Portal Chamar Táxi

Surf

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Rip Curl Pro Tricampeã nos 'quartos'Portugal:

Decorreram esta quinta-feira as provas de apuramento para os quartos-de-final do Rip Curl Pro Portugal, das quais saíram vitoriosas a tricampeã e líder do Circuito Mundial ASP de surf, a australiana Stephanie Gilmore, a compatriota Sally Fitzgibbons e a brasileira Silvana Lima.

A havaiana Coco Ho, sétima na hierarquia e que defendia o título conquistado em Peniche em 2009, foi eliminada pela australiana Claire Bevilacqua, na terceira eliminatória, terminando a prova entre as nonas classificadas da sexta etapa do Circuito.

Nesta ronda, Gilmore "vingou-se" da francesa Cannelle Bulard, que a tinha surpreendido na primeira ronda, Fitzgibbons, com uma excelente pontuação (16,83), afastou a compatriota Nicola Atherton, e a peruana Sofia Mulanovich, campeã do Mundo em 2004, derrotou a sul-africana Nikita Robb.

Silvana Lima bateu a "wildcard" havaiana Bethany Hamilton, que em 2003 foi atacada por um tubarão e perdeu o braço esquerdo, apenas por 1,4 pontos.

A competição feminina, cujo período de espera decorre até segunda-feira, arrancou hoje na praia do Lagido, em Peniche, enquanto a prova masculina, com um calendário alargado até 18 de outubro, ainda não teve início.

ojogo
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Rip Curl Pro Peniche: Organização suspende prova por um dia

ng1038959.jpg


A organização do Rip Curl Pro Portugal, oitava etapa do Circuito Mundial ASP de surf, suspendeu hoje as provas masculinas e femininas devido às condições climatéricas na zona de Peniche.

"Depois de avaliar as condições em Supertubos, Belgas e Lagido, decidimos parar a competição por um dia", afirmou Rich Porta, o líder dos juízes da ASP Internacional, acrescentando que "hoje não há muita oferta, enquanto se espera uma tempestade severa durante o dia".

Sem grandes ondas e com o tempo instável, Porta "excluiu" esta sexta feira do calendário: "Voltamos amanhã de manhã para conferir as condições e fazer nova chamada".

RC
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Rip Curl Pro Peniche: Competição feminina deverá ser retomada

Prova masculina ainda sem arranque previsto

Depois de um dia de espera, o Rip Curl Pro Portugal, a etapa portuguesa do Circuito Mundial ASP de surf, deve ser retomado hoje com os quartos de final da competição feminina, na praia do Lagido, em Peniche.

A organização aferiu as condições do mar e do vento durante a manhã e anunciou que às 12 horas será feita uma nova chamada, para a disputa dos "quartos" femininos, sem prever o momento do arranque da prova masculina.

Na sexta etapa do Circuito Mundial ASP de surf feminino, cujo período de espera decorre até segunda-feira, já foram disputadas três eliminatórias, na quinta feira, e definidos os confrontos dos quartos de final.

As australianas Stephanie Gilmore, tricampeã e líder do Circuito Mundial ASP de surf, Chelsea Hedges, finalista vencida da etapa penichense em 2009, e Claire Bevilacqua vão defrontar a neo-zelandesa Paige Hareb, peruana Sofia Mulanovich, campeã do Mundo em 2004, e a brasileira Silvana Lima, respetivamente.

O outro heat vai opor as surfistas com melhores prestações durante as eliminatórias, caso da havaiana Carissa Moore, que somou 17 pontos, e da australiana Sally Fitzgibbons (16,83).

Na praia do Lagido são esperadas ondas de um a dois metros.

A competição masculina, oitava etapa do Circuito Mundial ASP de surf, tem o calendário alargado até 18 de outubro.

RC
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Surf: Vedetas relegadas para a repescagem

O norte-americano Kelly Slater, líder do Circuito e 9 vezes campeão do Mundo de surf, o sul-africano Jordy Smith, segundo na hierarquia, e o português Tiago Pires foram relegados para a repescagem do Rip Curl Pro Portugal, em Peniche.


A 8.ª etapa do Circuito masculino arrancou este domingo na praia de Supertubos, em Peniche, com os dois primeiros classificados do ranking a falharem logo na ronda inicial.


Tiago Pires "Saca" também não aproveitou o "fator casa" para garantir a qualificação direta para a terceira eliminatória.


Contabilizando 13,1 pontos, o "mítico" Kelly Slater foi surpreendido pelo australiano Tom Whitaker, 31.º do Mundo, que somou 14,67 pontos, e apenas superou o wildcard brasileiro Bruno Santos (3,03), no sexto "heat".


A mesma "sorte" teve Jordy Smith, cujos 11,07 pontos foram insuficientes perante a marca do norte-americano Gabe Kling (14,94), 35.º e último do "ranking" Mundial. O australiano Adam Melling, 23.º, foi o pior do quarto "heat", com 6,7 pontos.


Na sétima bateria, "Saca", 15.º do Mundo, somou 10 pontos, mas viu o australiano Matt Wilkinson, 27.º, vencer, com 12,66, relegando o "favorito" Adrian Buchan, sexto na hierarquia, para o último posto, com 8,3.


O australiano Mick Fanning, terceiro do Mundo e campeão em 2007 e 2009, mostrou-se implacável no quinto "heat", alcançando 12,67 pontos, e batendo o luso-alemão Marlon Lipke (12,1), que venceu os "trials", e o compatriota Daniel Ross (8,73).


Além de Whitaker, Kling, Wilkinson e do vencedor do Rip Curl Pro Search 2009, igualmente disputado em Peniche, também o norte-americano Taylor Knox, o francês Jeremy Flores e o australiano Taj Burrow garantiram uma presença na terceira eliminatória da etapa lusa.


Ainda a contar para a primeira eliminatória, Andy Irons, 10.º do Circuito e campeão em 2002, 2003 e 2004, defronta o brasileiro Jadson André, atualmente em igualdade pontual com o havaiano, e o norte-americano Patrick Gudauskas, 26.º.


