Portal Chamar Táxi

TDT Ajuste de Antena "Afinal qual é o canal predefenido?"

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Gostos Recebidos
116
Someu, todos já sabemos que és um herói, já que tu és o único entendido, e nunca fazes nenhum comentário construtivo, não sei porque perdes tempo neste forum.

A PT e a ANACOM já reconheceram que existem problemas de propagação, já deu nas notícias concelhos inteiros que ficam sem TDT devido aos problemas de propagação, mas para ti parece que é tudo fantasia, só pode ser por incompetência dos instaladores.

Olha, já que sabes tanto e tens 100% de sucesso nas tuas instalações, podias até ganhar umas coroas e ensinares os teus dotes a todos os instaladores "incompetentes".

Ah! E até podias ensinar à PT e à ANACOM como resolver os problemas de recepção.

PS: Ia-me esquecendo, já que sabes assim tanto também devias saber que chuva escreve-se com "ch"...

Ficas-te dorido :Espi06::Espi06::Espi06: sentiste a picada olha estuda le mais um pouco com atençao para perceberes

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Outra vez como mesmo paleio aqui, para quê?

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Ficas-te dorido :Espi06::Espi06::Espi06: sentiste a picada olha estuda le mais um pouco com atençao para perceberes

Não fiquei dorido porque nem se quer sou instalador, apenas vejo o que e quem me rodeia. Não sei a tua idade física, mas mental diria uns 15. Nem se quer vou prolongar esta conversa, já disse no post anterior o que tinha a dizer.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
antenas montadas por muan o diabo seja surdo ate a data tudo 5************** nao existe qualquer reclamaçao tanto faz com calor xuva de dia ou noite sempre a 30 abraço a todos os entendidos, que há poucos por aqui por aquilo que vejo

Ainda bem que de vez em quando aparecem por aqui alguns iluminados que, com a sua sabedoria tanto esclarecem os menos conhecedores.

Ontem, pela terceira vez tive mais uma visita de técnicos da PT para efectuarem medições. Que pena que aguém tão sabido não pudesse estar por cá.
Com toda a sua sabedoria talvez conseguisse explicar a solução milagrosa para um problema que nem a PT encontra solução.
Porque será que a PT instalou 3 novos emissores em frequências distintas? Ha! Já sei! Porque há poucos instaladores entendidos...

Já agora para todos os que querem saber, embora não seja oficial, tudo indica que os 3 novos emissores são mesmo para ficar e a alteração no emissor da Lousã por este estar a emitir em um canal afastado dos que emitia em analógico, já foi efectuada.

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Gostos Recebidos
0
Alguma coisa é, talvez um sinal do estrangeiro. É verdade que na Lousã falha MUITO menos que o 56 e em muito menor tempo, mas também é verdade que a qualidade do sinal é afectado e muito pelo clima. Ñas poucas vezes que a Lousã falha se tento dar um jeito à antena a qualidade não aumenta.

Eu até gostava de medir nesse sitio, hoje em Dornelas, fui alinhar uma antena para o monte da virgem (42) que foi o que tinha maior potência, mas reparei que apanhava 36dbuv apontado para a lousã, com um monte à frente, e apanhava 34/35dbuv no lado oposto, talvez uma reflexão. ambos o snr fixava a 18/19db. não sei se este que estava reflectido (à partida) esta desfasado do outro sinal. a antena com que testei, foi com uma DAT45

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Eu até gostava de medir nesse sitio, hoje em Dornelas, fui alinhar uma antena para o monte da virgem (42) que foi o que tinha maior potência, mas reparei que apanhava 36dbuv apontado para a lousã, com um monte à frente, e apanhava 34/35dbuv no lado oposto, talvez uma reflexão. ambos o snr fixava a 18/19db. não sei se este que estava reflectido (à partida) esta desfasado do outro sinal. a antena com que testei, foi com uma DAT45

Possivelmente não era refletido mas deve ser sinal que entra pela traseira da antena

CarlosPoças

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 4, 2012
Gostos Recebidos
0
Olá Pincas
A referência da antena Manata 1019 o fornecedor diz que é : Manata 6016/F

Este caso da compra da antena já está ultrapassado.

