Isto é uma notícia de 17 de Outubro de 2014, data em que já existem mais SETE frequências a funcionar, o que só mostra a ignorância da pessoa que escreve uma informação destas.novidadestv disse:Actualmente, o sinal da TDT é transmitido através de um único canal (canal 56, que ocupa as frequências dos 750 MHz aos 758 MHz).
Isto é uma notícia de 17 de Outubro de 2014, data em que já existem mais SETE frequências a funcionar, o que só mostra a ignorância da pessoa que escreve uma informação destas.
DX2
Não percebi qual a tua questão com o que escrevi em resposta à noticia da novidadestv. O texto, com data de 17 de Outubro de 2014, refere que em Portugal continental só existe uma frequência na TDT. Ora sabes tão bem como eu que neste momento já estão a funcionar mais sete para além do 56.n te enganaste na data?
pois a minha sogra ja usa o 46 à muito tempo
A migração da rede SFN para MFN pressupõe a substituição de emissões que antes eram emitidas no canal 56 por emissões nos canais 33, 34, 40, 42, 43, 45, 46, 47, 48, 49 e 43. Algumas das regiões irão usar o mesmo canal, mas nenhuma dessas regiões são confinantes, evitando assim as interferências registadas na actual configuração da rede TDT (SFN)[/I]."
fonte
Para ser sincero, estou admirado com o "mais do mesmo" da maior parte dos comentários deste tópico. Será que o vosso "ódio" é tão grande que vos cegou? Ou é apenas a incapacidade de reconhecer um bom trabalho jornalístico?
Para ser mais sincero ainda, estou ainda mais admirado com a coragem e a audácia do Sexta às 9 (e, por acréscimo, da RTP) por ter "agitado as águas", ter "posto o dedo na ferida" e ter "chamado os bois pelos nomes". Tirando algumas incorrecções técnicas e a persistente, abusiva e infeliz utilização do termo "pirata" (todos sabemos que este termo é sinónimo de "roubo" na área das telecomunicações e não devia ter sido utilizado para designar uma coisa que é apenas ilegal no que diz respeito à utilização do espectro radioeléctrico sem licença), eu acho que foi uma peça jornalística sólida, bem estruturada, bem suportada com factos e bem esclarecedora. Vocês sabem como eu sou em relação a um certo jornalismo feito em Portugal. Por isso, vindo de mim, isto é um grande elogio.
Pontos (mais) positivos:
- Gramei a "desmontagem" da mentira que esteve na base da aceitação da PT no concurso para a implementação da TDT: ficou provado publicamente que em 2008, ao contrário do que afirma a ANACOM, a PT já tinha um serviço de televisão paga implementado e a funcionar. Infelizmente, e vá-se lá saber porquê, contra todas as regras de incompatibilidade possíveis e imaginárias e até do senso-comum, os concorrentes terem serviços de TV paga não era impedimento para concorrerem ao concurso da TDT.
- A apresentação de provas da má cobertura "no terreno", feitas por pessoas que lidam com a situação no dia-a-dia e munidas de equipamentos de medida, em vez de apresentarem apenas imagens aleatórias de televisões com imagem pixelizada.
- A participação do Engº Eliseu Macedo e da DECO, como contraponto do operador de rede e do regulador.
Pontos menos positivos (não vou usar o termo "negativos" porque seria injusto para com a peça jornalística):
- Não terem conseguido uma entrevista com algum responsável da PT, mas compreende-se que eles não queiram dar a cara (ainda assim, através das respostas escritas, ficou a saber-se que a PT considera a TDT um negócio).
- Faltou a participação do Dr. Sérgio Denicoli, principalmente no que diz respeito à captura do regulador pelo operador. Teria sido interessante confrontar a ANACOM com algumas da conclusões da sua tese de mestrado.
Resumindo, acho que foi uma peça jornalística bastante válida, esclarecedora, informativa, reveladora das falhas e incompetências existentes durante todo este processo e da realidade ainda existente em algumas zonas do país.
Em relação à questão da entrada de mais canais da RTP na TDT, a aposta foi meio ganha. A pergunta feita pelo instalador no final da peça ficou sem resposta, mas durante a peça percebeu-se porquê: com os preços de utilização do serviço praticados pela PT, nenhum operador no seu perfeito juízo irá colocar mais canais neste MuX sem que isso tenha qualquer tipo de retorno financeiro. Resta-nos a esperança de saber que ainda há MuX disponíveis e que não pertencem à PT.
DX2
Pontos (mais) positivos:
- Gramei a "desmontagem" da mentira que esteve na base da aceitação da PT no concurso para a implementação da TDT: ficou provado publicamente que em 2008, ao contrário do que afirma a ANACOM, a PT já tinha um serviço de televisão paga implementado e a funcionar. Infelizmente, e vá-se lá saber porquê, contra todas as regras de incompatibilidade possíveis e imaginárias e até do senso-comum, os concorrentes terem serviços de TV paga não era impedimento para concorrerem ao concurso da TDT.