O período de espera do Rip Curl Pro Portugal decorre até 18 de outubro.


Em 2009, o "Search" foi ganho por Fanning, que viria a sagrar-se campeão do Mundo pela segunda vez, ao bater na final o compatriota Bebe Durbidge. Tiago Pires foi afastado pelo norte-americano Nathaniel Curran, na primeira ronda, terminando a prova na 33.ª posição.


No sábado, a havaiana Carissa Moore sucedeu à compatriota Coco Ho nas vitórias em Peniche, ao ter batido a australiana Stephanie Gilmore, tricampeã e líder do Circuito Mundial ASP de surf, na final da prova feminina, na praia do Lagido.


Record
_______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Surf: Damien Hobgood e Bobby Martinez na 3.ª ronda

Brasileiro Jadson André também se apurou

Os norte-americanos Damien Hobgood e Bobby Martinez e o brasileiro Jadson André qualificaram-se, esta segunda-feira, para a 3.ª eliminatória do Rip Curl Pro Portugal, 8.ª etapa do Circuito Mundial ASP.

Em Supertubos, no 10.º "heat", o primeiro do dia, Hobgood, com 15,36 pontos, bateu o havaino Fredrick Patacchia (15,1) e o australiano Luke Stedman (13,27), enquanto Martinez, somando 16,70, superou o taitiano Michel Bourez (8,94) e o australiano Kai Otton (6,93).

Já o brasileiro Jadson André superou, na última bateria da 1.ª eliminatória, o havaiano Andy Irons, 10.º do Circuito e campeão em 2002, 2003 e 2004, e o norte-americano Patrick Gudauskas.

Depois de concluir a eliminatória inicial, a organização prevê realizar hoje toda a 2.ª ronda, de repescagem, e quatro "heats" da 3.ª, contando, para isso, com ondas de um a dois metros.

Na repescagem, o norte-americano Kelly Slater, líder do Circuito e nove vezes campeão do Mundo, vai bater-se com o brasileiro Bruno Santos e o sul-africano Jordy Smith, 2.ª na hierarquia, frente ao luso-alemão Marlon Lipke.

O português Tiago Pires, 15.º do ranking, também vai disputar esta eliminatória, para tentar juntar-se aos australianos Mick Fanning, vencedor do Rip Curl Pro Search 2009 e bicampeão do Mundo, e Taj Burrow, entre outros, na 3.ª eliminatória da etapa lusa.

RC
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Rip Curl Pro Portugal: Slater nas "meias"

Disputa vaga na final com chris davidson

O surfista norte-americano Kelly Slater, líder do Circuito Mundial ASP, garantiu hoje a presença nas meias-finais do Rip Curl Pro Portugal, disputando a vaga na final face ao australiano Chris Davidson.

Na praia de Supertubos, em Peniche, Slater, nove vezes campeão do Mundo, bateu o compatriota Damien Hobgood (15,24 pontos contra 12,56) na segunda bateria dos quartos de final da oitava etapa do Circuito.

Davidson, com 9,5 pontos, afastou o também australiano Adrian Buchan, no primeiro "heat" dos "quartos".

O francês Jeremy Flores assegurou a presença entre os quatro primeiros, somando 14,17, no confronto com Owen Wright (13,67), aguardando pelo vencedor do último embate, entre o sul-africano Jordy Smith, segundo no ranking, e o norte-americano Patrick Gudauskas.

Em 2009, a etapa disputada em Peniche foi ganha por Fanning, que viria a sagrar-se bicampeão do Mundo, ao bater na final o compatriota Bebe Durbidge.

RC
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Kelly Slater vence Rip Curl Pro Portugal

Kelly Slater venceu há momentos o Rip Curl Pro Portugal, 8ª etapa do World Tour que se realizou em Peniche.

O norte-americano, nove vezes campeão mundial, derrotou o actual Nº 2 mundial, Jordy Smith na final do evento.

Com este resultado reforçou a liderança do World Tour aumentando a vantagem pontual sobre o sul-africano e está cada vez mais próximo de um histórico 10º título mundial.

As esquerdas que escolheu na final permituram-lhe realizar boas manobras enquanto Jordy mostrou-se algo tenso e não conseguiu aplicar o seu repertório de aéreos.

O último dia de competição decorreu na praia de Supertubos com ondas de 1,5m. Começou por ser disputado logo pela manhã o round 5 e seguiu-se o desenrolar da prova até á final. Houve ainda tempo para uma Expression Session vencida por Jadson André, mas que contou com vários surfistas portugueses como Tiago Pires e Vasco Ribeiro.

Kelly esteve sempre muito concentrado e nos quartos-de-final eliminou o compatriota Damien Hobgood e nas meias-finais o australiano Chris Davidson. Voltou a demonstrar uma grande sintonia com as melhores ondas e quebrou o enguiço de maus resultados em Portugal da melhor forma.

Durante a entrega de prémios, Kelly ficou impressionado com o troféu do evento que simboliza um astrolábio português e agradeceu o apoio do muito público que esteve durante todo o dia presente na praia a aplaudir os atletas.

Chris Davidson e o francês Jeremy Flores ( que foi o melhor europeu em prova), ficaram em 3º lugar ex-aequo tendo perdido nas meias-finais.

Resultado:
1º Kelly Slater (USA) 13.33
2º Jordy Smith (ZAF) 11.43

Agora o World Tour segue para Porto Rico para o Rip Curl Pro Search que este ano se realiza de 30 de Outubro a 10 de Novembro.


sapo desporto
_____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Tiago Pires: “O primeiro lugar do circuito ASP está cada vez mais definido”

O melhor surfista português de sempre, revelou hoje, quinta-feira, após vitória de Kelly Slater na Praia dos Supertubos, o desejo de voltar a integrar o top6 do circuito mundial ASP, liderado pelo norte-americano. ‘Saca’, como é conhecido Tiago Pires, atribuiu a derrota na segunda ronda em Peniche ao nervosismo e a vários erros tácticos. “Apesar de não haverem muitas ondas, ainda apanhei uma ou outra onda com potencial. Se calhar foi um erro táctico, mas o meu erro principal foi estar nervoso e ter sucumbido, à pressão, mais uma vez. Foi um bocado a história do ano passado, com o mesmo tipo de resultado, o mesmo tipo de pressão e nervosismo”.