Comprei a Engel max 90 foi assim que pedi na Robert mauser(Porto) e reparo que na factura diz,(824-8044) Antena TDT UHF 90 Elem.18.5dB -Engel AC90 AN6021B será que é a mesma coisa.

Este próximo fim de semana não vou ao local da montagem da Antena (Mizarela)
Quando a instalar dou noticias
Obrigado

Para o Pincas

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Para o Pincas

A max-90 não é essa antena, a robertmauser não comercializa essa antena mas comercializa a mx75 da alcad
Mas essa ac90 é boa antena e é equivalente á manata 6019

Última edição:

CarlosPoças

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 4, 2012
Gostos Recebidos
0
Pincas
Afinal sempre vou este fim de semana a Arouca
2ª Feira dou Noticias
Obrigado

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Pincas
Afinal sempre vou este fim de semana a Arouca
2ª Feira dou Noticias
Obrigado

Posso estar enganado, mas para mim nesse local até uma ponta de fio com 20 cm chega para receber TDT.

Em breve sou capaz de ir lá dar um passeio e até estou curioso para medir o sinal no local.

A tua casa fica próxima à cascata (Frecha da Mizarela)?

Uma antena dessas com elevado ganho, se for para utilizar no canal 56 só vai agravar a situação. Vai receber o que deve e o que não deve.

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Gostos Recebidos
0
Possivelmente não era refletido mas deve ser sinal que entra pela traseira da antena

eu também pensei isso, mas, com quase a mesma força?!?! se fossem prai 5 a 10db de diferença, agora 2 db de diferença no máximo?

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
eu também pensei isso, mas, com quase a mesma força?!?! se fossem prai 5 a 10db de diferença, agora 2 db de diferença no máximo?

É com certeza reflexo, tal como reportei aqui tive 2 casos que tive que deixar a antena "de costas" para o emissor para o receber porque directamente não dava.

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Não fiquei dorido porque nem se quer sou instalador, apenas vejo o que e quem me rodeia. Não sei a tua idade física, mas mental diria uns 15. Nem se quer vou prolongar esta conversa, já disse no post anterior o que tinha a dizer.

Amigos someu e tonito mas que raio já pareçeram mais bem comportados :Espi06::Espi06:agora estão a picarem -se um tem

idade de ser pai do outro mesmo assim !... Deixem lá coisa mas apliquem a TDT a 100% :naodigas:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Eu não piquei ninguém, apenas constatei um facto. Diz-me um post dele que seja construtivo e que ajude alguém com a TDT. Todos os que encontro são apenas para se gabar e tentar inferiorizar os outros...

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Eu não piquei ninguém, apenas constatei um facto. Diz-me um post dele que seja construtivo e que ajude alguém com a TDT. Todos os que encontro são apenas para se gabar e tentar inferiorizar os outros...

Assino por baixo!

CarlosPoças

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 4, 2012
Gostos Recebidos
0
Posso estar enganado, mas para mim nesse local até uma ponta de fio com 20 cm chega para receber TDT.

Em breve sou capaz de ir lá dar um passeio e até estou curioso para medir o sinal no local.

A tua casa fica próxima à cascata (Frecha da Mizarela)?

