para a instalação deixar de funcionar.
Amplificador de mastro (montado junto ao receptor TDT) alimentador e antena alcad.
Sinal antes do amplificador, apenas 31,5 dBuv. Depois de ajustar a antena lá consegui 33dBuv. O amplificador de mastro passou para o mastro como o nome indica.
Resultado final:
sinal: 60dBuv
SNR: 24,5
Pre Ber: 1.2E-02
post Ber: 1.0E-08
Mer: 24,3
Embora estes valores estejam muito longe do ideal, ao que parece até já dá para ver televisão à noite! pelo menos por enquanto...
Tendo em conta o material e o tempo disponivel foi o melhor que se pode arranjar.