Em declarações à Lusa, o surfista português anseia a próxima etapa do circuito nas ondas de Porto Rico, de 30 de Outubro a 10 de Novembro. “Nunca estive lá e, se calhar, até é bom. Com o historial em Portugal, não sei se o conhecimento da onda favorece assim tanto, porque acabamos por ter tantas expectativas que não são concretizadas e conseguidas” afirmou o surfista que tem como objectivo acabar a época no top16.

Abordando a final que decorreu hoje na praia de Peniche, Saca analisa que “apesar de não ter sido uma final com um grande 'show' de surf, porque as ondas estavam bastante rápidas e difíceis de surfar, foi emocionante, o Jordy arriscou manobras arriscadas, tentando fazer jus ao estatuto de futurista e inventor de manobras, mas as coisas não lhe correram bem, porque o Kelly fez aquele surf certinho, com muita experiência”.

O Jogo
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Nazaré recebe visita especial em Novembro

O surfista Garrett McNamara, de 42 anos, vai estar em Portugal durante o mês de Novembro. Na sua primeira viagem à Europa, Garrett vai dedicar-se à exploração das potencialidades das ondas da Nazaré, com especial atenção para as da Praia do Norte.


Esta missão servirá como ensaio para a realização de um grande evento internacional de ondas grandes na Nazaré em 2012 (o primeiro na Europa desta especialidade do surf), que poderá ser com ou sem o auxílio de motas de água. Ou das duas formas!

"Sempre quis visitar Portugal, por isso é uma honra enorme receber este convite da Câmara da Nazaré," afirmou Garrett. "Estou muito entusiasmado com esta oportunidade e mal posso esperar por conhecer as pessoas e a cultura local. Ouvi dizer que a Nazaré tem uma gastronomia fantástica ligada ao mar, para não falar sequer numa onda como a de Jaws mas com fundo de areia," continuou McNamara, comparando a Praia do Norte com a mítica onda havaiana da ilha de Maui. "Adoro explorar ondas novas e acho que as da Praia do Norte vão oferecer grandes desafios. Falei com o Kelly Slater há poucos dias - ele está aí em Portugal, na etapa do World Tour - que me falou de como essa onda era pesada e que eu ia adorá-la. O que mais posso pedir?!," concluiu o havaiano.

As ondas grandes podem ser surfadas pelo homem até um determinado tamanho. O limite desse tamanho é medido pela capacidade de cada um em atingir a velocidade de remada que lhe permita entrar nas ondas em questão, tecnicamente falando, para além da vontade e da coragem propriamente ditas.

A partir do momento em que a velocidade de subida da água pela parede de uma onda é superior à da remada dos atletas, entramos no campo do surf rebocado, ou "Tow In". Aí, os surfistas são rebocados por Jet-Skis, que os colocam directamente na parede de ondas muito grandes, permitindo-lhes surfar e aproveitar ondas que de outra forma passariam intocadas, apesar de perfeitas.

Garrett McNamara é um dos surfistas de ondas grandes e muito grandes mais conceituados do mundo, vencedor de múltiplos prémios da especialidade, para além de um "Extreme Waterman" reconhecido (designação dada a pessoas com um forte apetite por actividades físicas de exploração do mar, como surf, mergulho, kitesurf, stand up paddle surf, etc).

Em parceria com José Gregório (ex-tri-campeão nacional de surf e um dos surfistas portugueses de ondas
grandes mais conceituados), com quem fará dupla nesta missão, McNamara irá explorar a região e dar particular atenção ao fenómeno do "Canhão da Nazaré", que permite a formação de ondas muito grandes e de forte intensidade na Praia do Norte, o palco por excelência para um campeonato como o que se quer fazer em 2012.

O "Canhão da Nazaré" é um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do Mundo, que consiste numa falha da placa continental com cerca de 170km de comprimento e 5km de profundidade, mesmo em frente à Praia do Norte, que canaliza as ondulações do Oceano Atlântico para esta praia, praticamente sem obstáculos.

Desta forma, a força e a energia que as ondulações adquirem em mar aberto chegam à costa em todo o seu esplendor, o que proporciona um espectáculo inigualável e ondas com um tamanho fora do normal, por comparação com a restante costa portuguesa.

Para além da exploração das ondas da Nazaré, Garrett vai ainda proporcionar uma "Tow In Clinic" - curso intensivo desta especialidade, bem como promover um encontro de Stand Up Paddle Surfing, uma outra derivação do surf, tornada mais popular muito recentemente, em que o surfista utiliza uma prancha grande, uma pagaia e rema com ela, deslocando-se em pé, apanhando ou não ondas.

Este projecto é organizado pela Câmara Municipal da Nazaré, Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e Nazaré Qualifica EMM, contando com os apoios do Turismo do Oeste, Lightning Bolt, Go Pro, Filipemotoshow, Isuzu, Lena Automóveis, Instituto Hidrográfico Português, Surftotal e Surf Portugal.

aeiou
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Surf: Quiksilver quer elevar categoria da prova da Ericeira

Tiago "saca" pires apoia o desejo do diretor da prova

A Quiksilver pretende elevar ao estatuto "prime" a prova da Ericeira de qualificação para o Circuito Mundial de surf, o Quiksilver Pro Portugal, que começa terça-feira, disse hoje na apresentação o diretor da prova, José Gregório.

O Quiksilver Pro Portugal "é este ano uma prova de seis estrelas, mas a ideia é passarmos a 'prime' já no ano que vem e, quem sabe, no futuro, uma prova do principal circuito mundial", afirmou à agência Lusa José Gregório.

Segundo o responsável, a Ericeira "tem sem dúvida condições" para receber uma prova do Circuito Mundial, fazendo de Portugal o segundo país do mundo, depois da Austrália, a receber duas provas do Mundial.