Uma antena dessas com elevado ganho, se for para utilizar no canal 56 só vai agravar a situação. Vai receber o que deve e o que não deve.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fica mesmo perto da Frecha da Mizarela e tenho muito interesse que venhas cá visitar o lugar (Marca o dia para eu te pudêr receber)
6ª feira passada troquei de antena constato que ficou melhor mas não eliminou na totalidade as interrupções momentãnias
Mas não tive cortes na emissão na ordem dos 30 minutos ou mais como acontecia.
Teste: 29-06-2012 ás 21H 20
Canal 42 Intensidade 69%
Q. Sinal 96% Tempo com Nuvens

22H 30 IGUAL

Teste 30 06 2012 Canal 42 7H 30 Int. 67% e 68%
Q.Sinal 54%,56,62,65,73,78,80,85,92,95%

" 30 06 2012 Canal 56 7H 30 Int. 75%
Q. Sinal 54%,56,60,64,71,74% Com Nevoeiro

" "" "" C 42 10H 10 Int. 66%
" "" "" C 42 10H 10 Q.Sinal 56% Fixos Tempo nublado

" "" "" C 56 "" "" I. 75%
" "" "" C 56 "" "" Q.Si 88% "" "" ""

" "" "" C 42 21H I. 67% "" Tempo Limpo
" "" "" C 42 21 H Q.Si 57% "" "" ""

" "" "" C 56 21H I. 66% "" "" ""
" "" "" C 56 21H Q.Si 63%

" "" "" C 42 22H I. 67% " " ""
" "" "" C 42 22H Q.Si 96% 2 "" ""

" "" "" C 56 22H I. 76% " "" ""
" " "" C 56 22H Q.Si 88% " "" ""

01 07 2012 C 42 9H I. 67-68% Ceu Limpo
"" "" C 42 9H Q.Si 54%,56,58% até 95% Imagem Instavel por breves segundos

"" "" C 56 9H I. 75% Fixo
"" "" C 56 9H Q.Si 56% " Imagem estavel

A Antena tem Amplificador 4 metros abaixo e um alimentador!electrico

mestre

GF Prata
Entrou
Fev 18, 2007
Gostos Recebidos
0
Enfim no meio disto tudo quem sofre são os instaladores, lá vão os idosos "chatear" os instaladores para voltarem a lá ir sintonizar os TDT, e quem paga este serviço?
A PT? Dúvido, o cliente? Com que cara um instalador iria pedir dinheiro ao cliente por algo que ele não tem culpa alguma?
Enfim.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Enfim no meio disto tudo quem sofre são os instaladores, lá vão os idosos "chatear" os instaladores para voltarem a lá ir sintonizar os TDT, e quem paga este serviço?
A PT? Dúvido, o cliente? Com que cara um instalador iria pedir dinheiro ao cliente por algo que ele não tem culpa alguma?
Enfim.

O cliente pode pedir o reembolso á pt tanto pelo trabalho ou pelos custos de deslocação que aí sim é uma despesa, mas só pela burocracia o cliente
desiste

Última edição:

CarlosPoças

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 4, 2012
Gostos Recebidos
0
Cá estou eu outra vez de volta -depois de ter instalado a antena que me recomendaram e passr a ver televisão sem problemas apenas com ajustes de canal = Com a antena direccionada para o Monte da Virgem em função da intensidade do sinal altero a sintonia para o Canal 42 , 49 ou 56 conforme o que estiver mais forte.
Mas este fim de semana as coisas alteraram-se na 6ª feira passada quando liguei a TV cerca das 19 Horas não dava nada e dizia _Sem Sinal- isto até ao dia seguinte cerca das 8 Horas do dia seguinte.
No Sabado só cerca das 13 H e 30 deu-se o apagão por cerca de 15 minutos.
Domingo tudo bem até as 22H quando já estava as dar os "Idolos" deu-se o APAGÂO TOTAL Até ás 18 Horas da tarde do dia seguite segunda feira sempre sem dar nada quando regressei a casa.
Este é o meu desabafo que me leva a pensar noutra solução
talvez parabólica sem mensalidade