_Essa da ANACOM ter dito que a PT em 2008 não tinha um serviço pago tv deve ser para rir ,só por ai era para demitir todos esses senhores que do alto dos seus cargos fazem o que bem entendem e sem nunca serem punidos por brincarem com o dinheiro dos outros .
Em 2008 toda gente sabe que a PT começou a comercializar serviços pagos tv ,nomeadamente eu próprio em Fevereiro de 2008 contratei um serviço MEO tv+telf fixo+net como milhares de pessoas o começaram a fazer nessa altura .
Uma reportagem a serio sobre a TDT la veio ,mas faz pensar porque só agora ,
isto nos leva a pensar que até agora a PT talvez fizesse o seu lobby para não sair nada deste género a debate algo que naturalmente não era do seu interesse não vir a público mas agora a empresa infelizmente tem andado na corda bamba e alguns dos seus máximos representantes da altura estão fora e já não tem a força necessária para fazer o seu lobby de contenção .
Se era para vires aqui gastar o teclado para dar uma resposta que nada tem a ver com o comentário que citaste, mais valia estares quieto.O problema não é a nossa cegeira, o problema é rtp não pedir desculpa aos portugueses quando ela os abandonou...
Nunca vi a rtp a pedir o apoio dos portugueses para poder colocar os restantes canais da rtp na tdt... colocava sempre impedimentos financeiros. Mas também nunca perguntou aos portugueses se estavam disponíveis para pagar mais pela taxa se tivessem mais canais da tdt. Contudo, anda quase todos os dias a pedir para que as pessoas liguei para numeros de valor acrescentado. Será isto serviço público!
Se temos a tdt que temos, é porque a merecemos.
Se somos um povo que gosta mostar aos outro que temos um estatupo superior: onde ter um carro de luxo, ter serviço tv pagar, trabalhar fatinho... satisfar o nosso ego. Não é por acaso que pagamos os carros mais carros, as comunicações mais caras e ganhamos uma m..erda.
Se bem me lembro quando isso foi noticiado na altura, era um sistema digital da Televés, por isso não acho caro. A JF de Caminha também ameaçou na mesma altura que ia instalar um emissor à sua conta e tinha um orçamento ainda mais alto, cerca de 20000€.se calhar vou dizer alguma asneira, 10000€ para montar um sistema de retransmissão parece um roubo, q achas DX2?
Então é porque já sabias tudo. Mas quem não sabia da questão dos custos da TDT e da imoralidade da aceitação da PT no concurso da TDT, só para citar dois exemplos, ficou a saber.A mim a(s) reportagens não me esclareceram nada
Só para que fique claro, já que parece haver alguma confusão em relação aos referidos 12M€, este é o valor total pago anualmente à PT pelos operadores para terem os canais na TDT.Se a questão são custos, no caso da RTP, 12 M€ são irrelevantes (cerca de 3% do que gasta por ano)
Nisso não podia estar mais de acordo contigo!E existem também muitas queixas que se resolveram com a ida de um técnico a sério porque o faça você mesmo nem sempre resulta
Pois, só que esse "mais para cima" podia fazer toda a diferença.Eles ja nao iam para novos e andarem sempre a subir a telhados ja lhes deve custar e nesse caso, tb reparei nisso, ele entendeu ficar por aquele telhado ao em vez de ir mais para cima.
É verdade. Eles retiraram potência aos emissores, porque em muitos casos já não era preciso cobrir certas zonas, e isso veio equilibrar mais a rede.Uma coisa é certa, desde que o TDT começou a emitir em outros canais os problemas por aqui praticamente acabaram, até o 56 passou a funcionar bem melhor.
Se bem me lembro quando isso foi noticiado na altura, era um sistema digital da Televés, por isso não acho caro. A JF de Caminha também ameaçou na mesma altura que ia instalar um emissor à sua conta e tinha um orçamento ainda mais alto, cerca de 20000€.
DX2
O equipamento de que estávamos a falar não se refere à tal "barraquita" do tal emissor "pirata" que eles foram visitar. É dum emissor comprado e instalado pela autarquia de Rio de Onor. O da tal "barraquita", a fazer fé naquilo que vi, nem aos 1000€ deve ter chegado. :Espi06:Sim, não é nada "por aí além"... para além do equipamento, possivelmente até foi preciso "untar" as mãos a um conhecido da EDP, pois não sei que tipo de contrato de fornecimento eléctrico foi feito para aquele local e em nome de quem, e a "barraquita" se calhar foi edificada de propósito.