O Quiksilver Pro Portugal, a antepenúltima de 37 etapas da qualificação mundial, que começa terça feira, conta com 96 surfistas inscritos, dos quais se destaca Tiago Pires e Jeremy Flores, que competem no circuito mundial.

Na apresentação, Tiago Pires, natural da Ericeira, onde "nasceu" para a competição internacional, sublinhou a importância de participar nesta etapa de qualificação para o mundial.

"Este campeonato traz muito boas lembranças porque a história da minha carreira foi feita aqui, como também faz sentido competir porque tive dois maus resultados nos últimos dois campeonatos da Europa e este campeonato vai servir de treino", afirmou.

Conhecedor do mar da Ericeira, Tiago Pires destacou que "a onda é bem longa e comprida para fazer muitas manobras".

O surfista português considerou-a melhor do que a onda de outros campeonatos da Europa por a praia ter fundo de rocha e não de areia, o que permite ao praticante "estar mais tempo em cima da onda".

RC
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Adrenalina no primeiro dia do Quiksilver Pro Portugal ASP 6-Estrelas

O Quiksilver Pro Portugal, um evento da Association of Surfing Professionals (ASP) Men's Star Series, arrancou no primeiro dia do período de espera oficial, com 14 heats da Primeira Ronda terminados no point break de Ribeira d’Ilhas, com as suas direitas longas.

O swell foi de um metro, com ocasionais sets maiores. A maré-cheia ditou o adiamento do campeonato para a parte da tarde, altura em que o nível de competição aumentou consideravelmente.

Josh Kerr (Gold Coast, AUS) 26 anos, chegou à Ericeira com uma vitória, conquistada durante a semana passada, no Canáda, e arrecadou uns impressionantes 18.53 em duas ondas durante o seu heat. "Vim directamente do Canadá sem conseguir “pregar olho”. Durante o break, por causa da maré-cheia, consegui dormir um pouco e fui logo para a água. Foi bom sentir a água, apesar de estar cansado”.

Com mais uma excelente onda de 9.53 em 10 pontos possíveis a terminar o heat, Kerr está lançado nesta competição de ondas direitas longas, semelhantes às da sua terra natal: “seria muito bom conseguir estar no topo com os outros pros e fazer bons heats nas semi-finais e na final. É para isso que cá estou, para ir à final.”

Hodei Collazo (Zarautz, EUK) 26 anos, atingiu um total no heat de 16.84 em 20 possíveis, uma das mais elevadas pontuações do dia. Com uma longa experiência de surf nesta zona, Collazo assegurou a passagem para a Segunda Ronda. “Tive muita sorte hoje. Logo no início do heat, apareceu um grande set e consegui 8.6. Adoro estar aqui porque as ondas são óptimas e venho cá desde criança. Adoro fazer surf na Ericeira”.

Brandon Jackson (Durban, ZAF) 23 anos, também teve um bom começo nesta competição: “foi a primeira vez que surfei em Portugal. Ainda me estou a habituar à água, ainda por cima porque acabei de vir do Brasil, mas é bom ter terminado o primeiro heat com uma vitória”.

Já o Nº 15 do ranking mundial, Jeremy Flores (Capbreton/New Caledonia, FRA) 22 anos, conquistou o público e os juízes com a sua performance: “é óptimo passar esta Primeira Ronda, especialmente depois de não ter surfado desde o meu último heat em Peniche, na semana passada. Devia ter surfado mais nestes últimos dias, ter-me-ia tornado muito mais confiante”. A sua vitória deve-se, sobretudo, à experiência que tem em Ribeira d’Ilhas. O posicionamento e a selecção de ondas foram a “arma secreta” para conquistar a passagem para a próxima ronda.

Alan Stokes (Newquay, GBR) 29 anos, venceu o seu heat com Demitri Ouvre (FRA) a conquistar o segundo lugar. Para o surfista, Ribeira d’Ilhas não é tão fácil quanto parece e é preciso estar-se em excelente forma física para avançar na competição. Stokes diz que “se calhar até parece bom visto da praia, mas quando estamos na onda, as pernas parece que queimam”.

Os atletas que competem no Quiksilver Pro Portugal lutam para conseguir pontos no ranking mundial da ASP, na esperança de conseguirem a qualificação para a ASP Elite World Tour do próximo ano. Para os surfistas europeus, este campeonato é muito importante, não só pelos pontos do ranking mundial, mas também pelos pontos no ranking europeu, actualmente liderado por Marc Lacomare (FRA).

O Jogo
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Tiago Pires faz melhor onda do Quiksilver Pro Portugal

Terminou há momentos o quarto dia de competição do Quiksilver Pro Portugal, WQS 6 estrelas que deve finalizar amanhã na praia de Ribeira D'Ilhas, na Ericeira.

Ao longo da manhã desta sexta-feira realizaram-se as as restantes três baterias do round 3 antes da prova ter entrado no round 4 (oitavos-de-final) onde estavam os 16 melhores sufistas desta prova. Tiago "Saca" Pires voltou a vencer mais uma bateria, desta vez perante o surfista guadalupenho Charles Martin (2º) e o brasileiro Jesse Mendes (3º).

No início do round 4, o português Justin Mujica defrontou o francês Jeremy Flores, actual 15º calssificado no World tour. Mujica começou de forma excelente com uma onda de 9.33 pontos em 10 possíveis mas, quando apontava que chegaria aos quartos-de-final, não conseguiu encontrar uma boa segunda onda e Flores acabou por vencer.

Resultado:
1st Jeremy Flores (FRA ) 15.16p,Win by 1.66
2nd Justin Mujica (PRT ) 13.50p, Needs 6.16

Outro dos três portugueses que ainda estava em prova, Frederico "Kikas" Morais, perdeu para o francês Marc Lacomare. Este último, apesar de estar a surfar de backside, fez uma melhor escolha de ondas e qualificou-se para a fase seguinte.