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Cá estou eu outra vez de volta -depois de ter instalado a antena que me recomendaram e passr a ver televisão sem problemas apenas com ajustes de canal = Com a antena direccionada para o Monte da Virgem em função da intensidade do sinal altero a sintonia para o Canal 42 , 49 ou 56 conforme o que estiver mais forte.
Mas este fim de semana as coisas alteraram-se na 6ª feira passada quando liguei a TV cerca das 19 Horas não dava nada e dizia _Sem Sinal- isto até ao dia seguinte cerca das 8 Horas do dia seguinte.
No Sabado só cerca das 13 H e 30 deu-se o apagão por cerca de 15 minutos.
Domingo tudo bem até as 22H quando já estava as dar os "Idolos" deu-se o APAGÂO TOTAL Até ás 18 Horas da tarde do dia seguite segunda feira sempre sem dar nada quando regressei a casa.
Este é o meu desabafo que me leva a pensar noutra solução
talvez parabólica sem mensalidade

Como estás num ponto muito alto, recebes o que queres e o que não queres. Sempre achei que aí não seria uma antena xpto que resolveria a situação.

Se estás a ter problemas no canal 42, poderá ser um canal espanhol a interferir. Talvez tenhas amplificação a mais.

Não sei se estás disposto a "perder" algum tempo com isso, mas se for o caso, experimenta retirar o amplificador, tenta todas as frequencias, canais 42; 46; 56 orientando a antena. Se funcionar espera por um eventual apagão e nessa altura ajusta a antena em um dos canais a ver se consegues resolver a a situação.

CarlosPoças

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 4, 2012
Gostos Recebidos
0
Como estás num ponto muito alto, recebes o que queres e o que não queres. Sempre achei que aí não seria uma antena xpto que resolveria a situação.

Se estás a ter problemas no canal 42, poderá ser um canal espanhol a interferir. Talvez tenhas amplificação a mais.

Não sei se estás disposto a "perder" algum tempo com isso, mas se for o caso, experimenta retirar o amplificador, tenta todas as frequencias, canais 42; 46; 56 orientando a antena. Se funcionar espera por um eventual apagão e nessa altura ajusta a antena em um dos canais a ver se consegues resolver a a situação.

Para que lado (estando na Mizarela -Arouca) oriento a antena para captar as Frequências 46 e 49 Presentemente está orientada para o Monte da Virgem

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Para que lado (estando na Mizarela -Arouca) oriento a antena para captar as Frequências 46 e 49 Presentemente está orientada para o Monte da Virgem

No canal 49 emite o emissor de Montejunto, como está bastante distante desse local (mais de 200Km) só o captarás quando o "fenómeno" estiver activo.

No canal 46 emite o emissor da Lousã, esse sim apesar de estar a cerca de 90Km deve chegar aí sem grandes problemas. Tendo como referencia as casas próximas à cascata da Mizarela, deves orientar a antena da seguinte forma:

Emissor da Lousã (46) na direcção da Aldeia da Castanheira (das famosas pedras parideiras) a verde na imagem anexa.

Emissor do Monte da Virgem (42) na direcção da aldeia do Merujal/parque de campismo, a azul na imagem anexa.

Emissor de Vale de Cambra (56) um pouco a norte da Vale da Cambra, e vermelho na imagem anexa.

Como o emissor de Vale de cambra está a uma altitude inferior ao local de recepção (quase 500 metros e dista apenas 12 Km) poderá ser benéfico inclinar um pouco a antena para baixo (o contrário do que normalmente se faz) isto se não existirem obstáculos próximos do ponto de recepção.

Tens ainda o emissor de Arouca (56) que até é o que está mais próximo, apenas 9 Km mas como tem um monte alto pela frente e o emissor está também bastante mais baixo do que o local de recepção não me parece a melhor solução. De qualquer forma a orientação é um pouco à esquerda da aldeia de Albergaria da Serra.

Dá prioridade aos emissores do Monte da Virgem e da Lousã, pois como o local aí é tão alto, vai ser dificil evitar os efeitos do "fenómeno" no canal 56.

Mizarela.jpg

Última edição: