Também confirmo que o jogo foi transmitido em 16:9. Vi uma grande parte num LCD Samsung através da TDT e a imagem estava em 16:9. Também fui verificar num receptor TDT que está ligado a uma tv CRT dos meus pais e na SIC, tal como nos canais da RTP, mudava automaticamente para 16:9, ficando com as barras horizontais em cima e em baixo. Experimentei mudar várias vezes de canal para a TVI, único canal que estava a transmitir em 4:3, e voltar à SIC e confirmei que alterava para 16:9.
O que ainda não falaram é da qualidade da imagem. Já sabemos que em SD não é grande coisa, mas parece-me que a SIC está a fazer conversões que ainda pioram mais.
Tenho o sinal da NOS modulado para toda a casa e na Sporttv estava a dar o jogo do Belenenses (porque o meu pai gosta de ver) e eu ia alterando entre um e o outro.
A imagem não tem nada a ver.
Para além da fraca qualidade da SIC, as linhas das áreas apareciam recortadas, fazendo lembrar as linhas oblíquas apresentadas pelos computadores há alguns (muitos) anos atrás. Também já notei esta situação nos jogos transmitidos pela TVI (em que nem é 4:3 nem 16:9).
A SIC não devia estar a transmitir a imagem tal como a recebia, em 16:9, mas parecia fazer conversões o que levava a esta situação.
No final do jogo vi o resumo na Sporttv e, para além da qualidade da imagem ser outra, já via as linhas das áreas bem definidas.
Os mais entendidos que se pronunciem sobre esta situação, mas como se costuma dizer "se não é do cu é das calças", parece que há por lá gente pouco entendida neste na matéria.