Resultado:
1st Marc Lacomare (FRA ) 13.10p,Win by 2.70
2nd Frederico Morais (PRT ) 10.40p, Needs 7.38

Outro dos destaques, à semelhança daquilo que tem acontecido desde o início do evento, voltou a ser Josh Kerr. O australiano eliminou o francês ex-membro do World tour, Miky Picon com o melhor score do dia totalizando 18.23 pontos.

O canário Jonathan Gonzalez também está a dar que falar e voltou a mostrar-se em sintonia com as ondas de Ribeira D'Ilhas ao eliminar o basco Eneko Acero com o score de 17.06 pontos.

Mas a melhor surpresa para os fãs nacionais ficou guardada para a última bateria dos oitavos-de-final na qual Tiago "Saca" Pires realizou a melhor onda do evento (até ao momento) com 9.63 pontos em 10 possíveis.

Com rasgadas bem no pocket a soltar muita água, o surfista local da Ericeira mostrou estar num crescendo de forma desde o primeiro heat que disputou neste evento e eliminou Hugo Savalli, das Ilhas Reunião, com o score de 16.50 pontos.

Na próxima fase, o "portuguese tiger", como é conhecido internacionalmente, irá defrontar o espanhol Gony Zubizarreta.

Resultado:
1st Tiago Pires (PRT ) 16.30p,Win by 6.80
2nd Hugo Savalli (REU ) 9.50p, Comb. 16.31

A prova prossegue amanhã com quartos-de-final com as seguintes baterias:
Jeremy Flores vs Hodei Collazo
Jonathan Gonzalez vs Leonardo Neves
Josh kerr vs Marc Lacomare
Gony Zubizarreta vs Tiago pires

O Oceanlook vai trazer-te todas as novidades do dia decisivo do Quiksilver Pro Portugal.


sapo.pt
_______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Saca em 5º lugar, Hodei Collazo vence Quiksilver Pro Portugal

Tiago "Saca" Pires alcançou um 5º lugar no Quiksilver Pro Portugal, evento de 6 estrelas do circuito mundial de qualificação (WQS) que terminou à momentos em ondas de 0,5m a 1m na praia de Ribeira D'Ilhas, na Ericeira.

O único surfista português que ainda estava em prova foi eliminado nos quartos-de-final pelo espanhol Gony Zubizarreta, que viria a sagrar-se vice-campeão deste evento. De referir que Gony realizou a melhor onda do evento nesta bateria com 9.87 pontos em 10 possíveis.

Além do Saca, nesta fase da prova foram eliminados os principais candidatos ao título como o australiano Josh Kerr e o francês Jeremy Flores que perderam para Marc Lacomare e Hodei Collazo, respectivamente.

O grande campeão da prova foi o basco Hodei Collazo que disputou a final com o seu amigo espanhol, Gony Zubizarreta. O vencedor da final começou melhor impondo o seu surf e logo na primeira onda realizou uma onda de 8.50 pontos. Zubizarreta foi surfando ondas médias e já mais para o final realizou um 8.90 pontos voltando à bateria.
A emoção esteve ao rubro nos minutos finais. A necessitar de uma onda de 7.77 pontos para virar o resultado, Gony apanhou uma direita que abriu parede até ao inside tendo realizado boas manobras. O suspense tomou conta da final nos últimos segundos com os juízes a pontuarem a sua última onda com 7.57 pontos, insuficientes para alcançar a vitória.

Assim, Hodei Collazo sagrou-se o grande campeão do Quiksilver Pro Portugal 2010 com a pontuação final de 16.67 pontos em 20 possíveis contra os 16.47 pontos do seu adversário.

Ao alcançarem as meias-finais, o brasileiro Leonardo Neves e o jovem francês Marc Lacomare terminaram em 3º lugar ex-aequo.

Agora as atenções no circuito WQS viram-se para o Islas Canarias Santa Pro, evento Prime que começa na próxima 4ª feira, 27 de Outubro e decorre até 1 de Novembro em Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

Quanto ao World Tour, a 9ª etapa que poderá decidir o título mundial, o Rip Curl Pro Search, realiza-se de 30 de Outubro a 10 de Novembro em Porto Rico.

Resultados:

Quartos-de-final:
1st Hodei Collazo (EUK ) 13.00p,Win by 2.73
2nd Jeremy Flores (FRA ) 10.27p, Needs 6.90

1st Leonardo Neves (BRA ) 8.10p,Win by 0.94
2nd Jonathan Gonzalez (CNY ) 7.16p, Needs 4.27

1st Marc Lacomare (FRA ) 11.67p,Win by 2.74
2nd Josh Kerr (AUS ) 8.93p, Needs 6.57

1st Gony Zubizarreta (ESP ) 16.90p,Win by 1.06
2nd Tiago Pires (PRT ) 15.84p, Needs 7.74


Meias-finais:
1st Hodei Collazo (EUK ) 15.43p,Win by 4.10
2nd Leonardo Neves (BRA ) 11.33p, Needs 9.43

1st Gony Zubizarreta (ESP ) 10.17p,Win by 4.94
2nd Marc Lacomare (FRA ) 5.23p, Needs 7.17


Final:
1st Hodei Collazo (EUK ) 16.67p,Win by 0.20
2nd Gony Zubizarreta (ESP ) 16.47p, Needs 7.77

sapo.pt
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Rip Curl Pro Porto Rico: 'Saca' já conhece adversários

O sorteio da 1ª ronda do Rip Curl Pro Search 2010, em Porto Rico, realizou-se esta terça-feira e o surfista português, Tiago Pires, já sabe quais serão os seus adversários. A prova tem início no próximo sábado e o seu período de espera vai até 10 de Novembro.

No 3º ‘heat’ da ronda inaugural, Saca vai medir forças com os australianos Taj Burrow – vencedor da etapa em Gold Coast, Austrália, e actual nº 4 do circuito mundial – e Luke Munro (33º). Recordar que o primeiro classificado da bateria passa directo para a 3ª ronda enquanto 2º e 3º vão competir na ronda de repescagem.

Esta será a terceira vez que o português e o e australiano Taj Burrow medem forças. Nos dois encontros anteriores, cada surfista teve o seu momento de glória, sendo este o que vai desempatar os dois atletas.

O Jogo
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Porto Rico: Jordy Smith adia 10.º título de Slater; “Saca” em frente

O sul-africano Jordy Smith qualificou-se, este sábado, para a terceira eliminatória do Rip Curl Pro Search, em Porto Rico, adiando a festa do 10.º título mundial de surf ao norte-americano Kelly Slater.

Obrigado a chegar às meias-finais se quiser levar a decisão do título para o Havai (Slater não pode atingir fase tão adiantada), Jordy Smith, vice-líder do Circuito ASP, impôs-se no quinto “heat” ao porto-riquenho Dylan Graves e ao norte-americano Brett Simpson, selando a passagem directa para a terceira eliminatória.

Kelly Slater - que venceu recentemente o Rip Curl Pro Portugal, em Peniche – entra em acção na sexta “bateria”, defrontando o australiano Daniel Ross, 26.º da classificação, e o seu compatriota Dillon Perillo.

Tiago Pires em frente

O português Tiago Pires está na terceira ronda do Rip Curl Pro Search, depois de vencer os australianos Taj Burrow e Luke Munro no terceiro “heat” da primeira eliminatória. “Saca”, 18.º do ranking, fez 13.70 pontos, contra 13.40 de Burrow (4.º) e 10.60 de Munro (33.º).

Resultados conhecidos da 1.ª eliminatória: 1. Kieren Perrow (AUS) 12.56, Adrian Buchan (AUS) 11.77, Travis Logie (AFS) 9.13
2. Dane Reynolds (EUA) 14.83, Taylor Knox (EUA) 11.80, Roy Powers (HAV) 8.73
3. Tiago Pires (POR) 13.70, Taj Burrow (AUS) 13.40, Luke Munro (AUS) 10.60
4.Mick Fanning (AUS) 14.10, Gabe Kling (EUA) 12.93, Patrick Gudauskas (EUA) 11.70
5. Jordy Smith (AFS) 12.90, Dylan Graves (PRC) 12.20, Brett Simpson (EUA) 6.60

A Bola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Porto Rico: Adriano de Souza adversário de Tiago Pires na terceira ronda


O brasileiro Adriano de Souza será o adversário de Tiago Pires na terceira eliminatória do Rip Curl Pro Search, em Porto Rico, da nona etapa do Circuito Mundial ASP.

O português, 18.º no ranking mundial, terá pela frente o 9.º surfista da hierarquia que no quarto “heat” afastou o australiano Kai Otton e o norte-americano Bobby Martinez.

Já “Saca” Pires deixou pelo caminho os australianos Taj Burrow e Luke Munro na primeira ronda.

abola
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Surf: Stephanie Gilmore campeã mundial pela 4.ª vez

No decorrer do Rip Curl Pro Search em Porto Rico

A surfista australiana Stephanie Gilmore sagrou-se esta segunda-feira campeã mundial do circuito ASP pela 4.ª vez consecutiva. Este feito torna-se ainda mais relevante tendo em conta que “Happy Steph” tem apenas 22 anos e esta é a sua 4.ª temporada no campeonato, ou seja, quatro vitórias em quatro possíveis.

Steph Gilmore sagrou-se campeã no decorrer da etapa Pro Search da Rip Curl, que se disputa em Porto Rico, mesmo antes da competição estar concluída.

À partida para esta etapa do circuito, que é a 7.ª, a australiana já dispunha de uma vantagem tão larga sobre a 2.ª classificada, a sua compatriota Sally Fitzgibbons, que lhe bastava apenas chegar aos quartos-de-final em Porto Rico, o que sucedeu ao início desta manhã.

RC
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Morreu Andy Irons, tricampeão mundial

O havaiano Andy Irons, tricampeão mundial, morreu esta terça-feira durante a viagem de regresso de Porto Rico para o Havai.

Ainda não é conhecida a causa da morte do surfista de 32 anos, embora se suspeite de uma virose, já que Irons falhou a etapa portorriquenha durante a semana por motivos de doença.

Durante uma escala em Dallas, Irons não se sentiu com forças para apanhar o voo para o Havai e foi descansar para um quarto de hotel, de onde não regressou com vida.

Recorde-se que Irons esperava o nascimento de um rebento este Dezembro, já que a mulher, Lyndie, está grávida de oito meses.

Andy esteve em Portugal em Outubro último, onde disputou o Rip Curl Pro, em Peniche.

abola
_____
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Surf: Luto por Andy Irons interrompe Rip Curl Pro Porto

Asp atrasa prova por "respeito" ao havaino

A organização do Rip Curl Pro Search, nona etapa do Circuito Mundial da ASP, adiou o retomar da prova porto-riquenha para quinta feira, devido à morte havaiano Andy Irons, campeão do Mundo em 2002, 2003 e 2004.

"A competição no Rip Curl Pro Search, em Porto Rico será adiada para amanhã [quinta-feira] por respeito à morte do três vezes campeão do Mundo Andy Irons. A competição será retomada após consulta à ASP [Associação dos Surfistas Profissionais] e aos surfistas", refere a organização.

A Rip Curl destaca o "papel especial" de Irons no conceito da prova Search - única licença móvel do circuito -, que o havaiano venceu no México, em 2006, e no Chile, em 2007. Bruce Irons, irmão de Andy, também venceu o Search, na Indonésia, em 2008.

"Verdadeiramente, o 'Search', o Circuito e o mundo do surf nunca será o mesmo sem ti. As nossas condolências para a família e amigos neste momento doloroso. Descansa em paz, Al, e obrigado", conclui o comunicado da marca organizadora do evento.

Depois de ter terminado o Rip Curl Pro Portugal, em Peniche, na 25.ª posição, Irons, 32 anos, ficou afastado do Search, que decorre em Porto Rico, já devido a problemas de saúde, tendo morrido, vítima de dengue, em Dallas, nos Estados Unidos, quando regressava à localidade havaiana de Kauai.

Irons nasceu a 24 de julho de 1978, em Oahu, no Havai, venceu o primeiro campeonato profissional aos 18 anos, sagrou-se tricampeão e terminou em segundo lugar, atrás do norte-americano Kelly Slater, em 2005 e 2006.

Entre a elite desde 1998, Irons conquistou 19 vitórias em campeonatos e era o único surfista com triunfos em todas as provas do Circuito Mundial, a última das quais conquistada em setembro, na Polinésia Francesa, o Billabong Pro Tahiti, da quinta etapa.

Afastado da competição durante o ano de 2009, o havaiano regressou este ano ao Circuito Mundial - ocupava atualmente o 16.º lugar do ranking.

Depois da consagração da australiana Stephanie Gilmore como tetracampeã mundial e vencedora do evento feminino, ainda só foram disputadas as duas primeiras rondas na prova masculina.

Na terceira eliminatória, o português Tiago Pires vai enfrentar o brasileiro Adriano de Souza, enquanto o norte-americano Kelly Slater, líder do circuito e nove vezes campeão do Mundo, vai defrontar o 'wildcard' porto-riquenho Dylan Graves, e o sul-africano Jordy Smith, segundo do ranking, vai bater-se com o norte-americano Gabe Kling, 36.º do Mundo.

Com 9250 pontos de vantagem sobre Jordy Smith no arranque da competição, Slater, que venceu recentemente o Rip Curl Pro Portugal, em Peniche, só precisa de terminar no terceiro lugar para conquistar o seu décimo título Mundial, mas até pode sagrar-se campeão com outra classificação, dependendo da prestação do sul-africano.

O período de espera do campeonato, que antecede o Billabong Pipe Masters, no Havai, prolonga-se até 10 de novembro

RC
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
DGS refuta tese de dengue em Portugal

O súbito falecimento de Andy Irons continua a dar que falar. O choque entre a comunidade do surf é grande, mas a especulação nos meios de comunicação social tem crescido exponencialmente nestes dias.

A última das notícias fazia crer que o ex-tricampeão teria contraído dengue em Portugal. Para contrariar essa ideia, o Ministério da Saúde português emitiu um comunicado através da Direcção Geral de saúde (DGS), onde refuta essa hipótese.

No comunicado pode ler-se que "Até ao momento, em Portugal Continental, não foram detectados mosquitos vectores de dengue, nomeadamente Aedes aegypti e Aedes albopictus, facto que explica a ausência de casos autóctones", e acrescenta ainda que "a infeção transmite-se através da picada de mosquitos infectados com o vírus, não ocorrendo transmissão pessoa a pessoa."

A nota emitida pela DGS termina informando que a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, em conjunto com a DGS, estão a tentar reconstruir o itinerário de Andy Irons nas últimas semanas.

De forma a homenagear o surfista havaiano, a Associação Nacional de Surfistas (ANS) mandou rezar uma missa esta quinta-feira, Igreja de Santo António pelas 19h30, no Estoril.

O Jogo
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Kelly Slater conquista décimo título mundial

Kelly Slater alcançou hoje, sábado, o seu décimo título como campeão mundial de Surf, após ter garantido a passagem às meias-finais de Porto Rico.

Aos 38 anos, o atleta norte-americano mostrou-se entusiasmado com o triunfo, referindo a última vitória em Peniche. "Quando venci, pela primeira vez, em Supertubos, onde nunca tinha sido feliz, sabia que alguma coisa especial estava para acontecer". Slater destacou ainda a importância desta vitória em Porto Rico: "esta é uma segunda casa para mim. Venho aqui desde 1988 e é uma grande satisfação celebrar este décimo título aqui".

O Jogo
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Saca, Gregório e McNamara dão show na Nazaré

Depois de um dia de tempestade e ondas gigantes em todo o país, ontem o mar desceu um pouco, permitindo uma boa sessão de treinos à dupla residente no The North Canyon Show, realizada na Praia da Vila, com ondas de 3 metros.

Cerca das 11 horas, o havaiano Garrett McNamara e o português José Gregório fizeram-se às ondas pesadas da Praia da Vila, mesmo na marginal da Nazaré, contando desta vez com um ilustre convidado - Tiago "Saca" Pires, o único surfista português no World Tour, a elite do surf mundial, que se encontra em Portugal em fase de treinos, antes da temporada havaiana.

Intercalando ondas apanhadas com o auxílio de Jetski com outras apanhadas "a braços", Tiago e Gregório deram um espectáculo de surf ao longo da manhã, juntamente com os bodyboarders Nuno Trovão e Luís "Porquito" Pereira, vencedor de duas edições do Nazaré Special Edition, em 2005 e 2007.

À medida que as ondas foram baixando, os três surfistas optaram por apanhar ondas apenas na base da remada e Garrett McNamara largou o Jetski, trocando-o pela sua Stand Up Paddle Board (prancha maior, conduzida sempre de pé, com o auxílio de uma pagaia), com a qual foi investigar de perto as ondas... até uma das ondas querer inspeccionar melhor a sua prancha e acabar por parti-la!

"Foi o que se pode chamar de uma boa sessão de treino," afirmou Garrett. "Na Praia do Norte as condições ainda estão demasiado mexidas, por isso não valia a pena lá ir sequer tentar surfar. Hoje a Praia da Vila esteve à altura também, embora com ondas mais pequenas, mas nem por isso menos intensas," disse McNamara, ainda a pensar na sua Stand Up Paddle Board.

Por seu lado, José Gregório lembrou que "o objectivo deste projecto é explorar todas as ondas da zona da Nazaré, com as quais queremos sentir-nos o mais à-vontade possível. Hoje, embora as ondas não estivessem enormes, como na semana passada, estavam com bastante força, o que nos permitiu treinar a sincronização entre o surfista e o condutor do Jetski na largada para as ondas, que é um dos segredos para o sucesso no tipo de ondas que pretendemos apanhar," concluiu, já a pensar na próxima ondulação, que pode chegar para a semana.


Para te manteres a par dos desenvolvimentos relativos ao The North Canyon Show by Garrett McNamara, podes consultar o blog oficial do evento em nazarenorthcanyon.blogspot.com.

Diario Digital
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Sines Queru Pro BWA realiza-se este fim-de-semana

O Sines Queru Pro BWA, 6ª (7ª para as Senhoras) e penúltima etapa da LigaProSurf 2010, realiza-se este fim-de-semana nas praias de Sines.

Esta será uma prova de Grau 6 Prime, graduação máxima da Associação Nacional de Surfistas, e na qual vencedores arrecadarão 1.800 pontos de ranking e 6.750€ brutos de premiação monetária, aos quais, o organizador acrescentou, graças à cortesia da Caixa de Credito Agrícola, mais 500 euros sob a forma de contas poupança.

Para além dos ingredientes desportivos e financeiros, a prova desenrolar-se-á num formato completamente inovador, uma vez que os surfistas poderão, em função dos regulamentos e da decisão da direcção de prova, escolher um de cinco potenciais locais - o que oferecer melhores condições - e daí a denominação BWA (Best Wave Around). À disposição dos surfistas estarão cinco picos alternativos: Costa do Norte (que será opção em caso de pouca ondulação), Molhe de São Torpes (em caso de uma grande ondulação), Pico Loco (um pouco mais a sul na praia de São Torpes, que é conhecido pela consistência tanto em condições normais como em condições mais adversas), L-Point (que proporciona grandes manobras na sua intensa onda de esquerda) e Porto Covo.

Na competição masculina, está tudo em aberto na luta para o título nacional de 2010 onde nomes como Justin Mujica, Frederico Morais, João Antunes e Eduardo Fernandes disputarão esta prova "prime" com todas as suas armas. Justin encontra-se em 1º lugar do ranking com 3563 pontos e com uma perseguição directa de Frederico Morais que em 2º lugar do ranking conta com 3386 pontos e com menos uma prova realizada. Em 3º lugar do ranking está o experiente surfista João Antunes com 3010 pontos, mas apenas com cinco pontos a mais de Eduardo Fernandes que conta com 3005 pontos e o 4º lugar do ranking. Nos lugares seguintes João Guedes, campeão em título, David Raimundo, Filipe Jervis, e Alexandre Ferreira concluem o top 8, onde certamente a luta pelos lugares cimeiros será intensa.

Quem vai confundir estas contas definitivamente serão os "wildcards". Tiago Silva e Manuel João serão os mestres-de-cerimónias que vão mostrar todo o seu surf nas suas ondas de eleição e irão dar muitas dores de cabeça aos seus adversários. "Vou dar o meu melhor, mas penso que o mais importante é o facto de existir uma prova aqui no Alentejo que contribui não só para o turismo local, mas também dá a possibilidade aos mais novos de verem os melhores tops nacionais a surfarem e a competirem nas suas praias preferidas!", comentou Tiago Silva.

Nas senhoras, a prova está ao rubro com pelo menos seis atletas com hipóteses matemáticas de atingir o titulo. Carina Duarte, campeã em 2008, e Joana Rocha, campeã em título, ambas da Ericeira, lideram com curta vantagem sobre Maria Abecassis (Estoril) e Ana Sarmento (Ericeira) mas há que contar ainda com a regular Filipa Prudêncio e especialmente com Francisca Santos que, tendo disputado menos provas devido aos afazeres internacionais, tem, nas duas provas que faltam, oportunidades de ouro para atingir o titulo.

O Sines Queru Pro, é uma organização conjunta do Sines Surf Clube, da ESLA (Escola de Surf do Litoral Alentejano) e da Associação Nacional de Surfistas, sob a égide da Federação Portuguesa de Surf e conta com o patrocínio da Xcel, Câmara Municipal de Sines, Queru Dakine, Heliosurfboards, Crédito Agrícola da Costa Azul, a bebida oficial TODDY, os hotéis oficiais Hotel Vilapark - Sto Andre e Herdade da Matinha - Cercal do Alentejo.

A prova conta ainda com o apoio da Resgate, Capitania do Porto de Sines, FPS, ANS e como Media Partners a revista ONFIRE e a Antena 3.

Oceanlook.sapo
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Adeus emocionado a Andy Irons


Último adeus a surfista havaiano juntou familiares, amigos e fãs na praia de Hanalei, no Havai.

Lyndie Irons, grávida de oito meses, e Bruce, o irmão mais novo de Andy, lançaram ao mar as cinzas do malogrado tricampeão mundial.

Andy Irons, um dos melhores surfistas de todos os tempos, faleceu no passado dia 2 de Novembro, aos 32 anos. Foi encontrado sem vida num quarto de hotel, na cidade de Dallas, dois dias depois de ter sido aconselhado a abandonar a etapa do Circuito Mundial de Porto Rico, por questões médicas.


abola
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Billabong Pipe Masters comemora 40º aniversário

Este ano, o mais lendário campeonato de surf é novamente apresentado pela Billabong. A jóia da coroa da Vans Triple Crow of Surfing, o Billabong Pipe Masters, celebra o seu 40º aniversário e terá como palco o famoso pico de Pipeline, no Norte Shore, Oahu.

O Billabong Pipe Masters é a última de uma série de provas patrocinadas pela Billabong no World Tour da ASP, realizadas nas melhores localizações do mundo, e encerra a Vans Triple Crown of Surfing. Como culminar do circuito mundial, esta é a mais prestigiante prova de um circuito de ondas de sonho. Mas, para além da sua importância para um título mundial, este campeonato faz parte da Vans Triple Crown que é vista como o prémio mais cobiçado do surf mundial.

A Billabong tem tido, desde há muito, um grande impacto no surf profissional do North Shore havaiano. Em 1980, quando o circuito profissional estava a dar os seus primeiros passos, a Billabong lançou o Billabong Pro e definiu novas referências: o prize money foi aumentado para valores sem precedentes e foi criada uma localização móvel entre Sunset e Waimea Bay, o que o tornou no maior evento alguma vez visto na história competitiva da ASP.

O site Billabong Pipe Masters será actualizado com as últimas notícias e reportagens sobre este evento.

Oceanlook
 
Topo